segunda-feira, 13 de junho de 2005


Elogio dum modo de vida às avessas

"... O são principio dum modo de vida às avessas, no contexto duma ordem invertida do mundo, tornou-se-me visível em todas as situações. Eu também cumpria essa dificuldade que consiste em uma pessoa se levantar com o sol nascente e deitar-se ao sol poente (...) No tempo em que o dia se dividia ainda em manhã e tarde, era um prazer levantar-me ao cantar do galo e deitar-se ouvindo o pregão do guarda nocturno. Mas depois chegou a outra divisão: o do jornal da manhã e do jornal da tarde - e o mundo pôs-se à espreita dos acontecimentos (...)

Eis a razão por que durmo pelo dia fora. E quando acordo, a fim de saber o que me terá escapado, estendo à minha frente toda a vergonha em papel da humanidade, e sinto-me feliz. A estupidez ergue-se cedo; é a razão pela qual os acontecimentos adquirem o hábito de se dar de manhã. Muita coisa pode ainda acontecer até ao fim da tarde; mas, em geral, falta às tardes essa turbulenta actividade graças à qual o progresso humano se esforça por se mostrar digno da sua boa fama até serem horas da ração (...)

Os maiores desastres ocorrem todas as manhãs; por isso é que mantenho a minha fé na excelência das instituições humanas. Os jornais da tarde, porém, dão conta, não só do que se passou, mas também de quem estava presente; (...) O mundo tornou-se mais feio desde que começou a olhar-se todos os dias ao espelho; porque nos contentamos com a imagem, renunciando ao exame original. É edificante perdermos a fé numa realidade tal qual a descreve um jornal. O homem que durante a metade do dia dorme, ganhou já metade da vida.
Todas as maiores asneiras acontecem de manhã; a gente não deveria acordar senão quando fechassem os serviços públicos. E sair só depois da ceia, numa vida deste modo livre de política (...)

Em compensação, a tranquilidade reina de noite em todos os domínios da actividade pública. Nada se mexe. Não há nada de novo. Só o carro da limpeza se desloca pelas ruas, como símbolo da ordem invertida do mundo. É então que a poeira acumulada pelo dia se pode dispersar; e, quando chove, o carro-mangueira lá passa depois. Afora isto, é uma paz. A estupidez dorme, e eu ponho-me a trabalhar. Chega-me, de longe, um som como o do ruído das máquinas impressoras; é a estupidez que ressona. Espreito-a, furtivamente, colhendo ainda algum prazer das minhas pérfidas intenções. E quando o primeiro jornal da manhã surge no horizonte leste da civilização, deito-me ... Tais são algumas das vantagens dum modo de vida às avessas".

[Karl Krauss, 1908, in Pravda nº4, Verão de 1986, trad. de Júlio Henriques]