quarta-feira, 31 de março de 2004
Octávio Paz [1914-1998]
n. na cidade do México a 31 de Março de 1914
Octavio Paz foi poeta, ensaísta (crítica literária, arte, história e política), diplomata de carreira(renuncia em protesto contra a repressão das manifs dos estudantes, durante os Jogos Olímpicos no México), editor e jornalista [Barandal, Taller (1938-41), El hijo pródigo (1943), Plural (1971-76), Vuelta (1976)], uma grande figura da cultura contemporânea. Participou em Valência (Espanha) no II Congresso Internacional de Escritores Anti-Fascistas, acompanha Breton e Péret em actividades e intervenções no movimento surrealista, foi embaixador em Paris e na Índia. Foi Prémio Nobel de Literatura em 1990.
"Between what I see and what I say / Between what I say and what I keep silent / Between what I keep silent and what I dream / Between what I dream and what I forget: / Poetry" [OP, 1976]
"El futuro no es el tiempo del amor: lo que el hombre quiere de verdad lo quiere ahora. Aquel que construye la casa de la felicidad futura edifica la cárcel del presente" [OP]
"... Dia, redondo dia,
luminosa laranja de vinte e quatro gomos,
todos atravessados pela mesma doçura amarela!
A inteligência encarna por fim,
reconciliam-se as duas metades inimigas
e a consciência-espelho liquefaz-se,
volve a ser fonte, manancial de fábulas:
Homem, árvore de imagens,
palavras que são flores que são frutos que são actos"
[Hino Entre Ruínas (trad. Jorge de Sena, in Poesia do Século XX]
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Arrumos & Notas
- Na Revista Internacional Pensamento, Ano 1, nº 11, Janeiro de 1931, refere-se o programa das Juventudes Socialistas, com fotografia de Angelino Monteiro da Silva, "principal fundador da Liga da Mocidade Socialista do Porto"; um artigo sobre a morte de Manuel Luís Figueiredo (da Fraternidade Operária, jornalista d'O Protesto, Voz do Trabalho, Partido Operário, Eco Metalúrgico e, Propaganda, O Produtor, O Setubalense e Trabalho, todos estes de Setúbal, militante do Partido Socialista, tendo sido delegado ao Congresso Internacional de Paris, companheiro de Agostinho da Silva, etc.). No Ano II, nº 14, Maio de 1931, saliente-se um texto intitulado "Dois Retratos de Lenine", por Máximo Gorki e uma curta biografia de César Porto.
- a separata do Jornal A Voz (12 a 16 Março 1959), Direcção Perigosa (Reflexões da carta do Senhor Bispo do Porto), considera a célebre carta do Bispo [António Ferreira Gomes], com referências à situação social e politica, como um precioso auxiliar aos “elementos de oposição” e ao partido Comunista, pelo que, e dado o apoio daqueles aos dizeres do Bispo do Porto, resolve apresentar provas desse suposto auxílio, começando por referir o jornal Avante e depois, na sequência da candidatura de Arlindo Vicente e de Humberto Delgado, os infiltrados "comunistas" (presos e condenados) em extensa lista (prof. Alberto Lopes da Silva, o comerciante Almar Viegas Pires,do comité de Ovar, o advogado António Feio Ribeiro da Silva de Viana do Castelo, o escritor Luís Veiga Leitão de Braga, adv. Martins da Fonte da Povoa do Varzim, o Padre Francisco de Almeida de Amares, etc.), passando para a reacção da imprensa estrangeira, notoriamente de apoio ao Bispo do Porto. Curioso documento.
- de publicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o opúsculo "Fundação das Cozinha Económicas de Lisboa", um discurso "proferido no descerramento do painel alusivo à iniciativa da Duquesa de Palmela", no dia 22 de Abril de 1944, por Braga Paixão.
"... Certo dia Primeiro de Maio, viram-na [a Duquesa] apear-se, á porta da Cozinha dos Prazeres, para onde subitamente resolvera dirigir-se. Vinha do Paço, vestida esplendorosamente de branco (...) por lhe terem ido dizer que uma onda temerosa, negra, de povo, convocado para manifestação ali próximo, no Cemitério, e precisamente contra as Irmãs, que trabalhavam na cozinha. (...) Felizmente, que a iminência da tempestade se veio a resolver em desfecho inesperado, e bem diverso: os manifestantes invadiram em massa, é certo, a Cozinha, mas para procurar descanso nos seus bancos, e saborear os petiscos que as freiras preparavam. Não houve mãos a medir nesse dia na Cozinha dos Prazeres, o pessoal não chegava para despachar tanto serviço (...) Seis mil «manifestantes» comeram nesse dia ..." .
- Na Revista Internacional Pensamento, Ano 1, nº 11, Janeiro de 1931, refere-se o programa das Juventudes Socialistas, com fotografia de Angelino Monteiro da Silva, "principal fundador da Liga da Mocidade Socialista do Porto"; um artigo sobre a morte de Manuel Luís Figueiredo (da Fraternidade Operária, jornalista d'O Protesto, Voz do Trabalho, Partido Operário, Eco Metalúrgico e, Propaganda, O Produtor, O Setubalense e Trabalho, todos estes de Setúbal, militante do Partido Socialista, tendo sido delegado ao Congresso Internacional de Paris, companheiro de Agostinho da Silva, etc.). No Ano II, nº 14, Maio de 1931, saliente-se um texto intitulado "Dois Retratos de Lenine", por Máximo Gorki e uma curta biografia de César Porto.
- a separata do Jornal A Voz (12 a 16 Março 1959), Direcção Perigosa (Reflexões da carta do Senhor Bispo do Porto), considera a célebre carta do Bispo [António Ferreira Gomes], com referências à situação social e politica, como um precioso auxiliar aos “elementos de oposição” e ao partido Comunista, pelo que, e dado o apoio daqueles aos dizeres do Bispo do Porto, resolve apresentar provas desse suposto auxílio, começando por referir o jornal Avante e depois, na sequência da candidatura de Arlindo Vicente e de Humberto Delgado, os infiltrados "comunistas" (presos e condenados) em extensa lista (prof. Alberto Lopes da Silva, o comerciante Almar Viegas Pires,do comité de Ovar, o advogado António Feio Ribeiro da Silva de Viana do Castelo, o escritor Luís Veiga Leitão de Braga, adv. Martins da Fonte da Povoa do Varzim, o Padre Francisco de Almeida de Amares, etc.), passando para a reacção da imprensa estrangeira, notoriamente de apoio ao Bispo do Porto. Curioso documento.
