quarta-feira, 22 de setembro de 2004
Herança Barrosista
A arte de administrar da governação de Durão Barroso é o maior atestado da tragédia que tombou sobre as nossas cabeças. A coreografia política obscena manifestada, a arquitectura reformista afiançada até à exaustão - suprema vaidade revelada em mimosas prédicas à nação -, a laboriosa presunção de brilho, talento, sacrifício e confiança no desempenho e competência governamental resultam num mar imenso de aguçados escolhos, numa grosseira e indecoroso aventura sem glória, num espectáculo espantoso de desencantos e amarguras. Todo esse descomunal e misterioso trabalho governativo não foi mais que um monumento à inépcia e incompetência, um embuste desvendado, uma calúnia à inteligência e ao bom-senso. O rendez-vous com os indígenas não passou de uma rosariada pouco empolgante e de muito artifício.
O que se sabe, hoje, por desgraça nossa, está à vista de todos. A chinfrineira do governo do presidente-preocupado-Sampaio diz-nos isso mesmo. Senão, como interpretar a inquietação pelo estado das finanças, do deficit e pelo novíssimo orçamento, do inefável Bagão Félix, aquele a quem não deixaram vestir opa para mal dos nossos pecados? Como varrer a ideia, nas nossas malabrutas cabeças, da negociata dos Hospitais-Empresas, oferecida com emoção reformadora pelo boticário ministro da Saúde? Como entender os mystérios da educação desse impagável duo David Justino & Abílio Morgado? E as pieguices dos chief executive officer estaduais? Ou o desempenho dos figurantes chairman's para todo o serviço da governação empresarial? Que dizer da extenuante lide da gestão da coisa pública, dos vários boys que as sinecuras amamentam? E dos conselhos foliões desse cabriolet Luís Delgado? E a estridente gritaria à plebe do arq. Saraiva, entretido que está no tiroteio da contra-informação? Estaremos todos nós a malucar? Poderá ser?
[A leviandade política, com que a Sra Ministra da Educação alimentou o processo de colocação de professores, mesmo que a boa fé exista, é inaceitável. Não querendo enxergar, desde o início, as desmandas informáticas (porque as outras só terá consciência daqui a uns tempos) herdadas anteriormente, aferrolhando-se ao compadrio e à balbúrdia laranja, não fez mais que dar uma triste imagem de perdedora. Desde a primeira hora que a Ministra devia ter suspendido o concurso de docentes, tendo mesmo sido avisada para tal facto, e só mordeu o freio da derrota política por sua inteira vontade. À banalidade do seu desempenho televisivo acresce a impotência de se sujeitar à gritaria dos sindicatos e a ouvir o ar grave de catedrática educativa Fátima Bonifácio (para quando uma avaliação pedagógica a estes senhores?). Pior descrédito é impossível.]
Leilão de Livros no Palácio do Correio Velho
[Dias 28, 29 e 30 Setembro]
Arte e Arquitectura / Biografias / Botânica / Brasiliana / Camoniana / Coleccionismo / Direito / Equitação / Gastronomia e Enologia / Heráldica e Geneologia / Literatura / Manuscritos / Numismática / Queirosiana / Revistas / Arquivo de Alfred Tait (Barão de Soutelinho)
Livros & Arrumações
- Da Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, Ano 76, vol. LXXII, nº 443, de Jul/Set. 1977 um curioso trabalho denominado, "A Criação Nacional de Cavalos Árabes e a Homologação do seu «Stud Book»", pelo médico-veterinário José Monteiro. Refere "os seis ramos originais em que é clássico dividir a raça árabe", parte para o estudo da "genealogia do garanhão Aksoum que figura na maioria dos pedigrees dos árabes nacionais da actualidade", citando as fontes. Aponta o facto que a "óptima qualidade dos árabes nacionais resultaria da junção das boas fontes originais que foi possível reunir na Coudelaria Nacional Portuguesa, de um meio próprio para a raça e de uma apertada selecção morfofuncional feita através de severas provas". Por último refere, ainda, que o cavalo árabe "tem sido prejudicado na sua evolução e melhoramento por estar rodeado de lendas mais ou menos fundamentadas, de ideias preconcebidas e de concepções ultrapassadas".
- No II Centenário da Imprensa Nacional [1768-1968], com notas coligidas por Ramiro Farinha, um opúsculo, "Imprensa Nacional de Lisboa. Sinopses da sua História", 1969. Algumas anotações: data de 24 de Dezembro de 1768 o alvará que criou a Impressa Régia, "que ficou subordinada à Junta do Comércio". Como director ficou Nicolau Pagliarini, sendo o mestre-escola e abridor de estampas o célebre Joaquim Carneiro da Silva (aprendeu desenho no Rio de Janeiro com João Gomes, frequentou a escola de Louis Sterni em Roma, seguiu para Florença e a convite do Marquês de Pombal veio para Lisboa) e o mestre-livreiro da Real Biblioteca era António José. A partir das Cortes Constituintes de 1820, passa a denominar-se por Imprensa Nacional. Em 1878 o administrador foi Venâncio Augusto Deslandes (que publica a importante obra, Documentos para a História da Tipografia Portuguesa do Século XVI e XVII, em 1822) e com a sua morte sucede Luís Derouet, sendo substituído em 1915 por Augusto Machado Santos e em 1917 por Almeida Garrett. Da bibliografia consultada registe-se: A Imprensa Nacional e as Humanidades Clássicas", por Rebelo Gonçalves; "A Imprensa Nacional - Subsídios para a Sua História", de José Vitorino Ribeiro; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Memória Histórica", por Norberto de Araújo e Artur Pereira Mendes; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Breve Notícia Histórica", por Henrique Ferreira da Costa.
- Da Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, Ano 76, vol. LXXII, nº 443, de Jul/Set. 1977 um curioso trabalho denominado, "A Criação Nacional de Cavalos Árabes e a Homologação do seu «Stud Book»", pelo médico-veterinário José Monteiro. Refere "os seis ramos originais em que é clássico dividir a raça árabe", parte para o estudo da "genealogia do garanhão Aksoum que figura na maioria dos pedigrees dos árabes nacionais da actualidade", citando as fontes. Aponta o facto que a "óptima qualidade dos árabes nacionais resultaria da junção das boas fontes originais que foi possível reunir na Coudelaria Nacional Portuguesa, de um meio próprio para a raça e de uma apertada selecção morfofuncional feita através de severas provas". Por último refere, ainda, que o cavalo árabe "tem sido prejudicado na sua evolução e melhoramento por estar rodeado de lendas mais ou menos fundamentadas, de ideias preconcebidas e de concepções ultrapassadas".
