sexta-feira, 1 de julho de 2005


Juan Carlos Onetti [n. 1 Julho 1909-1994]

"He ido por el camino ascendente y descendente;
He sufrido y he creado en otros días;
He deseado todo y he dicho adiós a la esperanza;
He vivido y amado y cerrado la puerta.
" [R. L. Stevenson]

"Hay sólo un camino. El que hubo siempre. Que el creador de verdad tenga la fuerza de vivir solitario y mire dentro suyo. Que comprenda que no tenemos huellas para seguir, que el camino habrá de hacérselo cada uno, tenaz y alegremente, cortando la sombra del monte y los arbustos enanos" [Onetti, 1940]

"Onetti. Juan Carlos Onetti. Agent provocateur. Con y sin nombres fingidos. Siempre atento de preservarse de publicidad. Infestado de leyendas como otros de hongos. Su influencia ni ancha ni extensa, pero profunda. Indiferente frente al barullo de los adeptos no llamados. Recompensado con un silencio que recién la estupidez tipo general hace estallar. En consecuencia: la agitación internacional, el exilio, y finalmente la gloria: breve y sin compromisos. Un mito ya en vida. Un sobreviviente en el grupo clandestino de los no muertos del cerebro, en el mundo creado por él" [ler aqui]

Locais: Juan Carlos Onetti / Juan Carlos Onetti (1909 - 1994) / Juan Carlos Onetti / Juan Carlos Onetti (página oficial) / Onetti a cinco años de su muerte / Textos de Onetti / La obra de Juan Carlos Onetti: Una literatura del desarraigo

quinta-feira, 30 de junho de 2005

EDUARDO GUERRA CARNEIRO



[Há sobre nós um peso de coisas mortas]

"Há sobre nós um peso de coisas mortas:
Objectos flácidos, roupa desgastada,
Há sobre nós
tanta raiva incontida como seiva de árvore nova;
há muita coisa viva que ignorada se perde ...
"

[Eduardo Guerra Carneiro]

UMA CAMPANHA ALEGRE


O País está uma choldra. O espectáculo é deprimente. Cheia de graça a equipa dos anotadores dos crentes grava por toda a fazenda a salvação & a virtude da santidade do défice minguado. As aparências de tão nobre programação, em nome da rosa, não são amortecidas pelos indígenas, que jazem enfastiados por tão elevado quanto repetitivo tributo pátrio. O sono da indiferença & da morte arrastada, por tão abundantes promessas regeneradoras, é um acto patriótico. Contra a sanha feroz da turba costumeira dos amigos Socráticos todas as suspeitas são legítimas. A tolerância tem limites. A sem vergonha, que aparece em altos brados, presume-se que ainda não. Sempre assim foi. "Todos iguais, irmãos em tudo". O que seria a Nação sem tais sujeitos?

Para que à sombra dos seus abrigos cada um se recoste em doce prelecção, dali, da pedra esquerda adoptiva, lhes enviamos, neste rigor de estação política, o sempre estimável Eça de Queirós em "Estudo Social de Portugal em 1871". Que vos faça bom proveito!

5 - ANIVERSÁRIOS - 5



5 blogs, sem salas privativas, bom sortido de postas para paladares exigentes, óptimos de serviço público para estadia prolongada e justamente considerados como elegantes & graciosos de sedução, fizeram nestes santos dias os seus aniversários. O cartel assim caprichoso é de arromba. O que seriam as nossas noutes de blogosfera sem essa arte de bloguear cousa estimosa & de perfeição venturosa!?

Parabéns Aba de Heisenberg, Memória Virtual, Natureza do Mal, Respirar o Mesmo Ar e Terras do Nunca. Saúde e Fraternidade.

EMÍDIO GUERREIRO (1899-2005)


«um homem digno é um homem livre e só se é livre quando se é digno» [E.G.]

"Emídio Guerreiro nasceu em Guimarães em 6 de Setembro de 1899 e ali morreu, ao fim de 105 anos de andanças por um mundo que lhe apareceu à luz da candeia e o viu partir em plena aventura espacial. O tempo andou depressa e ele fez tudo por acelerá-lo. Gostava de falar e prolongava os prazeres da vida, mas nunca ao ponto de perder a ocasião de ver a história passar diante de si.

