segunda-feira, 16 de maio de 2005
Três Tristes Tigres
"uma cousa são razões, outra coisa regateiradas" [Pe. J. Agostinho Macedo]
O prof. Marcelo, absorto no espírito de comentador dos crentes, disserta inquieto sobre tudo o que é impresso no reino. E sem qualquer sensatez, bom critério ou precisão analítica, destrói tudo aquilo onde se mete. Na verdade o professor é o seu próprio coveiro. O comentador, em sucessivos pinotes de análise política, é de uma delicadeza sem limites, de uma ternura instruída, de uma provocante graciosidade, porém, o aconchego da vaidade de se ver criador de factos políticos impede-o de melhor resguardo previsional ou visão estratégica.
Este domingo, a propósito do défice orçamental, resolve zurzir em Santana Lopes e no inefável ministro Bagão Félix. De caminho aponta baterias para a (não)governação Socrática. Curiosamente, em todo este cenário de crise orçamental, a faca governativa da sra. Ferreira Leite não se vislumbra no atoleiro luso. O que nos é sugerido (e não só pelo professor, entenda-se) é uma picaresca retirada, no cenário de crise, das políticas recessiva da santa senhora. A teoria das influências marcelistas tem sempre este arrojo diletante.
Ora, em fase de pronunciamento presidencial de Cavaco Silva, a estafa alucinante do comentador é cega e grotesca. O problema do prof. Cavaco é como lidar com o desaconchego das péssimas políticas do governo de Barroso. Não nos parece que a presença de Ferreira Leite na comissão de honra do sr. Silva seja algo de bom. À sua simples enunciação a caridade do portuga vacila, o auditório range os dentes. Só o prof. Marcelo aplaude frenético. Eis, de novo, o coveiro Marcelo, no seu melhor, a verberar o militante Rebelo de Sousa. Como deve andar febril o candidato Cavaco Silva com o prosista da RTP. Até dá pena.
[Os Gatos]
"Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato.
Ao crítico deu ele, a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa e a calinerie. Fê-lo nervoso e ágil, reflectido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até à tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes, e terrível com agressores e adversários (...)
Amigo de fazer jongleries com a primeira bola de papel que alguém lhe atire, ou seja um poema, ou seja um tratado, ou seja um código. Paciente em aguardar, manso e apagado, com um ar de mistério, horas e horas, a sortida dum rato pelos interstícios dum tapume, e pelando-se, uma vez caçada a presa, por fazer de agonia dela uma distracção; ora enrolando-a como um cigarro, entre as patinhas de veludo; ora fingindo que lhe concede a liberdade, e atirando-a ao ar, recebendo-a entre os dentes, roçando-se por ela e moendo-a, até a deixar num picado ou num frangalho.
Desde que o nosso tempo englobou os homens em três categorias de brutos, o burro, o cão e o gato - isto é o animal de trabalho, o animal de ataque e o animal de humor e fantasia - porque não escolheremos nós o travesti do último? É o que se quadra mais ao nosso tipo, e aquele que melhor nos livrará da escravidão do asno, e das dentadas famintas do cachorro ..."
[Fialho de Almeida, Meus Senhores Aqui Estão «Os Gatos»]
"Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato.
Ao crítico deu ele, a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa e a calinerie. Fê-lo nervoso e ágil, reflectido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até à tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes, e terrível com agressores e adversários (...)
Amigo de fazer jongleries com a primeira bola de papel que alguém lhe atire, ou seja um poema, ou seja um tratado, ou seja um código. Paciente em aguardar, manso e apagado, com um ar de mistério, horas e horas, a sortida dum rato pelos interstícios dum tapume, e pelando-se, uma vez caçada a presa, por fazer de agonia dela uma distracção; ora enrolando-a como um cigarro, entre as patinhas de veludo; ora fingindo que lhe concede a liberdade, e atirando-a ao ar, recebendo-a entre os dentes, roçando-se por ela e moendo-a, até a deixar num picado ou num frangalho.
Desde que o nosso tempo englobou os homens em três categorias de brutos, o burro, o cão e o gato - isto é o animal de trabalho, o animal de ataque e o animal de humor e fantasia - porque não escolheremos nós o travesti do último? É o que se quadra mais ao nosso tipo, e aquele que melhor nos livrará da escravidão do asno, e das dentadas famintas do cachorro ..."
[Fialho de Almeida, Meus Senhores Aqui Estão «Os Gatos»]
domingo, 15 de maio de 2005
Habemus Campeão
Não sabemos se gostámos mais da infinita paciência com que o tricot encarnado baralhou a indiferença pelo jogo dos lagartos d'Alvalade ou se, por graça divina, devemos fazer afectuosa genuflexão perante o chouriço de Ricardo.
Perante o acampamento leonino no meio do terreno de jogo - sempre essa sedução de querer ver a Catedral, com calma e respeito - só por milagre a lagartagem podia ganhar. Ou por qualquer desígnio de Paulo Paraty.
Ao que parece, alguns fundamentalistas verdes, em observância ao receituário do horto d'Alvalade, juram que o lance do golo do gigante Luisão foi precedido de falta. Quer dizer, assinalam, não a falta de jeito de Ricardo mas sim a presença de uma putativa cavalgada do príncipe das alturas sobre o irreflectido guarda-redes, demasiado verde em saídas aéreas. Ora o espanto e horror dos adeptos do Sporteen é um gemido agonizante. O golo foi nítido de inocência. As regras & a cartilha do futebol não contemplam qualquer socorro ao confundido Ricardo, que num acto curioso implora ao árbitro por mão de Luisão. Oh, dor pungente! Ah, fatalidade! Eia, lagartos!
Dissemos: "Iremos ao Marquês!". E fomos. A sentença estava dada. P'rá semana, queira ou não o sr. do Apito das Antas, generosamente subiremos todos os degraus. Seremos íntegros vencedores. Com a fidalguia. E honradez. Inté!
Meme de Jour ou exercício devoto à professa Gerência
Respondemos hoje [13 Maio] à encomenda do dr. Chan e sr. Guito, paga adiantadamente em báquica libação p'la calada da noute. O Courvoisier XO Imperial foi bravo no beber. Portanto, attendite et videte na existência deste vosso pecador. E sede piedoso, ó ilustrado auditório!
- Que fazes neste momento?
Tomávamos conhecimento do silêncio meditativo dos bloguistas neoliberais sobre o caso Sobreirogate & como vão lavrando o campo da refundação da direita neste jardim da corrupção. Confeccionar o liberal libérrimo em banho de mercado é um puríssimo costume com que meneiam os neurónios. A ensaboadela económica, amputada desse charivari da livre concorrência, cria uma atmosfera absolutamente modernista. E pensar que a paixão do liberal p'la corruptela é uma magia que crepita nas abóbadas do templo de Adam Smith!? Mas lá no íntimo estávamos era a tentar partilhar a cama da vizinha, como se nota ali em cima. No pior dos cenários íamos urinar.
- Que planos tens para este fim-de-semana?
Preparar a comunhão do peito benfiquista. Vemos tantos lagartos de joelhos pelo chão, qual místicos e em silêncio desportivo, que temos o mester de lhes adubar a eucaristia na Catedral. Domar a fera, pôr as coisas no devido lugar, é coisa que se faz na Luz com simplicidade. Lá estaremos a aliviar a coisa. E Domingo, depois da janta, caminharemos p'la "cidade dos livros", em Taveiro. Em cadência triunfante para emudecer o vício.
- Que coisas te causam stress neste momento?
