segunda-feira, 19 de março de 2007
Ribeiro de Mello
Continua o labor exaustivo de Ricardo Jorge, em torno da figura curiosa de Fernando Ribeiro de Mello e das edições Afrodite, de muita memória. Entre as editoras de antanho há lugar, elevado, para o génio (excêntrico que seja) de Ribeiro de Mello. As fotos postadas na Afrodite, revelam-no. O trabalho paciente do Ricardo Jorge, vestido de sobriedade e engenho, é serviço público. Graças, Ricardo!
Ecos da Semana
"Quem não foge a tempo não ensina estratégia" [Millôr Fernandes]
- A revista Figueira 21 saiu com uma invulgar entrevista ao sempre-em-pé Santana Lopes. O que diz de novo? Pois, para além da trovoada de frivolidades costumeiras, o douto Santana Lopes assegura que o "facto político mais relevante", desde que acabou o mandato na Figueira, foi "o fecho do jornal A Linha do Oeste", pertença de António Tavares. Um humorista, este Lopes. Coisa que um tal Fernando Rodrigues, putativo director da tal revista, ao que aqui se pode ler, não perfilha. Manias!
- Não foi feliz, in illo tempore, o eng. Guterres a trabalhar com os números do engenhoso PIB. A coisa saiu-lhe mal, por modéstia. Mas apesar de não saber a tabuada, Guterres será para sempre um gentleman. O mesmo não se pode afiançar do grotesco Mário Lino, mestre em aeroportos & afins, inchado de soberba em quase tudo. Bastou o eng. Leite Pinto, no último Expresso da Meia-Noite, pedir ao sábio eng. Lino para fazer umas contitas da primária sobre a Ota, para a ignorância espirrar do ministro fanfarrão. Foi caricato reparar no faccis do engasgado, acossado e palavroso ministro. No dia seguinte, quem leu o Sol, soube que o sábio Lino, além de desconhecer a tabuada, mente muito bem em televisão. Excelente ministro, deste fantástico governo.
- Andam por aí, dois Daniéis a ressuscitar a economia indígena. São, por demais, conhecidos. Um assina Amaral, outro Bessa. Ambos escribas espiritualistas do Expresso. Incansáveis na erudição económica, e mesmo que mutuamente não se aturem, fazem uma bonita parelha. Esta semana o pregador Amaral dá uma de bruxo e prevê o seu amo Sócrates na cadeira da paróquia até 2013 ("e sabe-se lá que mais a seguir ..."). Este invulgar economista suspira pela "descida de salários" da canalha, não lê, por miopia, os dados do Eurostat, faz contas à Mário Lino e mendiga uma pastinha rosa qualquer. Uma qualquer, oh! Manelinho! O outro Daniel saiu em defesa do patrão: o tio Belmiro. Este Bessa não sendo tão farsista na tabuada como o Amaral, confessa que ainda "vê, ouve e lê". Não diz é o quê! Mas pouco importa, pois não vai a ministro.
- O adiantado mental João Carlos Espada, esta semana no Expresso, antecipou-se ("informação secreta", diz-nos o apóstolo liberal) em defesa da Câmara dos Comuns, ao que parece vítima da ralé. God bless Espada! A argumentação Espadiana é divinal. Sir Espada, fazendo jus à sua condição de cultor de Popper, acrescenta, picarescamente, ao texto de Sir Karl, "Alguma observações sobre a teoria e praxis do Estado democrático" e, do mesmo modo, ao conhecido ensaio "A política sem essência", um contributo adorável. Espada, seguindo a missiva de Popper, para quem a tarefa fundamental do Estado seria "reconhecer o nosso direito à liberdade e à vida”", e provado que está o conceito kantiano de "benevolência", demonstra que sendo a Câmara dos Lordes não-eleita, "incrivelmente barata", com direito a bar com Tamisa ao fundo, bem servidos que são os My Lord por mimosos empregados de libré, ou aparecendo os Lordes vestidos de "imponentes capas vermelhas para ouvir um discurso escrito pelo governo e lido pela Rainha", não vê qualquer razão particular para se acabar com tão gloriosa, quanto "excêntrica", vetusta instituição. O grande mestre Espada estrangulou-nos com a sua perspicácia. Estamos confiantes. E benevolentes. Siga-se os Lordes, já!
sexta-feira, 16 de março de 2007
O Almanaque Republicano - Actualização
A memória da Alma Portuguesa corre debaixo da abóbada do Almanaque Republicano, seguindo o rito iniciático dos tempos, que por ora se espraia no sentimento intenso das vozes da geração de 1907, que começando em Coimbra demandou as altas gentes e fez (por algum tempo) ressurgir o país. Como sempre a bibliografia e o testemunho do Mundo Português em folhetos de merecida estimação e admirável frescura, é oferecido à blogosfera lusa por dous cavalheiros livres & prudentes, sob a ventura do Arcanjo de Portugal.
Na pedra temos: O Centenário da Questão Académica - Coimbra 1907; o dr. José Eugénio Ferreira; um Breve resumo da revolta estudantil de 1907 na Universidade de Direito de Coimbra; o testemunho do estudante Alfredo Pimenta sobre a questão académica; uma brevíssima nota biográfica sobre Alfredo Pimenta; a bio-bibliografia de um dos estudantes expulsos da Universidade, Carlos Olavo; a decisão do Conselho de Decanos sobre o comportamento do estudante Campos Lima no conflito académico; uma bio-bibliografia de outro dos estudantes expulsos da Universidade, Ramada Curto; a reprodução da conhecida pintura de Abel Manta, denominada: A Tertúlia do consultório do professor Pulido Valente; as Efemérides republicanas da primeira quinzena de Março; o In Memoriam a Miguel Baptista Pereira (1929-2007), notável professor da FLUC; a reprodução de um desenho de Manuel Gustavo sobre "Os Crimes da Universidade"; a transcrição de um momento parlamentar sobre a Questão Académica; foto de um grupo de Lentes da Universidade; considerações sobre a Universidade do estudante Campos Lima; uma breve bio-bibliografia de João Evangelista de Campos Lima; nova fota de um grupo de Lentes da Faculdade de Direito de Coimbra; a transcrição de uma carta enviada à DGAAC por Rui Lopes, sobre o centenário da Questão Académica; uma referência ao ciclo "Lutas Académicas e Estudantis: do Liberalismo ao Estado Novo", patrocinado pelo Museu Bernardino Machado, de Famalicão; uma breve bio-bibliografia do estudante António Granjo, que esteve à frente do processo de luta estudantil; uma foto de Cunha Leal discursando no funeral de António Granjo; a referência da Mostra Bibliográfica sobre 1907 - No advento da República, a decorrer na Biblioteca Nacional; e uma reprodução da capa do respeitável Almanach Bertrand, datada de 1907.
A ler e consultar o Almanaque Republicano. Sempre ao V. dispor!
Saúde e fraternidade.
[foto retirada, com a devida vénia, do Catálogo da Mostra Bibliográfica, "1907 - No advento da República", que decorre na Biblioteca Nacional]
quarta-feira, 14 de março de 2007
The gentle art of book hunting
"Bem sei que il faut en bonne compagnie le moins qu'on peut parler de soi, mas um caçador não pode deixar de contar suas caçadas; e que é um bibliófilo senão um caçador de livros?"
"Um leigo julga a biblioteca pelo número de livros que contém. É ingenuidade. Só o neófito impressiona-se com o número de livros de uma biblioteca. O que vale é a qualidade. Uma biblioteca 'non refert quam multos sed quam bonos habeat', e os bons são poucos"
"... Não vive verdadeiramente quem não gosta de dar uma prosa com um amigo ou ler um livro com vagar ..."