- No II Centenário da Imprensa Nacional [1768-1968], com notas coligidas por Ramiro Farinha, um opúsculo, "Imprensa Nacional de Lisboa. Sinopses da sua História", 1969. Algumas anotações: data de 24 de Dezembro de 1768 o alvará que criou a Impressa Régia, "que ficou subordinada à Junta do Comércio". Como director ficou Nicolau Pagliarini, sendo o mestre-escola e abridor de estampas o célebre Joaquim Carneiro da Silva (aprendeu desenho no Rio de Janeiro com João Gomes, frequentou a escola de Louis Sterni em Roma, seguiu para Florença e a convite do Marquês de Pombal veio para Lisboa) e o mestre-livreiro da Real Biblioteca era António José. A partir das Cortes Constituintes de 1820, passa a denominar-se por Imprensa Nacional. Em 1878 o administrador foi Venâncio Augusto Deslandes (que publica a importante obra, Documentos para a História da Tipografia Portuguesa do Século XVI e XVII, em 1822) e com a sua morte sucede Luís Derouet, sendo substituído em 1915 por Augusto Machado Santos e em 1917 por Almeida Garrett. Da bibliografia consultada registe-se: A Imprensa Nacional e as Humanidades Clássicas", por Rebelo Gonçalves; "A Imprensa Nacional - Subsídios para a Sua História", de José Vitorino Ribeiro; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Memória Histórica", por Norberto de Araújo e Artur Pereira Mendes; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Breve Notícia Histórica", por Henrique Ferreira da Costa.
segunda-feira, 20 de setembro de 2004
Sérgio Milliet [n. 20 Setembro 1898-1966]
"Vícios de estufa
revanches de sonho
e um dia o milagre do mar."
[in Autobiografia inacabada]
Locais: Sérgio Milliet (1898 - 1966) / Poesia / As várias faces de Sérgio Milliet / O Movimento Modernista / Semana de Arte Moderna
Catálogo da Livraria Moreira da Costa
Acaba de sair o Catálogo nº 46 da Livraria Moreira da Costa, Rua de Avis, 30, Porto, com um conjunto interessante de livros sobre as antigas colónias e literatura em geral. Pode ser consultado on line.
Algumas referências: Solares Portugueses, por Carlos de Azevedo, 1971 / Com Vista às Eleições. Análise e comentário de alguns problemas de interesse nacional. 1965. Diário de Lisboa / Raças do Império, por A. A. Mendes Corrêa, 1943 / O Esoterismo de Fernando Pessoa, por Dalila Pereira da Costa, 1978 / Figuras e Factos Alto-Durienses. Frei João de Mansilha o a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, de Sousa e Costa, Porto, 1953 / Estudos Coloniais, de Teófilo Duarte, Lisboa, 1942 / Fel (poesia), por José Duro, 1916 (2ª ed.) / Estatutos da Universidade de Coimbra. Confirmados poe el Rey nosso Snor Dom Ioão o 4º em o anno de 1653. Impressos por mandado e orde de Manoel de Saldanha... Em Coimbra. Officina de Thome Carvalho Impressor da Universidade. Anno 1654 (raro) / As Dez Freguesias do Concelho de Tarouca (História e Toponímia), Braga, 1995 / Livro de Bom Humor para Alívio de Tristes, de Tomás da Fonseca, 1961 / Perfil de Camillo Castello Branco, pelo P.e Senna Freitas, 1888 / A Real Abadia de Alcobaça. Estudo Histórico-Arqueológico, de Artur Gusmão, 1948 / Elementos para o Estudo de Alguns Problemas de Vila Nova de Famalicão, de A. Pavão da Silva Leal, 1935 / O Livro Azul. Ou Correspondencia Relativa Aos Negocios De Portugal. Traduzido do Inglez. Lisboa. Typographia de Borges, 1847 (Segue-se: Debates no Parlamento Britannico Sobre os Negócios de Portugal. Lisboa. Typographia de Pedro Antonio Borges, 1847) (raro) / África Nossa. O que queremos e o que não queremos nas nossas terras de África, por Norton de Matos, 1953 / Monografia do Concelho de Olhão, de Athaide de Oliveira, 1986 (2ª ed.) / São Jerónimo e a Trovoada, de Teixeira de Pascoaes, Porto, 1936 / Catálogo dos documentos manuscriptos que pertenceram a José da Silva Passos e que foram offerecidos à Real Bibliotheca Publica Municipal do Porto por D. Anna Luiza Rodrigues de Freitas. Porto, 1909. (imp. fonte para o estudo da Patuleia) / Da Famosa Arte da Imprimissão. Da Imprensa em Portugal às Cruzadas D'Além Mar, por Américo Cortez Pinto, Lisboa, 1958 / Maíssa (Mãe Negra, poesia), de Anunciação Prudente, Lourenço Marques, 1965 / Faiança Portuguesa, Sec. XVIII-XIX, por Artur de Sandão, Porto, 1976-1985, II vols / O Móvel Pintado em Portugal, de Artur de Sandão, 1979 / Ensaio de Análise Económica do Café, de Alfredo de Sousa, Lisboa, 1963 / Religiões da Lusitânia, de J. Leite de Vasconcelos, 1981, III vols / A Diana de Jorge de Montemor, em português de Afonso Lopes Vieira, 1924
sábado, 18 de setembro de 2004
[Todo Este Mundo]
"Todo este mundo quotidiano e visível, toda esta gente que bóia à superfície da vida, todas estas coisas que constituem os nomes e os feitos da história não são mais que erro e ilusão. Somos todos, não agentes, senão agidos-titeres de maiores que nós. Todo o nosso orgulho de conscientes e a nossa soberba de racionais são o títere que se orgulha de seus gestos. Na verdade o combate é aqui, mas não é nosso; não é connosco, somos nós. Não somos actores de um drama: somos o próprio drama - a antestreia, os gestos, os cenários. Nada se passa connosco: nós é que somos o que se passa"
[Fernando Pessoa, 53B-92 verso, in "Os Trezentos e Outros Ensaios"]
"Todo este mundo quotidiano e visível, toda esta gente que bóia à superfície da vida, todas estas coisas que constituem os nomes e os feitos da história não são mais que erro e ilusão. Somos todos, não agentes, senão agidos-titeres de maiores que nós. Todo o nosso orgulho de conscientes e a nossa soberba de racionais são o títere que se orgulha de seus gestos. Na verdade o combate é aqui, mas não é nosso; não é connosco, somos nós. Não somos actores de um drama: somos o próprio drama - a antestreia, os gestos, os cenários. Nada se passa connosco: nós é que somos o que se passa"