Além da mortificação de não termos os 70,50 mérreis finais para a entrada da tranche de um terreno na Companhia das Lezírias, nada mais temos a declarar. Só mesmo quando, em vadiagem mundana, nos ecoa a célebre máxima da Bruxa da Areosa - "mulher que sai demasiado, torna-se vadia" - é que o assombro do stress nos torna pouco heróicos. A bem dizer, o ser de prazer cai arremessado para os abismos do infortúnio. É a vida!
- Que fizeste desde o acordar até agora?
Verificámos, com alguma desconfiança (há que dizê-lo!), se os tomates não estavam enlatados, seguindo o dizer do casto Péret. Sem qualquer adversidade de permeio, valha-nos os deuses, seguimos em campo aberto para a pregação diária. Pelo caminho trememos com o "grande susto" apalavrado pelo beato José Manuel Fernandes do Público, salvo erro lá para os confins dos tempos. E, sem saber como, demos por nós a marchar para as Lísbias. Ainda era tempo de nos agasalharmos nos alfarrabistas antes que a bula do demiurgo liberal se elevasse novamente. E assim foi, de facto.
- A quem irás passar este teste fantástico?
Hesitamos entre Telmo Correia e o Tino de Rans. A experiência do trabalho trabalhado do primeiro e paixão musical do segundo é terreno sáfaro. Que fazer? (Lenin dixit). Vamos é passar o teste ao Murcon. Nestas coisas um sexólogo dá sempre muito jeito.
Saúde e fraternidade.
[P.S.: a encomenda, do Bar a Barraca, devia sair para o prelo ontem à tarde. Porém, a funcionária lá de casa, ainda não abraçou totalmente o choque tecnológico do eng. Sócrates, pelo que só agora o responso sai à estampa]
sábado, 14 de maio de 2005
Hay-on-Wye - "a capital do alfarrábio" [conclusão]
[O Rei de Hay] - "... Chama-se Richard Booth. A sua mulher é Hope. Educado, culto, com alguma fortuna, teve, há quase trinta anos, uma inspiração. Comprou o Castelo de Hay e começou a fazer uns trabalhos de restauro. Ao mesmo tempo, fundou a primeira book town: instalou, na Old Fire Station, a primeira loja de livros de segunda mão. Através de mil e uma aventuras, incêndios, intrigas, bebedeiras, lutas contra a burocracia, escândalos de toda a espécie, conseguiu aumentar o seu negócio, comprar o cinema local e transformá-lo em livraria, comprar outras casas, fazer mais obras no castelo e adaptar várias salas às necessidades do negócio. Venceu e deu o exemplo. Lentamente, locais e forasteiros forma seguindo. Hoje, o negócio do livro é a sorte desta aldeia perdida.
O homem é um génio para a publicidade. Coroou-se rei de Hay e declarou, em 1977, a independência do seu reino. Sabe que são os escândalos que contam, em particular as querelas: não perde uma. Dá-se mal com os burocratas locais, odeia as agências de turismo, tenta impedir a chegada dos armazéns nacionais (Marks and Spencer, Debenhams, Sainsbury's, Tesco, McDonald's, etc.), luta pelo afastamento das auto-estradas,é adversário da energia nuclear e opõe-se à instalação de moinhos de energia eólica. Abomina a União Europeia, o que não o impediu de candidatar a sua associação de Book Towns a subsídios europeus. Detesta socialistas, a senhora Thatcher, os conservadores, os jornais nacionais, a publicidade, a autarquia local, as autoridades de planeamento e o governo. E sobretudo Robert Murdoch. Mas vive de quem lá vem comprar livros, dos turistas e da publicidade feita, no mundo inteiro, à aldeia.
A verdade é que não só Hay se transformou na «Capital do Livro em Segunda Mão», como já muitas seguiram o seu exemplo: Flaerland, na Noruega; Redu, na Bélgica; St. Pierre de Clages, na Suiça, Fontenoy-la-Joute, Montolieu e Bécherel, em França; Bredevoort, na Holanda, Stillwater, nos Estados Unidos; Three Pistols e Sidney, no Canadá; Kampunh Buku, na Malásia; e Miyagawa, no Japão. Quase todas pediram a Richar Booth que as ajudassem (...)
["... o Rei de Hay pergunta-se se deve escolher cortinas de nylon a fim de ser socialmente aceite pela câmara local. O seu velho amigo, Taxi Davies, já falecido, sempre pensou que todos os comportamentos eram tolerados em Hay-on-Wye, desde que «o hospede não limpe a pila às cortinas». Espera-se que, dadas as posições de prestigio que ocupam, nenhum dos membros da câmara tenha tão repelente hábito" - Postal editado por Richar Booth]
[António Barreto, in Grande Reportagem, Janeiro 1997]
segunda-feira, 9 de maio de 2005
Mar Salgado
"E vós, ó coisas navais, meus velhos brinquedos de sonhos
...
Fornecei-me metáforas, imagens, literatura,
Porque em real verdade, a sério, literalmente,
Minhas sensações são um barco de quilha pró ar,
Minha imaginação uma âncora meio submersa,
Minha ânsia um remo partido,
E a tessitura dos meus versos uma rede a secar na praia" [Álvaro Campos]
2 anos em areeiro abalançado por cavalleiros soltos "pela brisa embalada do Mondego", o Mar Salgado comemoraram anos de prosa vernaculíssima. Ao luzeiro de marujos da velha Nau gratas felicitações.
Iremos ao Marquês!
Para os incautos diremos que não se trata, aqui, de qualquer manifestação libidinosa ou escrita fálica. Nem se pense em invulgar masturbação desportiva, que a suposta abstinência de títulos é neurastenia para outros, que não nós: os encarnados. Ou um acting out falhado. O espírito é, apenas, o lugar!
Meus amigos, embora sabendo que "a masturbação é uma qualidade militar" (Apollinaire, dixit) a nossa excitação não vem num qualquer manual castrense, mas sim no admirável gozo de futebol que a Catedral acolherá e eternizará, na próxima semana. Em homenagem ao Cosme Damião, ali ao lado em toillete festiva, absolutamente cismados que, passe a sórdida acção da rapaziada do apito, seremos os mais assombrosos dos campeões nacionais, iremos ao Marquês. Ou à sua Rotunda. E em oração espirituosa ao Dias da Cunha, esse génio da arbitragem do horto d'Alvalade, contra a religião do Apito do sr. Costa & cia, celebraremos o mester de campeão de futebol já no próximo domingo. Com aprumo, porque somos gente séria.
A récita será memorável.
Hay-on-Wye - "a capital do alfarrábio" [parte II]
"...Quanto aos alfarrabistas, a organização de Richard Bookshop, com cinco andares, tudo aparentemente bem organizado por temas, secções, países, géneros, etc. quando se procura, melhor, percebe-se que há regras estranhas e a única solução consiste em recorrer aos funcionários, desde que se consiga distingui-los: são tão excêntricos quanto os clientes! A ordem alfabética é respeitada, mas há temas e subtemas e secções especiais (...) Ao mesmo R. Booth pertence o Hay Castle Bookshop, onde, em dependências estranhas (antigas cozinhas, cavalariça, prisões, despensa e casas de guardas) estão vários temas arrumados: fotografia, cinema, teatro, transporte, índios americanos e artesanato.
