terça-feira, 7 de julho de 2009


LE COQ PORTUGUÊS

"Galo bom nunca foi gordo" [Popular]

O artista M. Sousa Tavares, rapaz que fareja nas moitas da literatura chã, é um modelo de virtude caseira, um desassombrado na exposição sentimental, uma lenda viva da nossa paróquia. Espanta, pois, o conteúdo do seu último pastiche, agora escriturado na forma de entrevista. O Tavares, ainda a fazer a digestão dos "votozinhos" suspirados por D. Lurdes Rodrigues, manifesta um ror de divagações inebriantes no seu depoimento, capaz de equipar a altíssima missão do sr. Sócrates.

A fazer fé no artista Tavares, que é sempre "telefonado" em sinal de reconhecimento do seu opinioso protestatório e por ora elevado à imortalidade da "rua" (ou comércio intelectual), o sr. Sócrates (com quem almoça e – diz – conversa) perdeu a cabeça, qual "jogador de casino" e "não sabe o que é que há-de fazer, se há-de jogar o dobro ou desistir". Excelente descoberta! A historiografia há-de lembrar, para todo o sempre, o arrojo do argumento e a eloquência da discursata do sr. Tavares.

Mesmo sem exercitar qualquer opinião ou calamidade paroquial, a confissão do escriba do "Equador" é brutal e esmaga. Jamé tal respeitável análise ocorreu na produção versada do sr. Bettencourt Resendes, nem viu luz na sempre intuitiva sentença do sr. Luís Delgado. Muito menos abriu a inteligência ou o delito verbal do ministro Augusto Santos Silva. A visão do artista Tavares pode estar temperada de razão, qual Confúcio indígena, mas o panfleto esotérico registado só nos lembra – comprovando – que a epidemia de "artistas" que obram sem sujar a capa do regime não tem sossego. O folhetinista M. Sousa Tavares é, fora as mazelas da sua escrita de maçada, acima de tudo um verdadeiro coq português: sempre a cantar, anafado de aleluias originais, a sua vaidade sapientíssima. Mas como se sabe, "galo bom nunca foi gordo"!

segunda-feira, 6 de julho de 2009


DR. LAUREANO BARROS

"Ele planeava tudo. Era organizado, previdente e perfeccionista. Inflexível com a verdade, a liberdade, a independência, o rigor e a pontualidade, exigia-os de si e dos outros (...)

Foi quando foi viver para o Porto, para frequentar o liceu, que o jovem Laureano Barros começou a comprar livros. Frequentava os alfarrabistas e iniciou uma colecção, tal como fazia com os paliteiros, bengalas, relógios, louças, antiguidades ou alfaias agrícolas. Mas ao contrário de toda a traquitana que sempre gostou de trazer para casa, aos livros ergueu uma fidelidade. Não os vendia, não desistia nem se esquecia deles. Começou a acumulá-los na moradia que o pai lhe comprou para se instalar na cidade, na Foz, continuou a ampliar a colecção enquanto viveu nessa casa com a primeira mulher, Leonor, e depois quando se divorciou dela e das seguintes. De cada vez que se separava da mulher com quem vivia (e foram mais mulheres do que os três casamentos), deixava-lhe tudo: a casa, os móveis, as antiguidades. Mas levava consigo a biblioteca. Eram livros de Matemática, de Filosofia, de Botânica, mas acima de tudo de Literatura Portuguesa, e, cada vez mais, volumes curiosos e raros, obras pouco conhecidas, primeiras edições. Por alguns autores tornou-se obcecado e comprava tudo. Depois estendeu a obsessão a todos os escritores. Comprava e lia, várias vezes, os livros de Camilo, Eça, Pessoa, Torga. Sempre teve insónias, e passava-as a ler. Dono de uma memória prodigiosa, sabia páginas e páginas de cor. Perdia horas a arrumar os livros, a manuseá-los, a acariciá-los (...)"

in Laureano Barros - O Homem que Fugiu com uma Biblioteca, por Paula Moura, P2 (Jornal Público), 5 de Julho 2009, pp. 4-7]

- ler TODO o artigo sobre Laureano Barros (retirado do jornal Público, com a devida vénia), invulgar bibliófilo e que AQUI e AQUI fizemos referência, no nosso site BIBLIOMANIAS.

quarta-feira, 1 de julho de 2009


IN MEMORIAM DE PINA BAUSCH (1940-2009)

"Uma monja com um gelado, uma santa com patins, um rosto de rainha no exílio, de fundadora de ordem religiosa, de juíza de um tribunal metafísico, que de repente nos pisca o olho ..." [Fellini]

"I loved to dance because I was scared to speak. When I was moving, I could feel."