[Fernando Pessoa, 53B-92 verso, in "Os Trezentos e Outros Ensaios"]
Código Da Vinci, em pé-de-página
Era de "estórias". Sempre assim foi e será. Tradição, simbologia, verdade, ocultação, revelação, hermetismo, essência divina, unidade e descontinuidade, alma colectiva, espiritualidade, verdadeiro e falso, numerologia e cabala, escrita, escrita sagrada, luz, Templo, Graal, Santo Graal, consciente e inconsciente, Rei do Mundo, Grande Arquitecto, mitos e deuses, divino, teúrgico, Deus, Espírito Santo, Quinto Império, sagrado e profano, adepto, neófito, Adepto, Lux-Citânia ou Lusitânia, Oriente e Ocidente, Adão Kadmon, iniciação, Anunciação, saudade, universalismo, mistérios, o Encoberto, Via Sacra ou Caminho do Fogo, Teosofia, dogma e ritual. Era de histórias, era de patamar. Um desejo de contar, por vezes de tentar provar. Que maravilhoso trabalho humano é uma história, é um livro. A palavra sempre repetida, sempre em decomposição, abandono ou trânsito. Um olhar, uma visão sempre redobrada e ao mesmo tempo sempre única. "A vida que em mim flui, em quem flui?" [F.P.].
As opiniões inquietas de alguns em torno do livro de Dan Brown, "O Código da Vinci", exposto profusamente por todo o lado e vendido como pãezinhos quentes, são desabafos capciosos de quem cuida o arquejo d'outras sonoridades de desmedida literatice. A erudição lamurienta de tais soldados da boa literatura é quase sempre bem postiça. A grandeza do génio em cada um não passa do five o'clock tea sem qualquer originalidade. Tais singularíssimos críticos, recortando acusações dos erros crassos e factos absurdos, em boa hora descobertos, condenam o livro por ser enganador, fantasioso, repleto de perfídia, fraudulento, pouco habilidoso, banal, de uma falsidade monstruosa, um "grau zero da escrita". É, ainda segundo alguns castos leitores, "imbecil, inexacto, mal informado, estereotipado, enlatado exemplo de pulp fiction" e, pasme-se, "deriva de teorias feministas extremistas". O entretimento deixa, por magia, de existir. E as mil histórias dentro da história ficcionada por Dan Brown, também. A teoria conspiratória dos críticos do livro é de sinal igual ao do próprio Brown, mesmo que o recurso crítico à análise da estrutura do romance, da técnica narrativa ou do convencimento histórico, insuportável do autor, tenha fundamentação. Sabendo-se que, muito antes, o "The Holy Blood And The Holy Grail", onde Brown sustentou toda a sua ficção, tinha passado pelo mesmo crivo, suspeitando-se do matraquear publicitário das editoras, não se compreende a polémica e o alarido.
Se por mero acaso, alguém em Portugal resolvesse seguir o exemplo de Umberto Eco, Ursula Le Guin, Tolkien, Burroughs, Terry Broks, Dan Brown, Paolini, e muitos outros, teria material luso para vários calhamaços. Não haja dúvidas. E não se fala, apenas, da presumida guarda do Graal pelos monges de S. Jerónimo em terras portuguesas, do desaparecimento do Tesouro Real de Portugal, algures oculto numa Igreja ou de estranhas reuniões na imaginada cripta da Sé do Porto in illo tempore. Haveria ainda mais, até porque, se "o símbolo é naturalmente a linguagem das verdades superiores à nossa inteligência", citando F. Pessoa, o filão seria perfeitamente inesgotável.
quinta-feira, 16 de setembro de 2004
Da Educação ou os pecadilhos de David Justino
"A seus pés, sentados, os dois rapazes sorriam perplexos, cépticos, contrariados, irritados por tanta ideia, tanto pensamento, tanta informação, tanta coisa que nada lhes dizia" [Jorge de Sena, in Andanças do Demónio]
O texto, sumário e pretensamente recenseador, de David Justino sobre o "inventário" de fim de exercício da governação à frente do Ministério da Educação, para além da multivariedade de leituras que o debate necessariamente sugere, estabelece confusões, ambiguidades e perplexidades várias, que no invés de serem noviciadas enunciam a repetida pragmática situacionista dos que se movem nas malhas do sistema e do seu discurso. Ao conjunto de problemas que envolvem estruturas, pessoas, práticas e relações, que o território escolar configura e que a cultura de massas há muito desestabilizou, David Justino, deixando de lado tais sequelas porque, presume-se, sociologicamente inúteis, inscreve um exercício intelectual onde é visível a aproximação insuspeita entre objectivos educacionais e a política económica. Daí que o desassossego educativo, as práticas instrutivas ministeriais e a catástrofe das várias luminosas reformas educativas, só sejam explicitadas a partir de um velho/novo economicismo na tutela do Estado, um verdadeiro oásis do economicus, evidentemente sob a domesticação dos burocratas da política.
A situação é esta. Ao estabelecer um paralelismo entre os métodos de reorganização do Sistema Educativo e o sistema industrial pós-moderno, os novos desafios de David Justino assumem uma necessária reestruturação do sistema de ensino de modo a acompanhar a relação funcional entre a Escola e o processo produtivo, e portanto com recurso a modernas teorias de gestão empresarial, aplicação da teoria e prática do management, projecção de critérios de máxima racionalidade, planificação da gestão e avaliação do processo educativo. A performatividade escolar assim entendida caminhará, necessariamente no futuro, para uma separação entre direcção e gestão escolar, ultríssima panaceia para a solução dos problemas educativos.