No sopé do castelo, a mais louca secção: Honesty Books. Ao ar livre, quer chova ou fala sol, estão algumas dezenas de estantes, literalmente a abarrotar: cada livro custa cinquenta pence, mais ou menos cento e vinte escudos. Os clientes podem servir-se como entenderem. Levam o que querem. E pagam, à saída, com moedas numa antiga caixa de esmolas embutida na parede. Não há um único funcionário à vista. Devo dizer que nunca vi tantos livros absolutamente inúteis. Ainda por cima, a cheirar a mofo e humidade. Mas acrescento que sempre lá vi dúzias de clientes, curvados, com ar ligeiramente lúbrico, à procura e, o que é mais curioso, a encontrar qualquer coisa. (...) A maior parte dos alfarrabistas são especialistas. Só Booth e o cinema [Hay Cinema Bookshop] conseguem ser absolutamente generalistas e vender tudo. Cada um tem, em exposição, quatrocentos a quinhentos mil livros! Booth tem akinda, em armazém, a Warehouse, fora da aldeia, uma reserva de mais de seiscentos mil. Os mais pequenos têm entre vinte a trinta mil. Os de média dimensão chegarão aos cem mil (...) Os mais curiosos são os especialistas. Nesses, respira-se um ar próximo do das sacristias e das lojas maçónicas. Os clientes são desconfiados e têm comportamentos estranhos. (...) Os coleccionadores, mais excêntricos, são reais tarados. Podem chegar a comprar milhares de livros que raramente ou nunca abrem, podem nada saber do que compram ou dos autores, mas abem tudo das datas de edição, do encadernador, do couro da capa e das marcas de água do papel (...)
O Festival [de Literatura] realiza-se em Junho (...) Há sessões sobre biografia, viagens, memorialismo, literatura americana, o futuro do romance, literatura e sexo, livros políticos, o que se quiser. À noite, seguem-se os divertimentos: música clássica, cabarets, pura má-língua, meditação transcendental ou simples bebedeira. (...) Segundo P. Florence, discute-se tudo, do mais rebarbativo ao imprevisível. Mas há obsessões recorrentes: «sexo, política, história e jardinagem» (...)
Como não podia deixar de ser, o festival tem os seus inimigos. Alguns nativos não acham graça à invasão anual de dezenas de milhares de intelectuais smart de Londres. Comerciantes e hoteleiros consideram a iniciativa interessante, mas a maior parte dos alfarrabistas não está para aí virada: o seu negócio é de livros usados, não novos. O mais feros adversário é Richard Booth, o primeiro alfarrabista de Hay: «Esse festival é organizado pela máfia dos media e pelos intelectuais socialistas pagos pelo Murdoch. Não ajuda os agricultores locais, não cria nada de durável na aldeia (...) Essa gente vem para aqui, uma cidade de livros em segunda mão, vender livros novos; numa terra de sidra e de cerveja local, bebem champanhe francês; num sítio sossegado e pacífico, trazem milhares de carros e de camionetas. Uma máfia!» ..." [António Barreto, in Grande Reportagem, Janeiro 1997]
[a concluir: O Rei de Hay - Richard Booth]
sábado, 7 de maio de 2005
Hay-on-Wye - "a capital do alfarrábio"
Via ASS lemos, gostosamente, a coluna de JPC na Folha, onde nos conta as aventuras (ao que soubemos depois, com mais 3 portugas, também amadores de papel escrito) em Hay-on-Wye. Lembrámo-nos do excelente texto (e fotografias) de António Barreto publicado na Grande Reportagem, Janeiro de 1997. Fomos à cave e, qual proleta do Tio Patinhas (versão JPP) lá encontramos a referência. Aqui deixamos algumas notas:
"Nesta aldeia [Hay-on-Wye, segundo AB teria menos de mil habitantes], exercem a sua actividade mais de trinta alfarrabistas e várias dezenas de pubs, bares, restaurantes, hotéis e B&B (bed and breakfast). Aqui estão armazenados, para venda, mais de três milhões de livros em segunda mão. A Hay chegam, por ano, dezenas de milhares de turistas, leitores, académicos, comerciantes, jornalistas, investigadores, livreiros, coleccionadores e especialistas de todos os domínios. A receita anual da venda de livros ultrapassa os tês milhões de libras (750 mil contos), à qual se deve acrescentar a hotelaria, mais ou menos doze milhões de libras. Estamos próximos dos quatro milhões de contos directa e indirectamente gerados pelo comércio alfarrabista! Isto, repito, numa aldeia de novecentos habitantes ..."
"...Hay situa-se exactamente na fronteira entre a Inglaterra e o País de Gales. A tal ponto que a sua localização administrativa é contestada: Galeses e Ingleses reclamam-na para si. Os locais não se envolvem nessa luta: pertencem a uns e outros, conforme as vantagens. Alguns acham mesmo que não pertencem a quem quer que seja, são deles próprios, uma terra de ninguém que explora as querelas burocráticas dos outros. E não falta quem tenha declarado a independência de Hay! Até o nome da aldeia traduz a dualidade: Hay-on-Wye para os Ingleses, Tragelli ou Y Gelli para os Gauleses. No tempo dos normandos a aldeia estava dividida em duas partes, a English Hay e a Welsh Hay. Terra de fronteira, teve uma vida previsivelmente agitada: a sua história é rica e, assassinatos políticos, prisões, intrigas, adultérios e vingança. Os seus habitantes ficaram com uma perene reputação de rebeldes: resistiram aos Romanos, aos Galeses e aos Ingleses. A quem viesse ..."
"... Apesar do «progresso», o turismo em Hay é diferente. Amantes da natureza, pescadores, coleccionadores, escritores e leitores formam uma «fauna» menos barulhenta do que as que se vêem noutros sítios (...)
Tudo se passa com uma cerimónia estranha (...) Antes de comprar, a fim de esconder as intenções, os tarados dos livros andam depressa e silenciosamente; depois de carregar os sacos, devagar e sorridentes. Fazem-se negócios na rua, nas esquinas, nos pubs e à mesa do restaurante. Revendem-se, com lucro, livros acabados de comprar mesmo ao lado. Vendem-se livros nas mercearias, na farmácia e no tea-room. Toda a gente sonha com descobertas: o livro raro, a primeira edição raíssima, o autografo de Churchill perdido dentro de um livro ou a gravura original do herói do cricket, W.G.Grace, publicada pela Vanity Fair. Todos esperam encontrar o pequeno tesouro que passou despercebido ao próprio livreiro (...) [António Barreto]
[a continuar: "Alfarrabistas", "O Festival de Literatura" e "O Rei de Hay"]
Locais: Hay-on-Wye / Hay-on-Wye / Bookshops in Hay-on-Wye / Hay on Wye, a world of books / Hay-on-Wye booksellers / Hay on Wye Castles / Hotels and cottages in Hay-on-Wye / "God save the King" [por João Pereira Coutinho]
Boletim Bibliográfico de Luís P. Burnay
Acaba de sair o Boletim nº 25, correspondente ao mês de Maio, do Livreiro Luís P. Burnay, Calçada do Combro, 43-47, Lisboa. Como sempre um conjunto apreciável de livros (509), referentes à literatura, história, trabalhos monográficos, esgotados ou raros e a preços diversos.
