sexta-feira, 10 de setembro de 2004


É a Rentrée, ...

Pensando bem, a rentrée política alcança a celebridade quando ilustres escribas, tricotando ajuntamentos de palavras em artigos de opinião, formulam ex cathedra implacáveis desgraças, cáusticas composturas, respeitáveis queixumes sobre a dissoluta nação portuguesa e a súcia de indígenas que a habitam. A candura das suas petições, a perseverança das suas ordenações ano após ano, provoca sempre, por esta altura do ano, um vendaval nos jornais enquanto um arrepio de infelicidade perpassa pelos costados dos viciosos nativos lusos. Trata-se da rentrée, evidentemente.

O ferrete decorre na mais serena placidez. Embora este ano a moda seja os barcos de guerra em terras figueirenses, soubemos do encanto da rentrée por esse extraordinário texto de João Bénard da Costa sobre a escola (Público, 20 e 27 Agosto), afinal assunto recorrente todos os santos anos. O divertimento desse olímpico mau aluno liceal, confuso a soletrar a pérfida matemática e mártir da física-química, é fazer aparecer o cartaz do admirável reitor como panaceia para os males do sistema de ensino. Está tudo explicado.

O requinte de tal maniqueísmo sociológico, peça perfumada por uma historieta de longos arrufos contra docentes e discentes, não só ousa trazer em desordenada correria ilustres pedagogos como Delfim Santos, Vieira de Almeida ou Virgínia Rau, não se sabe a que propósito e com que ocultação, mas faz, também, sair à liça o talento esforçado de António Barreto em copioso artigalho, como era de esperar. O figurino da rentrée é, afinal, o espírito da escola. Esse fantasma que os atormentou em pequeno. A movida não acabará, evidentemente, por aqui. Por entre os papéis da Torre do Tombo, Maria Filomena Mónica, em estilo colorido e sob névoa very british, distrai-se certamente a tricotar novo queixume sobre tão clamoroso assunto. E não estivesse o comentador d'O Público, José Manuel Fernandes, a banhos, já teríamos sido atingidos pela elevada concepção da sua moderna reforma educativa. Mas não esperamos pela demora. A reprimenda vem já.