terça-feira, 5 de outubro de 2004
[A Grande Alma Portuguesa]
"... Há um Portugal triplo. Um nasceu com o próprio país: é esta alma da própria terra, emotiva sem paixão, clara sem lógica, enérgica sem sinergia, que encontrará no fundo de cada português, e que é verdadeiramente um reflexo espelhante deste céu azul e verde cujo infinito é maior perto do Atlântico. O terceiro Portugal, que encontrareis à superfície dos Portugueses visíveis (...) formou esta parte do espírito português moderno que está em contacto com a aparência do mundo. Esta terceira alma portuguesa é apenas um reflexo mal compreendido do estrangeiro; segue a civilização como um criança segue o estrangeiro que passa, por uma hipnose, não do homem, mas só do seu caminhar (...)
Há uma segunda alma portuguesa (...) Esta alma portuguesa, herdeira (...) da divindade da alma helénica, fortificou-se na sombra e no abismo. Outrora descobriu a terra e os mares; criou o que o mundo moderno possui que não é antigo, pois os outros dois elementos do mundo moderno (a substituição da cultura helénica à semi-cultura latina, obra do Renascimento italiano, e o individualismo, obra da Reforma e da Revolução Inglesa), são elementos obtidos por uma transposição de diferentes elementos das antigas religiões e civilizações: não são criados integralmente como o oceanismo, o universalismo e o imperialismo à distância que foram os resultados produzidos conscientemente pelo primeiro movimento divino da alma portuguesa, do segundo estado da Ordem secreta que é o fundo hierático da nossa vida (...)
[Fernando Pessoa, Carta ao Conde de Keyserling, Lisboa, 20 de Abril de 1930, in «A Grande Alma Portuguesa», Ed. Manuel Lencastre, 1988]
[Balanço Patriótico]
"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (...)
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...)
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e estes, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do país, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;
Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, a-pesar-disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)
[Guerra Junqueiro, in Pátria]
sábado, 2 de outubro de 2004
Catecismo Americano
As entrevistas, eloquentemente referidas como debate, desenrolados ontem com Bush & Kerry foram de uma chateza corrosiva. Sabe-se que a capacidade comunicacional da razão como reguladora e mediação do voto entre os eleitores americanos é tarefa extenuante. A ideia de exigir qualquer clivagem mais ou menos radical entre os putativos candidatos, com clareza de pontos de vista, objectivos precisos, argumentação estruturada, credibilidade das propostas, defesa da acção política, estratégia comunicacional, é meramente do domínio da excentricidade. E a mais não são obrigados. Sabendo-se como o discurso político terá de ser sempre polemizante, em democracia, não se entende este dark side na retórica persuasiva americana. Fica-nos, portanto, do discurso publicitário para a presidência americana, a imagem dos candidatos, um ou outro dizer mais emocional, uma ou outra frase mais atribulada, mas sempre na margem da lógica televisiva. Muito pouco, portanto, como meio de persuasão. O catecismo americano é pouco viril.
É claro que o anti-ethos, presente no discurso de Bush para muitos, que a memória da história presente é penosa, apodera-se do ouvinte e impede-o de qualquer capacidade reflexiva. De facto, por muito que Bush manuseie as suas metáforas em prol da democracia no Iraque e comungue no crepitante ataque ao terrorismo, ninguém com sinceridade o ouve. Todos os dias somos devorados no engodo e desilusão do Iraque. Daí que a desqualificação do seu discurso, mesmo que matraqueado até à exaustão, seja total. E se aliarmos isso, à boçalidade da sua figura e à pouca lisonja das suas capacidades intelectuais e humanas, então a pesporrência do seu discurso é repugnante.
Tais factos não impedem a perda do acto eleitoral, pois a idolatria de algum povo americano é simplesmente notável pela grosseria do seu imaginário, sempre transtornado, sempre insolente. O que significa que Kerry, cuja prestação é de longe bem melhor, tem dificuldade em passar a memória discursiva destes anos de chavascal neo-liberal, por muito que o tente. Quer por tudo o que ficou dito, mas também pelos erros tácticos que comete.