[Rubens Borba de Moraes, in O Bibliófilo Aprendiz, Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2005, 4ª ed. - foto retirada (com a devida vénia) do excelente site de Manuel Santos, Livreiro-Alfarrabista da cidade do Porto]
Notícias da Frente
- Na Livraria Académica, de mestre Nuno, está disponível o Catálogo do mês de Março. Depois, passe pelos apontamentos da Revista Tertúlia da Académica, onde lerá cousas assombrosas sobre coleccionadores ou estimadas dedicatórias e sua hierarquização; poderá ainda recordar a polémica entre a Princesa Rattazzi e o nosso Camilo, cobiçará certamente o Fahrenheit 451 de Ray Bradbury em diferentes tiragens; irá conhecer uma "história de amor" em bilhete de postal ou, mesmo, acompanhará a visita ao Porto de D. Manuel em 1908. A não perder, apesar de se ficar pelos tempos idos de 2004. Para quando a continuação?
- Dê, entretanto, uma saltada à Livraria Telles da Sylva onde está on line o Boletim do mês de Março. De muita estimação, como sempre.
- A curiosa Livraria de Manuel dos Santos, livreiro do Porto, apresenta um Catálogo temático para este mês de Março, de fino gosto, onde surgem valiosos manuscritos e desenhos, lado a lado com peças bibliográficas raras e de muita estimação. Manuel dos Santos: eis uma livraria encantadora.
segunda-feira, 12 de março de 2007
Bonifácios
"Nascemos nas mãos da parteira pública
Crescemos aos pés da estátua do rei
Mamámos sempre na teta do exemplo
Adoradores do credo
Tirámos as nódoas na água do tempo
Navegámos num ventoso mar de cágados
Respirámos o enxofre da brisa
Profissionais do bico calado
Solidários no medo
Grandes viajantes em fraldas de camisa ..."
Para os nossos activos ledores & talentosos melómanos, que tendes gosto antiquíssimo e fecundo ouvido, tomai lá
Banda do Casaco - Bonifácios
[esta noute somos mais estivadores do vinil, andamos em trabalhos musicais. Uf! Irra!Safa!Olha lá!]
A vidinha
A vidinha, mesmo a mais fútil & vã, é cada vez mais um treino formidável de sobrevivência. Por isso, a não ser entre o raminho de ministros, todos os empresários, alguns gerentes de jornais e, claro, os cavalariços do reyno (onde os alforges são tão pesados que, dizem por aí, nem no tempo do dr. Cavaco se viu tal), anda tudo sem tesão, digo, sem tesura, para grandes maledicências ou discursos suspeitosos. À cautela, que o SISI anda por aí, arrastamo-nos entre exercícios reparadores da boa cautela & o desejo íntimo (nobilitante que seja) de dispensar o país, com os histriónicos amigos do padroeiro Sócrates em apenso.
Tão depressa o conceito foi adoptado, que o arquitecto Saraiva, em admirável imagem preventiva, descobriu talentosamente a liberal via para a sua segurança & de demais burricada. Assim, tremente de glória, ei-lo já habilitado a dar gorjeios ao eng. Sócrates e outros sábios, nas páginas do Sol, em versão que ofenderia o próprio António Ferro. É que desde os tempos do repasto económico do sr. dr. Oliveira Salazar (íntimo economista deste senhor) que não se observava momento memorialista assim. Há que aproveitar, Saraiva!
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V. Excia não se rememora de um Presidente tão vibrante de pensamento, tão corta-fitas, tão dá-medalhas, tão Cavaco, tão tangível a um primeiro-ministro, como no saudoso tempo do sr. almirante Américo Tomás? V. Excia desde que interrompeu o tratamento receia que o lenitivo-Marcelo de domingo o faça permanecer com pouco juízo e menor imaginação? V. Excia ainda se recorda do bom tempo do liberal-salazarista Arroja, ilustre ocioso da lição económica, mas julga ter embaçamentos ou perdas de memórias quando dá de si a televisionar o sr. Teixeira dos Santos, o sr. Costa ou o eng. Sócrates? V. Excia tem reacções desagradáveis à leitura dos jornais, alucinações, inibição ao prazer da vida, abatimento de carácter, irritabilidade, depressões insólitas, pelo longo período de uso do governo?
... então não desespere. O novo remédio para arrumar as suas ideias, sem qualquer dependência, totalmente manipulado para se blindar das perniciosas armadilhas deste dias funestos, está mesmo aqui: Fósforo Ferrero. Não há ditaduras inteligentes ou intimidades domésticas que resistam. Pode crer!
quinta-feira, 8 de março de 2007
In-Libris - Catálogo de Março 2007
Catálogo da In-Libris (Porto), com um conjunto de peças estimadas e raras de Adolpho Rocha (Miguel Torga), Al Berto, Alberto de Serpa, Alexandre O'Neill, Antero de Quental, António Aragão, António Botto, António Maria Lisboa, Armindo Rodrigues, Augusto Gil, Camilo Pessanha, Carlos de Oliveira, E. M. de Melo e Castro, Egito Gonçalves, Eugénio de Andrade, Fernando Guimarães, Herberto Helder, Luiz Pacheco, Mário Cesariny de Vasconcelos, Natália Correia, José Blanc de Portugal, Ruy Belo, Vasco Graça Moura, entre outras obras. Um Catálogo excelente para os amantes dos livros.
A consultar on line.
quarta-feira, 7 de março de 2007
Miguel Baptista Pereira - por João Maria André
"Miguel Baptista Pereira foi um mestre e um amigo para gerações e gerações de estudantes e de docentes que passaram pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Aliava a uma densa e profunda informação cultural e filosófica uma excelente e singular capacidade de pensar e uma notável aptidão para ensinar. Foi com ele que muitos de nós aprendemos a pensar filosoficamente o mundo, a vida, o homem e o tempo. Quem teve a oportunidade de seguir as suas aulas, de acompanhar a sua intensa produção filosófica ao longo de décadas e de conviver com o seu sentido crítico do pensamento e da realidade não pode deixar de lamentar o desaparecimento de um dos maiores vultos filosóficos do pensamento português na segunda metade do século XX.
Nenhum momento da História da Filosofia, desde a Antiguidade à Época Contemporânea, nenhuma das grandes disciplinas filosóficas, com especial incidência na Hermenêutica, na Antropologia, na Ética e na Filosofia da Cultura, ficaram fora da sua investigação e do pensamento que desenvolveu nos seus livros e, sobretudo, em dezenas e dezenas artigos de notável densidade e penetração. Além disso, atento ao homem concreto, à vida e à sociedade, foi sempre um combatente pela liberdade, de pensamento e de acção, e, por isso, quando as circunstâncias eram adversas nunca deixou de estar ao lado de estudantes e colegas na luta contra o regime ditatorial que o 25 de Abril conseguiu vencer.
Só a sua aversão às grandes tribunas da fama pelas quais nutria um explícito e assumido desprezo fez com que não seja hoje amplamente reconhecido a nível nacional como aquilo que realmente é: um dos maiores vultos da Filosofia em Portugal no século XX.