Ao considerar-se tal paradigma, a Escola é tomada como uma qualquer organização formal sem "construído cultural" e na qual os vários clientes escolares cooperam com inteira liberdade, mantendo-se ao mesmo tempo como agentes livres. E à gestão diária das relações escolares na lógica empresarial menospreza-se competências científicas e pedagógicas, sociais, culturais e afectivas. Suprema ilusão.
Por recato, David Justino, não impõe a figura do reitor (como Bénard da Costa sugere), aparentemente supondo que o órgão não faz a função. Mas nunca fiando. É que, de facto, a organização escolar, sendo uma "realidade que organiza", estrutura-se a partir de regras formais, não formais e informais, possuindo uma cultura e identidade própria, o que sugere a inscrição de práticas e jogos comunicacionais entre os seus clientes, em estruturas democráticas. Assim, o curriculum, os conteúdos programáticos, os métodos de ensino, a avaliação de alunos e docentes, a aceitabilidade de regras impostas à comunidade, o controlo disciplinar de alunos e professores, para além do repensar da linha orientadora em cada ciclo de ensino e da consagração da autonomia escolar, são referências fundamentais ou tópicos de reflexão e acção urgentes. Manifestamente David Justino entende que tais conceitos são meros estereótipos comuns, sem qualquer fundamentação ou linha conceptual credível. É é pena que assim seja.
quarta-feira, 15 de setembro de 2004
No dia nascimento de Bocage [n. 15 Setembro 1765]
"... Enquanto houver tesões, e enquanto o cono
Fôr de arreitadas picas lenitivo,
Sempre hei de recordar-me, alto patrono,
De que és de meus gostos o motivo:
Pois me dás glória no elevado trono,
E já, como o veado fugitivo
Que o caçador persegue, eu corro, eu corro
A procurar as bordas porque morro"
[Bocage, in Ribeirada]
"... Enquanto houver tesões, e enquanto o cono
Fôr de arreitadas picas lenitivo,
Sempre hei de recordar-me, alto patrono,
De que és de meus gostos o motivo:
Pois me dás glória no elevado trono,
E já, como o veado fugitivo
Que o caçador persegue, eu corro, eu corro
A procurar as bordas porque morro"
[Bocage, in Ribeirada]
O Discurso da Coisa
- Paulo Pereira Coelho, aparachick laranja, andava aguilhoado de consciência. Depois de escarpar em terras da Figueira da Foz, onde deixou farta sementeira cinzelando confrontos curiosos, resguardou-se para lides mais nobres na CCDRC, estando, de momento, ornamentado com o inteligente título de secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna. Não lhe bastava o chorrilho de trabalho que com gravidade manifesta em acidentais convívios tribais, para num rasgo vibrante em louvor de glória futura anunciar o prometido processo por difamação aos vereadores da oposição no município da Figueira da Foz, a propósito da alienação feita pela edilidade com os terrenos da ponte Galante. A coisa não ficará, pois, por menos.
Doravante, seguindo o receituário do Estado de Direito, que a classe política perfuma quando sufocada, se qualquer IGAT eminentíssimo reconhecer como válida uma chalaça como a venda em causa, será ocasião para os governantes fustigarem nos tribunais os indígenas que enxergam a pouca solidez de tais singulares negócios e perseguirem a emperrada linguagem da plebe com o chicote da lei. Excelente ideia.
- a peixeirada no PS em torno dos trágicos acontecimentos da lota de Matosinhos durante a campanha do saudoso prof. Sousa Franco promete. O insólito de não se prescrever, clara e definitivamente, a expulsão do Seabra & do Narciso do feudo de Matosinhos e da vida partidária; a manifesta hipocrisia do bestial José Lello e do tedioso Francisco Assis face ao pretenso timing do relatório dos incidentes e, presume-se, sobre o seu conteúdo, revelando o poder do aparelho e a afronta de carácter desses sujeitos, é simplesmente brutal. Não se percebe como, um dia destes, podem aparecer, afinadíssimos, a fazer juras de pax democrática, credibilidade política e de seriedade legítima. Ninguém os poderá entender. Se alguma vez o conseguiram. É triste.
segunda-feira, 13 de setembro de 2004
Salvé Natália Correia [n. 13 Setembro 1923]
"... teu levantar de saias oh resplendor de púbis!
o joelho agressivo das espadas flectia
e na face dos homens deixavas a penugem
das nuvens que as ancas movias.
Eras mansa eras dança e génio de balança
que as estações pesava. Fazias sol chovias
cada homem enchia com frutos o seu crânio
e na alma caíam as roupas que despias ..."
[Natália Correia, in Mátria]
Ofertório
Infindo Bagão Feliz, nós profanos indígenas oferecemos o sacrifício do PEC em boa hora ressuscitado e pela graça provada de Ferreira Leite, elevada pecadora acima de todos os défices e de todos os orçamentos, rogando-vos que alcanceis a produtividade, prática de virtude vigilante para consolo dos trabalhadores nativos e sofrimento dos pecadores capitalistas e demais gestores cheios de graça, indicando as indulgências em honra do prelado César das Neves e do Santo d'O Público Carlos Rosado de Carvalho, afugentando os inimigos visíveis e invisíveis da CGTP, defendendo a causa dos homens junto de Belém e S. Bento, concedendo-nos a eterna salvação.
Temos sede, amabilíssimo Bagão, de sofrer e morrer por vós, pelo vosso santo amor social cristão, pela castidade da liquidez, pelo sagrado mystério da bem-aventurada retoma, pelo eterno descanso dos servos Lopes & Portas, dulcíssimos senhores concebidos sem pecado, e vos consagramos os salários de miséria, dando graças pelos vossos inúmeros benefícios e a inefável doçura oratória; pela vossa piedade, Santo, Santo, Santo Bagão Feliz, imploramos o vosso poderoso patrocínio para purificares o vício da paixão ruim pelo aumento d'ordenado, volvendo na TV os olhos para o povo malévolo e humildemente pedimos, Príncipe das Finanças, que precipiteis no Inferno os espíritos malignos anti neo-liberais, e nunca nos deixais cair nas emboscadas do Estado Providência. Amém.