Aos 17 anos ofereceu-se como voluntário do Corpo Expedicionário Português, com guia de marcha para as trincheiras da Flandres, onde queria ser soldado na Grande Guerra de 1914-18 (...) O homem teve sempre uma atitude democrática e quando perdia afastava-se. A sua cidadania exerceu-a na divulgação dos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade (...)

A 5 de Dezembro de 1917, Sidónio Pais fez um golpe de Estado e desmobilizou as tropas que deviam ir render os que estavam na Flandres, desviando Guerreiro do conflito. Mas outras viriam e nelas participou: a Guerra Civil de Espanha (1936-1939) e a II Guerra Mundial (1939-1945).

Regressou aos estudos e tornou-se um brilhante aluno de Matemática, na Universidade do Porto. Mereceu a distinção de em 1931 ser nomeado assistente extraordinário de Cálculo Diferencial, trabalhando com Gomes Teixeira, um insigne mestre. Foi-o por três meses. A nomeação não foi homologada por insubmissão política. O seu nome estava já referenciado pela polícia política do regime do Estado Novo desde 3 de Fevereiro de 1927, quando participou no levantamento militar contra a ditadura, liderado pelo general Sousa Dias, pelo director da Seara Nova, Jaime Cortesão, e pelo republicano de esquerda José Domingos Oliveira (...)
A interdição quanto à realização de uma carreira docente (...) foi a gota de água na paciência daquele jovem assistente. Ele fora convidado e, num acto de intolerância política, despediam-no (...) É certo que já estava ligado à oposição democrática, através da loja maçónica Comuna, onde adoptara o significativo nome de «Lenine» ..." [António Melo, in Público, 30 Junho 2005]

[colabora no semanário Humanidade (1 de Set. 1929 a 5 Abril 1931) - periódico do Grupo de Estudos Filosóficos Social «Lux», do Porto, e sob direcção de Carlos Cal Brandão - juntamente com Viriato Gonçalves (Grupo Liberdade), Mem Verdia, M. Sousa Cabral, Barros Lima, Ângelo Vaz, Guedes do Amaral, Alfredo Leitão, Jaime Cirne, Sentieiro de Almeida, Luís de São-Justo, A. Barros Júnior, Gonçalo Moura, José Manuel de Deus, Elmano Lavrar, Diógenes Fernandes Costa, Luiz Andrade, ...]

"Em 1932, a autoria de um panfleto contra o presidente Óscar Carmona levou-o à prisão, de onde se evadiu no mesmo ano. Partiu então para o exílio em Espanha, onde deu aulas. Quando, em 1936, começou a Guerra Civil de Espanha, Emídio Guerreiro lutou ao lado dos republicanos. Em 1939, com a vitória dos franquistas, fixou-se em França, passando à clandestinidade quando os nazis invadiram o país, já em plena Segunda Guerra Mundial. Durante os anos da guerra, Emídio Guerreiro foi um membro activo da Resistência contra a ocupação alemã.

Findo o conflito, Emídio Guerreiro voltou ao ensino de Matemática na Academia de Paris. Na capital francesa, foi um dos fundadores da Liga Unificada de Acção revolucionária (LUAR), em 1967. De regresso a Portugal, depois do 25 de Abril, participou na fundação do PSD e foi presidente do partido em 1975, devido a doença de Sá Carneiro" [in Jornal de Notícias, 30 Junho 2005]

quarta-feira, 22 de junho de 2005

ANIVERSÁRIO DO AVATARES


"Recebo humildemente esta desordem
da carne, das palavras,
dos dedos brutos do tempo.
- Recebo tudo, e canto como quem deixa um sinal
maravilhoso
" [H. Hélder]

Um estilo de paixão biográfico. O desejo a raiar a felicidade. A escrita luzindo, porque "é tudo sublevado para o olhar" [Herberto, claro!]. A cordial gratidão de todos nós. Um coração excelente! Estão assim passados 2 (dois) anos de virtudes admiráveis do Avatares do Desejo. Parabéns!