Algumas referências: Fontes do Direito Ecclesiastico Portuguez, por Joaquim dos Santos Abranches, Coimbra, 1895 / Cascais. Vila da Corte, de Ferreira de Andrade, 1964 / Memorias Históricas-Estatísticas de alguma Villas e povoações de Portugal, de PW Brito Aranha, 1871 / A Póvoa do Varzim, de Viriato Barbosa, 1937 / Portugal and Galicia ..., The Earl of Canarvon, 1848 / Portas e Arcos de Coimbra, de F.A. Martins de Carvalho, 1942 / Historia panegyrica da vida de Dinis de Mello de Castro primeiro Conde de Galveias ..., por Júlio de Mello e Castro, Lisboa, 1744 / In Illo Tempore: estudantes, lentes e futricas, de Trindade Coelho, 1902 / Soror Mariana a freira Portuguesa, por Luciano Cordeiro, 1891 / Escritos de Camilo, de Júlio Dias da Costa, 1922 / A Democracia Nacional, por Henrique de Paiva Couceiro, 1917 / Os Crimes da Formiga Branca, .... Publ. semanal em folhetos. Edit. Rocha Martins, nº1 a nº5, 1914-15 / A Sertã e o seu Concelho, pelo Pe António Lourenço Farinha, 1930 / As armas brancas do solar de Pindela, por Alfredo Guimarães, 1946 / Os Fuzilados de Outubro, por Fernando Honrado, 1995 [refª a vários elementos da Carbonária Lusitana] / A Casa Nobre de Lázaro Leitão no sitio da Junqueira, de Arthur Lamas, 1925 / Medalhas portuguesas e estrangeiras referentes a Portugal, idem, 1916 / Concelho de Nelas, de J. Pinto Loureiro, 1957 / Heróis, Santos e Mártires da Pátria, de Rocha Martins, XII fasc., s.d. / Terras da Beira: Cernancelhe e o seu alfoz, por Vasco Moreira, 1929 / A Monografia de Alvor [e a Monografia de Estombar], por F. Xavier d?Athaíde Oliveira, 1907 [1911] / Origem infecta da ralaxação da moral dos denominados Jesuítas ..., Lisboa, 1771 / Portugal Económico, Monumental e Artístico, IV vols, s.d. / A Minha Terra: breves apontamentos sobre Romariz, pelo Pe. M. Fernandes dos Santos, 1940 / Do Direito Heráldico Português, pelo Conde de São Payo, 1927 / Memórias para a vida intima de José Agostinho de Macedo, por Inocêncio Francisco da Silva, 1898 / Vida do venerável D. Fr. Bartolomeu dos Martyres da Ordem dos Pregadores ..., por Frei Luís de Sousa, 1760, II vols / Ásia Portuguesa, de Manuel Faria e Sousa, Porto, 1945, VI vols / Torres Vedras Antiga e Moderna, de Júlio Vieira, 1926 / Da Ásia de João Barrros e Diogo Couto. Nova edição, 1778-1788, XIV vols / O Amor em Visita, de Herberto Helder, ed. Contraponto, s.d. / Poemacto, idem, ed. Contraponto, 1961
sexta-feira, 6 de maio de 2005
Aniversário do Abrupto
"Este retrato vosso é sinal
ao longe do que sois, por desemparo
deste olhos de cá ..." [Sá de Miranda]
Motivo de felicitação. O Abrupto comemora o segundo ano de bem aventuranças, entre memórias e testemunhos virtuosos. Fonte de abundância discursiva, pouco acomodado às normas do politicamente correcto, impetuoso na análise e parco nos lamentos, JPP parece olhar o mundo, timidamente, como se de um imenso tumulto de tratasse. Aqueles que à sombra da bênção das instituições se procriam entendem que é pura insensatez. Puro engodo ornamental. Caso passional. Pouco complacentes, tais personagens nunca compreenderão a vida nas (das) palavras. Como o poderiam?
O desterro político de JPP, engolfado entre colunas de jornais e o blog, é a nossa ventura. A sua afoiteza intelectual, a nossa glória. O seu cativeiro partidário a nossa fraqueza. E a sua desdita. Porque JPP não tem nada em comum com tão estranha gente, porque "não há fidelidade que não seja pessoal" [H.H.]. Assim o cremos.
Muitos parabéns, acompanhados de um ror de inveja por não termos sucateiros tão ilustrados e felizes no seu trabalho. É a vida!
[foto: Vilamoura, Feira do Livro, Agosto 2001]
terça-feira, 3 de maio de 2005
Hugo Gellert [n. 3 Maio de 1892-1985]
Locais: Hugo Gellert / Hugo Gellert: índex / Hugo Gellert: History of a Controversy / A Depression Art Gallery
Niccolo Machiavelli [n. 3 Maio de 1469-1527]
"Todo aquele que, conquistando um Estado habituado a viver livre, não o destrói, deve esperar a própria destruição ... Qualquer que seja a precaução tomada, faça-se o que se fizer, se não se dissolver o Estado, se não se dispersar os habitantes, ver-se-á que na primeira oportunidade lembrarão, invocarão a sua liberdade, as suas instituições perdidas, esforçando-se por recuperá-las ..." [Maquiavel]
"... Bem se deve compreender que não é possível a um príncipe, e sobretudo a um novo príncipe, observar em seu proceder tudo quanto permite sejam os homens considerados pessoas de bem, e que muitas vezes é ele obrigado, para manter o Estado, a agir contra a humanidade, contra a caridade, contra a própria religião. Por conseguinte, é preciso que tenha o espírito bastante flexível para se voltar em todas as direcções, conforme o exigem o sopro e os acidentes da fortuna; é preciso, como se disse, que, tanto quanto possível, não se afaste do caminho do bem, mas que, se necessário, saiba entrar no do mal ..." [idem]
Locais: Machiavelli / Niccolo Machiavelli / Niccolò Machiavelli (1469-1527) / Teoria Política
[Fahrenheit 451 em corrente incendiária]
Seguindo o farol da tradição e em obediência salutar à missiva d'La Force des Choses, aqui deixamos sem empacho os nossos ditos sentenciosos, com todas as licenças necessárias. Gratia Plena.
1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
- Aquele que fosse tão simples como a textura de um lábio e que nos olhe luzente como um místico. Estamos a falar, evidentemente, nos Cantos de Maldoror. Hoje, estamos decididamente Lautréamont. Como alternativa gentil, de prazer e de luxúria, e em honra do valente Montag, preferíamos ser mais "um cacto no cu da arte"". Reinventar o livro livrado era o que era, mas sabemos que acabamos todos, um dia, no fogareiro.
2. Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?
- Desde o projecto de acordar até ao dormir nocturno temos sentimentos naturais. O Fritz cá de casa é que não entende. É a vida! Confessamos que pela manhã estamos muito Nero Wolfe à volta dos ovos e do pão torrado. Pela tarde transfiguramo-nos em Lucas Corso (d'O Clube Dumas) em louvor de velhas viúvas com bibliotecas em fundo. Pode ser que uma qualquer Justine nos atravesse pelo caminho e que de repente se solte o Pursewarden que há em cada um de nós, mas nunca fiando. Ao fim da tarde, na Benard, na Mexicana ou no Casino da Figueira balança-se entre o Jean-Marc e o Duc no Fim-de-Semana, mas cedo corremos a ser Jack London. Maior ventura não pode haver.
3. Qual foi o último livro que compraste?
- Há muito que não compramos um livro. Resgata-se bibliotecas, afaga-se papéis impressos, capricha-se nas lombadas. Da última colheita registe-se alguns livros de linhagens, a Bibliografia Coimbrã de Pinto Loureiro, os Anos Vinte em Portugal do José-Augusto França, a Formação Humana no Projecto da Modernidade, de Cabral Pinto, o ultimo do Eco e Longe de Manaus do Francisco.
4.Qual o último(s) livro(s) que leste?
- As Aranhas Douradas de Rex Stout; 5 Aproximações de Yvette Centeno e o livro do Cabral Pinto, atrás citado.