- de publicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o opúsculo "Fundação das Cozinha Económicas de Lisboa", um discurso "proferido no descerramento do painel alusivo à iniciativa da Duquesa de Palmela", no dia 22 de Abril de 1944, por Braga Paixão.
"... Certo dia Primeiro de Maio, viram-na [a Duquesa] apear-se, á porta da Cozinha dos Prazeres, para onde subitamente resolvera dirigir-se. Vinha do Paço, vestida esplendorosamente de branco (...) por lhe terem ido dizer que uma onda temerosa, negra, de povo, convocado para manifestação ali próximo, no Cemitério, e precisamente contra as Irmãs, que trabalhavam na cozinha. (...) Felizmente, que a iminência da tempestade se veio a resolver em desfecho inesperado, e bem diverso: os manifestantes invadiram em massa, é certo, a Cozinha, mas para procurar descanso nos seus bancos, e saborear os petiscos que as freiras preparavam. Não houve mãos a medir nesse dia na Cozinha dos Prazeres, o pessoal não chegava para despachar tanto serviço (...) Seis mil «manifestantes» comeram nesse dia ..." .
segunda-feira, 29 de março de 2004
Emmanuel Swedenborg [1688-1772]
m. em Londres a 29 de Março de 1772
"... Filósofo e profundo conhecedor de magia e misticismo, espírita praticante, Swedenborg nasceu em Estocolmo, Suécia. Dedicou sua obra às correlações mágicas entre os números e os sinais iniciáticos, à Cabala e às operações psíquicas de vidência e da auto-hipnose" [?]
"Pouco de depois da sua morte, em 1772, forma-se em Londres uma Sociedade Teosófica e Swedenborguiana que ainda hoje conta diversas capelas.(...) Em França, por finais do século XVIII, a doutrina era difundida pelas lojas de franco-mações iluminados que, mesmo antes da revolução, fundam um jornal, «Le Nouveau Jérusalémite». Ainda hoje existe um rito maçónico particular, os Iluminados de Avinhão. As obras de Swedenborg passam por ter tido uma influência considerável sobre os primórdios do romantismo alemão" [in, Edma, D. Quixote, 1977]
"If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is, infinite." [William Blake, in The Marriage of Heaven and Hell]
"As a new heaven is begun, and it is now thirty-three years since its advent: the Eternal Hell revives. And lo! Swedenborg is the Angel sitting at the tomb; his writings are the linen clothes folded up. Now is the dominion of Edom, & the return of Adam into Paradise; see Isaiah XXXIV & XXXV Chap: Without Contraries is no progression. Attraction and Repulsion, Reason and Energy, Love and Hate, are necessary to Human existence." [Blake, ibidem]
Locais: Emanuel Swedenborg (1688-1772) / Emmanuel Swedenborg / Swedenborg: A Biography / About Swedenborg / Emmanuel Swedenborg / Experiências espirituais
Luiz Pacheco ... por Luiz Pacheco!
"Tenho um subsídio vitalício de 120 contos por mérito cultural. Há muita gente que tem. Agradeço isso ao Alçada Baptista. E ao Balsemão. Foi o Balsemão que inventou um decreto, que era o do mérito cultural, para legalizar estas pensões. O meu subsídio em princípio é vitalício, é um subsídio pelo passado. Mas com essa maluca das Finanças - por acaso até é gira, é muito feia mas é gira, é uma mulher a sério, não é o Peixoto, aliás o Barroso! - nunca se sabe. Mas não, porque se uma pessoa tem mérito cultural não o perde por causa da Ministra das Finanças. (...)
Devia ter ido falar com o Vasco Gonçalves! Não o ouviu hoje de manhã a falar? [numa sessão de comemoração dos 30 anos do 25 de Abril] E ele tem razão, porque, de facto, o Mário Soares foi um agente terrível da contra-revolução. O Vasco não lhe perdoa. Eu não sabia que ele ainda estava vivo. Ele já deve estar muito velhote, coitado.
O fascismo era péssimo. Mas agora, por parte da malta nova, não há a noção do que era. Nada. Noção nenhuma. E há esses rapazinhos, que são uns remanescentes - como o Pereira Coutinho, esse tipo que escrevia no Independente e que agora parece que escreve no Expresso, enfim, gente de más famílias. A reacção está aí com toda a força. Talvez ainda não com a força que eles queriam. Nova direita? Extrema direita! (...)
Politicamente, economicamente, podemos estar numa má altura. Mas há coisas que não voltam para trás. Uma coisa que eu tenho reparado é numas figuras de raparigas que nós nesse tempo não apanhávamos. Há agora um novo tipo de mulher. Mulheres formadas, algumas com dois cursos, com empregos, com uma ginástica de se desenrascarem formidável. São mulheres muito diferentes das do meu tempo. Sabe o que é? Começam a funcionar muito mais cedo. Não haja dúvida nenhuma que a repressão aí era tenebrosa. Fui parar à cadeia 5 vezes por causa disso. Não era bem puritanismo. Era estupidez e a Igreja Católica. Eram valores como a virgindade, o pudor... Havia muita hipocrisia. Mas a gente também se governava. Eu fui parar à cadeia porque arrisquei. Se eram virgens? Bem, eu não fui lá ver se elas eram virgens. ..." [Luiz Pacheco in Pública]
domingo, 28 de março de 2004
Miguel Hernández [1910-1942]
m. a 28 de Março de 1942
"Miguel de España, estrella
de tierras arrasadas,
no te olvido, hijo mío!
pero aprendí la vida
con tu muerte:
mis ojos se velaron apenas,
y encontré en mí
no el llanto,
sino las armas
inexorables!
