[Tudo ... absolutamente normal]
"O confiar acautelado, é desconfiança de prudentes" [Fr. João dos Prazeres]
A uma semana das eleições reais, e passe a desgarrada e indecorosa campanha em curso, que se presume seguirá dentro de dias, a questão reside em se confiar em demasia ou permanecer numa desconfiança prudente. Preferimos esta última.
Diante do que se pode suspeitar, assim o negócio eleitoral corra venturoso no seu marketing, o eng. Sócrates não terá a tão apetecida maioria absoluta. Culpa inteiramente sua. Por um lado está acorrentado à tralha Guterrista, de má memória, e que não soube ou não pode, prudentemente, afastar. Por outro, não sabendo como agir à sua esquerda, não frequentando as lições do eficaz D. Mário, instala a perplexidade e a impaciência a um eleitorado previsível. O voto de protesto não tem morada certa, como seria de esperar. Alguns pensam que sim, mas depressa entenderão que a repugnância Sócratica de alianças à sua esquerda, só pode representar o regresso da política do insanável queijo limiano.
No entretanto Santana Lopes tem uma horda de sujeitos à espera para uma limpeza geral. O seu partido parece que ainda existe, dizem. Temos sérias dúvidas dessa singular oferta, mais a mais com o Morais Sarmento, à rédea solta, tirando truques americanos das mangas, com o dr. Cavaco farto de garotices e com os reais sociais-democratas, que podiam fazer a diferença, virados para o prazer da sua vida profissional, nada resta. O dr. Lopes, aturdido pelos acontecimentos, está mais interessado na sua sobrevivência, pelo que não abandonará sem luta o próximo congresso.
Portanto, tudo absolutamente normal. Como era esperado. E o País!? Ah sim! Pois ... o País, com mais lamúrias ou maiores queixumes, lá irá, cantando e rindo. Como será de esperar.
domingo, 13 de fevereiro de 2005
[Discreto]
"Discreto com singeleza (que vale o mesmo que prudente sem engano) é virtude própria dos Príncipes. A discrição civil é demonstradora da prudência, por ser a língua que declara e explica a ciência política, cujas propriedades são ver a pessoa e conhecer-lhe o ânimo; donde a falta desta Discrição desalenta tanto o discurso do Príncipe, quanto a falta de forças ao corpo humano, o qual perde os acertos das operações, por falta de agilidade.
Esta discrição, é no mundo a Árvore da ciência do bem e do mal, que Deus criou em recompensa daquela, donde Adão colheu o pomo vedado. Os frutos desta Árvore são: memória do passado, inteligência do presente, e atenção ao futuro ..."
[Fr. João dos Prazeres, in Abecedário Real, Ed. Gama, 1943]
"Discreto com singeleza (que vale o mesmo que prudente sem engano) é virtude própria dos Príncipes. A discrição civil é demonstradora da prudência, por ser a língua que declara e explica a ciência política, cujas propriedades são ver a pessoa e conhecer-lhe o ânimo; donde a falta desta Discrição desalenta tanto o discurso do Príncipe, quanto a falta de forças ao corpo humano, o qual perde os acertos das operações, por falta de agilidade.
Esta discrição, é no mundo a Árvore da ciência do bem e do mal, que Deus criou em recompensa daquela, donde Adão colheu o pomo vedado. Os frutos desta Árvore são: memória do passado, inteligência do presente, e atenção ao futuro ..."
[Fr. João dos Prazeres, in Abecedário Real, Ed. Gama, 1943]
La Citoyenne & Hubertine Auclert
"La Citoyenne (The Citizeness) was a feminist newspaper first published in Paris, France on February 13, 1881 by activist Hubertine Auclert (1848-1914). Published bi-monthly, the newspaper was a forceful and unrelenting advocate for women's enfranchisement, demanding changes to the Napoleonic Code that relegated women to a vastly inferior status. The newspaper demanded that women be given the right to run for public office, claiming that the unfair laws would never have been passed had the views of female legislators been heard. Notable feminists such as Marie Bashkirtseff wrote articles for the paper ..." [Ler aqui]
Locais: Hubertine Auclert / Hubertine Auclert (1848-1914) / Egalité sociale et politique de la femme et de l'homme. Discours prononcé au Congrès ouvrier socialiste de Marseille
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005
Sylvia Plath [m. 11 Fevereiro de 1963]
"... Dying
Is an art, like everything else.