[em jeito de ... "Defesa do Poeta", por Natália Correia, ali ao lado. Para o Bruno]

A GREVE: A BOA E A OUTRA


As qualidades patenteadas no opinioso protestatório expedito pelos novos pastores do rebanho Socrático, contra a impura greve dos docentes do ensino básico e secundário, são de um espectáculo constrangedor que aniquila qualquer um. O tumulto que vai na alma desses jovens messiânicos de antanho, agora recostados nos maples do politicamente burguês & alapados na academia fleumática da vida, não é mais que um sermão gratulatório recitado aos indígenas que padecem desse insofrível incomodo de abraçar um funcionário público. Estão neste caso, os suspiros exalados pelos meus caros amigos, Vital Moreira e Paulo Pedroso, ou essa desdita da agonia dos docentes anunciada por João Gonçalves.

Tais pronunciamentos, pelas imprecações de teor político referidas e, principalmente, pela descomunal ocultação do procedimento administrativo ou (in)jurídico tricotado pela tutela, de cariz ilegal e politicamente reaccionário, são momentos que imortalizam a história pública lusa. Com a curiosidade de difundir no "rebanho" socialista a ideia que a "boa greve", iluminada e melodiosa, é aquela que for sempre contra a governação do que chamam (com graça admirável) a direita, autoritária ou nem tanto. O embuste de se aceitar manobras dilatórias jurídicas, que qualquer governante do Estado Novo aplaudiria sem rebuço algum, desvela que não só não se vive num Estado de Direito pleno (o poder disciplinar da tutela, sendo óbvio, ainda não lhe permite ser juiz em causa própria), como os seus intervenientes manifestam uma grosseira apetência pelo autoritarismo, que nada tem a ver com o que prosaicamente se chama socialismo.

E não se pense que temos metafísica de míope. Nem por isso! O facto de não acedermos com facilidade ao corpo reivindicativo (e à praxis) que é solicitado pelas organizações sindicais dos docentes para dar inicio à greve, não nos permite seguir aqueles maledicentes críticos para quem os vadios do funcionalismo público são a fonte de todo o mal. Tais alimárias pranteiam a defesa de um "igualitarismo" estulto em toda a administração pública, de baixo a cima, nivelando tudo e todos, a maior parte das vezes sem saber do que falam e, muitas vezes, tentando iludir quem avançou com as reformas que agora pretendem retirar. E se ligarmos a toda esta questão a renovada fúria e obsessão pelo défice, então, muito justamente, teremos de aceitar que as revindicações dos trabalhadores da administração pública são parte integrante das suas estratégias de sobrevivência. E como tal, são justas. Tal como as greves. Porque, para nós, a "boa greve" ... não é, sempre, uma outra qualquer.

JOÃO CARLOS ESPADA ... ATERROU NA PORTELA!


"Vamos ver o povo / Que lindo que é / Vamos ver o povo / Dá cá o pé /
Vamos ver o povo / Hop-lá / Vamos ver o povo / Já está
" [M. C. V.]

O professor Espada, depois de sair da mesa bem aparelhada do Athenaeum, onde a perigosa culinária francesa impera, e após fugidia passagem pela sua copiosa biblioteca em busca de Popper, regressou ao bulício de Lisboa para estudar o povo indígena. Há dois meses que os almoços e jantares nos gentlemen's clubs da pátria de Tony Blair o tinham deixado derreado e com peso a mais. A saudade da mãe pátria - e a fragrância do suor nativo - não lhe largava o pensamento e nem mesmo o jantar último na High Table o demoveu desse admirável social work. Lisboa esperava-o. Radiante e de braços abertos.