Mas quem com ele conviveu e teve o privilégio de o ter como amigo guarda ainda outras marcas gratas da sua presença: a generosidade, o entusiasmo e a alegria de viver. É não apenas no pensamento que nos legou, mas nessa memória festiva que ele hoje continua também dentro de nós"
[João Maria André, in Diário das Beiras, 06/03/07 - sublinhados nossos]
Miguel Baptista Pereira - por António Pedro Pita
"Na figura de Miguel Baptista Pereira e no modo particular que assumiu a sua intervenção, na Faculdade de Letras e fora dela, ao longo de muitos anos, concentram-se o presente e o futuro, vividos ou pressentidos, reais ou utópicos, da Universidade portuguesa, da ideia de Universidade e da importância histórica da filosofia.
Mas não é fácil uma síntese de poucas linhas. Se a Hermenêutica, que constitui o terreno filosófico onde se instalou, obriga a uma permanente reavaliação do passado em busca do que nele ainda permaneça inconcluso ou impensado, é uma análise radical do presente em permanente tensão para o futuro que constitui o tema favorito do seu trabalho e confere coerência à sua intervenção, pelos menos desde os meados da década de 60: como texto seminal, uma obra de Heidegger, Ser e Tempo; como problemática essencial, o conceito de 'experiência', onde o pensamento é interpelado pelo real e responde; como preocupação decisiva, a distinção entre o que no presente ainda transporta o passado ou já prefigura o futuro; como lugar por excelência de exercício desta análise, a Universidade, sempre, mesmo quando, nos seus melhores momentos, aspirava revolucionar-se.
Os seus alunos puderam conhecer autores fundamentais antes de se tornarem moda (Adorno, Benjamin, Gadamer, Hanna Arendt) porque Miguel Baptista Pereira manteve intacta uma relação com a novidade e com o futuro, que resultava directamente de uma funda, séria e, diria, cândida confiança no pensamento e na filosofia, que o levou a empenhar-se seriamente na reforma dos estudos filosóficos, marcando época.
Uma confiança que, por outro lado, (ou é o mesmo?) alimentava a melancolia e a esperança, a alegria e o riso, a candura e a revolta de tantas palavras, atitudes, gestos, olhares. Hoje, é tudo isto que nos deixa um pouco menos sós"
[António Pedro Pita, in Diário das Beiras, 7/03/07 - sublinhados nossos]
Miguel Baptista Pereira (1929-2007)
"... Miguel Baptista Pereira, uma das grandes referências do século XX português na área da Filosofia, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, faleceu segunda-feira com 77 anos. Em câmara ardente na capela da Universidade de Coimbra desde ontem [dia 6], o seu funeral sairá hoje, às 10H30, para o cemitério de Bagunte, Vila do Conde, de onde era natural.
Personalidade marcante para todos os que com ele conviveram, Miguel Baptista Pereira cultivou durante toda a sua vida uma postura de afastamento das 'grandes tribunas da fama pelas quais nutria um explícito e assumido desprezo', como fez questão de sublinhar João Maria André, seu discípulo e depois seu par no Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
E só por essa razão, como todos reconhecem, o professor de Filosofia que nunca abandonou colegas ou alunos, mesmo em tempo de repressão e sob a ameaça de represálias, não tem hoje direito à mais larga mediatização da sua influência e pensamento.
Nascido a 10 de Maio de 1929 em Bagunte, Vila do Conde, Miguel Baptista Pereira fez os seus primeiros estudos estudos no Seminário de Braga, onde foi ordenado sacerdote. Ingressando alguns anos depois na Universidade de Comillas, em Santander, Espanha, chegou a Coimbra para concluir a licenciatura em Filosofia. Já na Faculdade de Letras, Miguel Baptista Pereira foi o arguente da tese de José Afonso.
Tendo prosseguido os seus estudos na Alemanha, defendeu a sua tese de doutoramento em 1967, num texto - 'Método e Filosofia em Pedro da Fonseca' - que foi um 'ajuste de contas com todo o pensamento ocidental'.
Contratado como professor na Faculdade de Letras, na década de 60 tomou sempre o partido dos estudantes contra a repressão instalada, à semelhança de amigos como Orlando de Carvalho, Victor de Matos ou Paulo Quintela, o que viria a valer-lhe um forte travão na carreira.
Após o 25 de Abril, Miguel Baptista Pereira pertenceu aos órgãos directivos da Faculdade de Letras e a sua obra passou por publicações como a Biblos e a Revista Filosófica de Coimbra. Conselheiro da Gulbenkian, o professor deu nome a um prémio anual da Fundação Engenheiro António de Almeida. Aquando da sua jubilação, foram publicadas duas obras: 'Ars Interpretandi - Diálogo e Tempo' e 'O Homem e o Tempo'.
[Lídia Pereira, in Diário das Beiras, 06/03/07 - sublinhados nossos]
Na Morte de Miguel Baptista Pereira (1929-2007)
A surpresa da morte de Miguel Baptista Pereira, quando o céu da manhã de ontem era medonho e o delírio do mundo porfiava, rasgou de vez qualquer virtude ou entusiasmo que tivéssemos para o dia. A morada solitária do filósofo, o seu génio luminoso, a dignidade moral e intelectual do dr. Miguel Baptista Pereira era uma evocação dolorosa. Inultrapassável. A sua perda deixa-nos mais sós, mesmo que a sua vida e obra (profunda, reveladora e perturbante) seja inigualável de atenção e vigorosa de esperança. A nobreza intelectual do dr. Miguel Baptista Pereira será, para todos os que o conheceram e o leram, sempre eterna.
«Na 'insuportável leveza do ser' calcorreada pelo caçador contumaz, que trocou a experiência cusana de sabedoria pela sofreguidão iluminista das evidências e sacrificou a gravidade do real à aferição e medição imponderáveis e levíssimas da consciência mensuradora, apagou-se já o pensar no sentido originário de pesar a densidade e a importância das coisas, da vida e do homem, cuja ausência é a dor primeira da consciência ecológica. Pensar é também não deixar morrer no esquecimento o que, apesar do seu peso e valor, não resistiu à voragem da morte, é manter viva na rememoração e na narração a herança do que vale, é agradecer o peso dos bens legados a fundo perdido e fazer da gratidão o terreno fértil de novas criações do pensamento» [Miguel Baptista Pereira, in Nota de Abertura, "Da Natureza ao Sagrado", Homenagem a Francisco Vieira Jordão, Porto, 1999]
Miguel Baptista Pereira nasceu a 10 de Maio de 1929, foi ordenado sacerdote em 1953, dedicou-se ao estudo da filosofia, tendo sido ilustre professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se jubilou. Publicou obra copiosa, principalmente, em revistas da especialidade (aqui e no estrangeiro), a par de alguns livros ou opúsculos. Em 2000, saiu o "Ars interpretandi: Diálogo e tempo - Homenagem a Miguel Baptista Pereira”, coordenação de Anselmo Borges, António Pedro Pita e João Maria André, Porto, Fundação António de Almeida.
segunda-feira, 5 de março de 2007
Alface (1949-2007) Escritor excelentíssimo - por Vasco Santos
Quando Alface morreu, na súbita noite de quinta-feira, o Campo Pequeno continuava económico lá fora e o tempo era favorável, caloroso, na comunidade de leitores que, devagar, o descobriam.
Os gregos chamavam kairos ao momento oportuno, ao tempo distenso, aquele em que a vontade dos deuses e dos homens se encontra e o sujeito assume a absoluta figura do seu destino. (Assim era.)
(...) Por detrás das suas sete dioptrias Alface topava-nos na nossa lusa alma de barata com pessimismo, ironia e superior inteligência. Em resumo: palavra festa brava. Alface escreveu, ainda, para jornais, publicidade, rádio, televisão e cinema sem nunca desvirtuar, no gosto da escrita, a liberdade que considerava ser a sua essência e justificação.
