terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Vasco Pulido Valente: o explicador
"A crítica dos jornais consegue ... exprimir como o criticado está para com o crítico" [K. Kraus]
Vasco Pulido Valente tem o talento que a sua prosa (explosiva) fabrica, mesmo que a argumentação seja "curta" e o entusiasmo excessivo. Eloquente na reprovação, genial nos (des)agravos, desconcertante no expediente, não cede (presume-se que ainda pratica) à criadagem dos fúteis, à devassa melada dos jornaleiros, às tonsuras dos políticos. No Vasco há uma beleza (ácida) de escrita, um encantamento astucioso, uma ventura e humor inconfessável. Nunca foi guardião de políticos ou jornalistas e por isso meio país indígena foi engordando com os "caldos" do camarada Vasco. Mesmo assim, o nosso maître-à-penser não deixa, para o bem e para o mal, de ser um caso de estroina divertido, do mesmo modo que é um dos maiores colunistas, "neste país de putas respeitosas" [VPV].
Mais recentemente, num momento menos feliz, VPV contraiu a doença da ingenuidade e que a sua assumida repugnância não revelaria. O irreprimível gozo de ser o explicador do sórdido do Estado (esse bombo da festa), tanto que até fez o sr. Arroja tornar do além salazarista, começa a fantasiar anodinamente as suas croniquetas semanais. Como outros, deu-lhe para a miudeza da estratégia política e para a sugestiva ressuscitação da presumida garotada liberal nativa. Expliquemos.
Em tese - no Público, de domingo último - o romântico camarada Vasco pensa que um Paulo Portas "mais tranquilo", benevolente aos costumes (liberais) e à prática democrática, exaurido da costumeira vaidade pacóvia e definitivamente afastado que estaria da conhecida "animosidade" que suscita, numa mão exibindo um cardápio fora do "liberalismo diletante" e na outra o cartório pátrio-cristão, seria (ad gloriam) um serviço público prestimoso à direita e ao país. Não se imagine que foi fácil, ao nosso Vasco, dar uma de explicador. Mas a coisa, por imperfeita que seja, teve o proveito de fornecer "livre trânsito" à rapaziada liberal que pulula na blogosfera e, decerto, ao inefável José Manuel Fernandes & Cia, provocando um vertiginoso labor de escrita e um pronunciamento hormonal perigoso.
Ora tudo isso é absolutamente absurdo, mesmo que tenha a graça do próprio Vasco. Mas até se pode compreender. Suspirar, em puro exercício venatório, por mais um partido (certamente temível) réplica do atulhado PSD e faceto do bufante PS, mostra a grandeza ardilosa do vero génio. Teremos, pela humorada e autorizada explicação do camarada Vasco à varanda do Público, paródia para muitos anos. Estamos inscritos.
Centenário da Questão Académica - Coimbra 1907
"Abaixo a Universidade Fradesca, a Universidade Inquisição
A Universidade de Coimbra não viverá enquanto não morrer. A Universidade de Coimbra, verdadeiramente, já não vive. A Universidade de Coimbra é um espectro, é um corpo gangrenado, é um foco de infecção, é uma vergonha, como documento da nossa civilização ..."
[in Suplemento do Jornal de Coimbra, A Verdade, 27 de Fevereiro de 1907]
O Almanaque Republicano comemora, a partir de hoje, o Centenário dos célebres acontecimentos que, a partir do movimento académico em Coimbra e na sua Universidade, agitaram o país e inquietou seriamente os diferentes poderes, arrastando consigo repercussões políticas graves e insanáveis. Na Questão Académica de 1907 ou na Greve Académica de 1907, há toda uma geração académica ilustrada, entusiasta e fraterna, que com a maior das generosidades e espírito livre, participa significativamente na 'gestação' da mudança que se verificaria anos depois. O conjunto de homens que participaram nesse conflito académico e que ousaram exigir a 'reforma' da sua Universidade, de tão ilustres, falam por si. Iremos, por isso mesmo, assinalar aqui, devidamente, essa data histórica. Porque o assunto é de maior interesse, estimação e actualidade.
[via Almanaque Republicano]
O Homem que trocou a alma
[texto de Raul Proença sobre Salazar, e oferecido em oração pela alma do sr. eng. Sócrates e dos seus acólitos]
«Um teólogo destituído de toda a visão política, como 999 999 por 1 000 000 dos técnicos (o técnico deve servir o político, mas não deve dirigir a política), mas a sua violência, a sua tirania, o seu 'diabolismo' não derivam do seu temperamento. Derivam do regime em que ele vive. Ele foi devorado pela engrenagem. Ele adquiriu a psicologia do sistema. Ele tornou-se, não já o sustentáculo, mas a pessoa mais interessada em que a D.[itadura] dure. O regime modificou os homens. Pensou-se que assim não era. Pensou-se mal. É da mais elementar psicologia pensar o contrário. Os regimes criam situações de facto, que não podem deixar de influir sobre os homens, de lhes criar uma mentalidade especial. Um homem que uma vez aceitou o exercício do poder absoluto, identificou-se com ele até ao fim dos fins. Não tem mais mão em si. Deixa-se revelar pelo pendor da autocracia até à queda final e catastrófica. Esse desgraçado técnico, que entrou para o poder para fazer técnica, viu-se, pois, dentro em pouco, vítima da sua tola imprevidência, tornando-se 'político' por virtude de posição. O caso da transformação deste técnico em político é o mais comezinho que se pode imaginar. E eu só teria piedade desse desgraçado político malgré-lui, se os malefícios que ele tem ocasionado ao país não fossem de natureza a impedir toda a ausência de comiseração [sic]
(...) Quem transige em governar com poderes absolutos vende a alma ao demónio"
[Raul Proença, O Homem que Trocou Alma (inéditos de R. P. sobre Salazar, in Revista da Biblioteca Nacional, 2, 1992]
sábado, 24 de fevereiro de 2007
Pátria assim!
"Para se amar uma pátria assim, com tal pompa e tal doçura,
com tamanha e tão delicada memoria de ternura,
será preciso que ela seja escrava, ao mesmo tempo, de um passado
glorioso, e de um presente cujo escândalo seja
em vileza diária a demissão de um povo, à culpa do estrangeiro
que reinará nos palácios e nas praças, usurpando o verdadeiro
senso de que só escravo se torna quem o era já.
...
Mas nós não temos de estrangeiros outros mais que nós. Não dá
portanto o que pensamos para tais doçuras.
Pois de nós mesmos - porcos - não brotam pátrias puras"
[Jorge de Sena, in 'Má Vlast', de Smetana, in Poesia II, Moraes, 1978]
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Elucidário político
[para um bom uso do dicionário, conforme preito de JPP]
- Governo, O que manobra o aparelho de Estado, e que para isso tem de dar provimento aos seus clientes, à sinecura indígena || Amantes do Estado, essa prostituta (in, J. P. Machado) fina e que fazem muitos arranjinhos pelo território (não confundir a acção com aquela do governeiro prof. Carmona, de Lisboa). || Diz respeito à governança quando está possuído pela D. Maria, do Botas de S. Comba. Neste caso, fala-se em ser boa governadeira || Dizem que muitos governicham por aí (caso de Santana Lopes) e aqui mesmo (versão Sócrates) || Não consta que governismo e gonçalvismo sejam a mesma coisa, mas esperamos a doutrina do sr. José Manuel Fernandes para esse governatório || V.r. Servir-se, arranjar-se, fazer pela vida (os da Refer, dizem, são muito bons). || Diz-se: está-se governado, que é o mesmo que dizer que se está fecundado. || Governar a meio, designa-se o governamento do sr. eng. Sócrates || Fala-se em governatriz, quando se tem qualidades para governar, mas não deve haver confusão com meretriz ou cortesã. || Governista, é quando se tem um José Lello dentro de si, a incomodá-lo. || Governador, é o freguês da paróquia (ver Carmona Rodrigues). || Estar de cavaco emprega-se quando o governo, em putativo leito de rosas, está de amena cavaqueira com o dr. Cavaco Silva.