Em Lisboa, o arrastão de Carcavelos, a escadaria do Tavares, o sigilo fiscal, o chá-dançante do Expresso, os santos populares, o Tejo e o filósofo Carrilho, fizeram, por mais que uma vez, que vacilasse nessa aventura no continente. Doravante os artigos inteligentes do colunista de Oxford, na sua robustez intelectual & antiguidade liberal, passam a ser assombrados por esses escolhos da razão e, evidentemente, pelas memórias de outros temerários tempos, em boa hora derribadas por santas mãos. Eis o que se lê na sua pregação semanal, in Expresso último. Inolvidável!

Curiosamente, o professor João Carlos Espada, que tem um curriculum invejável (mas não completamente alinhavado) começou a palpar as sebentas universitárias com a profana idade de 32 anos, o que suscita a questão de saber onde a invulgar criatura liberal andou agasalhado. A sua biografia académica é avara nessa caridosa recordação. Ora o edifício Espadiano não ficará virtuoso sem alguns acrescentos à sua copiosa biografia. Não há ventura sem biografia. Nem história sem fim de mi(ni)stério. Hic Espada, hic salta!

"... João Carlos EspadaLima»] foi membro efectivo do Comité Central do PCP(R) desde a fundação do partido. Director do «Voz do Povo» e ex-chefe de redacção do jornal «Bandeira Vermelha», órgão central do PCP(R). No processo de preparação do 3º Congresso pertencia à Comissão de Redacção do projecto de resolução sobre o balanço da actividade partidária. Militante comunista há oito anos ..." [in Voz do Povo nº 245, 19 de Abril de 1979 - no ano da graça & governação do doutor Mota Pinto]

"... Estamos seguros (...) que ele [processo de demissão no PCP(R)] será compreendido por muitos autênticos comunistas do PCP(R) que não darão o seu aval à política cisionista empreendida pela «maioria» (...)
Desde já podemos afirmar que não nos candidataremos a novos Messias do proletariado. O nosso objectivo principal da nossa demissão é travar o processo cisionista do CC, impedir essa farsa e contribuir por todos os meios ao nosso alcance para a reunificação a curto prazo dos comunistas agora divididos ..." [João Carlos Espada, ibidem - momento celestial onde o futuro professor revela, para lá do pleno domínio conceptual da linguagem operária, essa luta contra a contrariedade que era a refundação do PCP. Em 1979, em gemidos eternos]

sexta-feira, 17 de junho de 2005

O DESPACHO EDUCATIVO CONJUNTO


Pelo que se sabe, o Ministério do Trabalho e Segurança Social, do sempre irrequieto Vieira da Silva e o Ministério da Educação, produziram em parceria no dia 14 de Junho último, um extraordinário Despacho, em resposta à convocação de greve pelas organizações sindicais dos professores, que, quer no seu enquadramento legal quer nos seus pressupostos substantivos, são dignos de se ler e registar. Sabia-se que a fugacidade socialista em território educativo era de reputada versatilidade em matérias pedagógico-curriculares, mas desconhecia-se a sua tentação por delírios jurídicos.

As insignes tutelas, no intuito de contrariar as greves dos docentes do ensino básico e secundário, marcadas para a próxima semana, estabeleceram uma invulgar peça de teor injurídico, expondo uma interpretação de "serviços mínimos" sem sustentação legal aplicável e cuja construção política é retirada, presumivelmente, da quintarola do Botas de Santa Comba. Compreende-se como os incautos simpatizantes da rosa andem embargados pela dor. É a vida.

A ironia do Despacho, pelo talento do seu escriba, reside no facto de ser direccionado, sem minúcia alguma, contra o pré-aviso de greve da FENPROF (sic), supondo o leitor que não existam mais organizações sindicais que a subscreveram ou, admitindo mesmo, que tais infectas organizações se tenham evaporado, tout court. Depois, todo o articulado tem em conta a aplicação dos artigos 598º e 599º do Código de Trabalho (Lei nº99/2003), sem que se vislumbre, aí, qualquer pretensão para determinar essa "necessidade social impreterível que é a realização dos Exames Nacionais do Ensino Secundário", e coeteris paribus a exigência de serviços mínimos que, perante a inexistência de actividades lectivas nas Escolas e face à convocação de todos os docentes para a realização dos exames, significa, em linguagem de outros tempos, uma simplória requisição civil, com a bondade de permitir (helás) o direito à greve e a mais uma trapalhada socialista.