5. Que livros estás a ler?
- Com gosto e para cura espiritual atacamos no antiquíssimo Maçonaria Universal do José Bernardo Ferreira (1921); folheamos deslumbrados o Jornal A Luz (1918-1928); soletramos A Literatura Clandestina de Oliveira Marques e acompanhamos aos tropeções The Plot Against America, de Philip Roth.
6. Que livros levarias para uma ilha deserta?
- Tal instrução administrativa era uma solenidade curiosa. Em abono da humanidade e meditando no que nos é dito no Fahrenheit 451 ["a temperatura a que um livro se inflama e consome"] levaria o Tratado d'Agricultura Theorico-Pratico do Dr. João António Bella, o Catálogo da Biblioteca do Dr. Rodrigo Veloso (13.000 títulos a recordar) e, evidentemente, a Obra Poética de Herberto Helder. Bastava.
7. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
- Ao António do Opiniondesmaker, para o castigar por ser anti-lampião; ao Aly do Letteri Café, porque de facto "a vida não é um armário" e à nossa Desassossegada, por estar demasiado recatada. Saúde e Fraternidade.
domingo, 1 de maio de 2005
O Cardeal
"O futuro já não é aquilo que era" [P. Valéry]
Eis que a fábula de um Ratzinger (Cardeal) tomado como crítico radical da razão, sujeito supostamente alapado ao projecto da modernidade, subversivo & provocador na reconstrução do "projecto inacabado" da modernidade se torna o consolo, sustento e redenção da classe lusa opinadora, de finos costados liberais. O entusiasmo febril do indígena quando, após espreitadela a velhos canhenhos e sucumbido pelo cansaço de viçosas leituras filosóficas, tomou conhecimento do elogiado debate Habermas-Ratzinger mostra-nos que "razão como vontade da razão" [Habermas] pode não ser totalmente libertadora.
Um Ratzinger anti-liberal e anti-moderno, clamando contra a "abolição do homem" e pela "racionalidade da fé"; recusando a "auctoritas legislativa" porque fonte paradoxal do "domínio da maioria"; defenestrando Adam Smith por motivo que "utilitas, non veritas facit pacem"; fazendo a apologia da fé contra a política, sem lugar a qualquer promiscuidade, e ao mesmo tempo tecendo loas aos "gloriosos políticos cristãos" saídos do primeiro pós-guerra [cf. Ratzinger], o que não deixa de ser estranho se tivermos em conta Franco e Salazar; em defesa de uma lei que sendo "realmente direito" o seja pelo "ordenamento justo nas relações recíprocas em face da criação e do Criador" e "da sua verdade" [idem]; acentuando a fé e o seu mistério como salvação da razão; um Ratzinger assim ressituado fora do campo da desconstrução da modernidade e ao mesmo tempo tão louvado pelos liberais lusos, não deixa de ser curioso e grosseiramente contraditório.
A história profética do Cardeal é que não há salvação fora da Igreja Católica. A gramática Ratzingeriana ao pretender impedir a retirada do homem da história fá-lo cair definitivamente nas mãos de Deus. Compreende-se, portanto, que a "nova" querelle, em torno da "razão, liberdade, igualdade e justiça", assim suscitada, nada tenha que ver com uma qualquer Aufklarung, pois o tribunal da razão mais não é, chez Ratzinger, que a extraordinária tarefa de refundir a razão com a fé e o eterno regresso à sua Revelação primitiva. Segundo os seguidores do Cardeal a "morte de Deus", ao que parece, tem os dias contados. Assim como os conceitos de "secularização, crítica, progresso, revolução, desenvolvimento e emancipação". A dogmática está, pois, de volta e em força.
[O que é o tempo?]
"Não houve nenhum tempo em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo. Nenhuns tempos Vos são coeternos porque Vos permaneceis imutável; e se os tempos assim permanecessem, já não seriam tempos. Que é pois o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem o poderá apreender mesmo só com o pensamento, para depois nos traduzir por palavras, o seu conceito? (...) O que é, por conseguinte o tempo? Se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer esta pergunta, já o não sei. Porém atrevo-me a declarar com certeza que se nada passasse, não haveria tempo passado, e se nada sobreviesse não haveria tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existiria o tempo presente.
De que modo existem aqueles dois tempos, o passado e o futuro, pois que o passado já não existe e o futuro ainda não veio? Quanto ao presente, se fosse presente, já não seria tempo, mas eternidade. Pois se o presente, para ser tempo, necessariamente tem de passar para o pretérito, como podemos afirmar que ele existe, se a causa da sua existência está em esse tempo deixar de existir? Para que digamos que o tempo só verdadeiramente existe, porque tende a não ser"
[Santo Agostinho, As Confissões, XI, 14]
"Não houve nenhum tempo em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo. Nenhuns tempos Vos são coeternos porque Vos permaneceis imutável; e se os tempos assim permanecessem, já não seriam tempos. Que é pois o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem o poderá apreender mesmo só com o pensamento, para depois nos traduzir por palavras, o seu conceito? (...) O que é, por conseguinte o tempo? Se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer esta pergunta, já o não sei. Porém atrevo-me a declarar com certeza que se nada passasse, não haveria tempo passado, e se nada sobreviesse não haveria tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existiria o tempo presente.
De que modo existem aqueles dois tempos, o passado e o futuro, pois que o passado já não existe e o futuro ainda não veio? Quanto ao presente, se fosse presente, já não seria tempo, mas eternidade. Pois se o presente, para ser tempo, necessariamente tem de passar para o pretérito, como podemos afirmar que ele existe, se a causa da sua existência está em esse tempo deixar de existir? Para que digamos que o tempo só verdadeiramente existe, porque tende a não ser"
[Santo Agostinho, As Confissões, XI, 14]
sábado, 30 de abril de 2005
Félix Guattari [n. 30 Abril de 1930-1992]
"O desejo é sempre extraterritorial, desterritorializado, desterritorializante. Ele passa por cima e por baixo de todas as barreiras" [Felix Guattari]
"... existe para o homem a possibilidade de ele mesmo ser o fundador de sua própria lei? Ou estará condenado a permanecer sempre em rede?" [idem]
"As máquinas técnicas funcionam, evidentemente, com a condição de não serem estragadas. As máquinas desejantes, ao contrário, não cessam de se estragar funcionando; só funcionam quando estragadas. A arte utiliza com frequência esta propriedade, criando verdadeiros fantasmas de grupo que curto-circuitam a produção social com uma produção desejante, e introduzem uma função de estrago na reprodução das máquinas técnicas" [Deleuze e Guattari, O Anti-Édipo]
Locais: Félix Guattari / Left and Right Readings of Deleuze-Guattari / Félix Guattari militant / De la pluridisciplinarite a la tansdisciplinarite / A subjetivação subversiva / Entretien avec Félix Guattari
quarta-feira, 27 de abril de 2005
Choque Tecnológico
"Não deveis enganar-vos: cada verso
tem um selo fraterno caminhando
para a branca cidade sob o sol" [Fernando A. Pacheco]
Eis que uma formidável ufania, genuinamente encomiástica & pacientemente tecno, nos acometeu neste nosso oficio memorialista. Em devoção extremada & em penitência Socrática, daqui lançamos, a soldo da moral pós-Ratzingeriana e associando-nos à boa obra do feytor & beato José Manuel Fernandes, o ferrete do Choque Tecnológico. Há que dizer que este arrebatamento imprevisto não é mera oratória sacra. Nesta harmonia celestial blogosférica sabe-se que é mister acatar a razão do "corpo falante" e, deste modo, os trabalhos profanos merecem a nossa total observância.