I do it exceptionally well.
I do it so it feels like hell.
I do it so it feels real.
I guess you could say I've a call ..." [in Lady Lazarus]
Locais: Sylvia Plath page / Sylvia Plath (1932-1963) / Sylvia Plath (1932-1963)-pseudonym Victoria Lucas / Sylvia Plath: Lady Lazarus / Sylvia Plath: entre a mitificação e a poesia pura
Eleições: uma vinagreira
"O mel é pouco e as lambeduras são muitas" [popular]
Há em toda esta campanha eleitoral uma emoção sinuosa, um nervosismo pegadiço, uma disparatada cacofonia. Ninguém se lembra de tamanha chacota. Esta política de farmácia parece contagiar tudo e todos.
O momento maior desta semana foi abonado fervorosamente pelo jornal O Público, a propósito da opinião do sr. Silva (assim cortesmente evocado na boçalidade de Alberto João) sobre as eleições. A encomenda assassinou, de vez, o professor Cavaco Silva. Ainda o tiroteio ia no adro e já a reprimenda ao sr. Silva ecoava por todo o lugar.
Saber a quem favorece a surtida aventureira d'O Público é um cruel embaraço, uma tarefa estouvada. A ratoeira armada ao professor foi uma maquinação inteligente e nem o momento de retiro professoral lhe pode valer. O sr. Silva está, definitivamente, posto de lado. Resta provar, porém, se as cogitadas intenções presidenciais do professor tinham fundamento. É que na mais lisonjeira hipótese, antes de se embaraçar na tarefa presidencial terá de apresar e limpar o seu partido. Uma empreitada bem mais fácil. Ou não?
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005
n. Carmen Miranda em Marco de Canaveses [9 Fev. 1909-1955]
"Uma cabrocha bonita
Cantando e sambando
Quem não admira
Gingando seu corpo
Que mesmo a gente espiando
Parece mentira
Cabrocha que só fala gíria
Que tem candomblé
No seu sapateado
Cabrocha que veio do morro
Trazer pra cidade o samba rasgado
Para eu cantar um samba
Não precisa orquestração
Gosto mais de uma cuíca
Um cavaquinho
Um pandeiro e um violão ..."
[Samba Rasgado de Portello Juno & Wilson Falcão, cantado por Carmen Miranda]
Fyodor Dostoevsky [m. 9 Fevereiro em St. Petersburg de 1881]
"... No século da ciência, no século da elaboração das grandes reformas sociais, Dostoievski ouvia ainda dentro de si as vozes antiquíssimas do mundo medieval. E a grande dúvida que me assalta sempre após a leitura dos seus romances é esta: que pensava Dostoievski dos homens? Acreditava neles ou não - esses homens que, se ousassem confessar em voz alta os mais secretos pensamentos (tal a opinião do príncipe Valkovski, a figura-chave dos Humilados e Ofendidos), acabariam por afogar a Terra numa tal pestilência que a humanidade morreria sufocada? Não acreditava? Que sentido têm estas perguntas?
Mas, seja como for, suspeitamos que Dostoievski, descrente dos homens, só vê para eles uma única salvação: a tirania cruel que os sujeite ao sofrimento purificador ..." [Augusto Abelaira, in Introdução a Humilhados e Ofendidos, Estúdios Cor, 1962]
"... Dostoiewsky pertencia à categoria daqueles seres de que Michelet disse: «sendo homens vigorosos, têm muito da fragilidade feminina». Desta forma se explica toda uma faceta das suas obras, onde se apercebe a desumanidade do talento e a necessidade de fazer sofrer. Em face deste carácter, o martírio cruel e imerecido que um cego destino lhe prescreveu devia profundamente tê-lo modificado. Nada há que admirar pois, ao vermos que se tornou um génio nervoso e irritável aé ao mais alto grau ..." [M. de Vogue, in pref. De Recordações da Casa dos Mortos, de Dostoiewsky, Porto, 1942]
terça-feira, 8 de fevereiro de 2005
Hoje estamos assim ...
