domingo, 12 de junho de 2005


Vasco Gonçalves - Militar de Abril [1921-2005]

"a Vasco Gonçalves

Nesses dias era sílaba a sílaba que chegavas.
Quem conheça o sul e a sua transparência
também sabe que no verão pelas veredas
da cal a crispação da sombra caminha devagar.
De tanta palavra que disseste algumas
se perdiam, outras duram ainda, são lume
breve arado ceia de pobre roupa remendada.
Habitavas a terra, o comum da terra, e a paixão
era morada e instrumento de alegria.
Esses eras tu: inclinação da água. Na margem
vento areias lábios, tudo ardia.
"

[Eugénio de Andrade, O Comum da Terra, 14/5/76, in Companheiro Vasco, Inova, Set. 1977]]

"... A paixão de Vasco Gonçalves não é para esquecer. Ninguém poderá esquecer a enorme dignidade deste Homem, a sua transparência, a força que o seu mirrado corpo irradiava: Desfeito, desgrenhado, coberto de escarros, caluniado e traído; Vasco Gonçalves cumpriu-se até ao fim, sem um desvio, sem uma quebra, inteiro, igual a si mesmo, simples e generoso, exemplar ..."

[Bernardo Santareno, A Paixão, ibidem]

"... Gonçalvismo serve para referir a um só homem o que de mal sucedido (?) ou canhestro terão feito os nossos militares, os nossos economistas, os nossos políticos, os nossos diplomatas. Serve para fazer de Vasco Gonçalves o bode expiatório do evitável e do inevitável, assim amnistiando os que, ao abrigo duma concepção maniqueísta, continuam a desejar fruir o estatuto de bons. Manejo do termo gonçalvismo: variedade de racismo transposto para a esfera politico-ideológica, velha receita (depois de tantos outros ismos que correram mundo...) para colocar o irracional ao serviço da politica, pois dizer gonçalvismo é convidar a não pensar, a não analisar, é produzir uma espécie de choque eléctrico ..."

[Jacinto do Prado Coelho, Vasco Gonçalves e o Gonçalvismo, ibidem]

sábado, 11 de junho de 2005


A leitores ociosos ... prazeres ociosos

"Querem saber acerca do que nós falamos?
«de litteris et de armis, prestantibusque ingeniis»
sobre os tempos antigos e modernos; livros, armas,
homens de génio desigual,
dos tempos antigos e modernos, em suma dos objectos correntes
de conversação entre homens inteligentes ..."

[Ezra Pound]

Sabadus ou "Moral Abreviada" da vida

"Uma nuca de loura e de graça inclinada,
Um colo que arrulha, belos, lascivos seios,
Com medalhões escuros na mama afogueada,
Esse busto se assenta em baixas almofadas
Enquanto entre duas pernas para o ar, vibrantes,
Uma mulher se ajoelha - ocupada com quê?
Amor o sabe - expondo aos deuses a epopeia
Singela de seu cu magnífico, um espelho
Límpido da beleza, que ali quer se ver
Para crer. Cu feminino, que vence o viril
Serenamente - o de efebo e o infantil.
Ao cu feminino, supremo, culto e glória!"

[Paul Verlaine, in Moral Abreviada, trad. José Paulo Paes]

[Rotativismo parlamentar]

"... Imaginem meia dúzia de almocreves sequiosos que acham na estrada um pipo de vinho. Como nenhum deles tem mais direito que os outros a beber do pipo, combina-se que cada um ponha a boca ao espicho e beba enquanto os pontapés dos outros o não contundirem até ao ponto de o obrigarem a largar as mãos da vasilha para as apertar na parte ferida pelos golpes aplicados pela companhia. É exactamente o que há muito tempo tem sido feito pelos partidos portugueses com relação ao usufruto do poder que eles acharam na estrada, perdido.
Chegou finalmente a vez de pôr o pipo à boca a um partido excepcionalmente valoroso de sede e incontundível de fibra. Este partido não desemboca o pipo por mais que lhe façam. Protestações escandalizadas, de almocreves, retroam.
- Este partido abusa!
- Isto não vale!
- Isto não é um jogo!
- Ele esvazia o pipo!
- Larga o pipo, pipa!
- Larga o pipo, pimpão!
- Larga o pipo, ladrão!
E incitam-se uns aos outros até à ferocidade:
- Chega-lhe rijo!
- Mais! Que lhe doa bem!
- Rebenta-me esse odre!
- Racha-me esse tonel!
- Ah! cão!
O partido, porém, continua sempre a beber, e é insensível a tudo: à dor, ao insulto, ao chasco, ao impropério, à graça pesada, à insinuação pérfida e à alusão venenosa!
Em vista de uma tal pertinácia, que nós mesmos somos forçados a taxar de irregular, os partidos, em expectativa do pipo, confederam-se, ferem o pacto da Granja, constituem-se num só partido novo - numa só boca para o pipo. Fazem um programa, redigem um manifesto, vão de terra em terra pedindo ao País que intervenha. Precisamente lhe ocorreu nesse momento que o pipo tem dono! Que é do País o pipo!..."

