quinta-feira, 18 de junho de 2009


HABERMAS 80 ANOS

"De acordo com a visão republicana, a formação política da vontade e da opinião dos cidadãos cria o meio pelo qual a sociedade se constitui como um todo político. A sociedade é, desde sempre, uma sociedade política - societas civilis. Daí o fato de a democracia tornar-se equivalente à auto-organização política da sociedade como um todo, o que leva a uma polémica compreensão da política voltada contra o aparato estatal. Nos escritos políticos de Hannah Arendt pode-se ver para onde a argumentação republicana dirige sua pontaria: em oposição ao privatismo de uma população despolitizada e em oposição à aquisição de legitimidade por meio de partidos entrincheirados, a esfera pública deveria ser revitalizada até o ponto em que o conjunto regenerado dos cidadãos pudesse, sob a forma de um autogoverno descentralizado, (uma vez mais) apropriar-se do poder das agências estatais pseudo-independentes. A partir dessa perspectiva, a sociedade finalmente se desenvolveria para uma totalidade política". [ler AQUI]

"Submeter a educação a um sistema legal produz um agrupamento abstracto daqueles envolvidos no processo educacional e sujeitos individualizados em um sistema de mérito (achievement) e competição. O carácter ‘abstracto’ consiste nas normas da lei escolar, aplicada sem consideração pelas necessidades e interesses das pessoas a ela submetidas, ignorando suas experiências e relações sociais. Isso ameaça a liberdade pedagógica. A compulsividade plea certeza do litígio-prova das notas e a sobre-regulação do currículo causaram este fenómeno caracterizado pela impessoalidade, inibição da inovação, quebra da responsabilidade, imobilidade ..." [ler AQUI]