sexta-feira, 27 de maio de 2005


Louis-Ferdinand Céline [n. 27 Maio 1894-1961]

"... Ah! Camarada! Este mundo, asseguro-lhe, não é mais que um imenso negócio que se está marimbando para todos nós! Você é jovem. Que estes minutos lúcidos valham para si como se fossem anos. Escute-me com atenção, camarada, e não deixe passar nada sem lhe avaliar bem a importância, esse factor capital sob o qual resplandecem todas as mortíferas hipocrisias da nossa Sociedade:«O compadecimento pela sorte, pela condição dos pobres diabos...» Digo-vos, homens de bem, vencidos da vida, escorraçados, explorados, eternamente transpirados, previno-vos: quando os grandes deste mundo se resolvem a amar-vos é porque decidiram transformar-vos em carne para canhão ... É o sinal ... infalível. É por amizade que a coisa começa ..." [Céline, in Viagem ao fim da noite, Ulisseia, 1966]

"... Depois da Viagem ao Fim da Noite e de Mort á credit, antes de trocar a vocação de romancista pelo furor panfletário anti-semita, Céline tinha começado aquilo que iria ser seu terceiro romance, de nome Casse-pipe (...)
As primeiras cem páginas desse projecto abandonado perderam-se em 1944, ficaram em Paris enquanto o seu autor procurava refugio na Alemanha e depois na Dinamarca. E em 1948 - já a «maldição célineana» se preparava para atingir o ponto alto (recorde-se o artigo de Jean-Paul Sartre em Les Temps Modernes, com um dos ataques mais violentos que lhe forma feitos; recorde-se que já tinha sido pedido a sua extradição para França) - os Cahiers de la Plêiade, e Jean Paulhan com eles, assumiram-se num altíssimo rasgo de coragem cuja amplitude é hoje difícil de avaliar: a publicação desse fragmento, com o título Casse-pipe (...)
É assim que as cem páginas de Casse-pipe ficaram como um primeiro sinal de interdição.
Ver-se-á que abrangem toda uma noite chuvosa passada num quartel, e que ainda pertencem à primeira «maneira» de Céline, aos dias do seu insaciável furor antimilitarista. Com um tom e uma escatologia digna de Rabelais, envolvem sargentos e cabos nas violências exigidas pela iniciação de um magala. São páginas que cheiram a cavalo, a suor, a urina e a bosta, que pintam magistralmente uma realidade através da alucinação provocada por essa mesma realidade ..." [Aníbal Fernandes, in De Três em Pipa, Assírio & Alvim, 1985]

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