Até o cansaço & os anjos do Gates o permitirem tendes ali, do lado esquerdo da pedra, a âncora da vossa salvação. Hoje (e para a eternidade) a sagrada Chavela Vargas. Depois, outros vícios e maledicências musicais.
Concluindo: Vos estis lux mundi & sic luceat lux vestra coram hominibus
Pedro Oom [1926 - m. 27 de Abril 1974]
"Alegra-me ser todas as coisas e as sombras que elas projectam
ser a sombra dos teus seios e da tua boca
o criado de smoking branco que te agita os cabelos
para um cocktail estimulante e fresco
a mesa onde passo a ferro o teu corpo
as espáduas as coxas a curva macia dos joelhos
alegra-me ser o contorno da tua nuca e o binário motor dos
teus braços ..." [Pedro Oom, in O Homem Bisado]
"Poesia não é uma medalha para por no peito dos tiranos mas uma imensa solidão feita de pedras, onde o despotismo pode encomendar o ataúde. Cada um de nós odeia o que ama. Por isso o poeta não ama a poesia que é só desespero e solidão mas acalenta ao peito as formigas da revolta e da rebeldia, que todos os déspotas querem submissas e procriadoras. Só os voluntários da miséria e da submissão patriarcal querem a poesia na Arca da Aliança com a tradição pacóvia e regionalista dos pretéritos dias, glórias patrioteiras, heroicidades frustres, pirataria ignara. Todo o verdadeiro poeta despreza o pequeno monte de esterco onde o dejectaram no planeta e a que os outros chamam Pátria, e só ama os grandes continentes mares e oceanos da liberdade e do amor ..." [Pedro Oom, Poema, in Grifo, 1970]
Locais: Pedro dos Santos Oom do Vale / Actuação Escrita [Poema] / Permanência da Anarquia: a propósito de uma Antologia do Surrealismo Português
segunda-feira, 25 de abril de 2005
sexta-feira, 22 de abril de 2005
XLIX Catálogo da Livraria Moreira da Costa
A Livraria Moreira da Costa (Rua de Avis, 30, Porto) publicou o Catálogo do Mês de Abril, que pode ser consultado on line.
Algumas referências: Origem e Evolução dos Movimentos de Capitães, de Dinis de Almeida, 1977 / Annuario Portuguez Scientifico, Litterario, ..., Typ. Universal, 1864 / Monarchicos e Republicanos, de Homem Christo, 1928 / Divina Voluptuosidade (poemas), por Jaime Cortesão, 1923 / Origem das Procissões da cidade do Porto, pelo Pe Luís de Sousa Couto, 1936 / Nas Encruzilhadas do Mundo e do tempo [Fernando Pessoa e os do seu tempo], CEP, s.d. / Mémoires de Chirurgie Militaire, et Campagnes, de D. J. Larrey, Chez J. Smith, 1812-1817, IV vols / O Renegado, por Gomes Leal, 1881 / A Traição, de Gomes Leal, 1881 [trata-se da carta que G.L. mandou a El-Rei D. Luiz sobre a venda de Lourenço Marques] / Magalhães Lima e a sua Obra, por Archer de Lima, 1911 / Os Portos Marítimos de Portugal, de Adolfo Loureiro, 1904-1924, VII vols / Conduta das operações Coloniais, por Jorge Botelho Moniz, 1944 / A Vida turbulenta do Padre José Agostinho de Macedo / Almas e Estrelas, por Fernando Pessoa, Livraria Pax, Braga (dir. de Petrus), s.d. / Antologia de Salazar, dir. de Manuel Dias da Fonseca, textos e cord. De Eduardo Freitas da Costa, 1966
quinta-feira, 21 de abril de 2005
John Maynard Keynes [m. 21 Abril 1946]
"À memória de J. M. Keynes
Só as palavras que não são.
Sobretudo as das mãos.
- Porque as mãos não traem!"
[J. P. Feio, D'Après Marceau, in Two Poetical Tracts & a Post-Scriptum, 2003]
Figueira da Foz - Manda a Factura
Ao lado dos Manos da blogosfera Figueirense & Contra os Aumentos da tarifa da Água. Presente!
[Cardeal Ratzinger]
"Liberalismo e marxismo tinham encontrado um terreno mútuo de mutuo entendimento ao contestarem à religião tanto o direito como a capacidade de plasmar a res publica e o futuro comum da humanidade (...)
[sobre a Droga] "... a droga é uma forma de protesto contra a situação de facto. Quem a toma recusa resignar-se à pura e simples realidade de facto [nota: o "mundo mau da factualidade", este mundo "inteiramente marcado pelo mal" (cf. a Bloch, citado por Ratzinger] Está à procura de um mundo melhor (...) A humilde e paciente aventura da ascese, que, a curtos passos para o alto, se avizinha do Deus que para nos Se inclina, é substituída pelo poder mágico, pela magia reveladora da droga ..."
[sobre o Terrorismo] "A origem do terrorismo é estreitamente afim à da droga: também aqui se encontra o protesto contra o mundo tal como é, e o desejo de um mundo melhor. Na raiz, o terrorismo representa uma forma de exasperação do empenhamento moral, em certa medida uma espécie de moralismo (...) Na verdade, não é por acaso que o terrorismo teve início nas universidades, sob a influência das teologias modernas, entre jovens de extracção fortemente religiosa. O terrorismo da primeira hora foi um apaixonado impulso religioso desviado para a dimensão mundana, uma expectativa messiânica transposta para o fanatismo político (...) Deus já não é considerado como sujeito realmente operante (...) A náusea pelo vazio espiritual e moral da nossa sociedade, a aspiração ao Totalmente-Outro, a exigência de uma salvação sem condições, sem barreiras e sem limites; eis ... a componente espiritual do fenómeno do terrorismo (...) [na intelectualidade moderna] não é o ser mas o que há-se ser que fundamenta a moral. O Homem há-de projectá-la a partir de si. O único valor moral que efectivamente existe é constituído pela sociedade futura (...) Daqui deriva que o novo critério moral tenha esta definição: moral é o que serve ao advento da nova sociedade (...) A moral passa a ser «científica»: já não tem como fim «um fantasma» - o Paraíso -, mas sim uma entidade ao alcance da iniciativa humana: a nova era. Deste modo, moral e religião passam a ser algo de «positivo» e de «científico». Que mais será preciso? (...) Só uma análise mais atenta nos fará descobrir em tudo isto o pezinho do Diabo e o eco do seu gargalhar ..."
"... o fenómeno moral perdeu a sua evidência. Na sociedade moderna, já só uma pequena porção de homens acredita na existência de mandamentos divinos (...) A única função que pode talvez ficar para Deus é ter dado início ao cosmos com o Big Bang. Que Ele opere no meio de nós e que o Homem viva na dependência da sua vontade é coisa que parece à maioria como concepção de Deus ingenuamente antropomórfico ..."
"É característico do pensamento formado sobre o modelo das ciências naturais julgar que entre o mundo dos sentimentos e o mundo dos factos se abre um abismo (...) Atribuir ao átomo, fora das sua características matemáticas, qualquer qualidade que seja, por exemplo, de natureza moral ou estética, é considerado, nesta lógica, pura fantasia. Esta redução da natureza a dados de facto exaustivamente penetráveis e também manipuláveis, tem, ... por consequência que nenhuma mensagem moral vinda do circulo do nosso Eu pode ser encontrada. O fenómeno moral e o religioso são considerados como pertencentes à esfera da subjectividade; não têm a mais pequena cidadania na dimensão da objectividade (...) A verdade é que, submetido a tais processos cognitivos, o Homem deixa de ser Homem. Também ele ... terá de ser tido por mera factualidade (...)