- Ministério, (do lat. Ministeriu-). Trabalho manual, profissão, emprego, talento de ministrice ou do cargo da ministrança. || Designa, por vezes, a organização secreta conseguida entre o sr. Sócrates, o sr. Costa e o sr. Silva Pereira. || Ministrar usa-se quando algum colunista glosa o partido do governo. Exemplo: o fornecedor do eng. Sócrates e que saiu do pelico para ministrar, é o virtuoso Vitalino Canas || Quando os ministradores são meros serventuários dão ao nome de Manuel Pinho, Correia de Campos ou Lurdes Rodrigues. || Entrar na ministrice traduz o trabalho do sábio dr. Aberto Costa || Ministraria designa um exercício de ministros em versão power-point || Ministerialista quer dizer partidário e incondicional do governo, vulgo José Lello. || Ministério é também expressão que significa o raminho de ministros (quando ministras podem ser apenas mesinhas-de-cabeceira) à volta do eng. Sócrates, e que administram a coisa própria e a alheia. Se forem ordinários vêem de deputados, se são extraordinários, não se dão por eles. || Diz-se: haver-se como ministro (o mesmo que menestrel quando trovam na economia, nas finanças ou na educação) ou quando se ministrifica, o que é o caso de Correia de Campos. || Alguns ministros ou ministeriáveis são ministrículos, o que equivale a ser o nosso peão das nicas. || Por vezes diz-se, curiosamente, de um ministro com incontinência verbal que "deu-lhe água de cu lavado" em pequeno, o que é de fácil verificação.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
[Ainda] Leilão da Leiria & Nascimento
Lá em cima, mestre Noronha da Costa, Luís Pinto Coelho e Hogan. Boa sorte!
Leilão de Antiguidades, Pintura Moderna e Contemporânea, Objectos de Arte e Jóias - 27 Fevereiro 2007
No Palácio das Exposições da Tapada da Ajuda, vai decorrer um Leilão de Antiguidades, Pintura Moderna e Contemporânea, Objectos de Arte e Jóias, sob direcção da Leiria e Nascimento, no dia 27 de Fevereiro, às 15 H e às 21 H. Catálogo on line.
Boletim Bibliográfico 34 da Livraria Luís Burnay
Saiu o Boletim Bibliográfico da Livraria Luís Burnay (Calçada do Combro, 43 - Lisboa). Peças há muito esgotadas, estimadas e raras.
Algumas referências: Álbum do Zé Povinho do Povo, 1908 / Antologia da Poesia Erótica e Satírica, sel. pref. e notas de Natália Correia, Afrodite, s.d. / A Maçonaria Iniciática, de João Antunes, 1918 / Arte Nova, e Curiosa, para Conserveiros, Confeiteiros, e Copeiros, ..., 1788 (raro) / Arte Portuguesa: arquitectura e escultura, de João Barreira, s.d. / Lições de Cousas, por Ladislau Batalha, s.d., II vols / Estimulo pratico para seguir o bem, e fugir ao mal: exemplo das virtudes e vícios ..., do Pe. Manuel Bernardes, 1730 / A Gíria Portuguesa, de Alberto Bessa, 1901 / Cancioneiro portuguez da Vaticana, Lisboa, 1878 / Folhas cahidas apanhadas na lama por um antigo juiz das almas ..., de Camillo Castello Branco, 1854 (raro) / A Volta ao Mundo, de Ferreira de Castro, 1944, II vols / Catálogo da Livraria de Duarte de Sousa, 1972-74, II vols / Diccionario Chorográfico de Portugal Continental e Insular ..., por Américo Costa, 1929-49, XII vols / Culinária [vários lotes] / Livro das Fortalezas, de Duarte Darmas, 1943 / Portugal na Balança de Europa, ..., de Almeida Garrett, 1830 (raro) / História Completa da Inquisição de Itália, Hespanha e Portugal ..., Lisboa, 1822 / Chiquinho, de Baltasar Lopes, 1947 [romance cabo-verdiano estimado] / Lusíada. Revista Iustrada de cultura, arte, literatura, ..., 1951-1960, XIII numrs / Bello, de Teixeira de Pascoaes, 1896 [raro opúsculo] / Angola e Congo, por F. A. Pinto, 1888 / Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, 1952 (ed. estimada por A. Casais Monteiro) / A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz, 1900 / Relação das Exeqvias d'El Rey Dom Filipe, ..., 1600 (raro) / Revista Contemporânea de Portugal e Brasil, 1859-1863, V vols / Lendas dos Vegetaes, por Eduardo Sequeira, 1892 (raro) / Real Confeiteiro português e brasileiro, de Sophia de Sousa, 1904 / Terra Portuguesa. Revista de arqueologia, 1916-1927, V vols [dir. Vergilio Correia] / Historia das Plantas da Europa, e das mais usadas que vem de Ásia, de África, & da América, ..., por João Vigier, 1718, II vols ["a mais antiga obra portuguesa sobre botânica", rara] / Arquivo do Conselheiro Luís Manuel de Moura Cabral [1763-1846]
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
JOAO ANTUNES - NOTAS E BIBLIOGRAFIA
O dr. João Antunes - Notas e Bibliografia
O dr. João Antunes, como foi dito, escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade Teosófica de Portugal [STP], nascida em 1921 [juntamente com Silva Júnior (secretário-geral e presidente a partir de 1924?), Oscar Garção, Berta Garção, Francisco Esteves da Fonseca, Artur Nascimento Nunes, Domingos Costa, Maria O'Neill].
João Antunes conhece, estuda e divulga os grandes iniciados, de Hermes Trismegisto aos pitagóricos e mestres gnósticos, passando por Besant, Elifas Levi, Blavatsky, Guaita, Leadbeater, Peladan, Huissmans, G. Encausse (ou Papus, grão-mestre martinista), Saint-Martin, recorre até a Filon, Dante, Leonardo, Goethe. Conhece, portanto, a melhor (e, surpreendentemente, também a mais restrita) da bibliografia iniciática do seu tempo. Ao mesmo tempo convoca para as "ciências malditas" alguns autores ou adeptos lusos, incorporando-os na tradição iniciática portuguesa. Refira-se aos trabalhos feitos (ou às notas expostas) sobre Gil Eanes (ou Rodrigues) de Valadares, Colombo (vários artigos), Camões, D. Francisco Manuel de Melo, Pascoal Martins (ou Martinez de Pasqualys, reorg. do cabalismo maçónico), Padre António Vieira, Visconde Figanière e Morão [um dos primeiros membros da S. Teosófica de Blavatsky e pouco estudado por cá], Leonardo Coimbra, José Teixeira Rego, Ângelo Jorge (da O. Martinista), Sampaio Bruno, Alphum Sair (pseud. de um sócio do Instituto de Coimbra).
Alguma Bibliografia: As origens historicas do Christianismo e o racionalismo contemporâneo, s.d. / O Hipnotismo e a Sugestão, 1912 / Hipnologia Transcendental, 1913 / Oedipus: As Sciencias Malditas, 1914 / O Espiritismo, 1914 / A Teosofia: estudo da filosofia sincrotista, 1915 / A História e a Filosofia do Hermetismo, 1917 / A Maçonaria Iniciática, 1918 / O Livro que mata a morte [de Mário Roso de Luna, em versão port. de J. A.], Ed. Isis, 1921 / O Ocultismo e a Sciencia Contemporânea, 1922
e colabora (sendo director) na revista Isis [Revista de Questões Teosoficas e de Sciencias Espiritualistas, pertencente à Sociedade Teosofica de Portugal [1921-1922] e, do mesmo modo, na revista Eleusis [Revista Mensal Ilustrada de Cultura Filosófica – Janeiro 1927 a Março 1928, ed. da Livraria Clássica Editora].
Para terminar, e a fazer fé no que nos é dito (julgamos) pela pena de João Antunes, arquivamos o seguinte: "Está em organização a Sociedade Ocultista Portuguesa, filiada na Ordem Martinista" [in Eleusis, Maio de 1927]. Bem curioso. Fiquemos por aqui.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
JOÃO ANTUNES [N. 10 FEVEREIRO 1885]
Dr. João Antunes [n. 10 Fevereiro de 1885-1956]
Compreende-se! Afinal uma boa parte do trabalho que dizem ter feito, saído (asseguram) inteiramente das suas cabecinhas pensadoras, provém, afinal, das profusas notas e reflexões de João Antunes. Porque não se crê que o que quer tenha ocorrido ao longo do seu percurso profano, possa, por si só, não merecer a estima dos trabalhos que nos legou e, em parte, explicar o silêncio de agora.
O dr. João Antunes é pouco referenciado e citado. Existe uma pequena biografia na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (Verbo), saída da pena de Banha de Andrade. É dito aí que nasceu em Lisboa, a 10 de Fevereiro de 1885, e faleceu a 9 de Junho de 1956. Lê-se: "Cedo se dedicou ao estudo das denominadas ciências ocultas, sobre que escreveu várias obras na colecção 'Psicologia Experimental'. De 1921 a 1924 dirigiu em Lisboa a Isis, revista de questões teosóficas e de ciências espirituais, e a revista Eleusis (Lx., 1927 a 1928). Tendo abandonado o exercício das ordens sacra, não é difícil concluir das suas publicações".