(365 dias de indulgências na récita de uma só vez, e uma plenária no mês rezando-a com devoção todos os dias)
Aquilino Ribeiro [n. 13 Setembro 1885]
"Para Anatole France não havia leitura mais amena e sedativa que um Catálogo de livros. De facto, depois de ouvir um discurso nas Câmaras, dar-se o parecer sobre um relatório, sustentar uma polémica sobre existencialismo, não se pode encontrar entretenimento mais repousador e edificante. É como estar debruçado à janela a ver passar, sem nos coagir a nenhuma forma de zumbaia, uma vistosa procissão à antiga.
Para o letrado e fino leitor, que se deleitam no que lêem, um catálogo é como um jardim na Primavera. (...)
Para o erudito que, por onde deite os olhos, procura elementos de trabalho, semelhante tarefa permite-lhe refrescar a memória para a contextura das sua complexas e difusas bibliografias. Os livros são a sua enxada, prestantíssimos instrumentos de cultivador, trate-se de incunábulos ou folhetos de fresca data. A necessidade obriga tanto como o gosto. (...)
Há ainda os lordes Byron da bibliofilia que apreciam um livro como apreciam uma mulher, primeiro pelo aspecto, beleza da mancha, tintagem, cores do título, boa ordenação do frontispício, depois pelo que encerra de recatado e supremo: o espírito. De facto há, não podia deixar de haver, uma certa voluptuosidade em roçar, cerebralmente, esses corpos sensuais, que são os livros bonitos, ..."
[Aquilino Ribeiro, in Nota de Abertura ao "Catálogo de Livros Seleccionados", nº 3, do Mundo do Livro (de João Rodrigues Pires), 1955]
sexta-feira, 10 de setembro de 2004
É a Rentrée, ...
Pensando bem, a rentrée política alcança a celebridade quando ilustres escribas, tricotando ajuntamentos de palavras em artigos de opinião, formulam ex cathedra implacáveis desgraças, cáusticas composturas, respeitáveis queixumes sobre a dissoluta nação portuguesa e a súcia de indígenas que a habitam. A candura das suas petições, a perseverança das suas ordenações ano após ano, provoca sempre, por esta altura do ano, um vendaval nos jornais enquanto um arrepio de infelicidade perpassa pelos costados dos viciosos nativos lusos. Trata-se da rentrée, evidentemente.
O ferrete decorre na mais serena placidez. Embora este ano a moda seja os barcos de guerra em terras figueirenses, soubemos do encanto da rentrée por esse extraordinário texto de João Bénard da Costa sobre a escola (Público, 20 e 27 Agosto), afinal assunto recorrente todos os santos anos. O divertimento desse olímpico mau aluno liceal, confuso a soletrar a pérfida matemática e mártir da física-química, é fazer aparecer o cartaz do admirável reitor como panaceia para os males do sistema de ensino. Está tudo explicado.
O requinte de tal maniqueísmo sociológico, peça perfumada por uma historieta de longos arrufos contra docentes e discentes, não só ousa trazer em desordenada correria ilustres pedagogos como Delfim Santos, Vieira de Almeida ou Virgínia Rau, não se sabe a que propósito e com que ocultação, mas faz, também, sair à liça o talento esforçado de António Barreto em copioso artigalho, como era de esperar. O figurino da rentrée é, afinal, o espírito da escola. Esse fantasma que os atormentou em pequeno. A movida não acabará, evidentemente, por aqui. Por entre os papéis da Torre do Tombo, Maria Filomena Mónica, em estilo colorido e sob névoa very british, distrai-se certamente a tricotar novo queixume sobre tão clamoroso assunto. E não estivesse o comentador d'O Público, José Manuel Fernandes, a banhos, já teríamos sido atingidos pela elevada concepção da sua moderna reforma educativa. Mas não esperamos pela demora. A reprimenda vem já.
2 - Aniversários - 2
Na excelsa Blogosfera Portuguesa dois aniversários garbosos. Um, comemorado no princípio do mês pelos manos da Grande Loja, de pena caprichosa e grande empenhamento político-jurídico. Outro, pelos também manos do Barnabé, de excelente irreverência, capacidade imaginativa e talento de audácia. Parabéns a ambos.
Na excelsa Blogosfera Portuguesa dois aniversários garbosos. Um, comemorado no princípio do mês pelos manos da Grande Loja, de pena caprichosa e grande empenhamento político-jurídico. Outro, pelos também manos do Barnabé, de excelente irreverência, capacidade imaginativa e talento de audácia. Parabéns a ambos.
De regresso. Os vales e as ondas calmas deixam saudade, é certo. Há dias assim, eternamente sacros. Entre grandes trabalhos e lastimosas cousas, aconteceu-nos umas férias. Que o descanso nunca amargou. Embora as noites fossem quentes. E "a ternura húmida". Estamos de volta, ainda que o tempo nos confunda. E o país seja o mesmo. Estamos de regresso. Para ficar. Vale!
quinta-feira, 2 de setembro de 2004
Juan L. Ortiz [Juanele] (1896-1978)
m. a 2 de Setembro de 1978
"Un silencio cortés, extremadamente cortés, ante las cosas y los seres... Ellos debían aparecer con su vida secreta, sólo llamando el silencio, pero con cuidados infinitos, ah, y con humildad infinita..." [Juan L. Ortiz]
"Regresaba
- ¿Era yo el que regresaba? -
en la angustia vaga
de sentirme solo entre las cosas últimas y secretas.
De pronto sentí el río en mí,
corría en mí
con sus orillas trémulas de señas,
con sus hondos reflejos apenas estrellados.
Corría el río en mí con sus ramajes.
Era yo un río en el anochecer,
y suspiraban en mí los árboles,
y el sendero y las hierbas se apagaban en mí.
¡Me atravesaba un río, me atravesaba un río!"
Locais: Biografia / Una voz subterrânea / Juan L. Ortiz: la intemperie sin fin / Para que los hombres (Poema)
O tempora, O mores!
[Quo usque tandem abutere, Portugal, patientia nostra?]