Locais: [Análise]- A Debate in Verse / A Knockout for Kerry / Alternet / Bush Comes Out Firing After Debate / Bush's Net strategy for debate spin / Beyond Debate / "Carnets de campagne" / Crunch Time / Faith vs. reason / First blood to Kerry in TV debate / Iraq takes centre stage / It Was a Rout / It's the IQ, stupid / Kerry holds edge over Bush following first debate / Kerry Keeps Hopes Alive / Kerry Wins Debate, But Iraq Mess to Continue No Matter Who Is President / John Kerry tire son épingle du débat / Presidential Fiction: The Story Behind the Debate / Rate the Debate - Who Won? / Scoring the Debate / Tastes Great, More Filling / Transcript: First Presidential Debate / Un «Kerry peu convaincant» contre un «Bush soupirant de frustration» / Un phénomène nouveau / Whiner-in-Chief / Why Bush Won
sexta-feira, 1 de outubro de 2004
[América - por Allen Ginsberg]
"América dei-te tudo e agora não sou nada
América dois dólares e vinte e sete cêntimos em 17 de Janeiro de 1956
Não aguento a minha própria mente.
América quando poremos fim à guerra entre os homens?
Vai-te lixar mais a tua bomba atómica.
Não me sinto nada satisfeito não me chateies.
......
América quando serás tu angélica?
Quando é que te despes?
Quando é que olharás para ti através do sepulcro?
......
América não me empurres eu sei o que faço"
[a minutos do Presidencial Debate]
quinta-feira, 30 de setembro de 2004
[No dia do nascimento de Artur Portela Filho - 30 Setembro 1937]
"Com Salazar, impacientavam-se na antecâmera. Com Marcello Caetano, entraram, de roldão, na vida pública.
Vêm de Económicas e Financeiras, de Engenharia, de Sociologia. Têm quarenta anos. São apolíticos.
Estão na Assembleia Nacional, na Câmara Corporativa, nos Gabinetes Técnicos. Fazem sauna, são católicos progressivos e falam alto, forte.
São a 3ª geração de 1926. A Primeira era Mário de Figueiredo. A segunda, Ulisses Cortez. A terceira, Francisco Balsemão.
A política, ela própria, globalista, surge-lhes como um romantismo. Não há política. Há políticas. Não há política. Há soluções.
Solução do problema económico. Solução do problema rodoviário. Solução do problema urbanístico. Solução do problema migratório.
Portugal é um exercício. A Europa, um exame de frequência. O desafio americano, um concurso. A EFTA um treino. O Mercado Comum, um curso semestral. (...)
Ideologicamente são cegos. Profissionalmente são aptos. A política é um pretexto. A eficácia, um fim em si mesmo.
São a nova aristocracia. O País é, de súbito, para eles, das esferas de acção mais próximas, a que dá mais chances. A política não é, para eles, res publica, civismo, humanismo. É performance ..."
[Artur Portela Filho, "Marcello Caetano e os Tecnocratas", in A Funda, 1º vol., Moraes, 1972]
Brincadeiras pouco "docentes"
"A evidência necessita de invólucro para não morrer na estrada" [M. C. V.]
Como de costume, proclama-se o divertido sentimento que tudo está bem quando acaba bem. A lista de colocação de docentes é, de hoje em diante, de grande modéstia para qualquer talento imprudentemente instruído em algoritmos educacionais, afinal um simples e trivial jogo de 30 minutos para o verdadeiro indígena com cadastro computacional. A declaração na TV, do erudito operário da programação que pensou, organizou e concretizou a listagem do nosso desassossego, provocou uma suave emoção nas famílias lusas, conquistou o caricato analfabetismo da maioria governamental e, melhor ainda, fez empapar de suor as almas penadas dos sindicalistas.
A bem dizer, todos eles suspiravam pelo começo das aulas. As famílias pelo cansaço de aturar os filhos e educa-los com a branda ternura com que a escola-armazém o faz. A maioria, apinhada de grandes educadores, afugentou o mau-olhado e a chacota do dr. Justino, ao mesmo tempo que retirou o doce à oposição. Os sindicatos de professores, obstinados em defesa de um engasgado concurso sem qualquer credibilidade, ficaram momentaneamente info-míopes e aderiram, porque a luta segue sempre dentro de momentos, à bondade decorativa da listagem. Os professores, pela natureza das coisas, pouco se importaram se estavam sequestrados numa qualquer ilegalidade, desde que o trabalho apareça, que a vida está difícil.