"De facto, a Natureza não é ... obra do acaso e das regras do seu jogo, mas sim Criação. Nela Se exprime o Creator Spiritus. Por isso não temos só leis naturais no sentido de determinismo psico-físico: a lei natural propriamente dita é ao mesmo tempo (também) lei moral ..." [Cardeal Ratzinger, in A Igreja e a Nova Europa, 1999]
terça-feira, 19 de abril de 2005
Jornais e Imprensa Operária
Faz tempo que referenciámos jornais como "O Protesto Operário", "O Pensamento Social", "A Revolução Social", "A Greve", "O Sindicalista", "Terra Livre". Trata-se do que se denomina por "imprensa operária" e que correspondia à evolução do movimento operário em Portugal. Começa com o "Ecco dos Operários", a 28 de Abril de 1850, e não mais tem fim. Alguns desses antigos periódicos são absolutamente notáveis. Refira-se, além dos citados, "Lumén", "Germinal", "A Sementeira", "A Batalha", "O Pensamento", "Avante", "Bandeira Vermelha", "O Comunista", "A Renovação", até mesmo o "Nacional-Sindicalista", etc. Existem diversas publicações e obras de consulta sobre esses jornais, revistas e almanaques que representam em conjunto um período importante da nossa história.
Com maior disponibilidade [e um site de apoio, porque nos blogs não cabe de tudo] iremos, à medida do possível, apresentar alguns desses testemunhos e a que temos acesso, bem como procuraremos fornecer algum material sobre o movimento social e operário posterior, não só que formata a ascensão do Estado Novo mas, principalmente, a luta contra o seu derrube. Assim, ao longo do tempo, daremos referências, indicações, notas e bibliografia vária sobre as diversas organizações políticas que, de algum modo, se opuseram ao fascismo, desde a Renovação Democrática ao MUD, dos Monárquicos aos Integralistas, dos anarquistas aos socialistas, do PCP à denominada extrema-esquerda, em especial a corrente marxista-leninista.
Como bibliografia absolutamente fundamental, apontaremos as importantes anotações no "The Portuguese Revolution 25 April 1974", organizado por Ronald H. Chilcote, Centro Documentação 25 de Abril, Universidade de Coimbra, 1987- 98, II vols.
O tédio de João Carlos Espada
"Mas, ao princípio, não foi assim" [Mt 19, 8]
O privilégio de ler o novo beato João Carlos Espada, assim repousado em êxtase liberal nas sopinhas de letras do Cartaz d'O Expresso, empalidece qualquer um. O mestre de Oxford, talhado numa era sem Deus e, presume-se, sem Adam Smith, diz-nos que dentro do seu perturbado peito existe um tédio verdadeiramente exaurido.
Chorámos, em profundíssimo respeito, enquanto o professor Espada nos fazia a oratória semanal, em companhia de um tal Tim G. Ash "pelas ruas silenciosas de Oxford". Pedimos misericórdia ao pressagiar, cá do continente lusitano, o toque dos "sinos de várias igrejas" que acompanharam as profecias de Espada. Por momentos, fomos confessadamente pecadores quando, num esgar lascivo, pousamos por breves segundos o olhar no peito admirável da jovem que, da televisão, teimava em soltar-se ecrã fora. Era, afinal, a armadilha do "reino do tédio" que tão habilmente o salmo Espadiano testemunhava. Desconhecíamos os ínvios caminhos da santidade. Ignorávamos que "es modus in rebus". Mas jurámos abstinência, doravante.
Graças amado Espada. E graças, também, santíssimo Arq. Saraiva por nos dar a ler este conversor d'almas e abençoado liberal. O nosso reconhecimento.
domingo, 17 de abril de 2005
Remix sobre a reflexão semanal do Eng. Saraiva d'O Expresso
"Julgo que fui a primeira pessoa a escrever (...) que o PPD cortava a sociedade de alto a baixo (...) A misturada que o PPD representava (...) teve o azar de atrair muitos dos piores, dos mais interesseiros, dos que desesperadamente (...) representam a face obscura do PSD (...). O PSD só faz sentido se congregar Manuel Ferreira Leite... Isaltino de Morais, Alberto João Jardim... Mendes Bota... Fernando Ruas... Luís Filipe Menezes... Valentim Loureiro... António Preto... Tavares Moreira... Dias Loureiro... Morais Sarmento... Fernando Seara (...) Gente simples que (...) temia o comunismo (...) por um alto sentido do dever (...) gente de bem (...) preocupada com os seus mesquinhos interesses (...) tinham conseguido manter em respeito (...) os militante sérios (...) e ao qual gente com o mínimo de reputação não quereria pertencer (...)
Não tenho nada contra (...) os «socialistas elitistas e liberais» (...) só que com Sá Carneiro e Balsemão (...) eu vaticinei o contrário: (...) o PSD tornar-se-ia a curto prazo numa espécie de «associação de malfeitores» (com as devidas aspas), juntando (...) altos funcionários ressabiados, desempregados políticos (...) sem eira nem beira (...). Não quero com isto dizer que (...) Marque Mendes terá vencido a batalha (...) até porque, como todos sabemos, o poder não se conquista: o poder perde-se (...)
O PSD tanto é o partido de Cavaco Silva como de Santana Lopes (...). Mendes tem uma coisa e outra (...) o tempo não é de cigarras mas de formigas (...) até lá, o Partido Social Democrata vai ter muito com que se entreter (...). Cavaco Silva desistiu do poder e por isso o PSD perdeu-o. Guterrres cansou-se do poder e por isso o PS perdeu-o. Santana Lopes desbaratou o poder e por isso o PSD voltou a perdê-lo. Quando o PS se cansar ou desistir (...) o PSD regressará naturalmente ao poder (...) O próximo primeiro-ministro será, muito simplesmente, quem estiver a frente do partido quando o PS cair (...) Já a seguir às férias (...)"
[leitura infecta, nesta relaxação domingueira & prudentemente colegial, da bula do senhor director a discípulos reformados do tempo & da glória]
Leilão - Biblioteca do Prof. Doutor Artur Moreira de Sá [conclusão]
Algumas referências para o dia 19 de Abril: Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Évora, 1978, II vols / Historia da Arte em Portugal, de Aarão de Lacerda, 1942-53, III vols / Dialoghi Di Amore Di Leone Hebreo Medico, 1558 / Leitura Nova de Dom Manuel I (intr. de Maria J. Mexia Bigotte Chorão & Sylvie Deswarte-Rosa), 1977, II vols / Vita Christi ..., Ludolfo de Saxónia, 1581 / Bibliotheca Lusitana, por Digo Barbosa Machado, 1965-67, IV vols / [manuscritos] [Offficios originaes de António de Araújo Azevedo, sec. XIX, em II vols / Morgado de Góis, Casa de Sortelha (informações "valiosas" sobre as vilas de Oliveira de Conde, Currellos, Penalva de São Gião e Goês e Salaviza ...", sec. XVII) / Titolos dos Morgados de Goês e Alentejo pertencentes a Silveiras, sec. XVI] / L'Afrique de Marmol de la tradvction de Nicolas Perrot sieur D?Ablancovrt ..., 1667, III vols / MOSES BEM NAHMAN [Novas da Lei ou Comentários ao Pentateuco], Lisboa, Eliezer Toledano, 16 de Julho de 1489 [precioso e significativo fragmento do primeiro livro impresso em Lisboa, e tanto quanto é do conhecimento geral, o segundo impresso em Portugal, apenas precedido pelo Pentateuco de Samuel Gacon, produto da tipografia hebraica de Faro, terminado em Junho de 1487 (um único exemplar conhecido na Biblioteca Britânica)"] / Anales eclesiásticos y seculares de la muy noble y mui leal ciudade de Sevilha, ..., por D. Diego Ortiz de Zuñiga, 1795-96, V vols / King Henry V, William Shakespeare ["edição escolar, que pertenceu a Fernando Pessoa, certamente durante os seus últimos anos em Durban, de onde regressou em Outubro de 1905. Encontra-se repleto de anotações a lápis pelo punho do poeta, nomeadamente em cerca de 90% das 110 páginas do texto da peça, e em boa parte da introdução e notas finais..."] / Sketches of Portuguese life, manners, costume, and character by A. P. D. G., London, 1826 / Ásia Portuguesa de Manuel Faria e Sousa, 1666-75, III vols / La Circe com otras Rimas y Prosas, de Félix Lope de Veja Carpio, 1624
quinta-feira, 14 de abril de 2005
[Há noites]
"Há noites que são feitas dos meus braços
E um silêncio comum às violetas.