- o Presidente da Republica de turno esta semana lembrou, a propósito da "campanha alegre" da organização "Woman on Waves", que "era comandante supremo das forças armadas". A inventiva do dr. Sampaio teve a frescura de um discurso grave e insólito. Raramente se ouvia, na costumeira chateza espiritual do presidente de turno, tal assombro. Louvemos esta pujança de fim-de-estação.
Porém, ao que parece, o putativo Lopes, muito serenamente e com a tolerância emprestada do velho Botas de S. Comba, faz coro na missa pontifical do casto Portas. O "brio patriótico" iluminado pelo glorioso vaso de guerra em vigia aos perigosos "terroristas" do "Barco do Aborto" premeia a fúria louca neoconservadora e moralista. O que é magistralmente estupendo pelo resultado conseguido. Mesmo assim, a originalidade do dr. Sampaio, comovente "até às lágrimas", não obteve o resultado esperado. Ainda não foi desta que tivemos comandante. Per supoesto!
- as opiniões dos adeptos nativos e demais autoridades do futebol de bancada estão cada vez mais judiciosas. Os folhetos que imprimem nos jornais, televisão, rádio e blogs, são uma declaração surpreendente de espalhafatosas profecias, a saber: o temível FCP, sob o patrono desse jongleur Pinto da Costa, vai vassourar "cientificamente" as equipas adversárias. Implacável, a (agora) consolidada equipa azul e branca, irá registar, além de um futebol de ataque de grande fulgor filosófico e de uma viçosa defesa que causa inveja, infames vitórias sobre os ímpios. Os simpatizantes do Estádio do Dragão estão estimulados. A rapaziada indígena dos outros clubes, ao que parece, está resignada. Que malvadez! Deve o excelso campeonato continuar? Ou vamos ao próximo!? E há tempo?
Livros & Arrumações
- publicação do Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, 1935, de uma conferência realizada pela ocasião do Curso de Férias, de Eva Seifert, intitulada "Uma volta pelos arabismos da terra ibero-românica". Lê-se: "O legado dos muçulmanos oferece-nos como sopa a açorda, feita de pão, azeite e alhos; alguns preferirão talvez outra coisa: alfitete de ovos, açúcar, vinho e manteiga com uma fatia de pão. Esta última palavra deriva de fitãta «miga» e com ela formou-se o vocábulo alfitete. Haverá quem deseje um (a)tabefe «iguaria feita de leite, ovos e açúcar» ou «soro de leite coalhado» ou uma sopa de cúscus, «grânulos de farinha» (...) Para bem cozinhar, precisamos do azeite e do açúcar que tempera o alfenim, «massa de açúcar e óleo de amêndoa doce» e a aféloa, «massa de açúcar». No Minho comeríamos a falacha, «bolo de castanhas»".
- publicação "não periódica das Secções das Associações de Estudantes", de Março de 1966, dita "Cadernos Culturais", nº 1, com textos de: Eduardo Prado Coelho (Faculdade de Letras), "Questões prévias ao estudo da cultura universitária"; um texto de Arnaldo de Matos (Faculdade de Direito), "Cultura Universitária"; um outro de Jorge Veludo (Fac. Ciências), "Universidade e Cultura"; além da participação de Hélder Costa (Fac. Direito), Manuel Marcelino (Fac. Medecina), Vasco Teixeira da Silva (Fac. Medecina) , "A Situação da Arte na Sociedade Contemporânea" e de Sérgio Pombo Martins (Belas-Artes). Como nota final surge um esclarecimento sobre a proibição de um Curso de Sociologia e do Ciclo António Sérgio levado a cabo pelo Ministério de Educação. Estimado.
- publicação do Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, 1935, de uma conferência realizada pela ocasião do Curso de Férias, de Eva Seifert, intitulada "Uma volta pelos arabismos da terra ibero-românica". Lê-se: "O legado dos muçulmanos oferece-nos como sopa a açorda, feita de pão, azeite e alhos; alguns preferirão talvez outra coisa: alfitete de ovos, açúcar, vinho e manteiga com uma fatia de pão. Esta última palavra deriva de fitãta «miga» e com ela formou-se o vocábulo alfitete. Haverá quem deseje um (a)tabefe «iguaria feita de leite, ovos e açúcar» ou «soro de leite coalhado» ou uma sopa de cúscus, «grânulos de farinha» (...) Para bem cozinhar, precisamos do azeite e do açúcar que tempera o alfenim, «massa de açúcar e óleo de amêndoa doce» e a aféloa, «massa de açúcar». No Minho comeríamos a falacha, «bolo de castanhas»".
- publicação "não periódica das Secções das Associações de Estudantes", de Março de 1966, dita "Cadernos Culturais", nº 1, com textos de: Eduardo Prado Coelho (Faculdade de Letras), "Questões prévias ao estudo da cultura universitária"; um texto de Arnaldo de Matos (Faculdade de Direito), "Cultura Universitária"; um outro de Jorge Veludo (Fac. Ciências), "Universidade e Cultura"; além da participação de Hélder Costa (Fac. Direito), Manuel Marcelino (Fac. Medecina), Vasco Teixeira da Silva (Fac. Medecina) , "A Situação da Arte na Sociedade Contemporânea" e de Sérgio Pombo Martins (Belas-Artes). Como nota final surge um esclarecimento sobre a proibição de um Curso de Sociologia e do Ciclo António Sérgio levado a cabo pelo Ministério de Educação. Estimado.
sexta-feira, 27 de agosto de 2004
Uma Miserável Direcção
"Já andei para marinheiro, mas pus óculos e fiquei em terra" [O'Neill]
Pensar o que seriam os nossos dias sem as mazelas do futebol é empreendimento que ninguém consegue contemplar. O futebol inspira a paróquia lusitana, educa a mocidade indígena, faz editoriais nos jornais, corre de boca em boca. O assunto infunde os actos mais lascivos aos seus associados e simpatizantes. A desonra da derrota é um putatio familiar. A boçalidade, a grosseria, a injúria, as imprecações, tudo isso não passa de dedicados e ternurentos gorjeios de linguagem, uma espiritualidade irreverente, um plebeísmo profano, e quando acompanhados de picarescos gestuais então atinge excelentes resultados. Longe de nós evitar tais afectos comovidos de caridade futebolística. As massas têm esse decoro domingueiro que ninguém deve lamentar.