Porém, a divertida ideia que pode ter valimento a lista de colocação de docentes é de uma audácia nunca vista. E, deste modo, a desabrida prosápia desse genial programador da "teoria do jogo da cadeira" torna-se, no imediato, numa infausta trapalhada, que fará da empreitada ministerial motivo não só de chacota mas também de graves penalizações administrativas e monetárias. Quer isto dizer, que partindo-se da lógica economicista de não abrir lugares no quadro de escolas, para que exista poupança, todo este processo de colocação de professores - que deve ser sempre pensado em termos técnico-pedagógicos - redundou desgraçadamente num desperdício de dinheiro público, para além de um tormento para alunos, famílias, professores e educadores. Como é habitual.
Boletim da Livraria de J. A. Telles da Sylva
Pode-se consultar on line, o Boletim nº 33 da Livraria J. A. Telles da Sylva, Rua Laura Alves, nº 19, 3º Esq, Lisboa, referente ao mês de Setembro e a cargo de Margarida M. Soares Franco, que como sempre é de grande interesse bibliográfico.
quarta-feira, 29 de setembro de 2004
Miguel Cervantes [n. 29 Setembro 15470-1616]
"Se bons açoutes me davam, muito bem montado eu ia: se bom governo eu apanho, mui bons açoutes me custa. Isto não o entendes tu por ora, Teresa minha, mas outra vez to explicarei. Hás-de saber, que determinei que andes de coche, que é o que serve, porque tudo o mais é andar de gatas. És mulher de um governador: vê lá se há alguém que te chegue aos calcanhares (...) D. Quixote, meu amo, segundo ouvi dizer nesta terra, é um louco assisado e um mentecapto gracioso, e eu não lhe fico atrás (...) Daqui a poucos dias partirei para o governo, para onde vou com grandíssimo desejo de juntar dinheiro, porque me disseram que todos os governadores novos levam essa mesma vontade: eu lhe tomarei o pulso, e te avisarei se hás-de vir estar comigo ou não (...) A duquesa, minha senhora, beija-te mil vezes as mãos: tu retroca-lhe com duas mil, que não há cousa que saia mais barata, segundo diz meu amo, do que os bons comedimentos (...)"
[Carta de Sancho Pança a Teresa Pança, sua Mulher, in D. Quixote de La Mancha, Livraria Lello, Porto, 1933]
[A Sé da Guarda]
"... A catedral da Guarda é um verdadeiro tratado esotérico. A nível da planta baixa «jaz» o corpo do Homem Cósmico. Esta simbologia nada tem a ver, segundo alguns autores, com a forma da cruz do templo (nave central e nave cruzeira). Para eles a planta cruciforme diz respeito à relação entre o Homem e o Cosmos (Homem de braços abertos, em posição jacente) e não é característica do Cristianismo. (...) Por exemplo, citando Durand Mende, cada elemento da estrutura de uma catedral possui as qualidades comparáveis às do corpo humano: o transepto ao coração, que bate no centro do edifício; a fachada nascente, a da porta principal, aos pés do Homem Cósmico; a abside, à cabeça. Os pés localizam-se à entrada, evocando a marcha dos peregrinos.