Espéralas! Espérame!" [Pablo Neruda]
Locais: Miguel Hernández / Miguel Hernández (1910-1942) / La Obra Poética de Miguel Hernández / FCMH / Poemas / Miguel Hernández Poeta Vivo / Poemas de MH
m. a 28 de Março de 1942
"Miguel de España, estrella
de tierras arrasadas,
no te olvido, hijo mío!
pero aprendí la vida
con tu muerte:
mis ojos se velaron apenas,
y encontré en mí
no el llanto,
sino las armas
inexorables!
Espéralas! Espérame!" [Pablo Neruda]
Locais: Miguel Hernández / Miguel Hernández (1910-1942) / La Obra Poética de Miguel Hernández / FCMH / Poemas / Miguel Hernández Poeta Vivo / Poemas de MH
Notas & Papelada
- Protesto da Sociedade de Geografia a todas as Academias, Sociedades, Institutos e jornaes das suas relações, folheto de 1 pag. c/ data de 13 de Janeiro de 1890, sobre o conflito diplomático entre Portugal e a Inglaterra.
"... Perseguida e extincta a escravatura na costa portugueza da Africa Occidental, os interesses que o trafico infame alimentava procuraram e por largo tempo conseguiram obstar, sob a protecção da politica ingleza, a que a nossa acção civilizadora e o nosso direito soberano lhes arrancasse o ultimo reducto, por uma occupação regular e definitiva dos nossos territórios do Zaire inferior.
Foi exactamente o apresamento, pela auctoridade portugueza, de um navio negreiro na foz d'aquelle rio que suggeriu a formal opposição do governo inglez, já então indignamente mystificado, à nossa occupação d'aquelles territórios..."
- Curiosa biografia de Emídio Navarro, por Adriano Nascimento (ex-secretario revisor da Imprensa da Universidade de Coimbra), datada de 1960, onde é referido que Navarro, fundador do jornal A Académica (c/ colaboração de João de Deus, João Penha, Simões Dias, Emídio Garcia, Teófilo Braga, etc.), jornalista d'O Conimbricense, Correio da Noite, Novidades, Primeiro de Janeiro, militante do partido progressista (de Anselmo Braamcamp Freire e Luciano de Castro), deputado, ministro em Paris, depois Ministro das Obras Públicas, era de um polemista terrível (cita-se, as polémicas que teve com Pinheiro Chagas, Oliveira Martins, António Enes, Eduardo Burnay) que por vezes terminava em cenas pouco edificantes (cena de pugilato com o redactor do Jornal do Comércio, Baltazar Radich). De referir o seu estimado livro, "Viagem à Serra da Estrela".
- Da "Homenagem a Matos Sequeira" pelos Amigos de Lisboa na Casa de Imprensa em 30 de Março de 1955, lê-se: "A maior parte do dia passa-o o Mestre [Matos Sequeira] no seu gabinete dos «Amigos de Lisboa» em Vila Nova de Andrade trabalhando afanosamente; e dali ele contempla, como se estivesse vendo, a Torre de Álvaro Pais ou o Postigo do Conde. Aí pelas Ave-Marias, arruma os seus papéis numa ordem que o não parece, deixa um cinzeiro enorme cheio de pontas de cigarros, e lá vai ele pela rua Larga a baixo meio cosido com a muralha Fernandina, torneja para as Portas de Santa Catarina e logo que chega em frente do Tesouro Velho atravessa a Rua para entrar na «Brasileira» a tomar o seu café e reunir-se com amigos de todos os dias.
A boas horas para jantar, não muito tarde, torna a transpor as Portas de Santa Catarina e espera o eléctrico que vai para o Moinho de Vento. Apeia-se um pouco para lá do Colégio dos Nobres, desce à Fabrica das Sedas e entra em casa que é património da família desde meados do século XVIII".
- Protesto da Sociedade de Geografia a todas as Academias, Sociedades, Institutos e jornaes das suas relações, folheto de 1 pag. c/ data de 13 de Janeiro de 1890, sobre o conflito diplomático entre Portugal e a Inglaterra.
"... Perseguida e extincta a escravatura na costa portugueza da Africa Occidental, os interesses que o trafico infame alimentava procuraram e por largo tempo conseguiram obstar, sob a protecção da politica ingleza, a que a nossa acção civilizadora e o nosso direito soberano lhes arrancasse o ultimo reducto, por uma occupação regular e definitiva dos nossos territórios do Zaire inferior.
Foi exactamente o apresamento, pela auctoridade portugueza, de um navio negreiro na foz d'aquelle rio que suggeriu a formal opposição do governo inglez, já então indignamente mystificado, à nossa occupação d'aquelles territórios..."
- Curiosa biografia de Emídio Navarro, por Adriano Nascimento (ex-secretario revisor da Imprensa da Universidade de Coimbra), datada de 1960, onde é referido que Navarro, fundador do jornal A Académica (c/ colaboração de João de Deus, João Penha, Simões Dias, Emídio Garcia, Teófilo Braga, etc.), jornalista d'O Conimbricense, Correio da Noite, Novidades, Primeiro de Janeiro, militante do partido progressista (de Anselmo Braamcamp Freire e Luciano de Castro), deputado, ministro em Paris, depois Ministro das Obras Públicas, era de um polemista terrível (cita-se, as polémicas que teve com Pinheiro Chagas, Oliveira Martins, António Enes, Eduardo Burnay) que por vezes terminava em cenas pouco edificantes (cena de pugilato com o redactor do Jornal do Comércio, Baltazar Radich). De referir o seu estimado livro, "Viagem à Serra da Estrela".
- Da "Homenagem a Matos Sequeira" pelos Amigos de Lisboa na Casa de Imprensa em 30 de Março de 1955, lê-se: "A maior parte do dia passa-o o Mestre [Matos Sequeira] no seu gabinete dos «Amigos de Lisboa» em Vila Nova de Andrade trabalhando afanosamente; e dali ele contempla, como se estivesse vendo, a Torre de Álvaro Pais ou o Postigo do Conde. Aí pelas Ave-Marias, arruma os seus papéis numa ordem que o não parece, deixa um cinzeiro enorme cheio de pontas de cigarros, e lá vai ele pela rua Larga a baixo meio cosido com a muralha Fernandina, torneja para as Portas de Santa Catarina e logo que chega em frente do Tesouro Velho atravessa a Rua para entrar na «Brasileira» a tomar o seu café e reunir-se com amigos de todos os dias.
