terça-feira, 19 de abril de 2005


O tédio de João Carlos Espada

"Mas, ao princípio, não foi assim" [Mt 19, 8]

O privilégio de ler o novo beato João Carlos Espada, assim repousado em êxtase liberal nas sopinhas de letras do Cartaz d'O Expresso, empalidece qualquer um. O mestre de Oxford, talhado numa era sem Deus e, presume-se, sem Adam Smith, diz-nos que dentro do seu perturbado peito existe um tédio verdadeiramente exaurido.

Chorámos, em profundíssimo respeito, enquanto o professor Espada nos fazia a oratória semanal, em companhia de um tal Tim G. Ash "pelas ruas silenciosas de Oxford". Pedimos misericórdia ao pressagiar, cá do continente lusitano, o toque dos "sinos de várias igrejas" que acompanharam as profecias de Espada. Por momentos, fomos confessadamente pecadores quando, num esgar lascivo, pousamos por breves segundos o olhar no peito admirável da jovem que, da televisão, teimava em soltar-se ecrã fora. Era, afinal, a armadilha do "reino do tédio" que tão habilmente o salmo Espadiano testemunhava. Desconhecíamos os ínvios caminhos da santidade. Ignorávamos que "es modus in rebus". Mas jurámos abstinência, doravante.

Graças amado Espada. E graças, também, santíssimo Arq. Saraiva por nos dar a ler este conversor d'almas e abençoado liberal. O nosso reconhecimento.