Na verdade, este estimulante exercício em prol do serviço público mínimo deveria, no invés, ser administrado para dar às famílias e ao País, um ensino curricular de qualidade, uma avaliação de rigor, maior responsabilidade e autonomia às escolas e aos seus clientes, autoridade aos professores e órgãos de gestão, exigência de participação e responsabilização dos pais e da comunidade escolar no processo educativo, isto é, um "serviço mínimo" de qualidade. Isso sim, é que era uma "necessidade social impreterível".

VÊM AÍ ... OS COMUNISTAS!


"Se alguma janela aberta o incomoda
peça ao condutor que a feche
" [Alexandre O'Neill]

João Miranda, o petit Dutra Faria do Blasfémias, está expungindo em redobradas postas o maligno comunismo & outros tantos ismos, livrando-nos do materialismo insano e do furor da sovietização. A chusma de gaiatos, todos piedosamente liberais, que sabem de economia libidinal, história do mercado & de poesis marxista, é laboriosamente pasmosa. Palmas! Nas suas prosaicas frivolidades, enunciadas sobre estes nossos calamitosos tempos de cárcere bolchevista, parca sementeira liberal e de pouca viril fecundação teorética, o vigário Miranda julga-se o chantre do rebanho de salvação libérrima, a luz dos indígenas lusos. A pastorícia neoliberal, assim tão caridosa entre os erradios nativos, é uma tarefa tão imperiosa, tão esmagadoramente necessária e urgente, que quase sempre se ornamentam os ânimos com o que a providência tem mais à mão: o vício do disparate.

O pasmo intelectual do jovem João, ao longo do inefável reportório de curiosidades e vistosas alegorias, legou para os vindouros a pranteada lei des débouchées, que todos desconhecem na sua aparição económica; condensou a memorável acareação entre o (seu) pai dos povos Hitler e o fascista Estaline de modo presencial & cristalino; autorizou a imortalização dos benefícios ministeriais como boa prática cristã-liberal, pelo que está inscrito; desconstruiu a fonte da riqueza abolindo qualquer construído produtivo a proletas, funcionários públicos ou mendigos, com sapiência elevada; finalizando, agora, o desabafo, grave & ilustrado, com a exigência da (re)nomeação da ponte dita 25 de Abril para a humana e reverente Ponte Salazar. Contumaz, o autor da nomeada, aventa todas as hipóteses sobre qualquer assunto ou moralidade, desde que possa escorchar na Abrilada. Porque vêm aí os russos, perdão ... os comunistas! Oh! horror! Ah! desgraça! Eia! João!

2 ANOS 2


Voluntariamente afastado das lides blogosféricas em full time, mas mesmo assim precioso quando arriba em pura alegria de escrita, fez 2 (dois) inspirados anos o Aviz.

Como podem observar, ali em cima, na foto roubada sem vergonha ao Nuno Guerreiro, o bloguista está excelente e recomenda-se.

Felicitações, saúde & fraternidade.

Eugénio de Andrade por ... Eugénio de Andrade

"Sou filho de camponeses, passei a infância numa daquelas aldeias da Beira Baixa que prolongam o Alentejo e, desde pequeno, de abundante só conheci o sol e a água. Nesse tempo, que só não foi de pobreza por estar cheio de amor vigilante e sem fadiga da minha mãe, aprendi que poucas coisas há absolutamente necessárias. São essas coisas que os meus versos amam e exaltam. A terra e a água, a luz e o vento consubstanciaram-se para dar corpo a todo o amor de que a minha poesia é capaz.

As minhas raízes mergulham desde a infância no mundo mais elementar. Guardo desse tempo o gosto por uma arquitectura extremamente clara e despida, que os meus poemas tanto se têm empenhado em reflectir; o amor pela brancura da cal, a que se mistura invariavelmente, no meu espírito, o canto duro das cigarras; uma preferência pela linguagem falada, quase reduzida às palavras nuas e limpas de um cerimonial arcaico - o da comunicação das necessidades primeiras do corpo e da alma.

