terça-feira, 19 de abril de 2005


Jornais e Imprensa Operária

Faz tempo que referenciámos jornais como "O Protesto Operário", "O Pensamento Social", "A Revolução Social", "A Greve", "O Sindicalista", "Terra Livre". Trata-se do que se denomina por "imprensa operária" e que correspondia à evolução do movimento operário em Portugal. Começa com o "Ecco dos Operários", a 28 de Abril de 1850, e não mais tem fim. Alguns desses antigos periódicos são absolutamente notáveis. Refira-se, além dos citados, "Lumén", "Germinal", "A Sementeira", "A Batalha", "O Pensamento", "Avante", "Bandeira Vermelha", "O Comunista", "A Renovação", até mesmo o "Nacional-Sindicalista", etc. Existem diversas publicações e obras de consulta sobre esses jornais, revistas e almanaques que representam em conjunto um período importante da nossa história.

Com maior disponibilidade [e um site de apoio, porque nos blogs não cabe de tudo] iremos, à medida do possível, apresentar alguns desses testemunhos e a que temos acesso, bem como procuraremos fornecer algum material sobre o movimento social e operário posterior, não só que formata a ascensão do Estado Novo mas, principalmente, a luta contra o seu derrube. Assim, ao longo do tempo, daremos referências, indicações, notas e bibliografia vária sobre as diversas organizações políticas que, de algum modo, se opuseram ao fascismo, desde a Renovação Democrática ao MUD, dos Monárquicos aos Integralistas, dos anarquistas aos socialistas, do PCP à denominada extrema-esquerda, em especial a corrente marxista-leninista.

Como bibliografia absolutamente fundamental, apontaremos as importantes anotações no "The Portuguese Revolution 25 April 1974", organizado por Ronald H. Chilcote, Centro Documentação 25 de Abril, Universidade de Coimbra, 1987- 98, II vols.