"Vinum purum gazupat; Bachus vinum est; vinum est vita hominis; aqua non est salutaris; tabacum est vicium; estragans mulier"
... O vinho, meus senhores, até ensina o que muitos não sabem. Nescios docet, que é o mesmo que dizer não é bom sendo doce, e segundo discorre o Licenciado Mata-Sãos, vinho doce é vinho de mulheres, estraga e não nutre. Palavras do autor: et vinum dulce mulieribus adquatur, quia per gargantas filagranatas intratur enchendo que barrigas conservatur. Cuidam alguns homens que beber vinho é desonra, mas enganam-se porque a maior falta que um homem pode ter é não beber, nem ter com que o comprar. E, senão, reparai. O vinho faz os homens palradores e discretos, conceito do sapietentissimo Seca-Tabernas: Beberricatio hominis scienciam auget. O vinho faz os homens valentes, assim afirma o doutíssimo Carapeta Chumbado no seu Tratado das Avenidas de Beltrão: Chupantes Bachum maximi valentorum. O vinho aclara a vista, isto afirma Frei Estoque de Broquel, à noite, na sua cela. Fogo visto Linguiça, oculi mei videre. O vinho desterra as ventosidades de qualquer região que seja, assim refere Frei Nabuco de Barbuda: ventus desterratus est vel fuit de chupationeque churrilhatio orta est. Finalmente, o vinho é o que alegra o coração como certifica Frei Escopeta de Cartuxa: cor saltant proecordia mella chupantia, est iscas comedentia ..."
[J. D. Rodrigues da Costa, in Noite de Inverno Divertida, 1828 (aliás in Almocreve de Petas, 1974)]
[Ao volante pela A1]
A Blogosfera está prostrada de gratidão eleitoral. Escrupulosamente saiu do dolce far niente da instrução cívica-democrática-poética aos indigenas, como se substancia ao longo do ano, para se assombrar no ardor da campanha eleitoral. De repente, alguns suplicantes do aparelho partidário tiram o luto e o horror que abraçaram em tempos próximos para, arrasados que estão no terror da batalha, invocar impressões reveladoras e fragosas prédicas emotivas.
Fazendo jus ao novíssimo blasfemo, íamos nós, em sublimidade, ao volante num pequeno-burguês Sport Coupé Classe C pela A1, quando observámos a alegria festiva do povo, apinhado em modernas carroças e corajosamente enlevado na sua passeata ao Portugal profundo. Ao princípio reconhecemos que ia ali gloriosa expedição carnavalesca, mas o parco entusiasmo manifesto e a TSF cedo nos revelou que a circulação era devida aos comícios que ontem espontaneamente brilharam para os lados de Castelo-Branco. Não nos benzemos, como o inefável blasfemo, mas serenamente e longe das emoções do voto virámos em direcção a Vieira de Leiria (ao que parece, em Fátima, a Tia Alice estava fechada) a caminho do Coelho, para uma açorda de marisco. Percebemos, de imediato, a importância do voto. Entretanto a nossa Briosa perdeu com o nosso Glorioso. Ao que nos contaram, entretanto, o petrificado Eurico de Melo, o jovial post-keynesiano Alberto João e o quebrantado Sarmento trocaram abraços e vocábulos alegres entre a turba a caminho do futuro. Bom Carnaval.
m. Piotr Kropotkin [1842-1921]
Locais: Piotr Kropotkin / Peter Kropotkin / P. Kropotkin / The Collected Works of Peter Kropotkin / Peter Alexeievich Kropotkin / La Morale Anarchiste / La conquista del pan / Peter Kropotkin: his federalist ideas / Introdução à obra de Kropotkine: a Ética
Boletim Bibliográfico nº23 de Luís P. Burnay
O Livreiro-Antiquário Luís Burnay (Calçada do Combro, 43-47, Lisboa) publica o seu Boletim Bibliográfico, com edições muito estimadas.