A boas horas para jantar, não muito tarde, torna a transpor as Portas de Santa Catarina e espera o eléctrico que vai para o Moinho de Vento. Apeia-se um pouco para lá do Colégio dos Nobres, desce à Fabrica das Sedas e entra em casa que é património da família desde meados do século XVIII".
António Vitorino (Errata) – O Almocreve foi assaltado por uma chuva de mails face à insensatez de postar em honra do escritor vieirense António Vitorino, trocando-lhe a data de nascimento e morte. A profanação cometida, que parece aventar qualquer maldição do Zé Manel Fernandes sobre as nossas cabeças, será sempre o nosso tormento. Estamos desolados e não faremos, evidentemente, nenhum esforço em encontrar remissões em qualquer misfit do último rubber jogado, ou mesmo sobrecarregaremos o leitor com o facto de estarmos zebrados de sono. O Almocreve errou. Assim a data correcta será
António Vitorino [1886-1962]
Obrigado pelo reparo.
António Vitorino [1886-1962]
Obrigado pelo reparo.
sábado, 27 de março de 2004
António Vitorino [1875-1946]
n. em Vieira de Leiria a 26 de Março de 1886
António Gomes Vitorino foi guardador de porcos e cabras, marçano, pescador, almocreve, serrador, revisor de provas de imprensa, agente comercial, actor, declamador e prosador. Frequentou a instrução primária em Vieira de Leiria, frequentou o Instituto Francês e a Universidade Livre em Lisboa, foi actor tendo pertencido ao Grupo da Construção Civil, mais tarde Grupo Dramático Solidariedade Operária, mais tarde representou na Companhia de Araújo Pereira, dirige o Novo Grupo de Amadores de Teatro. Poeta e escritor de tendência neo-realista, conviveu com Mário Dionísio, Alves Redol, Manuel da Fonseca, fez parte da Voz do Operário (onde foi homenageado em Março de 1974) e com Redol e Luís Francisco Rebelo foi fundador do Circulo de Cultura Teatral. Para além de diversas colaborações em jornais e revistas, publicou livros de contos e novelas, com especial realce para Praia da Vieira. Sua pena e sua glória (1950), Gente da Vieira e A Vida Começou Assim, onde se retrata a vida, o esforço e os anseios dos pescadores e das gentes da Praia da Vieira. Sobre este último livro, Cortez Pinto diz-nos: "[AV] Cronista da Historia Trágico-Marítima da sua praia heróica, cujo poder de expressão e vernaculismo admirável de forma pedem meças e ultrapassam tantos pseudo que por aí se julgam mestres ..." [consultar o Catálogo "Vidas Passadas Obras Presentes. Um olhar sobre estudiosos locais, no centenário de Alfredo Gândara – Exposição documental e bibliográfica", CMMG, Dez. 1996]
Principais Obras: Chuva de Maio (Versos), 1930 / Gente da Vieira, 1938 / A Vida Começou Assim, 1944 / Praia da Vieira – sua pena e sua glória, Lisboa, 1950
"As dunas - soltas, abertas, sem vegetação, a cegarem, pela brancura das areias, os olhos fortes, nos dias de intensa claridade" [AV, Praia da Vieira ...]
"- Mãe, tenho esta dor imensa de ser pobre! Os pobres, ou deviam morrer todos quando nascem ... ou ... não sei… Mas isto assim não está bem. Ser pobre é desgraça grande demais para que possamos andar sempre com ela.
A velha murmura:
- E há tantos anos que eu sou pobre ...
- É verdade, vossemecê há sessenta e oito anos; eu há quarenta e dois; os meus filhos, o mais velho há doze e o mais novo há quatro, e sê-lo-ão toda a vida. Mas isto é castigo, mãe, isto é castigo? Sessenta e oito seus, quarenta e dois meus e doze do meu filho são cento e tantos anos de pobreza! Cento e tantos anos de miséria! (...) Não mãe, não! Ou devíamos morrer todos à nascença .... ou ... não sei ... não sei ..." [AV, Gente da Vieira]
sexta-feira, 26 de março de 2004
Leilão de Livros – dia 5 e 6 de Abril no Palácio do Correio Velho (15 h)
O Palácio do Correio Velho apresenta um Leilão de Livros (catálogo disponível on line) sobre Arte, Arqueologia, Literatura Portuguesa, Revistas de Arte e Cultura, um valioso conjunto de cartas manuscritas a/de Bolhão Pato e valioso conjunto de manuscritos de Luiz Pacheco, que decorrerá na Calçada do Combro, 38º, Lisboa.