O João Carlos foi um homem livre e generoso. Era mordaz e, havia dias, um céptico quase pirrónico. Possuía um humor swiftiano, desconcertante e lúcido e aristocrático.
Dançava.
Gostava muito do Alentejo, do Benfica, de ler. De ler por exemplo o Gombrowicz, o Maurice Pons, mas gostava também da Associação Pedrista de Montemor-o-Novo e da boa cozinha destas terras. Era um ouvinte delicado.
Habitava-o uma humanidade que a inteligência não destruía. Talvez por isso não tenha acabado os cursos de direito e psicologia preferindo uma lateral ars de viver.
Aprendi muito com ele. Diverti-me muito com ele. (Só não gostava apaixonadamente de gatos, algo que nos separava). Foi dos meus autores o mais leal, o mais justo. E nunca usou grandes sapatos no escritório.
Tinha um narcisismo de vida e gostávamos de jantar em família, a sós, ou com o Carlos Coelho Campos, o Victor, o Bicker e muitos outros. O Alface tinha uma disponibilidade imensa e muitos amigos, muitas amigas.
Ele faz-me muita falta. O Alface faz-nos muita falta.
E só não faz falta à literatura portuguesa porque escreveu depressa e partiu cedo, sem prosa algaliada a atravancar a loja, pelo que os seus livros vão andar muito tempo por aí, numa luminosidade inconveniente.
[João Carlos Alfacinha da Silva, Alface (1949-2007) Escritor excelentíssimo, por Vasco Santos (Editor da Fenda), in Público, 5/03/07 - sublinhados nossos]
A morte que entre
"Mal caiu à cama , o avô mandou chamar por mim, mas não me encontraram porque estava escondido no sótão a espreitar a sopeira que ensaiava ao espelho poses lascivas numa roupa interior de folhos e rendinhas que eu lhe oferecera estoirando as mesadas dos últimos seis meses e que o avô fizera o favor de adquirir em meu lugar na Loja do Povo, não sendo portanto de espantar que o cinto de ligas e as meias de vidro, tal como as cuecas vertiginosas e o sutiã blindado lhe assentassem às mil maravilhas na impudícia carnal. Oh impudícia, oh mor glória!
A tratante fingia ignorar a presença do menino no acre armário de madeira, esgazeado com o cheirete a naftalina que ensopava aventais, batas e fardas de gala, e ela dava o cuzinho repolhudo e empinava as mamas, estirava o pescoço e as coxas, afagava a redondice da barriga e a rolice dos ombros, tudo para ver se acabava comigo, a realíssima putéfia. Só vista.
Ninguém diria, mas ninguém diria, olhando os olhos e as carninhas dominadoras, que aquilo era pouco mais que uma miúda, fresco produto campaniço (...)
Avô, posso ver-te morrer?
Se te portares bem.
Também posso morrer contigo, avô?
Vive antes comigo, miúdo.
Tens mesmo de morrer?
Por mim não tinha.
(...) Avô, será verdade?
O quê, miúdo?
Que o céu está cheio de gajas boas?
Esteve para aí dez minutos a rir, o avô. Não parava. As lágrimas corriam-lhe em bica pelo carão abaixo. Cataratas.
Acorreu a enfermeira e vá de rir histericamente, como veio a família em peso e não tardou que as gargalhadas deles fizessem chocalhar o lustre do tecto. As tias velhas agarravam-se às velhas barrigas inchadas, os primos do campo uivavam e batiam as botas no soalho azinho, a sopeirinha mijou-se, o Gastão desatou a soltar inconveniências e ouviu-se milagre, o mudo fala.
Diz-se tudo.
Não repararam foi que o avô tinha deixado de rir. Ele e eu.
O avô tinha nos olhos o sorriso mais bonito que se pode ter. Sempre teve. Fitava-me a direito. De tanta ternura é que morreu"
[Alface, in O Fim da Bichas, Fenda, 1999]
sexta-feira, 2 de março de 2007
O reino do eng. Belmiro
O negócio da OPA da Sonaecom sobre a PT terminou. A Assembleia Geral da PT rejeitou há minutos a desblindagem dos estatutos da empresa e após peripécias de grande martírio para o grupo Sonae, que sai sem nobreza alguma de todo o processo. Os grandes vencedores foram Henrique Granadeiro, a estratégia internacional do grupo PT, os seus accionistas, investidores financeiros e trabalhadores. De algum modo, o espectáculo que nos foi dado observar nos media, onde se assistiu à mais subserviente lavagem (leia-se o jornal o Público e atente-se no papel desempenhado pelo sr. Carlos Tavares) visando o confisco da opinião pública (como se os accionistas & investidores fossem, assim, desta forma influenciáveis por análises encomendadas, sem nenhum rigor analítico) face à mais organizada e "desonesta" das propostas havidas nos últimos anos, explica como Portugal é um país de anões a brincar ao sério. A presuntiva sanha especulativa do eng. Belmiro, seguindo aliás a sua máxima de sempre de confundir para reinar, finalizando numa derrota sem glória, vai deixar marcas. O eng. Belmiro é dessa casta de homens onde a vingança segue sempre dentro de momentos. Esperemos que haja bom senso, para que o efeito boomerang disto tudo não seja destruidor. A todos os intervenientes. A ver vamos.
Cartas Jocosas
[da Revista Feira da Ladra, tomo I, retiramos a carta anónima (Guilerme da Serra Madeira, seculo XVIII ?) que se segue, recolhida do espólio de Martinho da Fonseca. Trata-se, como é dito, de uma "declaração" a uma senhora por parte de um "oficial de carpintaria" e que resolveu, para o fim passional almejado, utilizar o encanto de escrita de "todos os instrumentos da sua Arte".
"Minha Senhora, por certo que entendia eu, que chegando a avistar a avultada estancia da sua formosura, acharia nella os compridos barrotes dos seus favores, e as maiores vigas das suas finezas, mas, como so encontro com as duras taboas da sua esquivança, quanto mais lhe metto a serra da minha firmeza afiada com a lima da minha deligencia, entao tópo mais com os duros nós dos seus desprezos, os quaes fazendo estalar a folha da minha ventura, me fazem quebrar a corda da minha esperança; pois quando me julgava subido aos altos andaimes da sua estimaçaõ me vejo precipitado das ripas da sua tyrania, e posto no chaõ do meu abatimento, onde junto ao banco do meu triste fado, escavando com a enxó da minha desgraça, os contínuos serrafos do meu cuidado, a pesar da juntura da minha efficacia, faço em cavacos o meu coracaõ; espalhando-os pela terra das minhas tristezas, alli lhe pega o fogo do meu zelo, e ardem em labaredas as aparas da minha lembrança, deixando as vivas brazas em cinzas, para o meu esquecimento ..."
[in revista Feira da Ladra - ler aqui toda a carta, tomo I, p. 72-75]
Feira da Ladra on line
A revista mensal ilustrada - Feira da Ladra [1929-1940]-, hoje rara, dirigida superiormente por Cardoso Martha [1882-1958], e que tem artigos estimadíssimos de arqueologia, genealogia, heráldica, história, literatura & outras curiosidades, com colaboração de Gustavo Matos Sequeira, Luís Chaves, Henrique Campos Ferreira Lima, Luciano Cordeiro, Fidelino Figueiredo, Rocha Madahil, Julieta Ferrão, entre outros ... está disponível integralmente on line.
Eis mais um inestimável serviço público, prestado pela Hemeroteca Municipal de Lisboa. Ler e fazer o download, aqui.
quinta-feira, 1 de março de 2007
Aniversários ... muitos!