Ora, curiosamente, a colecção que João Antunes dirigia, Colecção Teosófica e Esotérica, foi na sua grande parte objecto de tradução pelo vate Fernando Pessoa (que assinou, segundo alguns, sob o nome de Fernando Castro e, ainda, de M.C.). Trata-se de, pelo menos, de 10 obras, e entre as mais conhecidas temos: a tradução do Compêndio de Teosofia, de Leadbeater; os Auxiliares Invisíveis, a Clarividência, do mesmo Leadbeater; os Ideaes da Teosofia, de Annie Besant; um curioso livro (1916), que é o nº VIII da Colecção, 'Luz sobre o caminho e karma', atribuído a M.C. (?), e com tradução de Pessoa; outro (ainda enigmático) intitulado 'A Voz do Silêncio: e outros fragmentos do Livro dos Preceitos Aureos', nº V da colecção, com tradução (para o inglês) e anotado por H.P.B., e versão portuguesa de F. Pessoa. É, ainda, possível que a tradução ao livro de Besant, 'No Recinto Externo' (1917, nº 9 colecção) e a de 'Cartas de Outro Mundo' (1926, nº X colecção), ambas traduzidas por Ellen Thorn Machado (?), sejam do próprio Pessoa. Quer dizer que, a maioria das obras saídas na colecção referida têm a participação de Pessoa, que, como se presume, conheceria bem o dr. João Antunes. Aliás as referências em F. Pessoa ao Martinismo, podem-se explicar pelo profundo conhecimento que João Antunes tinha, como estudioso ou, mesmo como alguns asseguram, como iniciado. Idem para as questões relacionadas com a Maçonaria e a Ordem dos Templários, que como se sabe é recorrente em Pessoa.
[a continuar]
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
DIZEM QUE ...
" ... o fim deste eftabelecimento he o de animar as Letras, e levantar huma impreffão util ao público pelas fuas producções, e digna da Capital deftes Reinos" [Alvará Régio de 24 de Dezembro de 1768]
"Soneto garantido por dois anos / E é muito já, leitor que mos compraste / para encontrar a alma que trocaste / por rádio, frigoríficos, enganos ... // Essa tristeza sobre pernas faz-te temeroso e cruel e tonto e traste. / Nem pior nem melhor que outros fulanos, / não vês a Bomba e crês nos marcianos ..." [de mestre O'Neill]
"Dizem que me Junqueiro, que me tolentino
a até que me Paulino,
que tenho tudo e todos no ouvido
e não sou nada original" [Alexandre O'Neill]
“"Fomos um para o outro todo um mobiliário ritualmente manejado e algumas vezes a missa foi recíproca muito embora não chegássemos a entrar nesse ar maravilhosamente rarefeito que é o próprio dos grande amantes e que fez subir o quarto onde eles têm a vida por um fio por um mesmo fio para fora de qualquer murmúrio que da vida corrente teime em vir" [ainda ... O'Neill]
"Há a mulher que me ama e eu não amo.
Há as mulheres que me acamam e eu acamo.
Há a mulher que eu amo e não me ama nem acama.
...
Upa garupa na mulher que me acama,
que a outra é contigo, coração que bem queres
sofrer pelas mulheres ..." [de novo O'Neill]
Boa noite!
domingo, 11 de fevereiro de 2007
O referendo ao aborto
"O pátio está cheio de gente clamorosa" [M.V.C.]
Não tagarelámos aqui sobre o aborto. Não porque nos fosse indiferente, mas sim porque a cacofonia e a lamúria que se assistiu era pouco saudável. Os putativos heróis "defensores" das mulheres, um grupo de toleirões castos juntos com melífluas mulheres e outros tantos aparelhados ao delicioso raminho liberal - agora em trabalho de parto aos valores edificantes do Estado -, produziram uma escanifrada discursata, grosseira por vezes e hipócrita sempre, que não aturamos. A sabatina atingiu, por vezes, apetites vorazes. As sentenças condenatórias do abominável César das Neves, a avinagrada opinião de Laurinda Alves, os exorcismos cristãos do imortal prof. Arroja, do dr. Bagão Félix ou a ladainha descomunal de Assunção Cristas ou Graça Franco, todos urrando em estilo vergonhoso e arrogante, se bem que esclarecedor, são de enorme cansaço intelectual. Se não fosse a tragédia do aborto clandestino, que esses requintados histéricos irresponsavelmente defendem, seria um pastiche curioso. Mas o modo como a pragmática (reaccionária) foi assumida - de tão verbosa foi - e as bafientas argumentações então surgidas, vindas do raminho perseguidor de mulheres, impressiona negativamente. Por isso mesmo - e pelo que se sabe nas sondagens eleitorais - o eleitorado deu-lhes a devida resposta. A tolerância tem sempre limites. E mesmo que o flagelo do aborto clandestino não acabe de vez (nunca será possível) ou mesmo que se pressinta dúvidas (absolutamente fundadas) nas capacidades do dr. Correia Campos para a missão, pode-se dizer que a cidadania está, momentaneamente, de regresso. Ainda bem.
EM PORTUGAL
"Na mediania é que está a sensaboria, já lá (não) diz o provérbio. Em Portugal nada dura mais que quinze dias, quinze dias que podem ser muitos anos, claro. Como não temos vida colectiva intensa e não vivemos problemas comuns, os casos (excepção feita ao do Eusébio), como sucede noutros países, habituamo-nos muito depressa (e aborrecemo-nos) ao que é novo, diferente, Daí o nosso cepticismo de raiz e a estranha capacidade (?) de banalizarmos tudo. É que o novo não tem em nós consequências. È apenas vidrinho, uma missanga de cor diferente. O que nós queremos é que nos façam ó-ó"
[Alexandre O'Neill, in Alexandre O'Neill Uma Biografia Literária, de Maria Antónia Oliveira, 2007]
O Ministério da Educação
"Mais do que o TLEBS ser bem ou mal em si, o que importa é quem tentou implementar isso. Se o Ministério da Educação fosse um lugar credível para os professores, estes, os principais envolvidos em todo o processo, seriam capazes de dialogar e de intervir de modo a que se modificasse muita aresta mais incómoda. Os professores não precisam de interventores culturais a falarem por eles. São gente, na sua maioria, informada, dedicada e habituada ao diálogo transformador. O problema está em que desacreditaram de tudo o que possa vir de um ministério que os apoucou, aviltou e desautorizou. Um ministério que elegeu como inimigo a abater, diga o que disser na sua demagogia, aqueles a quem devia servir. Sobre este assunto já o Padre António Vieira se pronunciou, como talvez nos ministérios se não saiba.
Quotidianamente, a escola serve ao ministério para abater a autonomia do professor: nos horários em que o rouba, nas avaliações em que o conspurca, nas portarias em que o desumaniza. Perante esta situação de abate sistemático, esta via de desprezo pela vontade continua de aprendizagem e actualização, mesmo sem ter apoios económicos de lado nenhum, a que o professor geralmente gosta de se dedicar, esta espoliação do tempo para pensar e informar-se e ler e ir ao teatro e ao cinema e às exposições onde o melhor de si pode apreender o melhor dos outros, esta transformação do professor de educador e amigo dos seus alunos em criado de servir e bode expiatório do inevitável insucesso escolar: como há-de alguém querer interessar-se por qualquer proposta que surja de um declarado inimigo assim? TLEBS e outras situações existentes não perderam por causa das opiniões abalizadas que as atacam - e que eu estou longe de discutir aqui, tanto mais que em muitos casos concordo com essas opiniões. Perderam porque ninguém respeita nem pode respeitar um ministério como este que lhes caiu em sorte"
[Joaquim Manuel Magalhães, in Algumas Palavras, Expresso-Actual, 9/02/2007]
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Se queres ser bom juiz ...
"Se queres ser bom juiz,
ouve o que cada um diz.
Jamais ouças, entretanto
qualquer Espírito-Santo
dos tais chamados de orelha!
Mal te induz e te aconselha,
mantém-te surdo aos zumbidos
dos zângãos intrometidos
...
Juiz de facto ou de direito
nunca olvide este preceito
que a prudência lhe prescreve:
- Qual mulher de César, deve,
a-de-mais de honesto ser,
não deixar de o parecer
no que faz, ou diz, ou escreve"
[Alfredo da Cunha, Ditames e Ditérios. Glosas em verso de ditados ou dizeres comuns, Lisboa, 1930]
Catálogo LVII da Livraria Moreira da Costa
Saiu o Catálogo LVI da Livraria Moreira da Costa (Rua de Avis, 30 - Porto). Peças esgotadas, algumas raras. Pode ser consultado on line.