Nos primeiros tempos da Inquisição em Portugal, depois de meados do séc.XVI, a luminosidade do interior da Sé da Guarda foi reduzida por terem colocado no fundo do ousio um Grandioso Retábulo [Nota: de autoria de João de Ruão]. Por esta razão reduziu-se a luz que reflectia na nave central a harmonia cósmica. A Catedral tornou-se sombria (...) A grandeza e a imponência do Retábulo atrai as atenções para quem entra na Sé. Naquele período de intolerância religiosa e perseguição aos Judeus, o testemunho iconográfico das cenas da morte de Jesus ajudou a justificar de maneira equivoca o trabalho dos inquisidores e assanhou os ódios contra os Hebreus, «matadores de Cristo». É curioso notar que a inauguração do Retábulo da Catedral da Guarda coincide com o inicio das perseguições em série e em grupo, junto dos cristãos-novos da Cidade, o que por certo não pode ser dissociado das denúncias ..." [Adriano Vasco Rodrigues, in Guarda Pré-História, História e Arte (Monografia), 2000]
terça-feira, 28 de setembro de 2004
André Breton [1896 - m. a 28 Setembro 1966]
"... O Espírito do homem que sonha satisfaz-se inteiramente com o que lhe acontece. Deixa de poder colocar-se a angustiante questão da possibilidade. Mata, voa mais célere, ama quanto queiras. E se morres, não é na certeza de acordares entre os mortos? Deixa-te conduzir, os acontecimentos não admitem que os adies. Não tens nome. A facilidade de tudo é inapreciável (...)
O homem põe e dispõe. Só a ele cabe pertencer-se todo inteiro, isto é, manter em estado de anarquia o âmbito cada vez mais temível dos seus desejos. A poesia ensina-lho: traz com ela a compensação perfeita das misérias que sofremos ..."
[A. Breton, in Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial, P&R, 1977]
[O Terreiro do Paço]
"O Livro de Toth, mais conhecido como Tarot é, como se sabe, constituído por 78 lâminas, originalmente de ouro fino, pertencendo 22 lâminas aos Arcanos Maiores, os esótericos, e as restantes 56 aos chamados Arcanos Menores ou exotéricos (...)
Se observarmos, sob o ponto de vista esotérico, o Terreiro do Paço logo verificamos que a expressão preponderante é a sua vasta, a sua profusa arcaria. Existe uma intencionalidade na disposição muito particular desses elementos que ultrapassa, sem dúvida, a simples função estrutural da sua arquitectura. Os edifícios laterais contêm 28 arcos, cada um, cuja soma é de 56, o que corresponde ao número de lâminas dos Arcanos Menores.
Na fachada principal, entre as ruas do Ouro e da Prata, contamos, por outro lado, 22 arcos, 11 em cada direcção, a partir da Rua Augusta. Ora, 22 arcos correspondem exactamente ao número de lâminas dos Arcanos Maiores, os arcanos iniciáticos.
Se aplicarmos a cada arco o arcano que lhe corresponde, possuímos a chave interpretativa de um ciclo completo de manifestação: relativamente aos 56 arcos, a manifestação profana, quanto aos 22 arcos frontais, entre as ruas do Ouro e da Prata, a realização oculta." [O. N. Gonçalves, in Quinto Império nº3, Abril de 1991]
segunda-feira, 27 de setembro de 2004
Heberto Padilla [1932 - m. a 25 Setembro 2000]
"Madre, todo ha cambiado.
Hasta el otoño es un soplo ruinoso
que abate el bosquecillo.
Ya nada nos protege contra el agua
y la noche.
Todo ha cambiado ya.
La quemadura del aire entra
en mis ojos y en los tuyos,
y aquel niño que oías
correr desde la oscura sala,
ya no ríe ..." [H. P., in Exílios]
Alguns Locais: Heberto Padilla / Heberto Padilla (Biografia) / ¿Quién es Heberto Padilla? / Heberto Padilla: delito de poeta / El escritor ante una batalla ideológica / Imágen de Julio Cortázar (por H. Padilla) / Fuera del juego (poesia) / Antologia Poesia
A Posteriori
- é possível que as declarações de David Justino nos jornais e TV's pudessem ser diferentes. Mas a originalidade da cacofonia ministrada, perfeitamente anti-pedagógica diga-se, é que a leveza das acusações do ex-Ministro da Educação Barrosista não tem qualquer sentido técnico, político ou educativo. David Justino é protagonista de si próprio. Transviado do seu métier, com uma total ausência de formação para o cargo, tomba no Mi(ni)stério da Educação sem poder escolher a equipa de trabalho, cerceado que estava numa autonomia por contrato Barrosista-Portista, sem projecto global, sem princípios orientadores, sem estratégia de mudança. O que resta depois das suas esquivas afirmações é a visão de um homem sem aprumo, angustiado e torturado. Pode ter toda a razão do mundo, mas falta-lhe a inspiração para o desvendar.