"Lembro-me de tudo como se fosse hoje / as crianças brincavam nos jardins" [M.C.V.]
Andamos desaustinados [i.é. sem o velho e estimado austin, ali ao canto superior] e longe dos tumultos da blogosfera. A nossa alma, imperecível de dissidências escrypturais e decerto sem a virtude da gratidão, não se tem alimentado das boas postas que fulminam o éter virtual indígena. Falta de ardor, copulação a mais (ou a menos, cum laude), fogosidade leviana, que sabemos nós. Por isso, deixámos sem a devida vénia alguns dos nossos observatórios ilustres. Imperdoável!
Queremos agora balbuciar (se nos for permitido!) o maior dos parabéns, revestidos de felicitações, pela passagem de mais um annus de impetuosas prosas (Ai! de nós ... fugaces labuntur anni) aos lúbricos da superstição liberal - o Insurgente; aos sábios do Blasfémias (com mas gran sosiego ao fulminante J. M., pelas arengas afinadas junto do túmulo liberal) e mesmo que o ano lhes tenha passado por cima; e, à guisa de júbilo, oferecemos o nosso testemunho de reconhecimento ao orador, puríssimo de eloquência e robusto de sentimentos, o nosso Um Blog Sobre Kleist. Graças!
terça-feira, 27 de fevereiro de 2007
Vasco Pulido Valente: o explicador
"A crítica dos jornais consegue ... exprimir como o criticado está para com o crítico" [K. Kraus]
Vasco Pulido Valente tem o talento que a sua prosa (explosiva) fabrica, mesmo que a argumentação seja "curta" e o entusiasmo excessivo. Eloquente na reprovação, genial nos (des)agravos, desconcertante no expediente, não cede (presume-se que ainda pratica) à criadagem dos fúteis, à devassa melada dos jornaleiros, às tonsuras dos políticos. No Vasco há uma beleza (ácida) de escrita, um encantamento astucioso, uma ventura e humor inconfessável. Nunca foi guardião de políticos ou jornalistas e por isso meio país indígena foi engordando com os "caldos" do camarada Vasco. Mesmo assim, o nosso maître-à-penser não deixa, para o bem e para o mal, de ser um caso de estroina divertido, do mesmo modo que é um dos maiores colunistas, "neste país de putas respeitosas" [VPV].
Mais recentemente, num momento menos feliz, VPV contraiu a doença da ingenuidade e que a sua assumida repugnância não revelaria. O irreprimível gozo de ser o explicador do sórdido do Estado (esse bombo da festa), tanto que até fez o sr. Arroja tornar do além salazarista, começa a fantasiar anodinamente as suas croniquetas semanais. Como outros, deu-lhe para a miudeza da estratégia política e para a sugestiva ressuscitação da presumida garotada liberal nativa. Expliquemos.
Em tese - no Público, de domingo último - o romântico camarada Vasco pensa que um Paulo Portas "mais tranquilo", benevolente aos costumes (liberais) e à prática democrática, exaurido da costumeira vaidade pacóvia e definitivamente afastado que estaria da conhecida "animosidade" que suscita, numa mão exibindo um cardápio fora do "liberalismo diletante" e na outra o cartório pátrio-cristão, seria (ad gloriam) um serviço público prestimoso à direita e ao país. Não se imagine que foi fácil, ao nosso Vasco, dar uma de explicador. Mas a coisa, por imperfeita que seja, teve o proveito de fornecer "livre trânsito" à rapaziada liberal que pulula na blogosfera e, decerto, ao inefável José Manuel Fernandes & Cia, provocando um vertiginoso labor de escrita e um pronunciamento hormonal perigoso.
Ora tudo isso é absolutamente absurdo, mesmo que tenha a graça do próprio Vasco. Mas até se pode compreender. Suspirar, em puro exercício venatório, por mais um partido (certamente temível) réplica do atulhado PSD e faceto do bufante PS, mostra a grandeza ardilosa do vero génio. Teremos, pela humorada e autorizada explicação do camarada Vasco à varanda do Público, paródia para muitos anos. Estamos inscritos.
Centenário da Questão Académica - Coimbra 1907
"Abaixo a Universidade Fradesca, a Universidade Inquisição
A Universidade de Coimbra não viverá enquanto não morrer. A Universidade de Coimbra, verdadeiramente, já não vive. A Universidade de Coimbra é um espectro, é um corpo gangrenado, é um foco de infecção, é uma vergonha, como documento da nossa civilização ..."
[in Suplemento do Jornal de Coimbra, A Verdade, 27 de Fevereiro de 1907]
O Almanaque Republicano comemora, a partir de hoje, o Centenário dos célebres acontecimentos que, a partir do movimento académico em Coimbra e na sua Universidade, agitaram o país e inquietou seriamente os diferentes poderes, arrastando consigo repercussões políticas graves e insanáveis. Na Questão Académica de 1907 ou na Greve Académica de 1907, há toda uma geração académica ilustrada, entusiasta e fraterna, que com a maior das generosidades e espírito livre, participa significativamente na 'gestação' da mudança que se verificaria anos depois. O conjunto de homens que participaram nesse conflito académico e que ousaram exigir a 'reforma' da sua Universidade, de tão ilustres, falam por si. Iremos, por isso mesmo, assinalar aqui, devidamente, essa data histórica. Porque o assunto é de maior interesse, estimação e actualidade.
[via Almanaque Republicano]
O Homem que trocou a alma
[texto de Raul Proença sobre Salazar, e oferecido em oração pela alma do sr. eng. Sócrates e dos seus acólitos]
«Um teólogo destituído de toda a visão política, como 999 999 por 1 000 000 dos técnicos (o técnico deve servir o político, mas não deve dirigir a política), mas a sua violência, a sua tirania, o seu 'diabolismo' não derivam do seu temperamento. Derivam do regime em que ele vive. Ele foi devorado pela engrenagem. Ele adquiriu a psicologia do sistema. Ele tornou-se, não já o sustentáculo, mas a pessoa mais interessada em que a D.[itadura] dure. O regime modificou os homens. Pensou-se que assim não era. Pensou-se mal. É da mais elementar psicologia pensar o contrário. Os regimes criam situações de facto, que não podem deixar de influir sobre os homens, de lhes criar uma mentalidade especial. Um homem que uma vez aceitou o exercício do poder absoluto, identificou-se com ele até ao fim dos fins. Não tem mais mão em si. Deixa-se revelar pelo pendor da autocracia até à queda final e catastrófica. Esse desgraçado técnico, que entrou para o poder para fazer técnica, viu-se, pois, dentro em pouco, vítima da sua tola imprevidência, tornando-se 'político' por virtude de posição. O caso da transformação deste técnico em político é o mais comezinho que se pode imaginar. E eu só teria piedade desse desgraçado político malgré-lui, se os malefícios que ele tem ocasionado ao país não fossem de natureza a impedir toda a ausência de comiseração [sic]
(...) Quem transige em governar com poderes absolutos vende a alma ao demónio"
[Raul Proença, O Homem que Trocou Alma (inéditos de R. P. sobre Salazar, in Revista da Biblioteca Nacional, 2, 1992]
sábado, 24 de fevereiro de 2007
Pátria assim!
"Para se amar uma pátria assim, com tal pompa e tal doçura,
com tamanha e tão delicada memoria de ternura,
será preciso que ela seja escrava, ao mesmo tempo, de um passado
glorioso, e de um presente cujo escândalo seja
em vileza diária a demissão de um povo, à culpa do estrangeiro
que reinará nos palácios e nas praças, usurpando o verdadeiro
senso de que só escravo se torna quem o era já.