"Não sei responder se há uma dança mais feliz que outra. O que é maravilhoso na dança é que é sempre 'no momento' e não existe mais nenhum momento quando se está naquele. Na dança não há ontem nem amanhã, só há dança." [Pina Bausch, in Expresso]

"The choreographer who has always been tied with the term 'dance theatre' says that she is not interested in how people move. What matters is what is behind their movements". [Anna Gordeyeva, 2004]

"Quero fazer muitos amigos no mundo inteiro. E que tenhamos novamente vontade de aceitar o desafio da vida ... Quero que preservemos a esperança" [Pina Bausch, in entrevista a Norbert Servos]

"Pina Bausch, durante a montagem de um de seus espetáculos, disse, em entrevista, que estava falando sobre o amor porque o mundo, no momento, precisava ouvir sobre o amor. Creio que Pina durante toda a vida, ajudou o mundo, falando de amor, em todos os seus gestos e movimentos ..." [Márcio Meirelles – Secretário de Cultura do Estado da Bahia]



LOCAIS: Pina Bausch / Morreu a coreógrafa das emoções absolutas / Uma conversa com Pina Bausch / Pina, Queen Of The Deep / Entrevista de Norbert Servos / Working with Pina Bausch / Pina Bausch Bibiliography

sábado, 27 de junho de 2009


MÁRIO SAA (1893-1971)

"Mário Paes da Cunha e Sá [Mário Saa] nasceu no dia 18 de Junho de 1893 nas Caldas da Rainha, fazendo parte de uma das famílias da elite económica e social do concelho de Avis. Na altura do seu nascimento, o pai de Mário Saa (nome literário) exercia as funções de notário e sub-delegado no julgado de Óbidos, residindo nas Caldas da Rainha.

Em 1895, a família volta para o concelho de Avis e o seu pai constrói, quatro anos depois, o Monte de Pero Viegas, onde Mário Saa residiu quase toda a vida. Recebeu formação no colégio de S. Fiel, em Louriçal do Campo (Beira Baixa), no Liceu de Évora e, em 1913, era aluno do Instituto Superior Técnico. Sabemos, através da revista Presença (n.º19,1929), que em 1917 continuaria a frequentar esta instituição. No ano seguinte inscreveu-se no curso de Sciencias Mathematicas na Universidade de Lisboa e, em 1930, no curso de Medicina desta mesma Universidade.

A vida de Mário Saa dividiu-se entre a administração agrícola das suas propriedades e a investigação e produção literária. De acordo com o perfil dos intelectuais do seu tempo interessou-se por temáticas distintas, publicando várias obras e numerosos artigos em periódicos. Dedicou-se à filosofia, à genealogia, à geografia antiga, à poesia, à problemática camoniana, às investigações arqueológicas, e mesmo à astrologia e à grafologia.

A investigação que realizou sobre vias romanas resulta na sua obra de maior vulto. Os seis volumes de «As Grandes Vias da Lusitânia» são produto de mais de 20 anos de investigações e prospecções arqueológicas e constituem, ainda hoje, uma obra de referência para os investigadores. Conjuntamente com a arqueologia, Mário Saa destacou-se, também, no panorama da poesia portuguesa das décadas de 20 e 30. Publicou com assiduidade na revista Presença e privou com os grandes poetas e intelectuais da época no âmbito da boémia literária da Brasileira do Chiado"

"A Biblioteca da FAPT [Fundação Arquivo Paes Teles] possui todas as obras da autoria de Mário Saa e, também, o conjunto bibliográfico que foi adquirindo, recebendo e conservando.
É constituída por mais de 10.000 volumes, entre monografias, periódicos (revistas, jornais, boletins e almanaques) e obras de referência (dicionários e enciclopédias), com datas de edição que remetem, maioritariamente, para o período entre os finais do século XIX e terceiro quartel do século XX.

Uma parte deste acervo bibliográfico, onde prevalecem temas como a história, a arqueologia, a antropologia, a etnografia, a política, o direito, a fotografia e a agricultura, foi herdada de António Paes da Silva Marques, tio de Mário Saa e deputado da 1.ª República.

O espólio documental de Mário Saa espelha a sua obra literária e os seus interesses intelectuais, profissionais, culturais e pessoais. É composto pelos manuscritos do autor, por correspondência, documentos biográficos, contratos, recortes de imprensa, folhetos, prospectos e convites, etc. A organização da primeira parte deste conjunto documental decorreu na década de 80, foi efectuada na Biblioteca Nacional e está disponível para consulta na Fundação. A segunda parte, constituída principalmente por correspondência, encontra-se em fase de organização e poderá ser disponibilizada na medida em que as condições técnicas do seu tratamento o permitirem"

in Fundação Arquivo Paes Teles, Travessa da Igreja, Ervedal (Avis).

MÁRIO SAA - AS GRANDES VIAS DA LUSITÂNIA (50 ANOS DEPOIS)

Itinerários Romanos do Alentejo. Uma releitura de "As Grandes Vias da Lusitânia - O Itinerário de Antonino Pio" de Mario Saa, cinquenta anos depois, por André Carneiro, Colibri.