[Ramalho Ortigão, in Farpas, tomo IV]

quarta-feira, 8 de junho de 2005

PÉS NUS POR CAMINHOS DE BRASAS




[Pés nus por caminhos de brasas]


"O incêndio na floresta
começa muitas vezes pelas cinzas
impacientes.

As labaredas vêm sempre no fim
Quando as arvores sentem falta de asas
Ou de flores ausentes.

Pés nus por caminhos de brasas"


[José Gomes Ferreira]

Fogos

Continua o inferno. Todos os anos somos abrasados pelo fogo. Sem saber bem qual o nosso pecado. O nosso infortúnio. O que fazer. Todos os anos a história se renova como uma profanação. Uma maldição. Não sabemos se o desprezo deva ir inteiramente para nós, quando num abandono indigente cedemos a vigilância e a prudência, que devia ser de todos, à inteligência de outros ou se deva ir directamente para essas luminárias da protecção civil, do poder local e do governo. A indiferença com que abraçamos tudo isso não tem piedade alguma. A responsabilidade é sempre nossa, mesmo que os Lidios Lopes, os Paulos Pereira Coelhos, os Antónios Costas e os Jaimes Soares, deste mundo, insistam que a culpa é deles e só deles. O que se passou nas Alhadas ou em Vila Verde é indescritível. E assustador. Triste país o nosso.

terça-feira, 7 de junho de 2005

[Pedido]

"Um dia, em S. Lourenço da Montaria,
uma rã pediu a Deus para ser grande como um boi.
A rã foi. Deus é que rebentou
"

[António Pedro]

A Catástrofe

"Ora deixai-me dizer
que vejo tudo ao contrário
do que era lícito ver
" [M. Cesariny Vasconcelos]

O suplemento opinativo d'ontem no programa Prós e Contras, foi uma montra curiosa sobre o mal do "enfermo" (Europa) & a pregação do milagre, francamente útil nos seus aspectos rudimentares do politicamente correcto e um excelente exercício sobre a metanarrativa jurídico-política. Mas quis as circunstâncias (aliás bem previsíveis) que o painel assegurasse, com inabalável certeza, que a "catástrofe" (que vinha por aí) não só não comovia ninguém como nem sequer se deveria colocar. Temos santas dúvidas. Aliás, supomos que a perturbação (desde há algum tempo) intelectual de Miguel Beleza nestes eventos públicos, dado ser um sujeito não totalmente displicente, pode ser atribuível, em parte, à sua análise prospectiva sobre o futuro da Europa, que não lhe será conveniente aludir. Adiante.

Do discurso recitado, a virtude da argumentação esteve do lado de Vital Moreira e de José Pacheco Pereira, revelando ambos uma visão robusta da "sebenta" europeia, seja nos seus ornamentos processuais, que fazem a consolação de muitos neófitos da putativa inteligentzia partidária e enaltecem os "ruídos" da política, seja na defesa expedita do seu mundo ideológico, numa lógica doutrinária irrepreensível. Refira-se a admirável exegese do prof. Jorge Miranda em torno do conceito de "democracia", que revela uma bem nutrida energia pelo amparo à participação popular no construído da política.

Porém, no exame dos pregadores faltou alguma coisa mais. Entre o que, presumivelmente, se quer edificar para a Europa ficou-nos um amargo de boca. Afinal, que magnífico edifício querem construir? Os "Estados Unidos da Europa"? Uma União Económica e Monetária, tout court? Uma Zona de Comércio Livre, com as medidas de ministro italiano? Não sabemos! O santuário suspirado não nos foi concedido. A fadiga do debate não pareceu deslindar esta vexata quaestion. Ou estão todos de acordo e nós, cegos de imodéstia, não o entendemos ou o reparo tem sentido.