Algumas referências: 10 Primeiras Gravuras Riscadas em Vidro Acrílico, de Almada Negreiros, 1963 / Lote(s) de opúsculos e livros de Moses Bensabat Amzalak / O Archeologo Português (1ª série incompleta, mas valiosa) / Archivo Pitoresco, 18571868, 11 vols / Arquivo de Beja, 1947-1975 (incomp.) / Importante Lote(s) sobre Arte Portuguesa, Artes Plásticas e Catálogos / Curioso Lote(s) de Livros de BD (O Mosquito, Cavaleiro Andante, Blake & Mortimer) / Valioso conjunto de Postais Ilustrados Portugueses / O António Maria, de Bordalo Pinheiro, 1879-1883 / Historia de Los Caballeros del Temple, por M. Bruguera, 1888, III vols / Catalogo de Livros, Opúsculo e Manuscritos pertencentes à Bibliotheca Nacional de Nova Goa, Nova Goa, 1907 / Atala de Chateaubriand (desenhos de Doré), 1873 / Anoitecendo, a Vida Recomeça, de Ruy Cinatti, 1942 / Constituições do Bispado do Porto ..., 1690 (raro) / Definiçoens e Estatutos dos Cavalleiros, e Freires da Ordem de Jesus Christo, Lisboa, 1671, 2ª ed. (rara) / Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes (capa de Álvaro Cunhal), Ed. Sirius, 1941 / Quadragesimale Gristh (sic) una // cum registro sermonum de tem // pore et factis per circulum anni. // …, Incunábulo, 1489 / Música, de José Régio e Júlio, Presença, 1931 (raro) / A Encadernação em Portugal, por Matias Lima, 1933 (raro) / Valioso conjunto de Cartas Manuscritas para e de Bolhão Pato / O Mundo Literário, Semanário de Critica e Informação Literária, etc, 1946-48, 53 nums / Lote(s) de Numismática / Cartas Manuscritas para Luiz Pacheco (de Igrejas Caeiro, Carlos Tavares da Silva, Carlos Loures, Júlio Santos Moreira) / Originais Manuscritos ou Dactilografados de Luiz Pacheco ( Os Poetas Sonegados, A Engrenagem – em várias versões, A Feira do Livro, Critica de Circunstância, Quando até os mortos votam, Depoimento de uma Angolana) / Cartas de Luiz Pacheco ( a Carlos Loures, Fernando Rocha Calixto – sobre a sua condenação pelo Tribunal da Sertã, Máximo Lisboa –idem, Edite Soeiro, ao editor Ribeiro de Mello – "você é um poeta. Eu sou um cardíaco. Por favor, não dramatize nem me pregue telegraficamente sustos quotidianos ... excepto valetelegraficamente", refª à edição de A Filosofia na Alcova) / Luiz Pacheco, revisões de provas e emendas de Exercícios de Estilo, c/ ded. "Ao Luís Piteira, que está à espera que eu morra para fazer leilão com isto e para comprar um iate para navegar na praia da Amadora" / idem, Literatura Comestível , Pacheco Versus Cesariny, Parábola do Escritor que era Sério e do Escritor que não Era, Para ajudar os Arménios / Revista Presença (nums soltos) / Noticias de Portugal ..., de Manuel Severim de Faria, 1740 (raro) / SW Sudoeste, Cadernos Almada Negreiros, 1935, III nums (raro) / Le Signe de Vie, de Tristan Tzara, avec six dessins et une lithographie originale de Henri Matisse, 15 Maio 1946
quarta-feira, 24 de março de 2004
Exercício necessariamente obrigatário
"A Alma é um tique" [Alfred Jarry]
O primeiro olhar sobre os vários textos sobre o assassinato de Yassin convoca alguma suspeição, mal-estar e ambiguidades várias. A filosofia doméstica de alguns roça a náusea. A rigidez dogmática de outros é inquietante. O discurso oficioso, uma hipocrisia. Seja como for, nada de bom se poderá esperar dessa caricatural autodestruição que fascina estes homens profundamente reprimidos, devastados numa irracionalidade doentia, sem memória nem utopia no olhar. Para eles "o mundo está divido em duas classes, uma é a nossa, outra é a vossa", como diria qualquer radical estalinista ou fascista. Os dias de hoje são uma imensa perturbação.
O que nesta leitura da morte (seja a de Yassin, de judeus, árabes, americanos ou espanhóis) mais impressiona é que pode-se estar com os "teocratas da morte" na mais racional das emoções, em elogio deslumbrado, sobranceiramente chocante, num grau zero de humanismo insinuantemente amoral. A dimensão da tragédia, a obsessão da "É a guerra! É a guerra!" não é mais que "fascismo rastejante" (Chomsky), um maniqueísmo inassumido (por pudor?) e onde a violência do dia-a-dia - o terrorismo - é um sintoma da doença que grassa nas sociedades actuais, quando o Estado-espectáculo normalizou a violência, institucionalizando-a. Reaccionários ou nostálgicos de antanho cedem à violência do(s) poder(es), consoante as "estações dos sentimentos", e ao fazê-lo legitimam o terrorismo. E, aqui, é bom também não esquecer que "o terrorismo mais eficaz é sempre o do Estado: os grupos matam simbolicamente, o Estado estatisticamente" (Alberto Morávia).
Sobre a questão do assassinato de Yassin, e da onda de assombração que varreu a blogosfera, destaque para os textos que respiram liberdade do Aviz e do Mar Salgado, que não seguem a vulgata dos lugares-comuns e que são um estimulo ao debate. Mesmo que possamos discordar, como acontece, sobretudo nalguma argumentação do FJV.
Cândido Augusto Nazaré
"Cândido Augusto Nazaré, falecido em Coimbra no dia 28 de Fevereiro de 1948, realizou a completa personalidade de bibliófilo. Desde o profundo amor aos livros, inteligente conhecimento das suas páginas, apreço do mérito dos autores, valor das espécies no mercado, até à figura singular no aspecto físico e no trajar, tudo nele denunciava a perfeita e característica individualidade do amador de velhos e novos livros. Toda a sua vida, fora da família, andou à volta de dois grandes enlevos espirituais - os livros e as arreigadas convicções políticas.
Cândido Nazaré, como era geralmente referenciado, alcançou autoridade em assuntos bibliográficos. Consegui-a, à própria custa de um trabalho de largos anos, sempre carreando exemplares para a sua famosa biblioteca. Viveu absorvido das muitas obras que continuamente colocava nas estantes da sua famosa livraria, naquela modesta casa, à rua Direita, da cidade de Coimbra (...)