Ora, evidentemente, o Benfica é a putain respecteuse da nação. Manda avisar os incautos que o Glorioso, mesmo que conspurcado pelos afazeres de Luís Filipe Vieira & Veiga, Vilarinho Lda, não perde a serenidade fidalga e a paciente luta de espírito. Porém, a prelecção desta semana contra os jogadores, o tempero lingual evidenciado ou a gramática impetuosa reproduzida, não revela uma justa lucidez e o brilho de antanho. É que as vergastadas, assim confeccionadas, foram incorrectamente direccionadas. Ao que parece a pandilha dos Filipe Vieira e seus amigos - os tais que formaram esse extraordinário arco constitucional, da direita à esquerda da classe politica, contra a direcção infame de Vale & Azevedo - não foram devidamente surpreendidos. Não é evidente que esta actual e miserável direcção de amigos do "alheio" (nisto bem mais eficaz que a de Vale & Azevedo), esta dissoluta união nacional anti-benfiquista que transviou o clube e o embrenhou nas trevas por longos anos, merecia continuados e esforçados manguitos? Faleceu a coragem aos entusiastas benfiquistas? Poderá ser?
Livros & Arrumações
- curiosa separata dos Anais da Faculdade de Farmácia do Porto (vol. XXII), intitulada "Inventário de uma Botica Conventual do Século XVIII", por A. C. Correia da Silva, Porto, 1972. Depois de uma curta historiografia da farmácia em Portugal, salientando a "botica conventual do Mosteiro de Alcobaça" como a primeira, refere a primeira Farmacopeia publicada, a "Pharmacopea Lusitana" (1704) de Frei Caetano de Santo António, "boticário do Real Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra". A partir do informação da existência de "um Inventário da Botica do Mosteiro de Grijó", documento datado de 1770, e após uma explicação sobre esse mesmo mosteiro, parte para a exposição do documento, descrevendo "termos de juramento" dos boticários, "boticários avaliadores", bem como as "variadas drogas e medicamentos, desde as plantas medicinais ainda hoje em uso, aos produtos e preparações mais estranhas (que o autor descreve nas suas notas), como o óleo de minhocas ou de ratos, os bofes de raposa em pó ou os olhos de caranguejo, tudo perfeitamente de acordo com os mais genuínos usos da terapêutica setecentista". Por fim, e antes do inventário, propriamente dito, que é extraordinário para neófitos, refere um conjunto de livros citados no próprio inventário, todos de interesse bibliográfico. Estimado.
- pelas Edição das Oficinas Gráficas, Lisboa, na Colecção Estudos Sociais, um opúsculo de propaganda nacional-sindicalista, sobre "sindicalismo orgânico", aliás "manual do sindicalismo orgânico" por Rolão Preto, 1930, intitulado "Balisas". Na contracapa refere a publicação da "Técnica da Revolução Nacional" de António Pedro, que desconhecemos. O opúsculo escrito em termos de pergunta-resposta, versa a "Economia Liberal e Economia Colectiva", "A Produção", "o Sindicalismo Orgânico", bem como uns curiosos princípios da produção que configuram a "Orgânica do Estado Integral". Diz-nos: "Negamos a solidariedade do proletariado universal por cima e contra as fronteiras sagradas das nações"; "condenamos a liberdade de trabalho, a livre concorrência, a liberdade do comércio, por contrários à Produção,...".
- curiosa separata dos Anais da Faculdade de Farmácia do Porto (vol. XXII), intitulada "Inventário de uma Botica Conventual do Século XVIII", por A. C. Correia da Silva, Porto, 1972. Depois de uma curta historiografia da farmácia em Portugal, salientando a "botica conventual do Mosteiro de Alcobaça" como a primeira, refere a primeira Farmacopeia publicada, a "Pharmacopea Lusitana" (1704) de Frei Caetano de Santo António, "boticário do Real Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra". A partir do informação da existência de "um Inventário da Botica do Mosteiro de Grijó", documento datado de 1770, e após uma explicação sobre esse mesmo mosteiro, parte para a exposição do documento, descrevendo "termos de juramento" dos boticários, "boticários avaliadores", bem como as "variadas drogas e medicamentos, desde as plantas medicinais ainda hoje em uso, aos produtos e preparações mais estranhas (que o autor descreve nas suas notas), como o óleo de minhocas ou de ratos, os bofes de raposa em pó ou os olhos de caranguejo, tudo perfeitamente de acordo com os mais genuínos usos da terapêutica setecentista". Por fim, e antes do inventário, propriamente dito, que é extraordinário para neófitos, refere um conjunto de livros citados no próprio inventário, todos de interesse bibliográfico. Estimado.
- pelas Edição das Oficinas Gráficas, Lisboa, na Colecção Estudos Sociais, um opúsculo de propaganda nacional-sindicalista, sobre "sindicalismo orgânico", aliás "manual do sindicalismo orgânico" por Rolão Preto, 1930, intitulado "Balisas". Na contracapa refere a publicação da "Técnica da Revolução Nacional" de António Pedro, que desconhecemos. O opúsculo escrito em termos de pergunta-resposta, versa a "Economia Liberal e Economia Colectiva", "A Produção", "o Sindicalismo Orgânico", bem como uns curiosos princípios da produção que configuram a "Orgânica do Estado Integral". Diz-nos: "Negamos a solidariedade do proletariado universal por cima e contra as fronteiras sagradas das nações"; "condenamos a liberdade de trabalho, a livre concorrência, a liberdade do comércio, por contrários à Produção,...".
quarta-feira, 18 de agosto de 2004
Simplesmente ... Sampaio & Moura
"Bem merece o engano, quem creu mais o que lhe dizem, que o que viu" [Camões]
Este voluptuoso país, com a sua Presidência da República sólida de improviso legalista e extremada de oferendas inenarráveis ao estado de direito, com uma PGR alquebrada entre os interstícios do regime judiciário e irredutível em actos de contrição, tornou-se uma fastidiosa demonstração de mesquinhas guerrilhas marteladas um pouco por todo o lado, uma patética e irreparável comédia caseira, uma bizarria para a geração vindoura.