"As Grandes Vias da Lusitânia, cujo primeiro volume foi publicado em 1956, constitui uma das obras mais controversas da bibliografia portuguesa de temática arqueológica. Ao longo de seis volumes o seu autor, Mário Saa, apresenta os itinerários romanos da Lusitânia, misturados com interpretações fantasiosas, contradições, opiniões polémicas ou constantes re-escritas dos trajectos apresentados que em muito confundem o leitor e obrigam a reformular os seus conhecimentos. A sua obra é paradoxal, um objecto raro em tempo de formalismos cinzentos. Mas por esse motivo o seu contributo nunca foi devidamente avaliado. Cinquenta anos depois, é tempo de procurar, no terreno, o que viu Saa, olhando para os testemunhos e procurando enquadrá-los no quadro de conhecimento sobre os itinerários romanos no território alentejano. E é tempo também de perceber tudo aquilo que já não se vê porque foi destruído pelo passado recente, aquele que já nos distancia tanto de Saa que já não nos permite reconhecer o que o autor viu. E assim compreendemos a dimensão da perda, o modo como a paisagem dramaticamente se alterou neste curto espaço de tempo, e o modo como o que havia ficado do passado já não se consegue encontrar. Ou já é tão diferente". [ler AQUI]

RICHARD YATES - PERTO DA FELICIDADE

17 de Julho - "Perto da Felicidade" [aliás Cold Spring Harbor, tradução de Nuno Guerreiro Josué], de Richard Yates, Quetzal Editora.



Locais:Richard Yates [1926-1992] / The Lost World of Richard Yates / Livros

quinta-feira, 25 de junho de 2009


FERREIRA LEITE: CEMITÉRIO POLÍTICO

"Não é ter um sistema político, deixar-se assim arrastar por todos os acontecimentos" [Napoleão Bonaparte]

A fotografia da "velha" senhora Ferreira Leite, exibida ontem na SIC (Alô, doce Ana!), não surpreende na pose nem no discurso – o simulacro era demais conhecido –, nem seduz politicamente, porque gasto está o espectáculo do tempo adoçado do "mercado" e do deficit, que em tempos lhe lambuzou os dedos ministeriais.

A Sra. Ferreira Leite não pode jogar ao cadavre exquis do desenvolvimento económico (e social) porque os escombros e a tragédia do país (até hoje) tem propriedade e rosto(s). E não será ao dr. Guterres o único a ser-lhe passado o atestado de irresponsabilidade pelo legado (como a Sra. Leite e o dr. Pacheco Pereira, laboriosamente assegura). A lenda do dr. Cavaco & a cegueira de Ferreira Leite, mais as orações de um ror de insidiosos sábios – sempre muito bem dispostos a debater qualquer "abalozinho" financeiro que nunca entenderão –, não desapareceram por encantamento divino ou joguete de palavras. O cemitério político indígena é uma moléstia que não honra ninguém!

Só o magnífico delírio do pensamento económico de Ferreira Leite - aliás bem conhecido entre os estudantes das velhas aulas práticas de Economia por si leccionadas - pode sentimentalmente considerar que esta paróquia tem validade ou viabilidade económica (estude-se a poeira no nosso passado), por insignificante seja, que permita um dia deixar de ser essa lamuriante caça de negócios ou affaires conspícuos, para tornar-se economicamente mais autónoma, mais livre e criadora. E interessante para medir o grau de felicidade de todos nós, longe da ortodoxia do sistema.

Era (é) fácil martelar nesse fanfarrão e insolente sr. Sócrates. A ignorância audaciosa do homem, os enfeites contabilísticos da sua governação, a mentira sempre respigada, a “perfeição” do seu sistema de cárcere (justamente reaccionário), a par dos arranjinhos burlescamente plagiados em governos anteriores (veja-se o caso PT), traz argumentos infindáveis e muito autorizados. Porém o testemunho da sra. Ferreira Leite não foi perfeito, nem conforme.

A "velha" senhora, quiçá dolorida na sua oratória incompetente, esgrime copiosas interrogações sobre o endividamento do país (no que está certa), sem nunca vincar como se pode (economicamente) combater tais desequilíbrios externos. Julga (porque julga) que as suas cantorias contra as grandes obras públicas, garatujadas num qualquer five o'clock tea decorativo, pode substituir o homem.

No novo look da graciosa Manuela não há lugar a escolhas económicas (diz que estão, ainda, no forno partidário), a (re)interpretação de estudos económicos de custo-benefício sobre obras públicas (que diz, grosseiramente, não conhecer) e a sua ciência ignora onde se podem fazer os investimentos públicos. Mais, extraordinariamente, tem pretensão de combater o desemprego sem investimentos públicos, bem como, escandalosamente, intenta resolver o problema do sobre-endividamento do país mantendo o nível dos impostos (ou mesmo, baixando-os). A sra. Ferreira Leite tem pavor da economia e dos seus ensinamentos. Tal como tem a torpeza de "não fazer juízos de valor" sobre esse impoluto Dias Loureiro ou esse génio da banca que é Vítor Constâncio. Os amigos, não se esquecem!