Algumas referências: História da Literatura Portugueza. Sá de Miranda e A Eschola Italiana, por Theofilo Braga, 1896 / O Comercio do Porto ao completar 70 Anos. Notas para a sua história, por Bento Carqueja, 1924 / Cartas de Afonso de Albuquerque, ..., TomoI a VI, 1884-1915 / Perfil do Marquês de Pombal, de Camilo Castelo Branco, 1882 / O Vinho de Porto processo d'uma bestialidade ingleza, por C. C. Branco, Porto, 1884 / A Gíria dos Estudantes de Coimbra, de Amílcar Ferreira de Castro, FLUC, 1947 / III Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial. Realizado em Braga (9-12 Jun. 1929), 1930 / Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente, de Natália Correia, Afrodite, Maia, 1981 / Revolução do Porto (31 de Janeiro 1891). Discurso de defeza pelo advogado José Alberto de Sousa Couto perante o Segundo Conselho de Guerra, 1891 / Anais, Crónicas e Memorias Avulsas de Santa Cruz de Coimbra, por António Cruz, 1968 / Decretos de 29 de Novembro de 1836 e 13 de Janeiro de 1837 que ... Reforma Judiciária, 1837 / Estatutos da Universidade de Coimbra Confirmados por el Rey ..., 1654 (raro) / O Sargento-Mor de Vilar (Episódios da Invasão dos Franceses em 1809), de Arnaldo Gama, 1863, II vols / Guia de Portugal, 1938-88, VIII vols / Jornal da Associação Industrial Portuense, II tomos, nº1 (15 Ag. 1852) ao nº 24 (15 Jul. 1854), LVIII numrs / A Nossa Casa, de Raul Lino, 1919 (2ªed.) / O Livro Azul ou Correspondência Relativa aos Negócios de Portugal traduzida do Inglez [trad. de Eduardo de Faria], 1847 / As Ideias Liberaes ultimo refugio dos inimigos da Religião e do Throno, por Joaquim José Pedro Lopes, 1823 (2ª ed.) / Conjunto importante de Miscelâneas (a ver) / A Patuleia. Catalogo dos documentos manuscritos que pertenceram a José da Silva Passos e ..., 1909 / Esclavage et Liberte ..., de Alph Ride, Paris, 1843, II vols (raro) / O Meu Adeus, por Afonso Lopes Vieira, 1900
domingo, 4 de fevereiro de 2007
Notas sobre o Colóquio: A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura
Está já, no Almanaque Republicano, um breve resumo das comunicações apresentadas no Colóquio "A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura: oitenta anos depois", realizado no passado dia 2, do corrente mês, em Coimbra. Nestes tempos em que a imprensa de "referência" tem copiosos fait-divers para elucidar os indígenas, pelo que está sempre ausente destes e outros eventos, eis um útil serviço público. A ler, aqui.
A semana que passou
... não tributámos a devida homenagem ao sr. Manuel Pinho & à sua "dissonância cognitiva". Não se cumpriu, portanto, os votos ardentes de alguns neófitos ledores. Estes, decerto com olhares errantes do muito viajar, tinham-nos honrado com a instrução privada de graciosas missivas. O sr. Pinho tem um grupo maravilhoso de anjos. E, porque andam folgados, buscando o prémio da reverência & o emprego do reyno, não nos desamparam a loja. Perfeito! São excelentes correios e para todo o serviço. Mas como se notou, a nossa escrita foi um túmulo. Na verdade, tulit alter honores. Apropriadamente, preferimos sorrir com os panfletos do comissário Fernando Madrinha e as pérolas do infalível Daniel Amaral, no Expresso do dr. Balsemão. São, um tudo ou nada, mais licenciosos. E, por demais, inqualificáveis.
Podem, assim, os nossos zeladores sócraticos acalmar a fúria e despachar o unigénito da economia para a ociosidade da Horta Seca. E, caros guardiães, descansai, e olhem que até o mestre Aquilino Ribeiro já dizia:"meu santo, é impossível despachar como requer". Até breve! Santa noite.
Leilão de Livros - 5, 6 e 7 Fevereiro 2007
Sob direcção de José Manuel Rodrigues (Largo do Calhariz, 14, Lisboa) vai-se realizar um leilão de "uma valiosa Biblioteca composta de livros e manuscritos postais e ex-libris, com destaque para a literatura clássica e modernista, historia de Portugal, dos Descobrimentos e do Brasil, Guerras Liberais, arte, Arquitectura, Religião, Filosofia, Judaica, Estrangeiros sobre Portugal, Viagens, África e Oriente, etc."
O Leilão realiza-se nos próximos dias 5, 6 e 7 de Fevereiro - na Casa da Imprensa, Rua da Horta Seca, nº 20, Lisboa, pelas 21 horas. A não perder.
Algumas referências 1º dia: Al Berto [ed. raras] / Álbum com 20 Diapositivos, "representando um compacto dos filmes de Jean Renoir, entre 1924-39" / Almanaques [de vários anos] / Il Castello di Pavone, por Rui d'Andrade, 1957 / Antologia do Humor Português, Afrodite, 1969 / Gralha Despavonada, de Joaquim de Araújo / Archivo Histórico Portuguez, 1903-1916, XI vols / Arte e Arqueologia, 1930-33, V vols / A Liturgia de Sangue, J.C. Ary dos Santos, 1963 / A Batalha. Suplemento Literário e Ilustrado, Ano I (3 Dez. 1923) ao Ano II (1924) [colab. Ferreira de Castro Raul Brandão, Stuart] / Augustina Bessa Luís [15 títulos] / Bocage [import. Miscelânea] / A Paródia, de Rafael Bordalo Pinheiro et al [1ª série completa] / António Botto [4 peças] / Sketches of the Country, Character and Costume in Portugal, ..., de William Bradforf, 1809 / João Cabral do Nascimento [5 livros] / Luiz de Camões [conjunto apreciável de obras] / Ensaio Bibliographico, por Ernesto do Canto, 1888 [catalogo raro sobre liberalismo-absolutismo] / Capricórnio. Rev. cultura moçambicana, 1958 / Cardoso Pires [10 peças] / Mário Cesariny [8 obras] / O Chaveco Liberal, red. José Ferreira Borges, Almeida Garrett e Midosi, 1829, XI numrs / Ruy Cinatti [7 obras] / O Criacionismo, de Leonardo Coimbra, 1912 / Natália Correia [14 livros, muito estimados] / Os Descobrimentos Portugueses, de Jaime Cortesão, II vols / D. Manuel II [sep. do Correio da Manhã, 1922] / Évora Encantadora, de Celestino David, 1923 / Discursos dos Ilustres Deputados Republicanos, 1906 / Eça de Queiroz [7 peças].
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
O Cão de Parar - Actualização
A tradição cinegética navega prudente, sensata e sem fadiga, entre falcoaria, cetraria & montaria, em torno do "cão de parar”" ou do nosso "perdigueiro" de estimação. Estamos de visu et auditu em autores sagrados e na copiosa bibliografia existente. Temos para iluminar
Jehan de Franchières, num clássico de falcoaria; a raríssima obra federiciana, a Arte de Cetreria de Federico II, do século XIII; a maior referência na literatura cinegética, o livro de Gaston Phoebus [1331-1391], o conhecido "Livre de Chasse"; o registo da rara obra Hawking Or Faulconry (sec. XVII); um curioso catálogo (on line) ditto "A Catalogue of Books Ancient & Modern Relating to Falconry. With Notes, Glossary, and Vocabulary"; ainda on line, e para download, a estimada obra "A Caça no Brasil"; um registo, notas e bibliografia sobre o notável e incontornável trabalho de G. de Marolles, "Chiens de Faucon Chiens d'Oysel Chiens d'Arrêt"; e o raríssimo incunábulo, "Le Liure // De la chasse du grant seneschal de // Normendie. Et les ditz du bon // chien soulliart : qui fut au roy loys // de France", de Jacques de Brézé.
Boas leituras
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007
Almanaque Republicano - Actualização
"o tempo é um robusto deus castanho, taciturno, selvagem e intratável" [Eliot]
Eis de novo no Almanaque Republicano, as instruções, a bibliografia e o testemunho sobre a grande Alma Portuguesa. Blog em fascículos profanos, de merecida estimação, oferecido à blogosfera lusa por dous cavalheiros livres & devotos da saudade, ruma cada vez mais luminoso sob a égide do Arcanjo de Portugal, promovendo antiquíssimos cantares, velhas preces e clamores espirituais eternos.
Na pedra temos:
foto de Benoliel do assalto ao jornal A Nação a 21 de Outubro de 1913; biografia de José Félix Henriques Nogueira; o assinalar do falecimento do historiador A. H. de Oliveira Marques; uma curiosa foto de um grupo de republicanos da Figueira da Foz, lendo o jornal O Mundo; a evocação da data de nascimento de Gomes Freire de Andrade [1757-1817], com referências sobre a maçonaria e uma bibliografia sobre o homenageado; foto da chegada de Bernardino Machado, regressado da viagem oficial das comemorações do 31 de Janeiro, na cidade do Porto, em Fevereiro de 1916; um extenso e interessante post sobre a memória histórica da revolta do 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto; a reprodução de um edital do Governo Civil do Porto, no dia 31 de Janeiro de 1891; um contributo importante para a leitura do 31 de Janeiro de 1891, intitulado "Subsídios para uma Bibliografia do 31 de Janeiro de 1891"; reprodução do cartaz comemorativo do 65º Aniversário do 31 de Janeiro de 1891, na cidade de Aveiro; extracto da análise publicada n'O Povo de Aveiro, no dia 8 de Fevereiro, desse ano, sobre os acontecimentos da revolta do Porto; "reprodução parcial da primeira página de O Seculo de 13 de Fevereiro de 1881, com o manifesto do Centro Eleitoral Republicano do Porto"; aviso do Colóquio: A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura, a realizar amanhã, em Coimbra.