Algumas referências: Álbum Figueirense, Revista mensal regionalista , Junho 1934 a Fevereiro de 1936, Figueira da Foz, 21 nums / O Feliz Independente do Mundo e da Fortuna, pelo Pe. Teodoro d?Almeida, 1786, III vols / D. Maria I (1777-1792), por Caetano Beirão, 1934 / Camillo Homenageado O Escritor da Graça e da Beleza, 1921 / Echos Humorísticos do Minho. Publ. Quinzenal [Camiliano], Porto, 1880, IV nums / O Vinho do Porto processo d'uma bestialidade ingleza, por Camillo Castello Branco, 1907 / Noticia Histórica e Descritiva da Sé Velha de Coimbra, de Augusto Mendes Simões de Castro, 1881 / O Brasão de Coimbra, Augusto M. S. de Castro, 1872 / Na Brecha (Pampheletos), por João Chagas, 1893-94 / Routier des Abbayes Cisterciennes du Portugal, de Dom Maur Cocheril, 1978 / Bibliografia Sintrense, por Francisco Costa et al, 1940 / O Diário de Notícias, a sua fundação e os seus fundadoes, por Alfredo da Cunha, 1914 / Das Ordens Religiosas em Portugal, por Pedro Diniz, 1853 / Conquista, antiguidade, e nobreza da mui insigne, e ínclita Cidade de Coimbra, por António Coelho Gasco, 1805 / Manual do Brazão. Vianna, por L. de Figueiredo Guerra, 1902 / In Memorian Conde de Sabugosa, 1924 / Coimbra no Passado, de J. Pinto Loureiro, 1964 / Manual Bibliographico de Livros Raros, por Ricardo Pinto de Matos (pref. de Camilo), 1878 / Livro da Falcoaria de Pêro Menino, 1931 (publ. de Rodrigues Lapa) / Violão no Morro. Tem Xácara, tem samba, tem Farsa Dramática ?, por Vitorino Nemésio, 1968 / Análise da Vida mental Portugueza, por Fernando Pessoa, Porto (1ª ed., Petrus) / Sociologia do Comércio, por Fernando Pessoa, Ed. CEP (Petrus) / O Processo dos Tavoras (anot. de Pedro Azevedo), 1921 / Camões no Maranhão, por Mário Saa, 1922 / A Filosofia na Alcova do Marquês de Sade, Afrodite (1º ed.), 1966 / O Valor da Raça, de António Sardinha, 1915 / Constituiçoens do Arcebispado de Évora, 1754 / Bibliotheca Lusitana, de Diogo Barbosa Machado, 1965-66, IV vols / Só de António Nobre, Paris, 1892 (raro)
sábado, 5 de fevereiro de 2005
[Ainda Fernando Pessoa e a Maçonaria]
Foi dito que o tema Pessoano é inesgotável. No entanto, além do que antes se referiu sobre a (não) filiação maçónica de FP, uma outra questão ocorre e a ela associada. Trata-se de um velha tema: o comprometimento individual do poeta com o nacionalismo nascente formatado pelos adeptos do Estado Novo ou seus compagnons de route. De facto, a violência verbal da réplica ao artigo de F.P. entre os diversos encarregados da Ordem Nova Salazarista et al, é espantosa. E se pensarmos, também, que os oposicionistas nunca entenderam a posição do poeta face aos acontecimentos vertiginosos do seu tempo, então a confusão é ainda maior. Será conveniente ler a série de artigos saído em publicações, onde a incredibilidade de alguns e a raiva de outros, manifestam a impiedade perante a defesa assombrosa por F.P. da Maçonaria e das Sociedades Secretas. E anotar como F.P. tinha um domínio absoluto sobre a matéria em debate, uma fina e rara inteligência argumentativa, um cáustico humor.
Porque alguns desses artigalhos estão esquecidos, apresenta-se um pequeno extracto de um texto de Tomás Ribeiro Colaço, publicado pela revista Fradique, que fazia a apologia de Salazar e do fascismo, em carta-aberta a Fernando Pessoa [sublinhados nossos]
"Li a estirada página em que Você traçou no Diário de Lisboa (...), um dos seus costumados pregões de competência própria e uma defesa da Maçonaria. Página triste, errada, ela foi enlutar o sector mental para quem o nome de Fernando Pessoa representava (...)
Coloco-me, para escrever-lhe esta carta, no campo de raciocínio desempoeirado e aberto em que a mocidade anda a procurar verdades, a demandar luzes claras de pensamento, a reaprender o gosto de sentir e o dever de pensar. (...) Onde arranjou Você descrença e cansaço que o tornassem mais velho? Como não viu que se condenava gravemente ao dar por «corrente» viva, nesta era de cabelo cortado, uma trança lastimosa de cabelos brancos? (...) Se nem Você, que ama e venera a Maçonaria ao ponto de vir, por ela, subscrever enganos, se nem Você é mação, - como não sente que não será em ritmos e rituais de feitio maçónico que as sedes novas de verdades novas poderão moldar-se? (...)