Sem comentário ficaram as classes profissionais, selvaticamente atingidas pela violência das medidas do sr. Sócrates. Ninguém sabe o que fará um governo da sra. Manuela no que diz respeito às trapalhadas reaccionárias na Educação e Saúde, no sistema de Segurança Social ou no código de trabalho. Com o serviço já feito pelo actual representante da corporação dos interesses, julgamos que tudo ficará como está. Conhece-se há muito o cemitério político da sra. Ferreira Leite!

quarta-feira, 24 de junho de 2009


Boris Vian, más vivo que nunca

"Ingeniero, poeta, trompetista y crítico de jazz, autor de teatro y actor de cine, funcionario y director musical de la Philips, Boris - por Boris Godunov:su madre era opera victim - Boris Vian, en sus breves 39 años, escribió once novelas, cuatro antologías de poemas, varias piezas de teatro y dos óperas, quinientas canciones y centenas de críticas de jazz (...)

A los catorce años, Boris descubre el jazz y el clarinete. Cuando Éditions du Scorpion busca una novela policiaca, Vian inventa un escritor mestizo, norteamericano y hard.Y lo traduce al francés. En 15 días escribe una novela tensa, con la dosis requerida de sexo y violencia. El 8 de noviembre de 1946 sale J´irai cracher sur vos tombes. Vian no para: en un año, cuatro novelas, los cuentos de Les Fourmis,crónicas para Les Temps Modernes,la revista de Sartre y de Beauvoir y una obra de teatro, L'équarrissage pour tous. En noviembre de 1948 reconoce, ante un juez, que Sullivan y él son una misma persona. El 13 de mayo de 1949 es condenado a 100.000 francos de multa. Infatigable, escribe y publica otros dos Sullivan, con tan poco éxito como los Boris Vian, editados por pequeñas editoriales porque Boris Vian no gusta en Gallimard ..."

in La Vanguardia [ler mais aqui]

IN-LIBRIS – Livros de Junho 2009 (ACTUALIZAÇÃO)

O Catálogo de Junho da Livraria In-Libris (Porto) foi ACTUALIZADO, com novas peças de temática variada (poesia, literatura, história, política, etnografia, filosofia, ensaio, teatro).

De salientar o (re)aparecimento do curioso "Estudo da Localização do Novo Aeroporto de Lisboa" [Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa, 1972. 21x30 cm. 420 págs. B], onde se pode ler:

"Nos estudos preliminares foram consideradas, como possíveis, várias localizações na margem sul do rio Tejo, dada a impossibilidade que, para o efeito, oferece a sua margem norte, e, assim, foram analisadas as da Fonte da Telha, do Montijo, de Alcochete, de Porto Alto e de Rio Frio. Procedeu-se, ainda, ao exame da própria Portela de Sacavém, embora esta apresentasse, além do mais e desde logo, graves inconvenientes resultantes de se encontrar práticamente dentro da cidade e não se vislumbrar qualquer hipótese de expansão ..."

Tal trabalho está "repleto de mapas, cartas topográficas, desenhos, muitos dos quais desdobráveis, estudos dos ventos,nebulosidade, precipitação, humidade, etc, acessibilidades (metro, rodoviários e ferroviários), natureza do solo, valores aquisitivos de terrenos, etc.De notar a inexistência da Ota como local analisado neste estudo.Raro e de provável restrita tiragem" [in Catálogo]

consultar o Catálogo (Actualizado), AQUI.

OS 28 SÁBIOS

"Que alguém se atreva a dizer a sombra de uma verdade e será condenado. Que alguém se lembre de bulir num qualquer dos ídolos do tempo, e será apedrejado – liberalmente!

Por isso a liberdade que provém da apatia parece ao crítico o sintoma do contrário da vida: da verdadeira liberdade forte, independente, na concorrência de opiniões conscientes e sábias. Por isso nós apresentamos caracteres singulares. Leiam-se os jornais, ouçam-se os discursos. Ninguém fala mais de papo, desculpem a expressão. De quê?

De tudo. Os Pico de Mirândola, senhores de si, anafados, satisfeitos, sempre na rua, sempre verbosos, com as cabecinhas alerta, a resposta pronta, a fórmula breve, um andar miudinho de pedante, um livrinho azul debaixo do braço se não são janotas, nos miolos a consciência do seu saber, da verdade definitiva da 'ciência moderna', uma grande prosápia ingénua, uma grande segurança e entono: os Pico de Mirândola, que sejam conservadores ou demagogos, deputados da direita ou rabiscadores de jornais esquerdos, têm uma fisionomia comum. A Pátria são eles; a ciência sabem-na toda, a moderna. Somente uns acham que é moderna a que já governa, outros fóssil a de hoje: só verdadeira a de amanhã, quando eles derem a lei!