A ler e consultar o Almanaque Republicano. Sempre ao V. dispor!
Saúde e fraternidade.
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
In-Libris - Catálogo de Fevereiro 2007
Invulgar Catálogo da In-Libris (Porto), com um conjunto estimado de várias obras (raras) de António Pedro, António Ramos Rosa, Herberto Helder, Jorge de Sena, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Miguel Torga, Natália Correia, Vitorino Nemésio, entre muitas outras peças. Um Catálogo excelente para bibliófilos e amadores de livros.
A consultar on line.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2007
Anúncio completamente grátis
V. Excia quer passar clandestino entre as vexantes e humilhantes portagens, com que o Governo e o senhor Ruas da ANMP presumem salvar as almas motorizadas dos indígenas, não pagando o dízimo a um qualquer mefistofélico Carmona? V. Excia têm horror à bicicleta que lhe faz lembrar a figura robusta de Macário Correia ou a graça campestre de um ambientalista obediente? V. Excia tem espírito varonil & calçado corrido de um tal Manuel Pinho e suspira, há muito, pelo seu cross-country pela paróquia, sem a BT à ilharga? V. Excia fantasia, em cuidada ordem & disciplina cristã, com o jaguar de Paulo Portas e quer ser chauffeur liberal, fazendo inveja ao seu vizinho? E V. Excia, minha cara leitora, não cuida alcançar seios hirtos, esféricos e firmes recostando-se à canalha num qualquer albergue da Carris ou carruagem do Metro, mesmo que a irreverência seja muita?
... então apronte-se. Está já em preparação o magnífico automóvel Studebaker, série 1924. Numa vila ou cidade perto de si. Para sujeitos decentes. Como nós e vós!
Hoje ... estivemos assim!
"Não tive nunca nada a ver com as
guitarras dos estudantes: eu vivia
num lento bairro da periferia
onde a chuva apagava os passos das
pessoas de regresso a suas casas
fazia compras na mercearia
e algum livro mais forte que então lia
já era para mim como um par d'asas
amigos vinham ver-me que eu servia
de ponche ou de Madeira malvasia
para soltar as línguas livremente
um que bramava um outro que dormia
eu abria a janela e só dizia
ao menos estas ruas têm gente"
[Fernando Assis Pacheco, in Louvor do Bairro dos Olivais]
sábado, 27 de janeiro de 2007
Entrevista profana ao ... Miniscente
Mestre Luís Carmelo, na sua bondade de resgate opinativo sobre alguns aspectos conceptuais da blogosfera (coisa de mystério a neófitos), solicitou a este estabelecimento, que cuida de cativos instruídos & imprime letras carinhosas, a devassa de um inquérito. O desejo do Mestre, cumpre-se. É, pois, com ventura sorridente, que aqui partilhamos, à nossa ilustrada clientela, tão elevada missão. Graças! Luís Carmelo.
E, com a devida vénia ao editor, e para espargir os nossos paroquianos, deixamos um pequeno testemunho sobre tão delicado assunto [... a blogosfera]:
«A blogosfera é um dos poucos divertimentos intelectuais, que nos resta, contra o tédio. Palavra com 10 letras, de muita circulação em cafés, alcovas partidárias e oficinas de jornais, é a "máquina desejante" [chez Guattari] pós-moderna que mais aparenta viver. Não sabemos se é da crise de paradigma que nasce o ofício ou se, pelo contrário, é pela blogalização que se vai domesticar a crise. O certo é que esta epidemia do bloganço ainda está pouco vigiada, regulamentada ou admoestada, segundo rezam autorizados comentadores lusos. Assim, mui incivilizada contra o enfado, a blogosfera indígena é daquelas que mais aprontam "o grande espectáculo do desastre, o incêndio, a decomposição" [Tzara] da fazenda pública. Daí que os psiquiatras andem falidos, pois a blogofilia é "ainda menos aborrecido do que divertirmo-nos" [Baudelaire].
Alguns exegetas (nós, evidentemente) falam da blogosfera como uma sociedade invisível, à maneira de Daniel Innerarity, em que se assume uma nova relação entre espaço e sociedade, com movimentos e produção social própria, de "dimensão silenciosa" e fora do controlo do poder do Estado. Esta movediça desterritorialização, de transgressão global e em rede, marca uma nova discursividade, inscreve a vertigem da dissidência, sendo portanto a transformação mais radical dos nossos dias. E é sinal, pois, de uma "outra globalização": o investimento do desejo. Basta, por isso»
[ler todo o Inquérito, aqui mesmo]
Mestre Luís Carmelo, na sua bondade de resgate opinativo sobre alguns aspectos conceptuais da blogosfera (coisa de mystério a neófitos), solicitou a este estabelecimento, que cuida de cativos instruídos & imprime letras carinhosas, a devassa de um inquérito. O desejo do Mestre, cumpre-se. É, pois, com ventura sorridente, que aqui partilhamos, à nossa ilustrada clientela, tão elevada missão. Graças! Luís Carmelo.
E, com a devida vénia ao editor, e para espargir os nossos paroquianos, deixamos um pequeno testemunho sobre tão delicado assunto [... a blogosfera]:
«A blogosfera é um dos poucos divertimentos intelectuais, que nos resta, contra o tédio. Palavra com 10 letras, de muita circulação em cafés, alcovas partidárias e oficinas de jornais, é a "máquina desejante" [chez Guattari] pós-moderna que mais aparenta viver. Não sabemos se é da crise de paradigma que nasce o ofício ou se, pelo contrário, é pela blogalização que se vai domesticar a crise. O certo é que esta epidemia do bloganço ainda está pouco vigiada, regulamentada ou admoestada, segundo rezam autorizados comentadores lusos. Assim, mui incivilizada contra o enfado, a blogosfera indígena é daquelas que mais aprontam "o grande espectáculo do desastre, o incêndio, a decomposição" [Tzara] da fazenda pública. Daí que os psiquiatras andem falidos, pois a blogofilia é "ainda menos aborrecido do que divertirmo-nos" [Baudelaire].
Alguns exegetas (nós, evidentemente) falam da blogosfera como uma sociedade invisível, à maneira de Daniel Innerarity, em que se assume uma nova relação entre espaço e sociedade, com movimentos e produção social própria, de "dimensão silenciosa" e fora do controlo do poder do Estado. Esta movediça desterritorialização, de transgressão global e em rede, marca uma nova discursividade, inscreve a vertigem da dissidência, sendo portanto a transformação mais radical dos nossos dias. E é sinal, pois, de uma "outra globalização": o investimento do desejo. Basta, por isso»
[ler todo o Inquérito, aqui mesmo]
Fotografia: um raminho de Ministros
"Eis, enfim, a definição da imagem, de toda a imagem: a imagem é isso de que estou excluído" [Barthes]
Entre a confidência, o detalhe & a distribuição anatómica dos corpos (e rostos) na imagem do raminho de ministros (ali ao lado), há um código "natural", uma "cena" reunida de puro convite à conversão do leitor. Acolá, os olhares ministeriais interrogam-se e perturba-nos a impudência observada. Os sorrisos enigmáticos, muito bem improvisados, não deixam de ser tumultos moralizadores a qualquer rebelião indígena. A uma harmonia assim, o nosso remorso é uma simples minúcia. Sob os auspícios do Expresso, tão piedosa felicidade fotogénica é uma conspiração. Uma vingança.
Barthes fala-nos da fotografia como "um elipse da linguagem e uma condensação de todo um inefável social", isto é, a fotografia constituiria uma "arma anti-intelectual, com tendência a escamotear a política em benefício de uma 'maneira de ser', de um estatuto sócio-moral". Nada de mais exacto. A máscara ociosa de Manuel Pinho é uma pura deserção ao gélido rigor da fé económica, sendo um castigo a todos nós; a pose divertida de Lurdes Rodrigues revela uma transgressão inolvidável, uma falha na senhorial crispação com que todos os dias nos visita; Pires de Lima apresenta a fortuna da posição ousada e, confesse-se, uns lábios prometedores, logo utile dulci. O espelho deformador da imagem do raminho de ministros aí está, radiante de fulgor. A pátria agradece. Desolados e privados de fé jubilosa, vamos também de folia. A noite promete!