Dessa infância trouxe também o desprezo pelo luxo, que nas suas múltiplas formas é sempre uma degradação; a plenitude dos instantes em que o ser mergulha inteiro nas suas águas, talvez porque então o mundo não estava dividido, a luz, cindida, o bem e o mal compartimentados; e ainda uma repugnância por todos os dualismos, tão do gosto da cultura ocidental, sobretudo por aqueles que conduzem à mineralização do desejo num coração de homem. A pureza, de que tanto se tem falado a propósito da minha poesia, é simplesmente paixão, paixão pelas coisas da terra, na sua forma mais ardente e ainda não consumada" [Eugénio de Andrade]

[Ali, sempre do lado esquerdo da pedra, pode ouvir a voz límpida e saudosa do poeta. Eugénio de Andrade por Eugénio de Andrade]

terça-feira, 14 de junho de 2005


Eugénio de Andrade [1923-2005]

"Sei onde o trigo ilumina a boca.
Invoco esta razão para me cobrir
com o mais frágil manto do ar.

O sono é assim, permite ao corpo
este abandono, ser no meio da terra
essa alegria só prometida à água.

Digo que estive aqui, e vou agora
a caminho doutro sol mais branco.
" [Eugénio de Andrade, 20/02/79

"O meu país sabe as amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul" [idem, in As Amoras]

Álvaro Cunhal [1913-2005]

"A primeira vez que fui preso, como me negasse a prestar declarações, algemaram-me, meteram-me no meio de uma roda de agentes e espancaram-me a murro, pontapés, cavalo-marinho, e com umas grossas tábuas com uns cabos apropriados. Depois de me terem assim espancado longo tempo, deixaram-me cair, imobilizaram-me no solo, descalçaram-me sapatos e meias e deram-me violentas pancadas nas plantas dos pés. Quando cansados, levantaram-me, obrigaram-me a marchar sobre os pés feridos e inchados, ao mesmo tempo que voltavam a espancar-me pelo primeiro processo. Isto repetiu-se numerosas vezes durante largo tempo até que perdi os sentidos, estando cinco dias sem praticamente dar acordo de mim" [palavras de A. Cunhal, em tribunal, in "A resistência em Portugal", de José Dias Coelho, Inova, Agosto 1974]

"... A realidade na arte começou por ser o mais próxima possível da realidade da vida - «imitação da natureza» (Aristóteles) tornada definição da arte e lei do naturalismo através dos séculos.
A criação artística não cabe porém numa representação neutra, igual para todos os artistas, além do mais porque cada artista vê a realidade de forma diferente. Arte é criação e recriação, é imaginação e é sonho. (...)
No retrato, a observação, a marca de traços físicos e de expressão específicos de cada indivíduo, a observação psicológica, a capacidade de discernir o cerne da personalidade, vale mais que o excesso de rigor na reprodução do pormenor ..."

[Álvaro Cunhal, in A arte, o artista e a sociedade, Caminho, 1996]
Dias Aziagos

"Quando um amigo morre, que nos resta senão tentar ressuscitá-lo? Com palavras (...) com lágrimas" [J. Gomes Ferreira]

Há uma desordem no tempo. Uma escuridão de espírito. Uma comoção insuperável. Uma amargura serena. Homens, cujas acções e qualidades de alma são sublimes manifestações da inteligência humana, que as turbas moribundas veneram ou odeiam, em rude préstimo, faleceram quase de seguida. Ainda o suspiro da noite se manifestava desamparado em brando refúgio, já nos consumíamos outra vez. As marcas do passado são tão céleres que nos fogem. Nunca se repousa nos afectos. O tropel da vida é sempre uma virtude fraterna, um exercício de memória & uma cavada paixão. Hoje, seremos assombrados pelo poeta, "o poeta do corpo", o "poeta solar" que glorificou a liberdade, "sem ruído, mas também sem hesitar". Que a poesia faz amantes. Amanhã, o sonho e símbolo de muitos, o respeito de todos e a honra, essa "puta triste" nos homens d'hoje, serão o fervor que brotará em memória de um lutador convicto e sincero. Que a todos marcou. As homenagens, sentidas, serão depósitos de saudade e de memória. Como na vida.