A moderna geração não quer saber de Maçonaria, considera-a e sente-a como problema de outra linguagem. Mais do que ódio à maçonaria ou fervor pela Maçonaria, o que Você encontrará no seu tempo, se souber tomar-lhe o pulso, - e seja qual for a corrente que a demande - é uma sensação de pitoresco que passou e não volta. (...)
Veio, aliás puerilmente, ameaçar a sua terra com o poder maçónico de além fronteiras; veio tentar instilar-nos o temor de cinco ou seis milhões que amanhã, lá fora, se mobilizariam contra nós. (...) Não pense nisso. Deixe as carochinhas no seu vaguear dolente, em paz e sem auditório. (...) Você em vez de perder tempo e virtude a chamar maçónicas as obras de arte erguidas por talentos de cujos portadores se disse que eram maçãos, - descrever-nos-ia o conhecimento de Portugal, o amor por Portugal, os serviços as Portugal, o apoio a Portugal, conhecimento, amor, serviços e apoio nascidos desses milhões de estrangeiros por força desse nexo que nos quer mostrar tão forte (...)
E acredite-me
Vivemos uma hora de que não entendemos ainda a beleza, - porque lhe sentimos mais vivamente a ansiedade incómoda, o calor doloroso, a sedenta febre. Hora de gestação, de vida que ressurge, de alvoroço a moldar-se, ela pode parecer infeliz ao individuo desintegrado do seu tempo, a quem falta o animo para acertar passo pelo novo ritmo (...) Há forças, grandes forças que me apetece chamar de noção colectiva, contra as quais nada pode a inteligência que se isola em si mesma, se fecha (...)"
[Thomaz Ribeiro Colaço, O Elogio da Maçonaria Carta Aberta a Fernando Pessoa, in Fradique, Ano II, nº 54, 7/12/1935]
Nos 70 anos da publicação de "As Associações Secretas" por Fernando Pessoa
A Revista da Maçonaria, sob direcção de Paulo Noguês, reaparece neste seu número 3 (Dez/Jan./Fev. de 2005), com um conjunto de textos significativos. Em primeiro lugar refira-se a homenagem feita a Luís Nunes de Almeida, por Luís Conceição e Carlos Santamaria, ambos da Respeitável Loja de S. João Convergência, nº501 a Oriente de Lisboa (G.O.L.) e da qual foi LNA primeiro Venerável. Depois um importante documento de Fernando Marques da Costa, "Cronologia das relações entre o Supremo Conselho dos Grandes Inspectores Gerais do Grau 33 do REAA para Portugal e o Gr. Or., 1840-1993"; um texto de José Anes sobre a "Maçonaria e o Islão"; um artigo de Carlos Morais dos Santos sobre "A Seara Nova", etc.
Por último, dois olhares curiosos sobre a relação entre Fernando Pessoa e a Maçonaria, um por António Arnaut (G.O.L.) e outro por Trovão do Rosário (G.L.L.P.). Dizemos curioso, no sentido que não é muito frequente virem a lume, apesar de existir um conjunto expressivo de reflexões provindo de linhagem maçónica sobre a suposta filiação maçónica de Pessoa, de entre os quais refira-se, mais perto de nós, o livro de José Anes, "Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos" (Ésquilo Edições) e "O Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa", por Jorge de Matos (Hugin). Existem outros, de circulação mais restrita, onde a questão é objecto de copioso debate.
Passados 70 anos da publicação do artigo de Fernando Pessoa no Diário de Lisboa (4/02/1935) intitulado "As Associações Secretas", em defesa evidente da Maçonaria e contra o projecto-lei do deputado José Cabral, o interesse sobre a sua filiação maçónica do poeta mantém-se. Tenha sido ou não Fernando Pessoa iniciado em qualquer obediência ou Ordem, como a da Suprema Ordem do Real Arco, seja a da Estrita Observância, ou da A.'. A.'. (Ordem Argenteum Astrum) ou mesmo numa Loja Martinista, e tenha ou não existido ligações entre o poeta e o mistério da Quinta da Regaleira, o certo é que o tema parece inesgotável.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005
O Choque-Debate ou Lopes versus Sócrates
Era para ser um debate proveitoso, foi pura ilusão. Era local para acolher e esclarecer temas sérios, mesmo se o talento e erudição estivessem à margem, mas foi de uma ligeireza incómoda. Era, segundo os jornalistas, um debate ambicioso, resultou em venialidades medíocres. Só a demonstração de fé partidária não foi ignorada. No resto, restou um choque de lugares-comuns previsíveis.