"Eis, enfim, a definição da imagem, de toda a imagem: a imagem é isso de que estou excluído" [Barthes]
Entre a confidência, o detalhe & a distribuição anatómica dos corpos (e rostos) na imagem do raminho de ministros (ali ao lado), há um código "natural", uma "cena" reunida de puro convite à conversão do leitor. Acolá, os olhares ministeriais interrogam-se e perturba-nos a impudência observada. Os sorrisos enigmáticos, muito bem improvisados, não deixam de ser tumultos moralizadores a qualquer rebelião indígena. A uma harmonia assim, o nosso remorso é uma simples minúcia. Sob os auspícios do Expresso, tão piedosa felicidade fotogénica é uma conspiração. Uma vingança.
Barthes fala-nos da fotografia como "um elipse da linguagem e uma condensação de todo um inefável social", isto é, a fotografia constituiria uma "arma anti-intelectual, com tendência a escamotear a política em benefício de uma 'maneira de ser', de um estatuto sócio-moral". Nada de mais exacto. A máscara ociosa de Manuel Pinho é uma pura deserção ao gélido rigor da fé económica, sendo um castigo a todos nós; a pose divertida de Lurdes Rodrigues revela uma transgressão inolvidável, uma falha na senhorial crispação com que todos os dias nos visita; Pires de Lima apresenta a fortuna da posição ousada e, confesse-se, uns lábios prometedores, logo utile dulci. O espelho deformador da imagem do raminho de ministros aí está, radiante de fulgor. A pátria agradece. Desolados e privados de fé jubilosa, vamos também de folia. A noite promete!
Momento ... para o povo
Dizia o bom do Trindade Coelho [ABC do Povo, 1901] que: "o que convinha era tirar ao antigo Abc, aliás tão velho como Portugal e nelle tão profundamente arraigado, que diremos ter raízes na própria terra, era tirar ao antigo Abc, digo, a sua rudez barbara primitiva, - e aperfeiçoando-o e civilizando-o quanto possivel, convertê-lo, de abstruso que era, em coisa simples, e de barbaro que era, em coisa moderna".
Portando para maníacos da Tlebs ou intolerantes da mudança, lançamos sobre os vossos olhos escolares, uma página do Abc do Povo, de mestre T. Coelho e desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro. Edição da velha Aillaud, sitiada, antes, perto da Fnac de-todos-os-santos, com data do ano da graça de 1901. Disse.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2007
O sr. Presidente do Conselho
"... a primeira vez que vim à Assembleia Nacional, foi por causa do Decreto 40.900 - o único que foi suspenso no antigo regime por pressão da chamada 'rua', no caso os estudantes (...) houve uma luta em 57 muito árdua contra o 40.900, que acabava com a autonomia das associações de estudantes e colocava-as na dependência da Mocidade Portuguesa (...) Nós viemos todos, às centenas, ocupámos as galerias. A 12 de Janeiro de 1957 (...) Sucedeu que, nessa altura - eu era presidente da Associação de Estudantes do Técnico -, íamos falar com o presidente da Assembleia e, ao passar pelos Passos Perdidos, havia uma grande agitação dos deputados do regime, porque havia alguns que queriam propor uma moção de suspensão. E andava o Mário Figueiredo, que era o líder da União Nacional, o líder parlamentar, a gritar completamente desvairado, de grupo a grupo: 'O senhor presidente do Conselho não quer'. E eu, quando passo agora nos Passos Perdidos lembro-me muitas vezes desta imagem (...)
No dia em que for possível, de novo, haver uma cena destas, já não se passará ali, mas dentro dos gabinetes (...)
Interrogo-me se não estamos a recuperar alguns elementos de governamentalização da Assembleia da República (...)
... quando se entende que o deputado não é mais que um autómato ou uma correia de transmissão - não pode ter iniciativas, tem de ser cinzento, não ter ideias próprias, não tem o direito de dizer a sua opinião ..."
[João Cravinho, entrevista ao jornal Público, 26/01/07 - sublinhados, nosssos]
Mais do mesmo na CML
O desmanchar de feira na Câmara Municipal de Lisboa - imortalizada entre os inefáveis adeptos do sr. professor Carmona (o técnico ex officio) e a galeria da putativa oposição (muito loco dolenti) - é um admiravel espectáculo. Os sintomas são os do costume. O tratamento, mais do mesmo. Não há, portanto, enxerto que lhes valha.
O caso, ainda assim, não deixa de ser curioso pela clientela que amotina. Os bons espíritos, que nestas ocasiões argumentam, expõem-se, inconsoláveis. Nada os demove. Os amigos do sr. professor Carmona - um génio, com doutoramento e tudo, dizem - abraçam o virtuoso presidente, à falta de memória cívica. Os ausentes da oposição disfarçam e assobiam abnegadamente para o lado. O dr. Sá Fernandes tem a cabeça a prémio, se ainda a tiver sobre os ombros. O dr. Santana arregimenta as tropas, com meia dúzia de girls à ilharga. Manuel Maria Carrilho, em superstição filosófica, já tinha saído com o seu próprio pé. O dr. Marques Mendes conta os dias para o final do seu talentoso apostolado. O eng. Sócrates, depois de correr com o missionário anti-corruptela Cravinho, quer é que o deixem em paz e não quer falar de eleições, coisa nenhuma (ao que parece o gentio anda a cismar demais e de bolsos vazios, o que não augura nada de bom). E, enfim, nós próprios andamos muito afadigados. Mas nada de maior. Descansem as nossas leitoras.
Deste modo, o fait divers da CML, que a politica oblige e os indígenas observam (à falta de melhor), é uma usual repetição, nemine discrepante. Ninguém ignora que nossa paróquia é um cantinho onde toda a gente se conhece, onde andamos alegremente ocupados uns com os outros. Não espanta, pois, que a senhora Gabriela Seara surja a pagar as moléstias de outros. A coisa era há muito comentada e esperada. O talento dessa gente para tentar desviar atenções e converter a manada politica (coisa que o eng. Cravinho entendeu por demais e Sócrates, vaidosamente, galhofou) não é só pouco cavalheiresca, mas insultuosa. O bloco central continua, assim, no melhor dos martírios. Quase nada o salva. O que virá em seguida, confirmará. Um dia ... qualquer!
Dá-me água benta pois!
"Pois eu sofro também o abominável fado
de me tornar em fera e uivar como as cadelas!...
Toda a noite ando a uivar às trémulas estrelas
em torno ao meu solar e as pé do meu castelo!
Sim! o luar consola, é transcendental e belo,
mas que quero o repouso e as noites de remanso,
pois fatiga-me uivar e toda a noite canso
de andar errante à lua - essa triforme fria!
Dá-me água benta pois!"
[Gomes Leal, in O Anti-Cristo]
quarta-feira, 24 de janeiro de 2007
A. H. de Oliveira Marques (1933-2007)
A. H. de Oliveira Marques morreu ontem, dia 23 de Janeiro, em Lisboa. O professor Oliveira Marques doutorou-se em História pela FLUL, tendo sido aí professor. Considerado "especialista em história da Idade Média" (com abundante produção teórica), trabalhava nos últimos anos no âmbito da história contemporânea, com relevo para os trabalhos sobre a I República e o Estado Novo, a par dos trabalhos historiográficos (e de divulgação) da Maçonaria em Portugal. Aliás, o professor Oliveira Marques, era um dos seus membros ilustres, tendo sido grão-mestre adjunto do GOL entre 1984 e 1986 e seu Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33, entre 1991 e 1994.
[via Almanaque Republicano]
terça-feira, 23 de janeiro de 2007
À minha querida MEG
"Sê para mim materna, ó noite tranquila /.../ E sê frescor e alivio, ó noite, sobre a minha fronte ..." [F.P.]
A noite ou aparição feminina do mundo chegou-nos hoje repassada de tristeza. Mão avisada, diz-nos que a MEG, Maria Elisa Guimarães, tinha partido para a eternidade, para o repouso da noite da grande romagem. Decerto filosofando nessa jornada, construindo sonhos e poesias, caminhando para a luz sabendo que "no céu, saber é olhar,/ na Terra, saber é recordar". A MEG era de uma generosidade luminosa. O jardim ameno do seu blog era um grande e agradecido sorriso. Escrevia no Sub Rosa como "forma de resistência", como "desejo de sobrevivência". Com tranquilidade e muita esperança. Docemente. Quem ama a vida, assim, desperta decerto na eternidade. A nossa sentida homenagem.
daqui, de Portugal, que a Maria Elisa Guimarães tanta amava, um derradeiro Vale! de despedida.
Boa noite, MEG. Um beijo.
domingo, 21 de janeiro de 2007
Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007)
"Senti o mito, a miragem e o símbolo.