segunda-feira, 13 de junho de 2005


Elogio dum modo de vida às avessas

"... O são principio dum modo de vida às avessas, no contexto duma ordem invertida do mundo, tornou-se-me visível em todas as situações. Eu também cumpria essa dificuldade que consiste em uma pessoa se levantar com o sol nascente e deitar-se ao sol poente (...) No tempo em que o dia se dividia ainda em manhã e tarde, era um prazer levantar-me ao cantar do galo e deitar-se ouvindo o pregão do guarda nocturno. Mas depois chegou a outra divisão: o do jornal da manhã e do jornal da tarde - e o mundo pôs-se à espreita dos acontecimentos (...)

Eis a razão por que durmo pelo dia fora. E quando acordo, a fim de saber o que me terá escapado, estendo à minha frente toda a vergonha em papel da humanidade, e sinto-me feliz. A estupidez ergue-se cedo; é a razão pela qual os acontecimentos adquirem o hábito de se dar de manhã. Muita coisa pode ainda acontecer até ao fim da tarde; mas, em geral, falta às tardes essa turbulenta actividade graças à qual o progresso humano se esforça por se mostrar digno da sua boa fama até serem horas da ração (...)

Os maiores desastres ocorrem todas as manhãs; por isso é que mantenho a minha fé na excelência das instituições humanas. Os jornais da tarde, porém, dão conta, não só do que se passou, mas também de quem estava presente; (...) O mundo tornou-se mais feio desde que começou a olhar-se todos os dias ao espelho; porque nos contentamos com a imagem, renunciando ao exame original. É edificante perdermos a fé numa realidade tal qual a descreve um jornal. O homem que durante a metade do dia dorme, ganhou já metade da vida.
Todas as maiores asneiras acontecem de manhã; a gente não deveria acordar senão quando fechassem os serviços públicos. E sair só depois da ceia, numa vida deste modo livre de política (...)

Em compensação, a tranquilidade reina de noite em todos os domínios da actividade pública. Nada se mexe. Não há nada de novo. Só o carro da limpeza se desloca pelas ruas, como símbolo da ordem invertida do mundo. É então que a poeira acumulada pelo dia se pode dispersar; e, quando chove, o carro-mangueira lá passa depois. Afora isto, é uma paz. A estupidez dorme, e eu ponho-me a trabalhar. Chega-me, de longe, um som como o do ruído das máquinas impressoras; é a estupidez que ressona. Espreito-a, furtivamente, colhendo ainda algum prazer das minhas pérfidas intenções. E quando o primeiro jornal da manhã surge no horizonte leste da civilização, deito-me ... Tais são algumas das vantagens dum modo de vida às avessas".

[Karl Krauss, 1908, in Pravda nº4, Verão de 1986, trad. de Júlio Henriques]

domingo, 12 de junho de 2005


Vasco Gonçalves - Militar de Abril [1921-2005]

"a Vasco Gonçalves

Nesses dias era sílaba a sílaba que chegavas.
Quem conheça o sul e a sua transparência
também sabe que no verão pelas veredas
da cal a crispação da sombra caminha devagar.
De tanta palavra que disseste algumas
se perdiam, outras duram ainda, são lume
breve arado ceia de pobre roupa remendada.
Habitavas a terra, o comum da terra, e a paixão
era morada e instrumento de alegria.
Esses eras tu: inclinação da água. Na margem
vento areias lábios, tudo ardia.
"

[Eugénio de Andrade, O Comum da Terra, 14/5/76, in Companheiro Vasco, Inova, Set. 1977]]

"... A paixão de Vasco Gonçalves não é para esquecer. Ninguém poderá esquecer a enorme dignidade deste Homem, a sua transparência, a força que o seu mirrado corpo irradiava: Desfeito, desgrenhado, coberto de escarros, caluniado e traído; Vasco Gonçalves cumpriu-se até ao fim, sem um desvio, sem uma quebra, inteiro, igual a si mesmo, simples e generoso, exemplar ..."