É que, se a excelência da construção europeia configurar um sumptuoso "Estados Unidos da Europa" então as virtudes de uma Constituição, cheia de graça evidentemente, têm razão de ser. E todos os olhares errantes sobre ela estão esclarecidos de fé. Mas, honrando os súplicas neoliberais & atendendo ao delírio da razão individual dessas almas, se se optar, na costumeira confusão entre a micro e macroeconomia; se não descobrimos, ainda, que a Nação-Estado, ou o que resta dela, escorreu-se-nos entre mãos; se teimarmos em não aceitar "um Estado construtor, edificador" (Lester Thurow, evidentemente), então fora o Tratado e a oportunidade de "transformar o agir em acontecer". Não há escolhas mais, mesmo dando de barato (seguindo Adorno) que a utopia para o ser "prescreve não ser realizada".

Catálogo 70 da Livraria Bizantina

Saiu mais um Catalogo de Carlos Bobone, da Livraria Bizantina (Rua da Misericórdia, nº147, Lisboa), como sempre com peças (479) notáveis. Pode-se consultar on line.

Algumas referências: História de Portugal, de João Ameal, 1974 / O Integralismo Lusitano, por Leão Ramos Ascensão, 1943 / Contra resposta dada ao velho liberal, pelo Visconde d'Azevedo, s.d. / Educação Republicana, de João de Barros, 1916 / Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas, por Bocage (ed. destinada ao Brasil), 1964 / Historia da Luzitania e da Ibéria, de João Bonança, 1887 / O Tiro de Caça, por José Mattos Braamcamp, s.d. / Contos Phantasticos, de Theofilo Braga, 1894 / Agulha em Palheiro, de Camillo Castello Branco, 1865 / Os Modernos Publicistas Portuguezes, de Sampaio Bruno, 1906 / As minhas memorias de jornalista, de António Cabral, 1949 / Descripção Geral de Lisboa em 1839, por P.P. da Camara, 1839 / Lisboa de Outrora, por João Pinto de Carvalho (Tinop), 1938, III vols / Historia do Fado, idem, 1903 / Os Pelourinhos, por Luiz Chaves, 1938 / A Ilha da Madeira, pelo Marquez de Jacome Corrêa, 1927 / Manual do Viajante em Portugal, de L. de Mendonça e Costa, 1907 / O Diário de Noticias, por Alfredo da Cunha, 1914 / Tufão sobre Portugal, de Humberto Delgado, Rio de Janeiro, 1962 / Historia dos Lanifícios, por Luís Fernando de carvalho Dias, 1958-65, III vols / A Relação das Fábricas de 1788, idem, 1955 / Infâmias da Carbonaria, por Eduardo Pinheiro Domingues, Rio de Janeiro, 1912 / Camilo e Silva Pinto, por António Ferrão, 1936 / Historia da Civilização, de Tomás da Fonseca, Coimbra, 1929 / Sermões da Montanha, idem, Ed. Germinal, 1947 / Descripção minuciosa do monumento de Mafra, por Joaquim da Conceição Gomes, 1871 / A Minha Luta, de Adolf Hitler, ed. Fernando Ribeiro de Mello, 1976 / O Theatro em Coimbra, de José Pinto Loureiro, 1959 / A Maçonaria desmascarada ou colecção dos artigos do Echo de Roma, 1872 / Manifesto de Sua Magestade Fidelíssima El-Rei Nosso Senhor, O Senhor D. Miguel I, Impressão Régia, 1832 / Manual do Direito Administrativo Parochial, de António Xavier de Sousa Monteiro, 1876 / Cartas do Japão, de Wenceslau de Moraes, 1927, III vols / Exilados, por Vitorino Nemésio, s.d. / Notas para a Historia do Socialismo em Portugal, de César Nogueira, 1964-66, II vols / Jornais, Homens e Factos de Portimão, por Joaquim António Nunes, 1962 / De Ombro na Ombreira, de Alexandre O?Neill, 1969 / Páginas Minhotas, por Alfredo Pimenta, 1950 / Livro da Fundação do Mosteiro de Salzedas, pelo Fr. Baltasar Reis, 1934 / Minha Alma Gentil (Antologia de Poesia, org. José Régio e Alberto de Serpa), 1957 / Camões no Maranhão, por Mário Saa, 1922 / Discuros, de Oliveira Salazar, VI vols / O Celibato Clerical, e religioso defendido dos golpes da impiedade e da libertinagem dos correspondentes de Astrea, Typ. Bolhões, 1830 / Real Casa Pia de Lisboa, por César da Silva, 1896 / Tintin (revista BD), Ano I (1968) a Ano XV (1982), 28 vols encad.