Até que assentei definitivamente as pálpebras
sobre o globo e me atribuí também o sono
como um dos indícios da consciência" [Fiama]
"Passo por um destroço. Perto do fim? O fim de quê? Por onde vai o Livro? Retomo o paradoxo, paralelo do de tão longo amor, tão curta vida. Vida que, perante outra dimensão, é, por definição, curta: Livro que, perante a dimensão do heterogéneo é, por definição, breve (...) Onde posso eu, Leitor, fechar-te, Breve Livro?"
[Fiama H. P. Brandão, in Colóquio Letras, nº 51, Setembro de 1979]
In Memoriam Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007)
"... vinda de algures, com notícias de alguém,
indo para além, para outros ouvidos, num país" [Fiama]
Deixam-nos cedo, os nossos maiores poetas. Foi assim com Sophia, finda levada que foi Fiama. A eterna demanda da alma dos poetas é o "breve livro que está ali, no todo ou em parte, coeso ou dilacerado por outros poemas" (Fiama). Com a voz ouvida na terra, sonhado o cante nosso que "o poema encobre", partem, de vez, para o outro lado do "mar", enxugadas que foram as lágrimas. E foram muitas. A caravela, "ao sabor do sopro que impele o mar" (Fiama), sobe alta ao encontro da infinidade, passagem ou guia do céu. Fiama tinha uma energia espiritual, ou interior inocente, prenúncio de uma "linguagem poética" que vai (para citar Eduardo Pitta) "até à beira do abismo". Por isso o drama da demanda espiritual, dos seus últimos anos. Por fim, o porto de luz no passado dia 19 de Janeiro. Até sempre, Fiama!
"Ficas a ler comprazida diante das rosas
silhueta que vislumbrei, compus e reanimei.
Tinhas o perfil marcado cruamente pela luz
as mãos claras no colo, os cabelos despojados
do brilho das cabeleiras soltas, mas juvenis
e sacudidas no inicio da tarde com alegria ..."
[Fiama, in Imago Mea]
sexta-feira, 19 de janeiro de 2007
Almanaque Republicano - Actualização
Caríssimas senhoras e cavalheiros sublimes, o Almanaque Republicano, para memória remontada & beneficio da pátria, anuncia que foram invocados desde a nossa última missiva
os Votos de um Bom Ano de 2007, com foto de Joshua Benoliel do alfarrabista Dias, sito da Feira da Ladra, em 1907; as Efemérides de Janeiro, parte I; a Imprensa Periódica Portuguesa: notas bibliográficas III (continuação); uma reprodução do postal do "Grandioso Palácio onde estão installados os Grandes Armazéns do Chiado", s.d.; as Efemérides de Janeiro, parte II (conclusão); a biografia do republicano Leão Oliveira (1846-1898); biografia do jornalista republicano António Narciso Rebelo da Silva Alves Correia (1860-1900); postal com a Rainha D. Amélia [1865-1951] e o Rei D. Carlos I [1863-1908]; uma extensa e curiosa (bio)bibliografia de Manuel Emídio Garcia (1838-1904), notável professor catedrático de direito de Coimbra; foto das Comemorações do primeiro aniversário da República, com o carro da Maçonaria no cortejo; um post sobre a Maçonaria e Manuel Emídio Garcia (notas); novo post sobre a Maçonaria e Manuel Emídio Garcia, com a transcrição de documento epistolar e foto do maçon Miguel António Dias; um brevíssimo apontamento de Miguel António Dias; uma extensa e rica (bio)bibliografia do marcante jornalista António França Borges (1871-1915); o assinalar da data de nascimento de António Maria Machado Santos (1875-1921), com a curiosa foto de carbonários da Alta Venda (António Maria da Silva, Luz de Almeida e Machado Santos); um conjunto de textos escolhidos sobre António Maria Machado Santos; a reprodução da capa do jornal O Mundo de 5 de Outubro de 1910; o assinalar de um dos momentos marcantes da nossa história, o Ultimato Inglês, com o texto que o embaixador inglês entregou ao governo; uma gravura que regista a Revolta Republicana do Porto; uma breve biografia, ainda, de António Maria Machado Santos, seguida de bibliografia; reprodução de foto do Banquete em Honra de Luz de Almeida (13/2/1911), oferecido pela Loja Montanha, onde era Venerável; o assinalar da data de nascimento de Joshua Benoliel; um trabalho bio-bibliográfico sobre o jornalista Policarpo Xavier de Paiva; o convite para o Colóquio: A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura: oitenta anos depois, a realizar em Coimbra dia 2 de Fevereiro; uma bio-bibliografia do importante e notável maçon Manuel Borges Grainha; foto do Congresso Pedagógico de 1912, na Sociedade de Geografia de Lisboa; uma Adenda ao post sobre Manuel Borges Grainha.
A ler e consultar o Almanaque Republicano. Sempre ao V. dispor!
Saúde e fraternidade.
Novo Blog - O Cão de Parar
"um cão perdigueiro de dous narizes, o melhor da matilha" [Camilo]
«Sendo presente que existe um conjunto estimado de documentos escritos sobre o cão de parar, de altíssima memória, ou trabalhos autorizados sobre o elogio do cão - "de aves, de falcão, de busca, de mostra, de parar" - e outros, bem valiosos, que a poeira dos arquivos condena ao esquecimento; sabendo que há um grémio de ilustres e respeitados amantes das "antigas artes de cetraria, altanaria ou montaria" e do perdigueiro português, em particular; não se desconhecendo que o debate, entre diligentes espíritos lusitanos, levanta inspiradas perplexidades, generosas polémicas e amenas narrativas, quase sempre de quantiosa erudição; vêm estes apontamentos dar testemunho da vivacidade sobre o estudo e a grandeza do debate sobre o "cão de parar", louvando e prestando homenagem fraternal ao Mestre A. C., cuja familiaridade e sensibilidade a esta narrativa nos assombra e encanta. A ele, pois, este espaço de conversação e de elogio do cão»
[ler Aqui]
Leilão de Livros - 22 e 23 Janeiro 2007
A leiloeira Leiria & Nascimento apresenta, para leilão, um conjunto de livros importantes e raros, conforme é dado ler no Catálogo (disponível on line) elaborado por Clara Ferreira Marques e o mestre José F. Vicente.
Dizem:" Neste catálogo, constituído, por livros de várias proveniências, encontrará as mais variadas temáticas, das quais destacamos o magnifico conjunto de livros sobre Africa e expansão portuguesa, obras de Arte, Literatura, Historia, Equitação, Tauromaquia, etc ...".
Referem um conjunto apreciável de raridades, como o incunábulo Historiarum Adversos Paganos [ca. 1482], de Paulo Orósio; a Crónica dos Frades Menores, de Marcos Lisboa, 1582; o Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesv (1593); De Societatis Iesv Origini Libelvs, de Diogo Paiva de Andrade (1566); Marial, Discvrsos Morales en las Fiestas de la Reina del Cielo, do Pe. Luís de Azevedo (1602); a Nova Escola para Aprender a Ler e Escrever, de Manuel de Andrade de Figueiredo (1722); as Constituições do Arcebispado de Évora (1753); etc.
O Leilão realiza-se nos próximos dias 22 e 23 de Janeiro - Rua de Santo António à Estrela, 31 B, pelas 21 horas. A não perder. Catálogo on line.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2007
Tertúlias no Casino
A Figueira da Foz tem destas coisas. Terra simples e de gente boa, isolada da civilização (que há muito a esqueceu), onde pouco ocorre e nada nasce, volve por vezes à vida. Os senhores locais, à falta de missão elevada e estima própria, animam-se sempre com os obséquios aos notáveis. Por vezes, os seus indígenas, são mesmo grotescos - como o desengano do dr. Santana Lopes, agora, revela. Noutras ocasiões são tão respeitáveis, entusiastas e festivos, que a todos comove. Que a todos enobrece.
Foi esse o caso, ontem (dia 16), na inauguração das Tertúlias no Casino, com a participação do dr. Mário Soares. Com o salão nobre do Casino da Figueira pleno de tertúlios, de virtudes ilustradas e estima ardente, a reunião celebrou o gosto pelo debate (ainda possível no país), caprichou no brilho e esplendor com que sabe receber, festejou o convidado. Merecidamente!
É certo que Mário Soares cedo assumiu que não argumentaria sobre questões de política interna. O que não deixa de ser curioso face ao estado calamitoso do país. Compreende-se. Mas bastou o que disse sobre Blair, Bush e a UE, para se entender o que lhe alumia o espírito. Ao dr. Soares, como se sabe, tudo se perdoa. Porém, há ocasiões onde a palavra, mesmo que de prata seja, não resulta em silêncio de oiro. A generosidade não vai a tanto. Nem o país.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2007
"As elites em Portugal ..."