A ideia da formatação do debate em modelo americano, longe do vigor esperado pela inteligentzia mediática, foi de uma pretensão parola e exibicionista. Tanto vigor cénico evocado, com luzes bruxuleando perante olhares dos indígenas e um dispositivo formal onde o jogo dos olhares estava omisso, que se esqueceu o fundamental: o contraditório dos jornalistas. Nunca os moderadores foram exigentes perante as respostas, algo difusas e pouco substantivas, dos candidatos. Em tempo algum enfrentaram o seu fragilíssimo discurso televisivo. Por isso o debate foi constrangedoramente fraco e de pouca capacidade persuasiva. Como é possível permitir-se que candidatos a primeiro-ministro dispensem a clareza e o rigor nas soluções que referem para os programas que defendem? Acaso não era este o local para esse exercício de virtude cívica?
Por isso, fora o embaraço de Santana Lopes em defesa da sua anterior prestação maledicente em comício femeeiro, o debate resultou numa enorme sensaboria. A parte do debate económico, então, foi verdadeiramente insuportável, tal a profusão de disparates proferidos. O espectáculo tinha de continuar. E assim foi. Até ao próximo.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005
Georg Trakl [n. 3 Fevereiro de 1887-1914]
"Junto à cerca, os girassóis e seu brilho,
Doentes sentados ao sol, sem alento.
No campo, as mulheres cantam no trabalho,
Ouvem-se ao longe os sinos do convento.
Os pássaros contam lendas de encantar,
Ouvem-se ao longe os sinos do convento.
Há um violino no pátio a gemer.
E já o vinho escuro vão recolhendo.
Todos parecem felizes, libertos,
E já o vinho escuro vão recolhendo.
Os jazigos dos mortos estão abertos,
Pintados pelo sol que vai entrando"
[Georg Trakl, No Outono, trad. João Barrento]
Locais: Georg Trakl / Georg Trakl (Salzburg, 1887-Cracòvia, 1914) / Prose & Poetry - Georg Trakl / Poemas / Georg Trakl Déclin d'une terre, passion d'un home / Georg Trakl, El Profeta de Occidente
O amotinado Nobre Guedes
"O olhar trocou-se.
Não se trocou o cheiro" [Alexandre O'Neill]
Tinha de ser. A resignada máscara civilizacional de Nobre Guedes, tão sabiamente espalhada pelo Portugal profundo e agora arvorada em terras conimbricenses, declarou-se de vez. O conhecido militante da garotada de Paulo Portas, convertido às delícias ambientais de Souselas e inimigo fidagal da co-incineração, com ar sério e grave, "apela a levantamento popular para impedir entrada de Sócrates em Coimbra". O embuço que tão laboriosamente tricotou na afeição da política deu ares de utilidade ridícula. A obscura personagem que arribou na cidade dos estudantes, promiscuamente despenhou-se naquilo que a cidade nunca revelou: intolerância, perseguição partidária, atestados de miopia política. As incendiárias palavras do amotinado Nobre Guedes, sendo a revelação da moléstia de extrema-direita do PP, terão a resposta devida dos cidadãos.
O Fantástico Mundo de Santana Lopes
Triste e penoso é a caminhada furibunda do PSD. As desastradas retóricas de Santana Lopes, amigos & clientes arrastam-se numa agonia sem fim à vista. Useiro e vezeiro de discursos desconexos, vazio de ideias, alucinante em argumentação, banalíssimo de habilidades muito mal amanhadas, a campanha do PSD vai-se atolando em afrontas de má fé, ignomínias várias, calúnias pífias, sem que ninguém lhes ponha cobro.