domingo, 5 de junho de 2005


[Memória descritiva ou Conselho de Ministros]

Neste dia que de negro se fez branco, a caminho do mar para refutar o drama pátrio, depois de afazeres campestres, oferecemos à fidalguia da blogosfera que soube dizer que "o lugar do rei é ao lado do seu povo", a bênção arrebatada da voz, novamente, de José Mário Branco & o seu estandarte de palavras, ali ao lado. Atendei e cantai, em nobre soidade, enquanto nos refrescamos em súplica báquica, aqui ao lado.

"Capote preto ... capote branco
Quem dá o flanco nunca se defende bem.
Capote branco ... capote preto
O Chico-esperto usa a cor que lhe convém ...
"

Os folhetos do companheiro Vasco

O repositório de curiosidades do devoto Vasco Pulido Valente no Público é um tratado de raiva, entaramelado por discursos recitados à paróquia liberal, mais ou menos condoído em testemunhos de gratidão poética & de alegria poupada, que nos faz sorrir de felicidade moral e quietação intelectual. A última vítima do literato militante é essa "construção utópica" de nome Europa, claro está, "inventada à revelia do eleitorado" indígena pelos domésticos de Bruxelas ou, em rigor circunspecto e espírito chorado, esse curioso "modelo social" europeu que ameaça os incréus do neoliberalismo. O Tratado Constitucional Europeu estaria, portanto, refém desses malsins eurocratas possuídos de pecados horripilantes e em desarmonia com os escritos agastadiços do piedoso companheiro Vasco. É bom de ver que não podemos ficar indiferentes e por aqui, ofegando à charamela do senhor Pulido Valente. O argumento do dr. Vasco é deveras fastidioso. E tresvariado, bem entendido.

As minúcias presentes no "Não" (com aspas) francês, holandês ou noutros afadigados referendos que se lhe seguem podem ser lidas, de facto, como uma recusa total das políticas económicas e sociais entoadas pelo directório europeu. Que o francês solte um brejeiro libelo contra o "canalizador polaco", que proteste sobre a frontaria da libérrima deslocalização do factor capital ou que os protestantes holandeses fiquem atormentados pela presença do ímpio árabe, não espantam por aí além. Na essência, os pacientes europeus, fiéis ao seu sentimento instintivo de bem-estar, estremecem nas desvantagens que o modelo neoliberal lhes acena.

O incómodo que a eficiência da globalização conduz, nivelando por baixo poder de compra, estilo de vida e bem-estar social, excedeu o inimaginável. Pretender a classe política e suas famílias que as massas exprimam sentimentos de afectuosidade ás prometidas virilidades económicas de Bruxelas, quando se verifica uma economia abaixo da fronteira de possibilidades de utilidade e se constata uma ineficiência das políticas seguidas, é mero desejo impotente. Não há razão alguma para acreditar nas "graves" decisões dos governos europeus.

Estes, sem politica monetária, cambial ou orçamental para manipular, com taxas de juros baixas, sofrendo os efeitos da violenta abertura dos mercados mundiais, assistindo, castrados, à deslocalização e consequente perequação dos factores de produção, não podem esperar, daí, qualquer aumento de receitas, ou melhoria do comportamento da tributação, para cumprir a bondade da PEC. E, portanto, incapazes de recitar a oração fúnebre ao modelo neoliberal, tomam medidas para "emagrecer" o Estado-Social, que passa a ser doravante motivo de todos os males.