Pecos frutos de uma árvore contaminada, se dão um passo caem. Um dos fenómenos curiosos em Portugal é o devorar dos homens pelo Governo. Hoje sobem, amanhã somem-se, corridos, desprezados. Porquê? Porque a árvore, seca, apenas tem vida para reconhecer o seu definhador, para desprezar os que no seu pedantismo ingénuo, mais ainda do que na sua corrupção, sucessivamente se lhe seguram aos ramos".

[J. P. Oliveira Martins, in Portugal Contemporâneo, 1981]

terça-feira, 23 de junho de 2009


SOPHIA DE MELLO BREYNER - 5 ANOS DEPOIS

"Oiço a voz subir os últimos degraus
Oiço a palavra alada impessoal
Que reconheço por não ser já minha
" [Sophia]

"O meu pai [Francisco Sousa Tavares] participou na Revolta da Sé. E a minha mãe disse: "Hoje vamos fazer uma brincadeira muito engraçada". Era irem dormir para a cave de uma amiga. "Então a cave estava cheia de colchões, porque nessa noite ia rebentar a revolta e podiam ir a nossa casa à procura do meu pai. Vi o meu pai de uniforme! Os civis que aderiam também deviam estar de uniforme para entrarem nos quartéis. O meu pai era extraordinário. Era um cavaleiro andante. E a minha mãe era uma pasionária despertada por ele. 'Sou casada com o Dom Quixote', escreveu ela ao Jorge de Sena. E a Luísa lá na cave: 'Ó menina, os seus pais são doidos varridos. O que é que a gente está aqui a fazer?"

"As imagens eram próximas
Como coladas sobre os olhos
O que nos dava um rosto justo e liso
Os gestos circulavam sem choque nem ruído
As estrelas eram maduras como frutos
E os homens eram bons sem dar por isso
" [Sophia, Granja, 31 Agosto 1943]

"De repente ouvia-se uma voz: Onde está a Sophia? Não havia Sophia, mas o ar era fresco como se atravessássemos uma alameda de tílias." [Eugénio de Andrade]

"Não há dúvida que os deuses gostam de si, pelo menos tanto como os mortais." [Miguel Torga]

in No Mundo de Sophia, jornal Público, P2, 21 de Junho 2009


M. FERREIRA LEITE & P. RANGEL E OS DO COMPROMISSO PORTUGAL

"vamos fazer um haikai com isto aqui
pegadas
picadas

o fim das pegadas
no fim
as picadas
"

[Paulo Leminski]

segunda-feira, 22 de junho de 2009


CE QUE LIRE VEUT DIRE

UMBERTO ECO: We don’t have read all the books we pretend to know. But, we know them pretty well. I want to—I have a small library of no more than 50,000 books and only 30,000 in my main apartment in Milan. And it happens to everybody when an idiot comes there, he say, "How many books have you read, all of them?" So there are three standard answers. One was a friend of mine who said, "Many more, sir, many more." (laughter) And the second is, "No. Why otherwise I should keep them here?" (laughter) The third is, "No. The ones I have read are at the public library. Those the ones I have to read the next week." (laughter) So they are distraught that—okay. But, but. The second answer is the most, the most serious. Why otherwise I would keep them there. A library is a guarantee for your memory, huh? If you need something, you know it’s there. But you are continuously ravaged by remorse. I have not read that, I have not read that. Then, one day in your life, you pick up a book you’ve had there since thirty years, and you were convinced not to have read it. You open it, and you realize that you know it perfectly.

So there three theories. One is a sort of awkward theory. There is a sort of transfiguration, (laughter) what you’ve touched, you’ve touched it and the animal spirits of the book—yes. The second is that you believe not to have read it, but in the course of thirty years you have picked up, you know, the….you have opened it, you have read two pages. The third is that in the course of those thirty years you have read many, many books who spoke, talked about that. And so, at the final end, you discover that you know the book very well. So that is a way by which we know the content of many books we have not read. And that is a guarantee of knowledge and of advancement of learning.

in, "How To Talk About Books You Haven’t Read", Pierre Bayard & Umberto Eco with Paul Holddengraber, The New York Public Library, 17 de Novembro de 2007 - reproduzido (parcialmente) na revista francesa (Junho 2009), Magazine Littéraire [p. 12-15].