Cândido Nazaré, está inteiramente na definição do professor Dr. Vitorino Nemésio, na sua apreciada secção no Diário Popular - 'Leitura Semanal' de 21-4-1948 - 'Ele além de ter sido durante anos e anos, o claviculário dos prelos da antiga Real Imprensa, e assim o cérebro dos tratados e dissertações da Alma Mater, era o detentor, por excelência, de um dos maiores saberes bio-bibliográficos do Portugal de oitocentos-novecentos. Porque este bibliófilo e bibliógrafo não era um trapeiro de livros, mas exactamente um coleccionador consciente e entusiasta da produção literária sob o signo da qual o seu espírito desabrochou, e das coisas respeitantes aos homens espirituais que se acostumou a admirar desde moço'. Recorria-se á biblioteca deste bibliófilo e bibliógrafo, tantas vezes aberta a estudiosos, como se procurava, na sua memória felicíssima, a informação de certos factos ligados com a vida literária. Cândido Nazaré era um livro aberto, para todas as consultas a tal respeito. Pode dizer-se que não passou por Coimbra, investigador ou literato, que não se tivesse socorrido das suas magníficas estantes pejadas de livros. E havia razão para isso. Desfolhando-se as páginas dos Catálogos referentes a essa magnífica biblioteca, encontra-se justificação bastante para o interesse dos eruditos ou curiosos de assuntos livrescos ..." [in, Bibliomanias]
terça-feira, 23 de março de 2004
Alberto Ghiraldo [1875-1946]
m. em Santiago de Chile a 23 de Março de 1946
Alberto Ghiraldo foi poeta, dramaturgo, militante de linhagem anarquista, jornalista. Fabulosa figura romântica argentina, sonhador libertário, foi director de El Año Literario (num. único, 1891), La Protesta (1904), Ideas y Figuras Revista Semanal de Crítica y Arte, El Obrero, El Sol (1904), Martín Fierroy (1924-27, inclui escritos de Borges e no seu manifesto inicial, de autoria de Oliverio Girondo dizia-se: "Martín Fierro" sabe que "todo es nuevo bajo el sol" si todo se mira con unas pupilas actuales y se expresa con un acento contemporâneo)]. Em 1943 publicou O Arquivo de Rubén Darío, de quem foi amigo pessoal.
"El drama por el drama? No. El drama por la vida, entonces, es decir, el drama por la idea. Lo demás será sólo asunto de feria, espectáculo de circo, negocio, nada más que negocio. A lo sumo, goce infecundo, placer de solitarios... Hay que echarse en la vida, bracear en el oleaje, con alma enérgica y músculo férreo, sin adular a minorías privilegiadas o mayorías sin criterio, para poder realizar obra de verdadero arte y de verdadera ciencia... Así pues, para ser adeptos de la ciencia y del arte, hay que interesarse por el bien de la humanidad." [AG, in Revista "Estudios" nº 68, Abril de 1929]
"Valencia, tierra en que vive
la raza amiga del sol.
No vengo a daros la luz:
os traigo mi corazón.
Bardo errante, voy cruzando
del mundo por la extensión.
Y tengo por patria el mundo
porque es muy grande mi amor ..." [Salutación a Valencia]
Locais: Las ideas y la figura de Alberto Ghiraldo / La dimensión verbal en el teatro anarquista: la columna de fuego de Alberto Ghiraldo / Poesia / El nombre de "Los Inmortales" / Homenagem a Rubén Darío / Las peñas literarias de Buenos Aires
segunda-feira, 22 de março de 2004
... mais le bateau s'en va
Lá no alto contempla-se a planície sem fim e tudo são pedras cinzas e nada. A espingarda queima-nos, as costas ardem e o sol está a pique, aqui no barrento sem umbigo ventre deste rio. Esquisito gotejar. Leve corres pela água. O homem veio do mistério, dizes, que não se pode ir contra a natureza. Cantas Bernardim:
Dizem que havia um pastor
antre Tejo e Guadiana,
que era perdido de amor
per ua moça Joana
e há em cada instante teu essa animalidade que sempre nos desconcerta e o pudor na ilusão dum olhar prometido. Que faz sonhar. À cautela, entre dentes, dizemos:
"Conhecem-me os cavalos e a noite e os desertos
traiçoeiros e a guerra e as feridas e o papel e a pena" [Herberto, com certeza]
Lá no alto contempla-se a planície sem fim e tudo são pedras cinzas e nada. A espingarda queima-nos, as costas ardem e o sol está a pique, aqui no barrento sem umbigo ventre deste rio. Esquisito gotejar. Leve corres pela água. O homem veio do mistério, dizes, que não se pode ir contra a natureza. Cantas Bernardim:
Dizem que havia um pastor
antre Tejo e Guadiana,
que era perdido de amor
per ua moça Joana
e há em cada instante teu essa animalidade que sempre nos desconcerta e o pudor na ilusão dum olhar prometido. Que faz sonhar. À cautela, entre dentes, dizemos:
"Conhecem-me os cavalos e a noite e os desertos
traiçoeiros e a guerra e as feridas e o papel e a pena" [Herberto, com certeza]
domingo, 21 de março de 2004
Textos & Pretextos
"A felicidade é um desporto violento" [VGM]
- José Pacheco Pereira é hoje um homem em frangalhos. O processo de catarse dos tempos idos de fervorosa militância maoista, presume-se, deixa-o, ainda, fora de qualquer lucidez, tal a baralhada em que hoje se encontra. O estrépito das suas afirmações sobre o eterno guerrear (é guerra ... é guerra), é um delírio que desperta a curiosidade de alguns leitores confusos e agressivos (adolescência revisitada, evidentemente), mas não deixa de ser uma despeitada cruzada apocalíptica, incoerente politicamente, intolerante humanamente. Ainda não refeito das mazelas do engodo da administração de Bush & Blair, e num suave engano de alma, lança nova orquestração a favor da barbárie da guerra, com vigor emotivo e laborioso, caindo nas suas próprias armadilhas (vidé o que nos diz sobre a queda do governo de Aznar, a lamúria sobre a guerra civilizacional aqui à porta, ou a intimação de fazer campanha política lado a lado com a extrema-direita portuguesa). Mesmo que não comova ninguém, a enorme fadiga na leitura dos seus escritos e prelecções, na rádio e TV, deixa-nos com alguma amargura. Afinal sempre há pessoas que se julgam deus. E, como dizia Mercúrio no Anfitrião de António José da Silva, depois de se falar em tragédia, se "quiserem, transformo-a de tragédia em comédia, sem mudar um único verso". O que é uma enorme maçada. Convenhamos.