Por seu lado, a população europeia, não entendendo a suposta falência do seu modelo social, laboriosamente construído ao longo de gerações, questiona, o óbvio: quem ganha e quem perde com a liberalização selvagem? Fora o José Manuel Fernandes, ainda em expiação do seu delito de maoísta envergonhado, poucos têm a ganhar na Europa. O prodígio da auto-ilusão que o modelo social europeu é fonte do mal, é uma bravata que fica bem aos zeladores de uma certa Europa, mas que não diz nada ao "povo", que por isso retirou utilidade da situação de voto. A incursão europeia, descansem, não acabou de vez. Não capitular ao regaço do liberalismo serôdio do dr. Barroso, não pode querer significar estar-se contra o Tratado Constitucional Europeu, não beneficiar das virtudes de um espaço único, cultural, social, económico e politico, que estabeleça as necessárias imposições para a livre troca no comércio internacional. Estamos disso certos.
[O mundo dos soberbos]

"... Bandidos, ébrios, mendigos, ladrões! Chama-vos isso o mundo dos soberbos que vos repulsa, e que todavia não vale mais, nem tanto. Porque, não sendo menos feroz, é mais hipócrita e mais covarde. Porque faz da impostura um paládium, da lei um manequim, da justiça um sofisma ou uma teoria. Porque se arreia com os espólios do menos forte. Porque pleiteia baixas competências com lastimosa vilania. Porque tudo, família, crenças, amigos, tudo sacrifica a impudentes vaidades e a ambiciosas conveniências. Indagai e vereis que tais são as principais qualidades dos felizes da terra, dos virtuosos, dos queridos da multidão, dos honrados. Sejamos então nós os apóstatas da honra. E bebamos! Escárnio à sociedade madrasta, que exclui do festim universal, como se não fora filho do homem, o pária ou o proletário! Bebei. Sou eu que pago ..."

[Álvaro Carvalhal, in Contos, 1868 (aliás 1978)]
[Preguiçar ao meio dia ...]

"Preguiçar ao meio dia, absorto,
ao pé do muro em brasa do horto,
escutar entre silvas e espinhos
roçar de cobras, estalar de ninhos
...
Observar por entre ramos o palpitar
longínquo de escamas de mar
enquanto se ouve a trémula algazarra
nos montes escalvados das cigarras

E andando sob o sol que ofusca
Perceber com melancólico espanto
O que é toda a vida e a sua busca,
O nosso dia-a-dia: um muro de horto
Que tem no alto cacos de garrafas ,,,"

[Eugenio Montale, trad. de Maria José de Lancastre, in Critério]

quinta-feira, 2 de junho de 2005


In Memoriam Eduardo Teixeira Coelho [1919-2005]

Eduardo Teixeira Coelho (ETC), um dos maiores ilustradores da Banda Desenhada Portuguesa faleceu em Florença, no dia 31 de Maio do corrente ano. "A simultânea firmeza e leveza do seu traço, a força sugestiva da pincelada, a mestria no jogo de luz e sombra, de preto e branco, as arquitecturas fosterianas, a composição dinâmica, os cavalos, os espaços abertos, a perfeição da técnica, a subtileza dos rostos?" [João Boléo & Carlos Pinheiro, 2000] revelam a presença de um grande desenhador e fazem parte da "história aos quadradinhos de expressão realista". O grande sucesso da revista "Mosquito" a ele se deveu. Merecidamente.

Nasce ETC em Angra do Heroísmo a 4 de Janeiro de 1919, parte para Lisboa para "frequentar um curso comercial", publica o seu primeiro trabalho no "Sempre Fixe" (nº 517, 1936), labora em anúncios publicitários, cartazes de praia, "reclamos de imprensa", faz ilustrações para a revista "Foco" (1941). A partir daí o seu progresso é "surpreendente", não só pelo contacto com outros ilustradores (Álvaro Duarte de Almeida ou João Rodrigues Alves) mas "pela busca isolada e teimosa de um processo interpretativo pessoal" [António Dias de Deus, 1997] aliada a "uma grande liberdade criativa íntima" [ibidem]. Participa em diversas revistas infantis, e é principalmente no "Mosquito" (1943) que "alcança a mestria total na ilustração de novelas com carácter histórico, moderno ou fantástico". A colaboração com a escrita de Raul Correia, "pela clareza e vivacidade" e criatividade "marcaram uma época".

Em 1953, ETC vai para França "em ruptura com o Estado Novo" [Carlos Pessoa, in jornal O Público], onde colabora no "semanário infanto-juvenil do Partido Comunista Francês" [ibidem], depois Inglaterra, dando início a uma "carreira internacional" notável [utilizou pseudónimos, como o de Martin Sièvre], radicando-se posteriormente em Florença [é ao mesmo tempo um "especialista de alguns aspectos da iconografia histórica" local, organizando "uma exposição sobre armaduras, que constituía uma das suas paixões"], onde veio a falecer.