"CE QUE LIRE VEUT DIRE" – DA ESCOLA

"Ce que peut-être l’école n’enseigne pas, c’est non pas le programme de lecture ou de non-lecture, mais celui de la vie avec les livres. Ce n’est pas exactement la même chose : parfois vous ne lisez pas l’ouvrage, ou vous le commencez sans le finir, mais vous savez qu’il est là et qu’en cas de besoin vous pouvez le consulter comme un compagnon. L’école devrait enseigner la différence entre lire et vivre avec les livres. Très souvent, elle nous apprend une seule et unique façon de lire – de la première à la dernière ligne – alors qu’il y en a beaucoup d’autres." [Pierre Bayard, in Le Magazine Littéraire, Juin 2009, p.13]

"L'école devrait enseigner que la culture ne signifie pas savoir par couer la date de la mort de Napoléon onaparte, mais être capable de la trouver en quelques secondes!" [Umberto Eco, ibidem]

in Débat Pierre Bayard et Umberto Eco – "Ce que lire veut dire" -, Le Magazine Littéraire, Juin 2009, nº 487, aliás, "How To Talk About Books You Haven’t Read", Pierre Bayard & Umberto Eco with Paul Holddengraber, The New York Public Library, 17 de Novembro de 2007

quinta-feira, 18 de junho de 2009


HABERMAS 80 ANOS

"De acordo com a visão republicana, a formação política da vontade e da opinião dos cidadãos cria o meio pelo qual a sociedade se constitui como um todo político. A sociedade é, desde sempre, uma sociedade política - societas civilis. Daí o fato de a democracia tornar-se equivalente à auto-organização política da sociedade como um todo, o que leva a uma polémica compreensão da política voltada contra o aparato estatal. Nos escritos políticos de Hannah Arendt pode-se ver para onde a argumentação republicana dirige sua pontaria: em oposição ao privatismo de uma população despolitizada e em oposição à aquisição de legitimidade por meio de partidos entrincheirados, a esfera pública deveria ser revitalizada até o ponto em que o conjunto regenerado dos cidadãos pudesse, sob a forma de um autogoverno descentralizado, (uma vez mais) apropriar-se do poder das agências estatais pseudo-independentes. A partir dessa perspectiva, a sociedade finalmente se desenvolveria para uma totalidade política". [ler AQUI]

"Submeter a educação a um sistema legal produz um agrupamento abstracto daqueles envolvidos no processo educacional e sujeitos individualizados em um sistema de mérito (achievement) e competição. O carácter ‘abstracto’ consiste nas normas da lei escolar, aplicada sem consideração pelas necessidades e interesses das pessoas a ela submetidas, ignorando suas experiências e relações sociais. Isso ameaça a liberdade pedagógica. A compulsividade plea certeza do litígio-prova das notas e a sobre-regulação do currículo causaram este fenómeno caracterizado pela impessoalidade, inibição da inovação, quebra da responsabilidade, imobilidade ..." [ler AQUI]

NUM PRATO A CABEÇA DO SR. SOCRÁTES!

"Boa é a fazenda, quando não sobe à cabeça" [Provérbio]

O ex-estranho sr. Sócrates, arruinado completamente pelos cadernos eleitorais, apareceu no mercado da SIC (diante da doce Ana) com uma naturalidade humilíssima (estilisticamente falando), uma castidade na oratória política afinada, numa elegante comédia farcista. O libelo do sr. Sócrates esta noite foi desarmonizar com o sr. Santos Silva, Vitalino Canas & Cia, Lda. Não fora o atrevimento de "censurar" a mediocridade da política de instrução e ensino da sra. Lurdes Rodrigues (agora, vilmente desprezada); não obstante descobrir muito tarde a licenciosa kultura do sr. António Pinto Ribeiro (no que foi de uma crueldade obscena) e a sua absurda, quanto ridícula, inspiração de comparar (a ignorância é mesmo muito atrevida) o construído do autor da General Theory of Employment, Interest and Money à edificação económica em Oliveira Salazar, quase que o conseguia!

O sr. Sócrates foi durante quatro anos o inimigo principal do Partido Socialista de Soares, Guterres e Ferro Rodrigues. Tomando como empréstimo (ou mesmo, superando) a linha política da 3ª via de Blair e Schroeder (leia-se o texto no Público de Ana Benavente) - e o que isso significou no alinhamento da politica doméstica com a ilusão neoliberal -, cedendo à fascinação deste tempo de desassossego, incompetência e decomposição das liberdades, o sr. Sócrates conduziu o país (com um grupo inqualificável de idiotas úteis) à quase ruína. Está o país numa decadência económica e social (e espiritual) sem precedentes, e não tem gente nem ânimo, nem alma para a sua própria refundação. Nunca foi tão acertado dizer que o eterno problema de Portugal é as suas próprias elites. Estas, sim, a necessitarem de uma verdadeira reforma democrática, económica, cultural e cívica. Mas tal trânsito tarda!