- E lá vai a tripla rodrigueana em alquebrada teatralização. Contra um texto de Baptista-Bastos, os adeptos arquejantes de Nelson Rodrigues - Ivan Nunes, Pedro Lomba e Pedro Mexia - entendem, na sua desvairada idolatria, que quando se trata de "génios" tudo o que toldar a atmosfera dos prosadores, reveste o aspecto caricatural. Motivo suficiente para não permitirem que as ideias políticas de Nelson Rodrigues (ou de outros mais) sejam tão importantes como o "estilo". E é claro que no magistral desmascaramento rodrigueano da sociedade carioca, num azedume de rajada, cínico e desbragado, se deverá esquecer a vileza das suas acções contra companheiros e de apoio à ditadura. Tudo bem. Mas uma coisa é certa: duvido que Nelson Rodrigues aceitasse essa altívola objectividade na argumentação, agora utilizada. Logo ele, que não tinha paciência para os «idiotas da objectividade». Não é verdade?
Arrumos & Notas
- no "Catálogo do Museu Nacional de Arte Antiga / 22ª Exposição Temporária/ Peças oferecidas ao Museu pela Exma Senhora D. Arnilda da Cruz Roque Penim Kamenezky, que faziam parte da colecção de seu marido o antiquário Eliezer Kamenezky, Lisboa Julho de 1959" (11p. policopiadas), pode-se ler:
"A Senhora ..., dando satisfação a um desejo de seu falecido marido, o antiquário Eliezer Kamenezky, entregou ao Museu Nacional de Arte Antiga um grupo de valiosas obras de arte que faziam parte do espolio daquele apreciado coleccionador.
Eliezer Kamenezky, de origem russa, mas há longos anos estabelecido em Portugal, país ao qual se dedicava, era um espírito curioso, que se desdobrava em mil facetas, qual delas a mais estimável. A sua principal ocupação foi sem duvida o comércio de antiguidades que bem conhecia, apreciando sobretudo os marfins e as miniaturas, modalidades das quais reuniu um valioso agrupamento..." [João Couto, in Catálogo ...]
- curioso opúsculo de Pedro Veiga (Petrus) intitulado "Um Juiz no banco dos réus. Homenagem ao Juiz sr. Antero Cardoso ...", Porto, 1936, na qual Pedro Veiga apresenta uma quaixa ao Conselho Superior Judiciário, sobre a sua prisão pelo dito Juiz.
- "Popular - E agora que acabeis de reconquistar para Portugal o nome glorioso que havia perdido, jamais deveremos esquecer os heroes, que desappareceram na lucta. Mas cidadãos; a primeira consagração á nascente republica, a primeira homenagem de Portugal, libertado pela revolução dirige-se a dois finados. Miguel Bombarda e Cândido dos Reis (Descobrem-se todos) medi a grandeza d’essas figuras collosaes, pela grandeza do triumpho que conquistamos, ..." . Da peça dramática "A Republica Portugueza. Quadros allegoricos à proclamação da Republica" original de Feliciano d'Oliveira (s/d)
- conto curioso do escritor Vieirense (Vieira de Leiria) Virgílio Guerra Pedrosa, "O Pinhal do Rei", 1935.
- a partir da notícia do Diário de Lisboa (30/01/1950) onde se lê: “"O retrato do sr. Dr. Alfredo Pimenta, pintado por Preto Pacheco, em exposição nas Belas Artes, sofreu um desacato. Alguém raspou (coisa de vis sentimentos), umas das aspas da cruz gamada, que se vê a um dos lados da tela", Alfredo Pimenta (Na Sociedade Nacional das Belas Artes. A Navalha em Acção) desanca em tudo e todos. Curioso.
- no "Catálogo do Museu Nacional de Arte Antiga / 22ª Exposição Temporária/ Peças oferecidas ao Museu pela Exma Senhora D. Arnilda da Cruz Roque Penim Kamenezky, que faziam parte da colecção de seu marido o antiquário Eliezer Kamenezky, Lisboa Julho de 1959" (11p. policopiadas), pode-se ler:
"A Senhora ..., dando satisfação a um desejo de seu falecido marido, o antiquário Eliezer Kamenezky, entregou ao Museu Nacional de Arte Antiga um grupo de valiosas obras de arte que faziam parte do espolio daquele apreciado coleccionador.
Eliezer Kamenezky, de origem russa, mas há longos anos estabelecido em Portugal, país ao qual se dedicava, era um espírito curioso, que se desdobrava em mil facetas, qual delas a mais estimável. A sua principal ocupação foi sem duvida o comércio de antiguidades que bem conhecia, apreciando sobretudo os marfins e as miniaturas, modalidades das quais reuniu um valioso agrupamento..." [João Couto, in Catálogo ...]
- curioso opúsculo de Pedro Veiga (Petrus) intitulado "Um Juiz no banco dos réus. Homenagem ao Juiz sr. Antero Cardoso ...", Porto, 1936, na qual Pedro Veiga apresenta uma quaixa ao Conselho Superior Judiciário, sobre a sua prisão pelo dito Juiz.
- "Popular - E agora que acabeis de reconquistar para Portugal o nome glorioso que havia perdido, jamais deveremos esquecer os heroes, que desappareceram na lucta. Mas cidadãos; a primeira consagração á nascente republica, a primeira homenagem de Portugal, libertado pela revolução dirige-se a dois finados. Miguel Bombarda e Cândido dos Reis (Descobrem-se todos) medi a grandeza d’essas figuras collosaes, pela grandeza do triumpho que conquistamos, ..." . Da peça dramática "A Republica Portugueza. Quadros allegoricos à proclamação da Republica" original de Feliciano d'Oliveira (s/d)
- conto curioso do escritor Vieirense (Vieira de Leiria) Virgílio Guerra Pedrosa, "O Pinhal do Rei", 1935.
- a partir da notícia do Diário de Lisboa (30/01/1950) onde se lê: “"O retrato do sr. Dr. Alfredo Pimenta, pintado por Preto Pacheco, em exposição nas Belas Artes, sofreu um desacato. Alguém raspou (coisa de vis sentimentos), umas das aspas da cruz gamada, que se vê a um dos lados da tela", Alfredo Pimenta (Na Sociedade Nacional das Belas Artes. A Navalha em Acção) desanca em tudo e todos. Curioso.