Bibliografia de ETC: O Senhor Doutor, Engenhocas e Coisa Práticas, Filmagem, Colecção de Aventuras (1942), Mosquito a partir de 1943 [O Feitiço do Homem Branco, Os Guerreiros do Lago Verde, Os Náufragos do Barco sem Nome, Falcão Negro, O Caminho do Oriente, A Lei da Selva, Trilogia das Louras, Lobo Cinzento], rev. Chicos (1943/4), desenhos no Século, Diário de Noticias, Almanaque Alentejano (1946), revista Eva, Olá (1948), Auditorium, Diabrete (1950), Cavaleiro Andante (1953), Gente Moça (1953), Portugal Ilustrado (1953), O Rei Triste (1955), rev. O Pardal (1961), Histoire de France en Bandes Dessinés (1970), Jornal do Cuto, O Mundo de Aventuras, reimp. O Caminho do Oriente (ed. Futura), A Morte do Lidador, A Torre de D. Ramires, etc.

Referências a ETC: Os Comics em Portugal, Bedeteca, 1997 / E.T. Coelho: a Arte e a Vida, Ed. Época de Ouro, 1997 / Eduardo Teixeira Coelho: quadriculografia portuguesa ilustrada, ver. BML, 1998 / Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal, NonArte, 1999 / Das Conferências do Casino à Filosofia de Ponta, Bedeteca, 2000

Locais: Eduardo Teixeira Coelho / ETCoelho / Galeria de Eduardo Teixeira Coelho / La mort d'Eduardo Teixeira Coelho / Um nome maior da BD portuguesa Eduardo Teixeira Coelho

segunda-feira, 30 de maio de 2005


Tempos difíceis

Quantas saídas tem uma "crise"? Quantos defeitos têm a paixão dos "separados noivos"? Como enterrar este espectro da não-"coisa" europeia, quando o discurso e a geografia eleitoral sobre o Tratado Constitucional Europeu neutralizam o próprio "lugar"?

A vitória do "Não" em França é um rude golpe sobre o "corpo recantado", construído no imaginário de homens e mulheres para quem a solidariedade e a fraternidade não pode ser uma memória perdida. Um "lugar" sem desejo nunca pode edificar sujeitos activos. O perigo da vitória do "Não" é a embriaguez que se lhe segue. A dissidência, assim extremada, pode não redundar em trabalho colectivo, democraticamente participativo e solidário. Como alguns pretendem. E é o reverso disso que atemoriza. Aquilo que qualquer cidadão, assumidamente europeu, mais teme: o enclausuramento de cada um e de cada qual em defesa dos seus próprios interesses nacionais, cedendo de barato à ideia, bem liberal, que o interesse particular dá solidez a qualquer organização social.

A "crise" que se vai desenrolar, mesmo que resulte num diferendo ultrapassável, não pode fazer esquecer a impostura de vários posicionamentos ideológicos, mesmo se a argumentação tenha a ilusão do politicamente pertinente. Mais, o "olhar que respira" não pode estar aliado a essa maldição da extrema-direita, pseudo nacionalista e perversamente xenófoba, que os sobressaltos da história há muito julgaram. Onde a clivagem?

E, que dizer, quando se sucumbe, ali mesmo na praia, à obedecida Ordem Mundial neoliberal, que alguns julgam ingenuamente combater, tomando cegamente o partido do "Não"? Esperam, isoladamente, num qualquer bunker, mudar assim a vida e o seu trajecto normal? Transformar o mundo não será, também, registar experiências anteriores de rupturas, conceber o passado? Acaso o combate contra o modelo neoliberal, necessariamente político, não é mais eficaz e certeiro num colectivo único, mesmo que tenha agora a forma de um texto constitucional uniforme e o nome Tratado Constitucional Europeu? Não sabemos de todo. Mas vocês ... sabem-no?

New Order

"I've been waiting for a guide to come and take me by the hand"

A desordem do corpo. O fechar os olhos à memória. Na voragem da noite, um andar açaimado, um estranho gotejar. Seduzir o outro, bem o sabemos, "é toda uma aventura". Porém, queda-se o sorriso nos lábios, a memória das mãos que constroem teu rosto ... mesmo que breve o tempo arda. "Unknown pleasures". A música assim como suporte quando o afecto é sombra perdida na lembrança. Depois ... depois um enorme comício para dar vida aos teus olhos tristes. "Body that curls in and hides". Nós docemente na espera.

