quarta-feira, 24 de junho de 2009


IN-LIBRIS – Livros de Junho 2009 (ACTUALIZAÇÃO)

O Catálogo de Junho da Livraria In-Libris (Porto) foi ACTUALIZADO, com novas peças de temática variada (poesia, literatura, história, política, etnografia, filosofia, ensaio, teatro).

De salientar o (re)aparecimento do curioso "Estudo da Localização do Novo Aeroporto de Lisboa" [Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa, 1972. 21x30 cm. 420 págs. B], onde se pode ler:

"Nos estudos preliminares foram consideradas, como possíveis, várias localizações na margem sul do rio Tejo, dada a impossibilidade que, para o efeito, oferece a sua margem norte, e, assim, foram analisadas as da Fonte da Telha, do Montijo, de Alcochete, de Porto Alto e de Rio Frio. Procedeu-se, ainda, ao exame da própria Portela de Sacavém, embora esta apresentasse, além do mais e desde logo, graves inconvenientes resultantes de se encontrar práticamente dentro da cidade e não se vislumbrar qualquer hipótese de expansão ..."

Tal trabalho está "repleto de mapas, cartas topográficas, desenhos, muitos dos quais desdobráveis, estudos dos ventos,nebulosidade, precipitação, humidade, etc, acessibilidades (metro, rodoviários e ferroviários), natureza do solo, valores aquisitivos de terrenos, etc.De notar a inexistência da Ota como local analisado neste estudo.Raro e de provável restrita tiragem" [in Catálogo]

consultar o Catálogo (Actualizado), AQUI.