A oratória Santanista, entregue que foi às bacorices desatinadas de Pedro Pinto, Miguel Relvas, com ajuda do inenarrável figueirense Miguel Almeida e a vocação de Jacóme da Paz, está posta ao ridículo. É esse o fantástico mundo de Santana Lopes e seus apoiantes. O PSD é, hoje, guarida do lumpen da política, sujeitos sem escrúpulos, que não se sabe bem como tomaram de assalto o partido social-democrata.
O PSD não pode ter, nem tem, nada a ver com essa gentalha. Mas a pergunta fica: como foi possível essa afronta? Que significou a tomada da direcção do PSD por esses desvairados da civilização? Como explicar o apoio e o fervor Barrosista, ou a protecção do misterioso e obstinado aparelho partidário laranja, a isso tudo? Onde estão, afinal, os sociais-democratas? Pode-se saber!?
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005
James Joyce [n. 2 Fevereiro de 1882-1941]
"Pádua longe, do outro lado do mar. A silenciosa idade média, noite, escuridão da história dorme na Piazza delle Erbe sob a lua. A cidade dorme. Sob as arcadas das ruas escuras, perto do rio, os olhos das prostitutas procuram descobrir fornicadores. Cinque servizi per cinque franchi. Uma onda de sentidos, escura, outra e outra e outra vez.
Meus olhos falham na escuridão, meus olhos falham
Meus olhos falham na escuridão, amor
Outra vez. Basta. Amor negro, ânsia escura. Basta. Escuridão"
"Mio padre: ela executa os mais simples actos com distinção. Unde deivatur? Mia figlia há una grandíssima ammirazione per il suo maestro inglese. A cara do velhote, formosa, corada, com fortes traços judaicos e longas suíças brancas, vira-se para mim enquanto descemos a colina. Oh! Bem dito: cortesia, benevolência, curiosidade, confiança, suspeita, naturalidade, extremo cansaço da idade, ousadia, franqueza, urbanidade, sinceridade, cuidado, pathos, compaixão: uma mistura perfeita. Que santo Inácio de Loyola, me valha e depressa!"
"A saia levantada por um súbito movimento de joelho; uma renda branca, remate de saiote levantado sem descrição; uma meia de rede pela perna acima. Si pol?"
[James Joyce, in Giacomo Joyce, Hiena Editora, 1984]
Locais: James Joyce / James Joyce (1882-1941) / Joyce'Poems / Poems by James Joyce / The Finnegans Wake Society of New York / The International James Joyce Foundation / The James Joyce Centre / The James Joyce Literary Supplement / The James Joyce Society
terça-feira, 1 de fevereiro de 2005
Psst! Psst!! Ó Bruno Pratas!?
"Os fermosos limoens ali, cheirando
Estão virgineas tetas imitando" [MB]
Gostamos, cá por casa, do profeta Bruno Pratas, o talentoso curveteador da tribo das Antas. Dia onde não se leia n'O Público a copiosa torrente de delírios do instruído jornalista do mundo do futebol é dia que nunca existiu. Acima do sofrimento pela falta das rogativas futeboleiras do Pratas só o anúncio do restabelecimento febril de Santana Lopes. O homem é uma autoridade. Um sobrenatural. Devia ser estudado nas sebentas. Consultado no parlamento. A graça futebolística com que foi fadado à nascença é uma fortuna e uma homenagem à virtude.
O seu cuidado no acolhimento de Del Neri foi um requiem assombroso. O Costa do Apito cedo reconheceu a palavra espiritual do vate, sucumbiu ao vidente e recambiou o italiano. Os indígenas das Antas congratularam-se pela bem-aventurança do Pai do Porto e deram 13 voltas às Antas em acção de graças. Nós, por aqui, ruídos de inveja, olhávamos enfastiados para o morgado de Alverca. Ultrajante.
Com Victor Fernandez veio o génio, a luz da verdade, a excelência do filósofo no relvado, a canonização. Entre o brotar de flores, cobrindo a Torre das Antas, o mestre Pratas esvoaçava. Nós, em pânico, depositávamos o olhar no missionário Trap. Desfalecíamos de vergonha.
Hoje, porém, o sábio Pratas desapareceu. Não pregou desumanidades por aí. Não foi nosso amparo celestial. Desapareceu. Inconsoláveis, fomos ler o programa do CDS/PP, um prosa gloriosa de César das Neves e as confissões de Helena Matos à garotada liberal. Mens sans em corpore sano. Sempre!
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