...
Mas nós não temos de estrangeiros outros mais que nós. Não dá
portanto o que pensamos para tais doçuras.
Pois de nós mesmos - porcos - não brotam pátrias puras"
[Jorge de Sena, in 'Má Vlast', de Smetana, in Poesia II, Moraes, 1978]
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Elucidário político
[para um bom uso do dicionário, conforme preito de JPP]
- Governo, O que manobra o aparelho de Estado, e que para isso tem de dar provimento aos seus clientes, à sinecura indígena || Amantes do Estado, essa prostituta (in, J. P. Machado) fina e que fazem muitos arranjinhos pelo território (não confundir a acção com aquela do governeiro prof. Carmona, de Lisboa). || Diz respeito à governança quando está possuído pela D. Maria, do Botas de S. Comba. Neste caso, fala-se em ser boa governadeira || Dizem que muitos governicham por aí (caso de Santana Lopes) e aqui mesmo (versão Sócrates) || Não consta que governismo e gonçalvismo sejam a mesma coisa, mas esperamos a doutrina do sr. José Manuel Fernandes para esse governatório || V.r. Servir-se, arranjar-se, fazer pela vida (os da Refer, dizem, são muito bons). || Diz-se: está-se governado, que é o mesmo que dizer que se está fecundado. || Governar a meio, designa-se o governamento do sr. eng. Sócrates || Fala-se em governatriz, quando se tem qualidades para governar, mas não deve haver confusão com meretriz ou cortesã. || Governista, é quando se tem um José Lello dentro de si, a incomodá-lo. || Governador, é o freguês da paróquia (ver Carmona Rodrigues). || Estar de cavaco emprega-se quando o governo, em putativo leito de rosas, está de amena cavaqueira com o dr. Cavaco Silva.
- Ministério, (do lat. Ministeriu-). Trabalho manual, profissão, emprego, talento de ministrice ou do cargo da ministrança. || Designa, por vezes, a organização secreta conseguida entre o sr. Sócrates, o sr. Costa e o sr. Silva Pereira. || Ministrar usa-se quando algum colunista glosa o partido do governo. Exemplo: o fornecedor do eng. Sócrates e que saiu do pelico para ministrar, é o virtuoso Vitalino Canas || Quando os ministradores são meros serventuários dão ao nome de Manuel Pinho, Correia de Campos ou Lurdes Rodrigues. || Entrar na ministrice traduz o trabalho do sábio dr. Aberto Costa || Ministraria designa um exercício de ministros em versão power-point || Ministerialista quer dizer partidário e incondicional do governo, vulgo José Lello. || Ministério é também expressão que significa o raminho de ministros (quando ministras podem ser apenas mesinhas-de-cabeceira) à volta do eng. Sócrates, e que administram a coisa própria e a alheia. Se forem ordinários vêem de deputados, se são extraordinários, não se dão por eles. || Diz-se: haver-se como ministro (o mesmo que menestrel quando trovam na economia, nas finanças ou na educação) ou quando se ministrifica, o que é o caso de Correia de Campos. || Alguns ministros ou ministeriáveis são ministrículos, o que equivale a ser o nosso peão das nicas. || Por vezes diz-se, curiosamente, de um ministro com incontinência verbal que "deu-lhe água de cu lavado" em pequeno, o que é de fácil verificação.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
[Ainda] Leilão da Leiria & Nascimento
Lá em cima, mestre Noronha da Costa, Luís Pinto Coelho e Hogan. Boa sorte!
Leilão de Antiguidades, Pintura Moderna e Contemporânea, Objectos de Arte e Jóias - 27 Fevereiro 2007
No Palácio das Exposições da Tapada da Ajuda, vai decorrer um Leilão de Antiguidades, Pintura Moderna e Contemporânea, Objectos de Arte e Jóias, sob direcção da Leiria e Nascimento, no dia 27 de Fevereiro, às 15 H e às 21 H. Catálogo on line.
Boletim Bibliográfico 34 da Livraria Luís Burnay
Saiu o Boletim Bibliográfico da Livraria Luís Burnay (Calçada do Combro, 43 - Lisboa). Peças há muito esgotadas, estimadas e raras.
Algumas referências: Álbum do Zé Povinho do Povo, 1908 / Antologia da Poesia Erótica e Satírica, sel. pref. e notas de Natália Correia, Afrodite, s.d. / A Maçonaria Iniciática, de João Antunes, 1918 / Arte Nova, e Curiosa, para Conserveiros, Confeiteiros, e Copeiros, ..., 1788 (raro) / Arte Portuguesa: arquitectura e escultura, de João Barreira, s.d. / Lições de Cousas, por Ladislau Batalha, s.d., II vols / Estimulo pratico para seguir o bem, e fugir ao mal: exemplo das virtudes e vícios ..., do Pe. Manuel Bernardes, 1730 / A Gíria Portuguesa, de Alberto Bessa, 1901 / Cancioneiro portuguez da Vaticana, Lisboa, 1878 / Folhas cahidas apanhadas na lama por um antigo juiz das almas ..., de Camillo Castello Branco, 1854 (raro) / A Volta ao Mundo, de Ferreira de Castro, 1944, II vols / Catálogo da Livraria de Duarte de Sousa, 1972-74, II vols / Diccionario Chorográfico de Portugal Continental e Insular ..., por Américo Costa, 1929-49, XII vols / Culinária [vários lotes] / Livro das Fortalezas, de Duarte Darmas, 1943 / Portugal na Balança de Europa, ..., de Almeida Garrett, 1830 (raro) / História Completa da Inquisição de Itália, Hespanha e Portugal ..., Lisboa, 1822 / Chiquinho, de Baltasar Lopes, 1947 [romance cabo-verdiano estimado] / Lusíada. Revista Iustrada de cultura, arte, literatura, ..., 1951-1960, XIII numrs / Bello, de Teixeira de Pascoaes, 1896 [raro opúsculo] / Angola e Congo, por F. A. Pinto, 1888 / Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, 1952 (ed. estimada por A. Casais Monteiro) / A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz, 1900 / Relação das Exeqvias d'El Rey Dom Filipe, ..., 1600 (raro) / Revista Contemporânea de Portugal e Brasil, 1859-1863, V vols / Lendas dos Vegetaes, por Eduardo Sequeira, 1892 (raro) / Real Confeiteiro português e brasileiro, de Sophia de Sousa, 1904 / Terra Portuguesa. Revista de arqueologia, 1916-1927, V vols [dir. Vergilio Correia] / Historia das Plantas da Europa, e das mais usadas que vem de Ásia, de África, & da América, ..., por João Vigier, 1718, II vols ["a mais antiga obra portuguesa sobre botânica", rara] / Arquivo do Conselheiro Luís Manuel de Moura Cabral [1763-1846]
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007
JOAO ANTUNES - NOTAS E BIBLIOGRAFIA
O dr. João Antunes - Notas e Bibliografia
O dr. João Antunes, como foi dito, escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade Teosófica de Portugal [STP], nascida em 1921 [juntamente com Silva Júnior (secretário-geral e presidente a partir de 1924?), Oscar Garção, Berta Garção, Francisco Esteves da Fonseca, Artur Nascimento Nunes, Domingos Costa, Maria O'Neill].