Johann Sebastian Bach [1685-1750]
n. em Eisenach a 21 de Março de 1685
"... Bach viveu a Europa como um todo (...) A amplidão de vistas, que permitiu a assimilação de tanta ciência e de tantas culturas diferentes, é a grande maravilha do génio de Bach.
E de cada ideia estrangeira de que ele se apropriava fazia uma bra-prima. Para muitos amadores de musica do nosso tempo ele será o «velho Bach», que viveu antes dos «Grandes Mestres», antes de Mozart, Beethoven e Schubert. Eles, os amadores contemporâneos, pensarão que Bach está na origem da música, que ele lançou os alicerces sobre os quais os outros edificaram. Na verdade Bach foi um concentrador. Tudo em que ele tocava trabalhava-o tão poderosamente, todas as tarefas musicais que se impunham eram por ele realizadas com tal perfeição, que os que vieram depois nunca mais se deviam atrever a fazer o mesmo..." [Friedrich Herzfeld, in Nós e a Música]
Locais: J. S. Bach Home Page / Johann Sebastian Bach (1685-1750) / J. S. Bach / Biografia / J. S. Bach Archive and Bibliography / Bach Central Station
sábado, 20 de março de 2004
Arrumos & Notas
- a peça nº 216 do Catálogo do Leilão da Biblioteca que pertenceu ao Dr. João Eduardo Nogueira e Mello, realizada pela Soares & Mendonça (s/d) , refere um conjunto de 25 volumes manuscritos do poeta Francisco Joaquim Bingre (1763-1856), juntamente com cartas do "aveirense José Corrêa de Miranda, em que o mesmo diz ter compulsado os manuscritos e aos quais faz interessantes referencias". Diga-se que Bingre, nasceu na Freguesia de S. Tomé de Canelas, perto de Estarreja, tendo pertencido à "Nova Árcadia" com o nome "Francelio Vougense" (ou Cisne do Vouga). Existe no mercado as Obras de Joaquim Bingre, Vanda Anastácio, V vols. Porto, Lello, 2000-2002.
- Na primeira direcção do Jardim Zoológico de Lisboa, que foi inaugurado a 22 de Maio de 1884, constava além do Rei D. Fernando como Presidente de Honra, o Visconde de S. Januário (Presidente), o Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (Monteiro dos Milhões ou o edificador da actual Quinta da Regaleira, em Sintra), além do Barão de Almeida Santos, Barão de Kessler, Dr. Carlos May Figueira, Conde de Ficalho, Dr. Eduardo Burnay, Eduardo Coelho, Francisco Isidoro de Viana, Francisco Rebelo de Andrade, Dr. Sousa Martins, Eng. Miguel Carlos Correia Pais, Dr. Fernando Matoso Santos, Dr. Adriano Van Der Laan, Dr. Vicente Rodrigues Monteiro. [in, Para que a cidade tivesse o seu Jardim ..., de Emygdio da Silva, desenhos de Raul Lino, 1945]
- em edição policopiada aos sócios, a Pragma (sociedade cooperativa fundada em 1964, por católicos, desenvolvia trabalho de difusão cultural, uma nova "acção comunitária" de aproximação entre "diferentes grupos sociais”") explica o processo pelo qual a PIDE "selou a sede da Pragma", apresentando o rol de actividades desenvolvidas até então (realce às conferências, circulo de cinema, exposições) e a documentação sobre o caso citado. Refira-se os nomes de Nuno Teotónio Pereira, João Joaquim Gomes, António Macieira Costa, Nuno Silva Miguel, da direcção, sendo os advogados da Pragma, António Borges Coutinho e José Manuel Galvão Teles.
- a peça nº 216 do Catálogo do Leilão da Biblioteca que pertenceu ao Dr. João Eduardo Nogueira e Mello, realizada pela Soares & Mendonça (s/d) , refere um conjunto de 25 volumes manuscritos do poeta Francisco Joaquim Bingre (1763-1856), juntamente com cartas do "aveirense José Corrêa de Miranda, em que o mesmo diz ter compulsado os manuscritos e aos quais faz interessantes referencias". Diga-se que Bingre, nasceu na Freguesia de S. Tomé de Canelas, perto de Estarreja, tendo pertencido à "Nova Árcadia" com o nome "Francelio Vougense" (ou Cisne do Vouga). Existe no mercado as Obras de Joaquim Bingre, Vanda Anastácio, V vols. Porto, Lello, 2000-2002.
- Na primeira direcção do Jardim Zoológico de Lisboa, que foi inaugurado a 22 de Maio de 1884, constava além do Rei D. Fernando como Presidente de Honra, o Visconde de S. Januário (Presidente), o Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (Monteiro dos Milhões ou o edificador da actual Quinta da Regaleira, em Sintra), além do Barão de Almeida Santos, Barão de Kessler, Dr. Carlos May Figueira, Conde de Ficalho, Dr. Eduardo Burnay, Eduardo Coelho, Francisco Isidoro de Viana, Francisco Rebelo de Andrade, Dr. Sousa Martins, Eng. Miguel Carlos Correia Pais, Dr. Fernando Matoso Santos, Dr. Adriano Van Der Laan, Dr. Vicente Rodrigues Monteiro. [in, Para que a cidade tivesse o seu Jardim ..., de Emygdio da Silva, desenhos de Raul Lino, 1945]
- em edição policopiada aos sócios, a Pragma (sociedade cooperativa fundada em 1964, por católicos, desenvolvia trabalho de difusão cultural, uma nova "acção comunitária" de aproximação entre "diferentes grupos sociais”") explica o processo pelo qual a PIDE "selou a sede da Pragma", apresentando o rol de actividades desenvolvidas até então (realce às conferências, circulo de cinema, exposições) e a documentação sobre o caso citado. Refira-se os nomes de Nuno Teotónio Pereira, João Joaquim Gomes, António Macieira Costa, Nuno Silva Miguel, da direcção, sendo os advogados da Pragma, António Borges Coutinho e José Manuel Galvão Teles.
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