"When routine bites hard, and ambitions are low
And resentment rides high, but emotions won?t grow
...
Then love, love will tear us apart again
O amor, o amor vai dilacerar-nos de novo
"
[Amor]

"Amor, que te dizer,
quando honesto relógio
junto à cama
é laranja de que restam
só dois gomos?
Amor, que te dizer,
Quando o gosto azedo desta pressa
Mancha os lençóis usados
Da pensão? Amor?"

[Eduardo Guerra Carneiro, in Isto anda tudo ligado, 1970]

sexta-feira, 27 de maio de 2005


Louis-Ferdinand Céline [n. 27 Maio 1894-1961]

"... Ah! Camarada! Este mundo, asseguro-lhe, não é mais que um imenso negócio que se está marimbando para todos nós! Você é jovem. Que estes minutos lúcidos valham para si como se fossem anos. Escute-me com atenção, camarada, e não deixe passar nada sem lhe avaliar bem a importância, esse factor capital sob o qual resplandecem todas as mortíferas hipocrisias da nossa Sociedade:«O compadecimento pela sorte, pela condição dos pobres diabos...» Digo-vos, homens de bem, vencidos da vida, escorraçados, explorados, eternamente transpirados, previno-vos: quando os grandes deste mundo se resolvem a amar-vos é porque decidiram transformar-vos em carne para canhão ... É o sinal ... infalível. É por amizade que a coisa começa ..." [Céline, in Viagem ao fim da noite, Ulisseia, 1966]

"... Depois da Viagem ao Fim da Noite e de Mort á credit, antes de trocar a vocação de romancista pelo furor panfletário anti-semita, Céline tinha começado aquilo que iria ser seu terceiro romance, de nome Casse-pipe (...)
As primeiras cem páginas desse projecto abandonado perderam-se em 1944, ficaram em Paris enquanto o seu autor procurava refugio na Alemanha e depois na Dinamarca. E em 1948 - já a «maldição célineana» se preparava para atingir o ponto alto (recorde-se o artigo de Jean-Paul Sartre em Les Temps Modernes, com um dos ataques mais violentos que lhe forma feitos; recorde-se que já tinha sido pedido a sua extradição para França) - os Cahiers de la Plêiade, e Jean Paulhan com eles, assumiram-se num altíssimo rasgo de coragem cuja amplitude é hoje difícil de avaliar: a publicação desse fragmento, com o título Casse-pipe (...)
É assim que as cem páginas de Casse-pipe ficaram como um primeiro sinal de interdição.
Ver-se-á que abrangem toda uma noite chuvosa passada num quartel, e que ainda pertencem à primeira «maneira» de Céline, aos dias do seu insaciável furor antimilitarista. Com um tom e uma escatologia digna de Rabelais, envolvem sargentos e cabos nas violências exigidas pela iniciação de um magala. São páginas que cheiram a cavalo, a suor, a urina e a bosta, que pintam magistralmente uma realidade através da alucinação provocada por essa mesma realidade ..." [Aníbal Fernandes, in De Três em Pipa, Assírio & Alvim, 1985]

Locais: Louis-Ferdinand Céline (1894-1961) - pseudonym of Louis-Ferdinand Destouches / Louis-Ferdinand Céline (1894-1961) / Louis-Ferdinand Céline / Louis-Ferdinand Céline (1894-1961) / Dictionnaire Céline / Céline: Sobre o Estilo

quinta-feira, 26 de maio de 2005


Joaquim António de Aguiar [1792-m. 26 Maio 1884]

"... 0 nome de Joaquim António de Aguiar era já repetido com verdadeiro aplauso por todos os homens importantes do país, e aquela injustiça não foi desconhecida nem indiferente às cortes gerais e extraordinárias da nação (...) 0 restabelecimento do governo miguelista, em 1823, afervorou-lhe os brios, ao mesmo tempo que estimulou e deu vantagem aos seus inimigos. Aguiar publicara em Setembro de 1822 um folheto, que era o protesto do homem altamente; liberal. Sendo mandado sair do colégio de S. Pedro, por decreto de 8 de Novembro de 1823, teve de abandonar o magistério e refugiar-se no Porto, como aconteceu a muitos homens do seu tempo. Com as suas ideias liberais tão publicamente manifestadas, só lhe restava emigrar, ou deixar-se matar ingloriamente. Começaram então os grandes sofrimentos políticos do distinto doutor. Em 1826, sendo proclamado o governo de D. Pedro IV, voltou a Coimbra, e em Abril foi nomeado lente substituto da faculdade de Leis com exercício na cadeira analítica de Direito pátrio; nesse mesmo ano foi eleito deputado às cortes pela província da Beira, tomando assento na câmara até 13 de Março de 1823, adquirindo logo créditos de parlamentar de primeira ordem, concorrendo com as suas doutrinas para a frutificação dos princípios liberais mais avançados, da monarquia constitucional e representativa, assegurando o estabelecimento da Carta Constitucional ..." [ler aqui]