João Antunes conhece, estuda e divulga os grandes iniciados, de Hermes Trismegisto aos pitagóricos e mestres gnósticos, passando por Besant, Elifas Levi, Blavatsky, Guaita, Leadbeater, Peladan, Huissmans, G. Encausse (ou Papus, grão-mestre martinista), Saint-Martin, recorre até a Filon, Dante, Leonardo, Goethe. Conhece, portanto, a melhor (e, surpreendentemente, também a mais restrita) da bibliografia iniciática do seu tempo. Ao mesmo tempo convoca para as "ciências malditas" alguns autores ou adeptos lusos, incorporando-os na tradição iniciática portuguesa. Refira-se aos trabalhos feitos (ou às notas expostas) sobre Gil Eanes (ou Rodrigues) de Valadares, Colombo (vários artigos), Camões, D. Francisco Manuel de Melo, Pascoal Martins (ou Martinez de Pasqualys, reorg. do cabalismo maçónico), Padre António Vieira, Visconde Figanière e Morão [um dos primeiros membros da S. Teosófica de Blavatsky e pouco estudado por cá], Leonardo Coimbra, José Teixeira Rego, Ângelo Jorge (da O. Martinista), Sampaio Bruno, Alphum Sair (pseud. de um sócio do Instituto de Coimbra).
Alguma Bibliografia: As origens historicas do Christianismo e o racionalismo contemporâneo, s.d. / O Hipnotismo e a Sugestão, 1912 / Hipnologia Transcendental, 1913 / Oedipus: As Sciencias Malditas, 1914 / O Espiritismo, 1914 / A Teosofia: estudo da filosofia sincrotista, 1915 / A História e a Filosofia do Hermetismo, 1917 / A Maçonaria Iniciática, 1918 / O Livro que mata a morte [de Mário Roso de Luna, em versão port. de J. A.], Ed. Isis, 1921 / O Ocultismo e a Sciencia Contemporânea, 1922
e colabora (sendo director) na revista Isis [Revista de Questões Teosoficas e de Sciencias Espiritualistas, pertencente à Sociedade Teosofica de Portugal [1921-1922] e, do mesmo modo, na revista Eleusis [Revista Mensal Ilustrada de Cultura Filosófica – Janeiro 1927 a Março 1928, ed. da Livraria Clássica Editora].
Para terminar, e a fazer fé no que nos é dito (julgamos) pela pena de João Antunes, arquivamos o seguinte: "Está em organização a Sociedade Ocultista Portuguesa, filiada na Ordem Martinista" [in Eleusis, Maio de 1927]. Bem curioso. Fiquemos por aqui.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
JOÃO ANTUNES [N. 10 FEVEREIRO 1885]
Dr. João Antunes [n. 10 Fevereiro de 1885-1956]
Compreende-se! Afinal uma boa parte do trabalho que dizem ter feito, saído (asseguram) inteiramente das suas cabecinhas pensadoras, provém, afinal, das profusas notas e reflexões de João Antunes. Porque não se crê que o que quer tenha ocorrido ao longo do seu percurso profano, possa, por si só, não merecer a estima dos trabalhos que nos legou e, em parte, explicar o silêncio de agora.
O dr. João Antunes é pouco referenciado e citado. Existe uma pequena biografia na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (Verbo), saída da pena de Banha de Andrade. É dito aí que nasceu em Lisboa, a 10 de Fevereiro de 1885, e faleceu a 9 de Junho de 1956. Lê-se: "Cedo se dedicou ao estudo das denominadas ciências ocultas, sobre que escreveu várias obras na colecção 'Psicologia Experimental'. De 1921 a 1924 dirigiu em Lisboa a Isis, revista de questões teosóficas e de ciências espirituais, e a revista Eleusis (Lx., 1927 a 1928). Tendo abandonado o exercício das ordens sacra, não é difícil concluir das suas publicações".
Ora, curiosamente, a colecção que João Antunes dirigia, Colecção Teosófica e Esotérica, foi na sua grande parte objecto de tradução pelo vate Fernando Pessoa (que assinou, segundo alguns, sob o nome de Fernando Castro e, ainda, de M.C.). Trata-se de, pelo menos, de 10 obras, e entre as mais conhecidas temos: a tradução do Compêndio de Teosofia, de Leadbeater; os Auxiliares Invisíveis, a Clarividência, do mesmo Leadbeater; os Ideaes da Teosofia, de Annie Besant; um curioso livro (1916), que é o nº VIII da Colecção, 'Luz sobre o caminho e karma', atribuído a M.C. (?), e com tradução de Pessoa; outro (ainda enigmático) intitulado 'A Voz do Silêncio: e outros fragmentos do Livro dos Preceitos Aureos', nº V da colecção, com tradução (para o inglês) e anotado por H.P.B., e versão portuguesa de F. Pessoa. É, ainda, possível que a tradução ao livro de Besant, 'No Recinto Externo' (1917, nº 9 colecção) e a de 'Cartas de Outro Mundo' (1926, nº X colecção), ambas traduzidas por Ellen Thorn Machado (?), sejam do próprio Pessoa. Quer dizer que, a maioria das obras saídas na colecção referida têm a participação de Pessoa, que, como se presume, conheceria bem o dr. João Antunes. Aliás as referências em F. Pessoa ao Martinismo, podem-se explicar pelo profundo conhecimento que João Antunes tinha, como estudioso ou, mesmo como alguns asseguram, como iniciado. Idem para as questões relacionadas com a Maçonaria e a Ordem dos Templários, que como se sabe é recorrente em Pessoa.
[a continuar]
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
DIZEM QUE ...
" ... o fim deste eftabelecimento he o de animar as Letras, e levantar huma impreffão util ao público pelas fuas producções, e digna da Capital deftes Reinos" [Alvará Régio de 24 de Dezembro de 1768]
"Soneto garantido por dois anos / E é muito já, leitor que mos compraste / para encontrar a alma que trocaste / por rádio, frigoríficos, enganos ... // Essa tristeza sobre pernas faz-te temeroso e cruel e tonto e traste. / Nem pior nem melhor que outros fulanos, / não vês a Bomba e crês nos marcianos ..." [de mestre O'Neill]
"Dizem que me Junqueiro, que me tolentino
a até que me Paulino,
que tenho tudo e todos no ouvido
e não sou nada original" [Alexandre O'Neill]
“"Fomos um para o outro todo um mobiliário ritualmente manejado e algumas vezes a missa foi recíproca muito embora não chegássemos a entrar nesse ar maravilhosamente rarefeito que é o próprio dos grande amantes e que fez subir o quarto onde eles têm a vida por um fio por um mesmo fio para fora de qualquer murmúrio que da vida corrente teime em vir" [ainda ... O'Neill]
"Há a mulher que me ama e eu não amo.
Há as mulheres que me acamam e eu acamo.
Há a mulher que eu amo e não me ama nem acama.
...
Upa garupa na mulher que me acama,
que a outra é contigo, coração que bem queres
sofrer pelas mulheres ..." [de novo O'Neill]
Boa noite!
domingo, 11 de fevereiro de 2007
O referendo ao aborto
"O pátio está cheio de gente clamorosa" [M.V.C.]