[Bernardo Santareno, A Paixão, ibidem]

"... Gonçalvismo serve para referir a um só homem o que de mal sucedido (?) ou canhestro terão feito os nossos militares, os nossos economistas, os nossos políticos, os nossos diplomatas. Serve para fazer de Vasco Gonçalves o bode expiatório do evitável e do inevitável, assim amnistiando os que, ao abrigo duma concepção maniqueísta, continuam a desejar fruir o estatuto de bons. Manejo do termo gonçalvismo: variedade de racismo transposto para a esfera politico-ideológica, velha receita (depois de tantos outros ismos que correram mundo...) para colocar o irracional ao serviço da politica, pois dizer gonçalvismo é convidar a não pensar, a não analisar, é produzir uma espécie de choque eléctrico ..."

[Jacinto do Prado Coelho, Vasco Gonçalves e o Gonçalvismo, ibidem]

sábado, 11 de junho de 2005


A leitores ociosos ... prazeres ociosos

"Querem saber acerca do que nós falamos?
«de litteris et de armis, prestantibusque ingeniis»
sobre os tempos antigos e modernos; livros, armas,
homens de génio desigual,
dos tempos antigos e modernos, em suma dos objectos correntes
de conversação entre homens inteligentes ..."

[Ezra Pound]

Sabadus ou "Moral Abreviada" da vida

"Uma nuca de loura e de graça inclinada,
Um colo que arrulha, belos, lascivos seios,
Com medalhões escuros na mama afogueada,
Esse busto se assenta em baixas almofadas
Enquanto entre duas pernas para o ar, vibrantes,
Uma mulher se ajoelha - ocupada com quê?
Amor o sabe - expondo aos deuses a epopeia
Singela de seu cu magnífico, um espelho
Límpido da beleza, que ali quer se ver
Para crer. Cu feminino, que vence o viril
Serenamente - o de efebo e o infantil.
Ao cu feminino, supremo, culto e glória!"

[Paul Verlaine, in Moral Abreviada, trad. José Paulo Paes]

[Rotativismo parlamentar]

"... Imaginem meia dúzia de almocreves sequiosos que acham na estrada um pipo de vinho. Como nenhum deles tem mais direito que os outros a beber do pipo, combina-se que cada um ponha a boca ao espicho e beba enquanto os pontapés dos outros o não contundirem até ao ponto de o obrigarem a largar as mãos da vasilha para as apertar na parte ferida pelos golpes aplicados pela companhia. É exactamente o que há muito tempo tem sido feito pelos partidos portugueses com relação ao usufruto do poder que eles acharam na estrada, perdido.
Chegou finalmente a vez de pôr o pipo à boca a um partido excepcionalmente valoroso de sede e incontundível de fibra. Este partido não desemboca o pipo por mais que lhe façam. Protestações escandalizadas, de almocreves, retroam.
- Este partido abusa!
- Isto não vale!
- Isto não é um jogo!
- Ele esvazia o pipo!
- Larga o pipo, pipa!
- Larga o pipo, pimpão!
- Larga o pipo, ladrão!
E incitam-se uns aos outros até à ferocidade:
- Chega-lhe rijo!
- Mais! Que lhe doa bem!
- Rebenta-me esse odre!
- Racha-me esse tonel!
- Ah! cão!
O partido, porém, continua sempre a beber, e é insensível a tudo: à dor, ao insulto, ao chasco, ao impropério, à graça pesada, à insinuação pérfida e à alusão venenosa!
Em vista de uma tal pertinácia, que nós mesmos somos forçados a taxar de irregular, os partidos, em expectativa do pipo, confederam-se, ferem o pacto da Granja, constituem-se num só partido novo - numa só boca para o pipo. Fazem um programa, redigem um manifesto, vão de terra em terra pedindo ao País que intervenha. Precisamente lhe ocorreu nesse momento que o pipo tem dono! Que é do País o pipo!..."

[Ramalho Ortigão, in Farpas, tomo IV]