O sr. Sócrates foi durante quatro anos rancoroso com os adversários, grosseiro no contraditório, ignorante nos argumentos, afrontoso com as classes profissionais. O seu cabriolar, pouco subtil e sem escrúpulos, o seu (por ora) putativo desagravo à canalha, a sua autoridade ou carta de democrata tem uma reduzidíssima dignidade. Ninguém que foi caluniado tanto tempo, ninguém que foi tão rudemente maltratado, esquecerá o que foram estes anos de cárcere governamental do sr. Sócrates & amigos. Para tal mudança exige-se a cabeça do sr. Sócrates e daqueles que com ele (e foram muitos, de políticos a colunistas, de empresários a jornaleiros) semearam tais infaustos ventos. Não será qualquer desculpa feita por um "explicador de província" (prof. Maltez, dixit) que tudo mudará. Talis vita, finis ita.

terça-feira, 16 de junho de 2009


IRVING PENN [n. 16 de Junho de 1917]

"Irving Penn revolucionou um sem-número de gêneros fotográficos; no entanto, o campo da fotografia de moda é um daqueles em que sua marca foi impressa de forma mais profunda. De fato, é difícil imaginar o que seria da foto de moda contemporânea sem a seminal influência da estética de Penn - criador de uma beleza elegante e simples, mas construída com um rígido formalismo e uma sensibilidade incomum ..."

continuar a ler AQUI - in O Século Prodigioso


IRÃO – DESOBEDIÊNCIA CIVIL

25 Khordad Protests in Iran [fotos] / Activistas derrubam sites do governo e de agências de notícias / Algo se mueve en Irán / Ayatollah Montazeri’s letter / Batalla por el poder entre ayatolás / CNNfail: Twitter Blasts CNN Over Iran Election / Cyberwar guide for Iran elections [boingboing] / Dear CNN, Please Check Twitter for News About Iran / From Iran to the world / In Iran, rival factions rally after days of unrest / Iran clamps down on foreign media / Iran: Inspiring Revolts And Western Hypocrisy / iranelection [fotos no flickr] / iran.twazzup.com / Iran plays the blame game / The Back Story in Iran / Twitter delays maintenance to support Iranian protests / Voice of Balatarin

segunda-feira, 15 de junho de 2009


In-Libris – Livros de Junho 2009

A In-Libris (Porto) apresenta um lote de livros antigos e estimados de temática variada (poesia, literatura, história, política, etnografia, filosofia, ensaio, teatro, agricultura, judaica, etc)

Referências: Lavrador Moderno ou Tratado de Agricultura e Jardinagem [obra anónima], Lisboa, 1854 / As Confissões, de Santo Agostinho, 1955 / Restauração de Portugal Prodigiosa, por D. Gregório de Almeida, 1939-40, IV vols / História de Portugal, de João de Ameal, 1958 / Garrett. Memórias Biographicas, por Francisco Gomes de Amorim, 1881-4, III vols / Daqui Houve Nome de Portugal, org. Eugénio de Andrade, 1968 / O Phisionomista das Damas, ou a Arte de conhecer as pessoas pelas feições do rosto ..., de Luiz de Araújo, 1872 / Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Romântica, por Manuel Bandeira, Rio de Janeiro, 1937 / O Decameron, por Giovanni Boccaccio [esmerada edição, com ilustrações valiosas], Lisboa, 1964, II vols / Almanaque dos Palcos e Sala para 1926 / Ao Sereníssimo, Piíssimo, Felicíssimo Príncipe Regente de Portugal D. João ..., de José Francisco Cardoso [trad. do latim por Bocage], Off. Arco do Cego, 1800 / O Capitalismo Moderno e suas Origens em Portugal, por Bento Carqueja, 1908 / As Melhores Forragens, por A. M. Lopes de Carvalho, 1898 / Almeida. Subsídios para a sua História, de José Vilhena de Carvalho, 1973, II vols / Centenário de Gil Vicente (1537-1937) / O Cozinheiro Completo, ou Nova Arte de Cozinheiro e de Copeiro, ..., Lisboa, 1849 / No Alto Minho. Paredes de Coura, de Narciso C. Alves da Cunha, 1909 (aliás 2001) / História da Prostituição em Todos os Povos do Mundo, de Pedro Dufour, 1885-87, V vols / Grifo [Antologia de inéditos organizada e editada pelos autores], 1970 / As Estradas de Portugal [9 opúsculos], s.d. / História da Tauromaquia, 1951-53, II vols / Obras de (sobre) Alberto de Serpa, Alexandre Herculano, Alfredo Pimenta, Álvaro Cunhal, Antero de Quental, António Corrêa de Oliveira, António Ramos Rosa, António de Sousa, Bernardim Ribeiro, César da Silva, Conde de Monsaraz, Eça de Queiroz, Eduardo Frias, Eduardo Noronha, Eugénio de Andrade, Fernanda de Castro, Fernando Echevarria, Fernando Pessoa, Gaspar Simões, Gastão Cruz, Gomes Leal, J. Leite de Vasconcelos, Jaime Cortesão, João Penha, Joaquim Manuel Magalhães, Joel Serrão, Luiza Neto Jorge, Manuel Ribeiro, Mário Braga, Mário Cláudio, Maria Teresa Horta, Nuno Júdice, Pedro Homem de Melo, Pedro Veiga (Petrus), Salazar, Sant’Ana Dionísio, Soeiro Pereira Gomes, Vasco Graça Moura, Vergílio Ferreira / Revista Filosófica (dir. Joaquim de Carvalho), 1951-59, XII numrs / Dicionário Universal de Literatura, por Henrique Perdigão, 1940 / Mensagem (1ª ed.) de Fernando Pessoa, Parceria AMP, 1934.