E há sete luas que são sete traços
De sete noites que nunca foram feitas.
.......
Há noites que nos deixam para trás
Enrolados no nosso desencanto
E cisnes brancos que são só iguais
À mais longínqua onda do teu canto.
Há noites que nos levam para onde
O fantasma de nós fica mais perto;
E é sempre a nossa voz que nos responde
E só o nosso nome estava certo ..." [Natália Correia]
"Há noites que são feitas dos meus braços
E um silêncio comum às violetas.
E há sete luas que são sete traços
De sete noites que nunca foram feitas.
.......
Há noites que nos deixam para trás
Enrolados no nosso desencanto
E cisnes brancos que são só iguais
À mais longínqua onda do teu canto.
Há noites que nos levam para onde
O fantasma de nós fica mais perto;
E é sempre a nossa voz que nos responde
E só o nosso nome estava certo ..." [Natália Correia]
Alberto Pimentel [n. 14 Abril de 1849-1925]
Amigo "devoto" de Camilo, nasceu no Porto, colaborou em inúmeros jornais e revistas, foi "professor na Escola Académica e no Colégio Parisiense, de Lisboa", "inspector das escolas primárias", "dministrador do concelho de Portalegre", "redactor da Câmara dos Pares e Deputado" [in Dicionário de Camilo Castelo Branco, de Alexandre Cabral, 1988]. Registe-se que Henrique Marques na sua "Bibliografia Pimenteliana", aponta "198 títulos originais, traduzidos, prefaciados" de Alberto Pimentel.
Algumas obras importantes: Os Amores de Camillo (1899) / As Constituintes de 1911 e os seus Deputados (1911, publ. sem o nome do autor) / Chronicas de Viagem (1888) / A Dança em Portugal (1892. Raro opúsculo) / Esboço Biographico da Senhora Marqueza de Rio Maior (1897) / A Guerrilha de Frei Simão (1895) / Guia do Viajante na Cidade do Porto e seus Arrebaldes (1877) / A Jornada dos Séculos (1885) / Júlio Diniz. Esboço Biographico (1872) / Lyra Cívica. Poesia Anti-Iberica (1868) / Luar de Saudade. Recordações de um velho escritor ..., (1924) / A Musa das Revoluções (1885) / Peregrinações n'Aldeia (1870, camiliano) / O Porto na Berlinda (1894) / Portugal de Cabelleira (1875, camiliano) / O Romance do Romancista. Vida de Camillo Castello Branco (1890) / Sangue Azul (Estudos históricos) (1898) / Telas Antigas (1906) / O Torturado de Seide (Camillo Castello Branco) (1921) / A Triste Canção do Sul (1904) / A Ultima Corte do Absolutismo em Portugal (1893) / Um Contemporâneo do Infante D. Henrique (1894)
Leilão - Biblioteca do Prof. Doutor Artur Moreira de Sá
Nos dias 18 e 19 de Abril, pelas 21 horas (Amazónia Lisboa Hotel, ao Jardim das Amoreiras), será leiloada parte da Biblioteca de Artur Moreira de Sá (640 peças). O catálogo (excelente) e toda a organização do leilão estarão a cargo de Pedro de Azevedo (Rua Custódio Vieira, 2ª, Lisboa).
Trata-se da extraordinária biblioteca de Artur Moreira de Sá (n. no Porto a 23 Abril de 1913), com invulgares e raras obras de arqueologia, bibliografia, história e filosofia, direito, manuscritos, revistas, etc. Artur M. de Sá foi licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas (com o trabalho "Os Precursores de Descartes"). Mais tarde prestou provas de doutoramento com o trabalho "Francisco Sanches, filósofo e matemático" (1947), frequentou Harvard e o "Teachers College" da Columbia University, tendo regressado à Faculdade de Letras em 1949 para exercer funções docentes. Fez parte da União Nacional, tendo sido "membro da Comissão Executiva do Congresso da União Nacional realizado em Coimbra, em 1951? [in Curriculum Vitae de Artur Moreira de Sá, 1954]. Foi membro de várias associações científicas nacionais e estrangeiras, "secretário da revista Rumo", fez parte do Instituto de Alta Cultura e apresenta um rol extenso de obras de referências, entre as quais "Álvaro Gomes, Tratado da Perfeição da Alma" (1946), "O Infante D. Pedro e a Crítica Histórica" (1950), "Diogo Lopes Rebelo - Do Governo da República pelo Rei" (1951), "Pedro Hispano Prior da Igreja de Santa Maria de Guimarães e Arcebispo da Sé de Braga" (1954), "Índices de Livros Proibidos em Portugal no Século XVI?" (1983), entre muitas.
Algumas referências para o leilão do 1º dia: Aegidius Columna Romanus - Theoremata de hóstia cõsecrata Egidij de Roma ordinis heremitam sancti Augustini, 1490 / Tractatus de Officio Fiscalis ..., de Francisco de Alfaro, 1639 / Libros del saber de astronomia del Rey D. Alfonso X de Castilla, por Alfonso X, 1863-67, V vols / O Archeologo Português, red. de Leite de Vasconcelos, III séries, 1895 a 1977 / Compilação de varias obras do insigne portuguez João de Barros ..., sob o cuidado do Visconde de Azevedo, 1869 / Da Ásia de João de Barrros e Diogo Couto, 1778-1788, XIV vols / Nova floresta ou sylva de vários ..., pelo Pe. Manuel Bernardes, 1706-1728, V vols / Na historical view oh the revolutions of Portugal..., pelo Cap. John Murray Browne, 1827 / Description de LÁfrique contenant les Noms, ?, por Olfert Dapper, 1686 / Achillis Statij Lusitani ..., por Aquiles Estaço, 1553 (muito raro) / Expresso, nº1 ao nº52, 1973 (curioso!) / De Ivsto Império Lvsitanorvm Asiatico, por Frei Serafim de Freitas, 1625 / Obras de Don Lvis de Gongora, 1658 / Historia da literatura portuguesa ilustrada, sob dir. de Forjaz de Sampaio, 1929-42, IV vols / Memorias históricas del Rei D. Alonso El Sábio, de Gaspar Ibañez de Segóvia, 1777
[a continuar]
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