Locais: Joaquim António de Aguiar (1792-1884) / Joaquim António de Aguiar / Unificação e Apogeu [da Maçonaria]

quarta-feira, 25 de maio de 2005


Ecos do défice ou a moléstia da "coisa"

O sr. Governador do Banco de Portugal aka Vítor Constâncio apareceu-nos, dias atrás, a agraciar os indígenas lusos, ao som de pandeiros e rufar de tambores, com a chibatada do défice público. A fragrância com que exala "a coisa" torna o sr. Governador um putativo sacerdote do templo do equilíbrio orçamental, a par de vultos não menos talentosos como os pregadores Miguéis (o Beleza e o Frasquilho), os jubilosos Bagão Félix & César das Neves, o Martim liberal ou essa inenarrável Dulce Franco.

Depois de um santo domingo de repouso pátrio (S.L.B. gratia plena) eis que as luminárias da política económica em geral e os negociantes do retalho orçamental em particular, regressam em força a todos os telejornais, repartições de think tank por atacado, quiosques de equilíbrio cíclico ou lupanares de politicas orçamentais de estabilização. Há mais de vinte anos que o orçamento reformado nos é contado, em historietas encantadoras. O debate pragmático torna-se um delírio da razão e a superstição em torno dos coveiros do défice um talento de retórica que está bem num qualquer liceu ou associação de estudantes, mas que não comove qualquer um. Só quem quer ir nesse preparo e em espumoso divertimento partidário.

O discurso sobre "a coisa", sua origem infecta e meios de a combater adultera o espírito dessa gloriosa plêiade de fiscalistas, orçamentalistas e economistas, abnegados trabalhadores da coisa pública. A ordem de argumentos da espantosa rincharia acaba invariavelmente na velha comédia dos malefícios do estado "gordo", na infâmia arremessada sobre os malandros dos funcionário públicos (uns gastadores compulsivos), no uso e abuso da teoria do utilizador-pagador (o novo brinde dos modernos liberais), na cientifada contra os limites do Estado-Providência (não leram Daniel Cohen, mas pouco importa) e por aí adiante. A doutrina veio para ficar.

Como se percebe do douto exercício economês os erros de criação e amamentação do "monstro" são sempre de outros. A dúvida pavorosa nunca existe. Uma tal Dulce, nomeada porta-voz da equipa de Marques Mendes, Barroso & Lopes, demonstra, com aquele ar sério que lhe faz arcar o peito, que a dita "coisa" brotou do desastre Guterrista. O bom do Ribeiro e Castro, agora sem a garotada pululante desses álgidos tempos, confessa que também sim, evidentemente. Os socialistas extasiados, em parceria Pina Moura, juram que o pai do "monstro" foi o prof. Cavaco nos tempos idos de 90.

Entretanto a inefável Ferreira Leite, judiciosamente, confessa não ter queda para números e convicção pela matemática. Oliveira Martins prepara discursata. Frasquilho sobe à estátua do Marquês e ameaça atirar-se para o túnel do Lopes se não se baixar os impostos. Miguel Beleza, o tal do défice especial, descobre que um aumento das taxas de IVA não permite falar em qualquer efeito recessivo. Silva Lopes, insondável, fica perplexo pelo estado de alma-económica do seu ex-aluno. António Nogueira Leite, entre notas de jazz e pautas orçamentais, revolve-se no sofá exigindo que se ataque a maleita do défice pelo lado da despesa, sepultando de vez o recurso das receitas fiscais. O Sérgio Figueiredo, injustamente esquecido, está a fazer a tradução de alguns estimulantes abstract da produção teórica americana e virá ... já a seguir. O dr. Medina Carreira, isolado em casa, trabalha inspirado em dezenas de tabelas e quadros analíticos e voltará para dar a etiologia da doença. O José Manuel Fernandes publicará. E nós, por aqui, nos fechamos.