A consultar on line.

domingo, 14 de junho de 2009


MANUEL DE LIMA - O REBELDE

Manuel de Lima [1918-1976] está de regresso com "O Rebelde", obra póstuma publicada pela Edium Editores. Manuel de Lima foi um notável ficcionista [quase sempre ignorado pela gentinha intelectual da paróquia] que faz parte daqueles que Maria de Fátima Marinho [autora do mais importante estudo sobre "O Surrealismo em Portugal", INCM, 1987] apoda de "surrealistas sem escola" ou de autores com "traços surrealizantes".

Manuel de Lima ou o "Mestre do non-sense português", como Luiz Pacheco o intitulou [ver a dedicatória ao texto de Pacheco, "O Caso das Salsichas Inimigas" – ref. Maria de Fátima Marinho], nasceu em Lisboa em 1918. Foi violinista profissional em várias orquestras sinfónicas [o "seu sonho era a orquestra sem maestro" – in Luiz Pacheco, "Figuras, Figurantes e Figurões", O Independente, 2004. Leia-se esse espantoso texto de Pacheco sobre Manuel de Lima, "O careca evidente retratado pelo caixa de óculos", pp. 130-135, aliás reprodução da "Ler", nº31, 1995], crítico musical [no estimado Jornal de Letras e Artes, na Arte Musical, Século e Século Ilustrado, Diário de Lisboa, Diário Popular] e autor dramático. A sua narrativa "inverosímil", o nonsense e a densidade das situações recriadas, o ambiente fantástico das suas personagens, a sua escrita de uma riqueza irónica e o seu refinado "humor negro", fazem de Manuel de Lima uma personagem, ela própria, insólita e de assinalar no quadro novelístico português.

Não deixa de ser curioso que o primeiro livro de Manuel de Lima, onde pontifica uma "impossibilidade realista" e um curioso "ambiente fantástico", seja datado de 1944 ["Um Homem de Barbas", ed. de autor, com desenhos de Bernardo Marques e prefácio de Almada Negreiros], pois até 1945, entre nós, o espírito neo-realista entre os intelectuais era ainda enorme respeitabilidade. Note-se que Pedro Oom, em Outubro desse ano, escreve [ref. Maria de Fátima Marinho, ibidem] um artigo no jornal "A Tarde", do Porto, justamente intitulado "Nota sobre o neo-realismo nas Artes Plásticas em Portugal", onde critica o denominado surrealismo; e do mesmo modo, ainda no jornal "A Tarde", Mário Cesariny [ibidem] no artigo "Futurismo e Cubismo" não acede à critica fácil ao neo-realismo, fazendo-o apenas, e indelevelmente só a partir do fim desse ano.

Manuel de Lima integra-se no grupo [entre eles, Mário Cesariny, Luiz Pacheco, António José Forte, Herberto Helder, João Rodrigues, Manuel Castro] que se reunia em 1955 no Café Gelo [quase todos eles vinham de igual tertúlia no Café Royal], de que tanto se fala. Publicou, antes, em 1953, uma importante obra, "Malaquias ou a História de um Homem Barbaramente Agredido" [ed. Contraponto], com um prefácio de António Maria Lisboa [republicado, depois, n’A Intervenção Surrealista e na "Poesia", do mesmo A.M.L.]. Em 1958, Manuel de Lima, Luiz Pacheco e Natália Correia [amiga muito "especial" de Manuel de Lima], escrevem "Caca, Cuspo & Ramela", uma paródia insolente ou diatribe contra Mário Cesariny e o seu grupo [ver, "Pacheco versus Cesariny", de Luiz Pacheco, Estampa, 1974, e onde são transcritas "deliciosas" cartas de Manuel de Lima para Luiz Pacheco]. Em 1965 publica Manuel de Lima uma peça teatral, "O Clube dos Antropófagos" [reedição pela Estampa em 1973, aliás como toda a sua obra]. Por último, na Estampa (1972) sai "A Pata do Pássaro Desenhou uma Nova Paisagem".

"O REBELDE" (Obra póstuma), de Manuel de Lima, recolha e coordenação de Susana Custódio e Isabel Fontes, Edium Editores, 2009.