sábado, 18 de setembro de 2004


Código Da Vinci, em pé-de-página

Era de "estórias". Sempre assim foi e será. Tradição, simbologia, verdade, ocultação, revelação, hermetismo, essência divina, unidade e descontinuidade, alma colectiva, espiritualidade, verdadeiro e falso, numerologia e cabala, escrita, escrita sagrada, luz, Templo, Graal, Santo Graal, consciente e inconsciente, Rei do Mundo, Grande Arquitecto, mitos e deuses, divino, teúrgico, Deus, Espírito Santo, Quinto Império, sagrado e profano, adepto, neófito, Adepto, Lux-Citânia ou Lusitânia, Oriente e Ocidente, Adão Kadmon, iniciação, Anunciação, saudade, universalismo, mistérios, o Encoberto, Via Sacra ou Caminho do Fogo, Teosofia, dogma e ritual. Era de histórias, era de patamar. Um desejo de contar, por vezes de tentar provar. Que maravilhoso trabalho humano é uma história, é um livro. A palavra sempre repetida, sempre em decomposição, abandono ou trânsito. Um olhar, uma visão sempre redobrada e ao mesmo tempo sempre única. "A vida que em mim flui, em quem flui?" [F.P.].

As opiniões inquietas de alguns em torno do livro de Dan Brown, "O Código da Vinci", exposto profusamente por todo o lado e vendido como pãezinhos quentes, são desabafos capciosos de quem cuida o arquejo d'outras sonoridades de desmedida literatice. A erudição lamurienta de tais soldados da boa literatura é quase sempre bem postiça. A grandeza do génio em cada um não passa do five o'clock tea sem qualquer originalidade. Tais singularíssimos críticos, recortando acusações dos erros crassos e factos absurdos, em boa hora descobertos, condenam o livro por ser enganador, fantasioso, repleto de perfídia, fraudulento, pouco habilidoso, banal, de uma falsidade monstruosa, um "grau zero da escrita". É, ainda segundo alguns castos leitores, "imbecil, inexacto, mal informado, estereotipado, enlatado exemplo de pulp fiction" e, pasme-se, "deriva de teorias feministas extremistas". O entretimento deixa, por magia, de existir. E as mil histórias dentro da história ficcionada por Dan Brown, também. A teoria conspiratória dos críticos do livro é de sinal igual ao do próprio Brown, mesmo que o recurso crítico à análise da estrutura do romance, da técnica narrativa ou do convencimento histórico, insuportável do autor, tenha fundamentação. Sabendo-se que, muito antes, o "The Holy Blood And The Holy Grail", onde Brown sustentou toda a sua ficção, tinha passado pelo mesmo crivo, suspeitando-se do matraquear publicitário das editoras, não se compreende a polémica e o alarido.

Se por mero acaso, alguém em Portugal resolvesse seguir o exemplo de Umberto Eco, Ursula Le Guin, Tolkien, Burroughs, Terry Broks, Dan Brown, Paolini, e muitos outros, teria material luso para vários calhamaços. Não haja dúvidas. E não se fala, apenas, da presumida guarda do Graal pelos monges de S. Jerónimo em terras portuguesas, do desaparecimento do Tesouro Real de Portugal, algures oculto numa Igreja ou de estranhas reuniões na imaginada cripta da Sé do Porto in illo tempore. Haveria ainda mais, até porque, se "o símbolo é naturalmente a linguagem das verdades superiores à nossa inteligência", citando F. Pessoa, o filão seria perfeitamente inesgotável.