«... quando se estuda a cultura portuguesa e a história de Portugal e depois se ouve os políticos actuais, vê-se que eles não estão senão a repetir um conjunto de circunstâncias que vêm sendo repetidas desde a decadência do império, em D. João III. É quando o império se transforma em empório comercial (...) Desde então, com excepção de 50 anos do ouro do Brasil, Portugal estará continuadamente com uma divida externa acumulada; de quando em vez, por 'virtudes milagrosas', diz Eduardo Lourenço, a mão de Deus faz com que normalizemos as contas do Estado para rapidamente voltarmos ao mesmo. Fazemos sempre a mesmo coisa desde esse tempo. Agora, por exemplo, o Governo orgulha-se de ter feito um contrato com o MIT. D. João III mandou 50 estudantes justamente para Paris e Bordéus e trouxe os mais altos intelectuais destas duas cidades para Portugal para fazerem a reforma da universidade. Dez, 15 anos depois, a maior parte ou estava presa pela Inquisição ou tinha regressado. Fernando Gil, o maior filósofo da segunda metade do século XX em Portugal, morreu em Paris; o professor Damásio está nos EUA, Eduardo Lourenço continua a viver em França, mesmo depois de reformado (...)
... nostalgia de uma normalização de Portugal, na qual as elites assumam definitivamente que Portugal não tem que ser uma Irlanda, uma Finlândia, uma América, uma Alemanha. Assumir que Portugal se encontra num meio termo entre países, esses sim de facto atrasados e países de facto adiantados. Nós não precisamos de estar no pelotão da frente, ao contrário do mito de Sócrates e Cavaco continuam a alimentar. A que propósito? (...) Quando o professor Cavaco se for embora, estaremos exactamente na mesma posição do tempo de D. João III: nem os mais avançados, nem os mais atrasados (...)
O grande problema de Portugal é a modernização nunca passar das elites para baixo. Corte gorda, povo magro (...) A elite hoje tem vergonha do povo e, à força, quer transformar o povo de burro em cavalo a correr para estar no pelotão da frente. Mas cortando nas maternidades, nas escolas»
[Miguel Real, entrevista a Adelino Gomes, Mil Folhas, 12/01/2007 - sublinhados nossos. Foto: os "Vencidos da Vida", ibidem]
terça-feira, 16 de janeiro de 2007
"O que se há-de fazer!?"
Um cidadão, residente no concelho de Odemira, foi "colhido por um automóvel" quando seguia - na sua vida - de bicicleta. O seu nome, António José Oliveira. Eram 7.30 da manhã, tinha 57 anos e muitos de trabalho e, sem sorte nenhuma, estava no local errado e na hora errada. Era, do mesmo modo, um cidadão obscuro. Não tinha cunhas, não era conhecido dos jornais, não era doutor nem escrevia em blogs e consta que nunca foi ao Plateau, ou ao Lux. Nada o poderia salvar, portanto. E assim foi. Há momentos, fatais, na nossa vida. Inimagináveis.
O nosso cidadão, foi levado para o SAP de Odemira, que não "dispõe", esclarece, de meios assistenciais, para tamanha gravidade. Passavam 3 horas, entretanto, desde o incidente
[Correia de Campos, algures andava em trabalhos ministeriais, com agarrado séquito emplumado. O trabalho governamental é uma canseira afamada. Uma escravidão solene.]
Ao António José Oliveira, cidadão residente no concelho de Odemira, foi-lhe concedido uma "viatura de emergência e reanimação do INEM", vinda de Beja. Mais 1 hora na espera. Outra, ainda, para "estabilizar a vítima". O padecente era, evidentemente, o próprio cidadão e a putativa "estabilização" - 5 horas passadas - era para "evacuar o ferido por helicóptero", para o Santa Maria. Em Lisboa, capital do império.
Não chegou em vida, o nosso cidadão, ao Hospital de todos os enfermos. 7 horas se passaram. Azar, como se percebe, existir uma única viatura "com apoio médico" em todo o distrito. Infelicidade chamar-se António ... José Oliveira. Infortúnio habitar no distrito de Beja. Viver em Portugal. Ser cidadão europeu.
Entretanto, em fugidia observação à TVI, Correia de Campos, o perturbado político, diz não ter "disponibilidade na agenda para fazer comentários" ao sucedido. O trabalho, afinado, da destruição do SNS assim o exige e (sabe-se) a agenda política nunca acaba. Depois, rezam as croniquetas, ficou curioso para saber se "alguma coisa de errado funcionou". Perfeito de humor, este ministro.
Do mesmo modo, convidado a pronunciar-se sobre o infeliz facto e o apoio assistencial dado, um irmão do nosso cidadão disse à TVI: "O que se há-de fazer!??". E, na verdade, está tudo dito. Que podemos fazer com este ministro, este Ministério, este País? Pode-se saber? Ou já não há salvação?
domingo, 14 de janeiro de 2007
Em trabalhos profanos
"Não poder viajar para o passado, para aquela casa e aquela [afeição
e ficar lá sempre, sempre criança e sempre [contente" [F. P.]
Nesta semana, de antiguidades sacras e trabalhos ternos, fomos peregrinos. Não houve cadeira imperfeita ou passadio exausto. Tudo atendemos, em supremo consolo. Fomos bem alumiados. Não desaparecemos, não nos resignámos, nem sequer dormimos. Fomos, somente, viciosos. Confiamos em zelo antiquíssimo. Aproveitámos o tempo. E rejuvenescemos, apenas.
Nesta semana, entrámos em festivos folhetos & enternecidos recortes de jornais. Não houve verso solto que não esmolássemos. Nem capa que não abríssemos. A receita foi generosa, por demais.
Esta semana, não cuidámos de salvar o país, como o ponderoso dr. Cavaco sustenta, o professo eng. Sócrates reclama & alguns bloggers amamentam. Não mendigámos novas & velhas teorias salvíficas, nem aderimos a jogos de cativeiros. Evitámos, mesmo, os olhares dos sapientíssimos escribas periódicos. E, quase, resistimos à blogosfera. Que, convenhamos, está uma merda. Fomos quase perfeitos. Hoje regressámos. Com soidade e sentimentos mui pelejados. Não carece, pois, de agradecimentos, ó gente! Agradecido.
Boas noutes!
domingo, 7 de janeiro de 2007
Gaspar Simões: 20 anos passados sobre a sua morte [1903-1987]
[via evocação de mestre Gaspar Simões, em post do dia 6 de Janeiro por João Gonçalves]
"A posição do crítico é difícil e a sua missão ingrata. Demais, num país como o nosso, pouco dado à disciplina intelectual e avesso a toda a espécie de critica, de tal modo se arreigou nos autores a ideia de que o critico é um inimigo que nenhum critico o pode ser lealmente sem que sobre ele pese a má-vontade e o ressentimento dos que escrevem ..."
[Gaspar Simões, in João Gaspar Simões 1903-2003 . Evocação de uma Presença, Catálogo bibliográfico da Biblioteca, Museu e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Maio 2003, p. 33]
"Sou um homem morto para a epistolografia. Que dirá o futuro sobre esta minha aversão? Como se morderão de raiva os meus biógrafos, não encontrando rastos da minha vida nestes anos que giram à volta dos meus trinta e um anos. Como se vê, penso serenamente na posteridade. Esta carta, com pouco mais de gramática que as anteriores, vai ser disputada ruidosamente pelos coleccionadores de manuscritos do ano 2000. Que bom pensar assim tão confortavelmente na posteridade"
[Gaspar Simões, carta (09/06/1936) a Adolfo Casais Monteiro, idem, ibidem]
[via evocação de mestre Gaspar Simões, em post do dia 6 de Janeiro por João Gonçalves]
"A posição do crítico é difícil e a sua missão ingrata. Demais, num país como o nosso, pouco dado à disciplina intelectual e avesso a toda a espécie de critica, de tal modo se arreigou nos autores a ideia de que o critico é um inimigo que nenhum critico o pode ser lealmente sem que sobre ele pese a má-vontade e o ressentimento dos que escrevem ..."
[Gaspar Simões, in João Gaspar Simões 1903-2003 . Evocação de uma Presença, Catálogo bibliográfico da Biblioteca, Museu e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Maio 2003, p. 33]
"Sou um homem morto para a epistolografia. Que dirá o futuro sobre esta minha aversão? Como se morderão de raiva os meus biógrafos, não encontrando rastos da minha vida nestes anos que giram à volta dos meus trinta e um anos. Como se vê, penso serenamente na posteridade. Esta carta, com pouco mais de gramática que as anteriores, vai ser disputada ruidosamente pelos coleccionadores de manuscritos do ano 2000. Que bom pensar assim tão confortavelmente na posteridade"
[Gaspar Simões, carta (09/06/1936) a Adolfo Casais Monteiro, idem, ibidem]
Subscrever:
Mensagens (Atom)