As ferventes posições do dr. Sampaio, sem talento e sem probidade alguma, em prol da hospedagem de tudo o que é mais duvidoso do sistema judicial português, segurando e assumindo a defesa de quem - como Souto Moura - não sabe (ou não pode) governar a sua própria casa, que é afinal a morada primeira do sistema judicial indígena, há muito deixou de ser surpresa ou provocar qualquer tipo de estupefacção.
O dr. Sampaio, com a naturalidade que lhe assiste, pretende ser uma espécie de rainha de Inglaterra, abstendo-se de qualquer ritual de descortesia para com os interesses da partidocracia estabelecida. E se bem o pensou, melhor o fez. As laudatórias ao senhor Souto Moura pelo PR, concebidas em judiciosos pareceres que ninguém, de boa fé, entende ou acata com tranquilidade, o suposto pronunciamento de Santana Lopes por "pactos" de regime, certamente substanciosos e geniais aos olhos do bloco central, bem como as inacreditáveis afirmações do senhor PGR sobre fugas de informação e violação de segredo de justiça na sua própria morada, tornarão imortal essas bizarras figuras, Sampaio & Moura. E mesmo que amanhã o país saiba de novas tragédias e singulares acontecimentos, pois que a desgraça humana é fértil e os jornais subsistem, a lição encantadora que se espera do prudente e piedoso português é que se incline, genuflexo, diante da têmpera de tão inquebrantável duo. Deo Gratias!
Nota ou prancha: os confrades da GLQL, pela pena ígnea do Manuel e em clamor retumbante a uma posta almocrevada, não gostaram de andar na ilustre companhia dos escribas do CM, de parte luminosa do MP e da gratidão da governação laranja. Temos pena da comovente angústia da GL. Porém é disso que se trata, nada a fazer. A linhagem das afirmações proferidas, ao longo de vários posts limianos, vai nesse sentido, pois dimana-se a defesa, a qualquer preço e sem condições, do trabalho do senhor PGR e do MP no tumultuoso sistema judiciário português. Mais, compreende-se a defesa viçosa, pelo Manuel, do MP contra os vilões da política, bem distribuídos que foram os arremedos feitos a CAA, a Vital Moreira e a JPP. Apesar das certezas da GL, o sistema judicial português caminha para o caos, com tudo o que isso implica para o Estado de Direito. Para uns, como a GL, o influxo judicial faz-se com o actual PGR como companhia, para outros, nesse sacerdócio não entra tal magnifica figura. É tudo.
Livros & Arrumações
- curioso opúsculo de Simeão Pinto de Mesquita - monárquico integralista, colaborador da "Nação Portuguesa", advogado, que com outros, dá parecer jurídico, em defesa do testamento de D. Manuel e da constituição da Casa de Bragança, apoiando o protesto de D. Duarte Nuno -, intitulado "Unidade e Permanência da Revolução Mundial", publicação da conferência "aos estudantes de Coimbra, em Março de 1928", e publicada somente em 1937. O autor divaga sobre a "existência de um propulsor secreto e constante da Revolução", a partir de uma conjuração da Maçonaria (cuja prosa é hilariante), dos ditos "Iluminados" de Adão Weischaupt (que, pasme-se, nos é dito que se infiltraram na Maçonaria de antanho, o que não deixa de ser espirituoso), da Carbonária, da I Internacional (apresentada como possível "emanação exteriorizada dessas seitas") de Marx, Mazzini e Bakunine. Refere, ainda, que as "doutrinas bolchevistas são as do manifesto comunista, são as de Babeuf e de Weishaupt". Apresenta, no início, uma bibliografia curiosa sobre a temática.
- admirável texto "aos moradores e frequentadores do Concelho de Cascais", por José Nunes da Matta, "Arborização do Concelho de Cascais e sua Influência no Futuro deste Concelho", datado de 1926. O autor apresenta interessantes aspectos a ter em conta: "regularização das chuvas por meio da arborização", a "acção directa das árvores para a infiltração da água nos depósitos subterrâneos", "a falta de arvoredo na bacia hidrográfica das ribeiras e rios dá lugar a cheias bruscas e turvas", etc. Conclui a dado passo: "Por isso a besta fera e vilão brutal e infame que dentro deste Concelho roubar ou destruir árvores de matas particulares ou de estradas públicas, não é apenas um torpe selvagem e desprezível ladrão, mas também um traiçoeiro e infame assassino".
- curioso opúsculo de Simeão Pinto de Mesquita - monárquico integralista, colaborador da "Nação Portuguesa", advogado, que com outros, dá parecer jurídico, em defesa do testamento de D. Manuel e da constituição da Casa de Bragança, apoiando o protesto de D. Duarte Nuno -, intitulado "Unidade e Permanência da Revolução Mundial", publicação da conferência "aos estudantes de Coimbra, em Março de 1928", e publicada somente em 1937. O autor divaga sobre a "existência de um propulsor secreto e constante da Revolução", a partir de uma conjuração da Maçonaria (cuja prosa é hilariante), dos ditos "Iluminados" de Adão Weischaupt (que, pasme-se, nos é dito que se infiltraram na Maçonaria de antanho, o que não deixa de ser espirituoso), da Carbonária, da I Internacional (apresentada como possível "emanação exteriorizada dessas seitas") de Marx, Mazzini e Bakunine. Refere, ainda, que as "doutrinas bolchevistas são as do manifesto comunista, são as de Babeuf e de Weishaupt". Apresenta, no início, uma bibliografia curiosa sobre a temática.
- admirável texto "aos moradores e frequentadores do Concelho de Cascais", por José Nunes da Matta, "Arborização do Concelho de Cascais e sua Influência no Futuro deste Concelho", datado de 1926. O autor apresenta interessantes aspectos a ter em conta: "regularização das chuvas por meio da arborização", a "acção directa das árvores para a infiltração da água nos depósitos subterrâneos", "a falta de arvoredo na bacia hidrográfica das ribeiras e rios dá lugar a cheias bruscas e turvas", etc. Conclui a dado passo: "Por isso a besta fera e vilão brutal e infame que dentro deste Concelho roubar ou destruir árvores de matas particulares ou de estradas públicas, não é apenas um torpe selvagem e desprezível ladrão, mas também um traiçoeiro e infame assassino".
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