Não tagarelámos aqui sobre o aborto. Não porque nos fosse indiferente, mas sim porque a cacofonia e a lamúria que se assistiu era pouco saudável. Os putativos heróis "defensores" das mulheres, um grupo de toleirões castos juntos com melífluas mulheres e outros tantos aparelhados ao delicioso raminho liberal - agora em trabalho de parto aos valores edificantes do Estado -, produziram uma escanifrada discursata, grosseira por vezes e hipócrita sempre, que não aturamos. A sabatina atingiu, por vezes, apetites vorazes. As sentenças condenatórias do abominável César das Neves, a avinagrada opinião de Laurinda Alves, os exorcismos cristãos do imortal prof. Arroja, do dr. Bagão Félix ou a ladainha descomunal de Assunção Cristas ou Graça Franco, todos urrando em estilo vergonhoso e arrogante, se bem que esclarecedor, são de enorme cansaço intelectual. Se não fosse a tragédia do aborto clandestino, que esses requintados histéricos irresponsavelmente defendem, seria um pastiche curioso. Mas o modo como a pragmática (reaccionária) foi assumida - de tão verbosa foi - e as bafientas argumentações então surgidas, vindas do raminho perseguidor de mulheres, impressiona negativamente. Por isso mesmo - e pelo que se sabe nas sondagens eleitorais - o eleitorado deu-lhes a devida resposta. A tolerância tem sempre limites. E mesmo que o flagelo do aborto clandestino não acabe de vez (nunca será possível) ou mesmo que se pressinta dúvidas (absolutamente fundadas) nas capacidades do dr. Correia Campos para a missão, pode-se dizer que a cidadania está, momentaneamente, de regresso. Ainda bem.
EM PORTUGAL
"Na mediania é que está a sensaboria, já lá (não) diz o provérbio. Em Portugal nada dura mais que quinze dias, quinze dias que podem ser muitos anos, claro. Como não temos vida colectiva intensa e não vivemos problemas comuns, os casos (excepção feita ao do Eusébio), como sucede noutros países, habituamo-nos muito depressa (e aborrecemo-nos) ao que é novo, diferente, Daí o nosso cepticismo de raiz e a estranha capacidade (?) de banalizarmos tudo. É que o novo não tem em nós consequências. È apenas vidrinho, uma missanga de cor diferente. O que nós queremos é que nos façam ó-ó"
[Alexandre O'Neill, in Alexandre O'Neill Uma Biografia Literária, de Maria Antónia Oliveira, 2007]
O Ministério da Educação
"Mais do que o TLEBS ser bem ou mal em si, o que importa é quem tentou implementar isso. Se o Ministério da Educação fosse um lugar credível para os professores, estes, os principais envolvidos em todo o processo, seriam capazes de dialogar e de intervir de modo a que se modificasse muita aresta mais incómoda. Os professores não precisam de interventores culturais a falarem por eles. São gente, na sua maioria, informada, dedicada e habituada ao diálogo transformador. O problema está em que desacreditaram de tudo o que possa vir de um ministério que os apoucou, aviltou e desautorizou. Um ministério que elegeu como inimigo a abater, diga o que disser na sua demagogia, aqueles a quem devia servir. Sobre este assunto já o Padre António Vieira se pronunciou, como talvez nos ministérios se não saiba.
Quotidianamente, a escola serve ao ministério para abater a autonomia do professor: nos horários em que o rouba, nas avaliações em que o conspurca, nas portarias em que o desumaniza. Perante esta situação de abate sistemático, esta via de desprezo pela vontade continua de aprendizagem e actualização, mesmo sem ter apoios económicos de lado nenhum, a que o professor geralmente gosta de se dedicar, esta espoliação do tempo para pensar e informar-se e ler e ir ao teatro e ao cinema e às exposições onde o melhor de si pode apreender o melhor dos outros, esta transformação do professor de educador e amigo dos seus alunos em criado de servir e bode expiatório do inevitável insucesso escolar: como há-de alguém querer interessar-se por qualquer proposta que surja de um declarado inimigo assim? TLEBS e outras situações existentes não perderam por causa das opiniões abalizadas que as atacam - e que eu estou longe de discutir aqui, tanto mais que em muitos casos concordo com essas opiniões. Perderam porque ninguém respeita nem pode respeitar um ministério como este que lhes caiu em sorte"
[Joaquim Manuel Magalhães, in Algumas Palavras, Expresso-Actual, 9/02/2007]
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007
Se queres ser bom juiz ...
"Se queres ser bom juiz,
ouve o que cada um diz.
Jamais ouças, entretanto
qualquer Espírito-Santo
dos tais chamados de orelha!
Mal te induz e te aconselha,
mantém-te surdo aos zumbidos
dos zângãos intrometidos
...
Juiz de facto ou de direito
nunca olvide este preceito
que a prudência lhe prescreve:
- Qual mulher de César, deve,
a-de-mais de honesto ser,
não deixar de o parecer
no que faz, ou diz, ou escreve"
[Alfredo da Cunha, Ditames e Ditérios. Glosas em verso de ditados ou dizeres comuns, Lisboa, 1930]
Catálogo LVII da Livraria Moreira da Costa
Saiu o Catálogo LVI da Livraria Moreira da Costa (Rua de Avis, 30 - Porto). Peças esgotadas, algumas raras. Pode ser consultado on line.
Algumas referências: História da Literatura Portugueza. Sá de Miranda e A Eschola Italiana, por Theofilo Braga, 1896 / O Comercio do Porto ao completar 70 Anos. Notas para a sua história, por Bento Carqueja, 1924 / Cartas de Afonso de Albuquerque, ..., TomoI a VI, 1884-1915 / Perfil do Marquês de Pombal, de Camilo Castelo Branco, 1882 / O Vinho de Porto processo d'uma bestialidade ingleza, por C. C. Branco, Porto, 1884 / A Gíria dos Estudantes de Coimbra, de Amílcar Ferreira de Castro, FLUC, 1947 / III Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial. Realizado em Braga (9-12 Jun. 1929), 1930 / Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente, de Natália Correia, Afrodite, Maia, 1981 / Revolução do Porto (31 de Janeiro 1891). Discurso de defeza pelo advogado José Alberto de Sousa Couto perante o Segundo Conselho de Guerra, 1891 / Anais, Crónicas e Memorias Avulsas de Santa Cruz de Coimbra, por António Cruz, 1968 / Decretos de 29 de Novembro de 1836 e 13 de Janeiro de 1837 que ... Reforma Judiciária, 1837 / Estatutos da Universidade de Coimbra Confirmados por el Rey ..., 1654 (raro) / O Sargento-Mor de Vilar (Episódios da Invasão dos Franceses em 1809), de Arnaldo Gama, 1863, II vols / Guia de Portugal, 1938-88, VIII vols / Jornal da Associação Industrial Portuense, II tomos, nº1 (15 Ag. 1852) ao nº 24 (15 Jul. 1854), LVIII numrs / A Nossa Casa, de Raul Lino, 1919 (2ªed.) / O Livro Azul ou Correspondência Relativa aos Negócios de Portugal traduzida do Inglez [trad. de Eduardo de Faria], 1847 / As Ideias Liberaes ultimo refugio dos inimigos da Religião e do Throno, por Joaquim José Pedro Lopes, 1823 (2ª ed.) / Conjunto importante de Miscelâneas (a ver) / A Patuleia. Catalogo dos documentos manuscritos que pertenceram a José da Silva Passos e ..., 1909 / Esclavage et Liberte ..., de Alph Ride, Paris, 1843, II vols (raro) / O Meu Adeus, por Afonso Lopes Vieira, 1900
domingo, 4 de fevereiro de 2007
Notas sobre o Colóquio: A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura
Está já, no Almanaque Republicano, um breve resumo das comunicações apresentadas no Colóquio "A Revolução de Fevereiro de 1927 contra a ditadura: oitenta anos depois", realizado no passado dia 2, do corrente mês, em Coimbra. Nestes tempos em que a imprensa de "referência" tem copiosos fait-divers para elucidar os indígenas, pelo que está sempre ausente destes e outros eventos, eis um útil serviço público. A ler, aqui.
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