- a piramidal vitória de José Sócrates na sua eleição para secretário-geral do PS é a sepultura de todos nós. Não porque exista qualquer insensata tramóia conspirativa antidemocrática, mas porque representa, como noutros partidos, a mais perversa vitória do aparelho e dos interesses instalados. Quem, por qualquer motivo, soubesse das peripécias havidas, nas pressões desatinadas feitas, do alarido absolutamente disparatado construído sobre a cabeça dos eleitores socialistas, coraria fascinado. Será assim em todos os partidos, mas podia ser diferente. E não está em causa a figura de Sócrates, agora ocupado a manejar a agulha de candidato a primeiro-ministro com Lopes em fundo, mas sim a ideia que os desmandos e as vaidades de alguns são o ridículo para todos nós, simples mortais indiferentes ao construído democrático.
sábado, 25 de setembro de 2004
William Faulkner [n. 25 Setembro 1897-1962]
[O Som e a Fúria] - "... O romance faz-nos mergulhar, logo de começo, no inferno interior de Benjy, o idiota, o que justifica a reminiscência shakespeariana, que dá o título ao livro: (a vida) «é uma história contada por um idiota, cheio de som e fúria e sem qualquer sentido»
(...) Publicado pela primeira vez em 1929 [The Sound and The Fury], a sua composição recolhe o fruto de uma larga experiência literária, cujos precedentes são simultâneamente europeus e norte-americanos. Destes retoma a tradição impressionista de Henry James e o tipo de narrativa à Hawthorne, que se concentra na análise do dessoramento de uma antiga família; daqueles assimila em particular o magistério de James Joyce ..." [Luís de Sousa Rebelo, in prefácio a O Som e a Fúria, Portugália, trad. de Mário Henrique Leiria e H. Santos Carvalho]
[Credo]
"Creio na Arte, símbolo de apóstolos e mártires, toda poderosa, criadora de todas as belezas e no Livro, a sua expressão máxima, o qual é concebido pela graça do génio, nasceu do Sonho, padecendo o mortal sob paixão criadora, crucificando-se o artista para erguer o seu monumento, tentando pintar os Infernos e os Céus, e um dia surgiu divino, guardando a chama do Sol, e ficou colocado à mão direita de Deus, cinzelador da Terra, do Infinito e do Mar, de onde iluminará os vivos e os mortos. Creio na natureza, musa inspiradora e reveladora dos génios, na ressurreição da beleza, na Obra Eterna. Amem"
[N. A. Archer de Lima, in Livro de Horas para a Culto do Alfarrábio, Lisboa, Tip. do Comércio, 1928]
Boletim Bibliográfico 21 de Luís P. Burnay
Luís Burnay, Livreiro-antiquário com morada na Calçada do Combro, 43-47, Lisboa, lançou o seu 21 Boletim, com um conjunto de 545 livros esgotados e raros, a preços razoavéis.
Algumas referências: Agostinheida, poema heróico-cómico, [de Nuno Álvares Pereira Pato Moniz], 1817 / Quarenta Anos de Vida Literária e Política, por António José de Almeida, 1933-34, IV vols / A Mornaça: a revolta nos Açores e Madeira em 1931, de Ferro Alves, 1935 / Santos Portugueses, por João Ameal, 1957 / Descripção e Historia do Concelho de Moimenta da Beira, pelo Abade d'Arcozellos, 1926 (raro) / As Sciencias Malditas. Esboço de Filosofia hermética, de João Antunes, 1924 / O Archeologo Português, revista importante e valiosa dirigida por Leite Vasconcelos / D. Maria I, de Caetano Beirão, 1934 / O Antisemitismo, por Adolfo Benarús, 1937 / O Povo Português nos seus costumes, crenças e tradições, de Teófilo Braga, 1995, II vols / O Senhor D. Pedro II Imperador do Brasil: Biographia por Joaquim Pinto de Campos, 1871 (raro) / Amor e Melancolia, ou a Novíssima heloisa, de A. Feliciano de Castilho, Coimbra, 1828 / Lisboa Antiga: O Bairro Alto, 1902-1904, V vols / Guia Histórico do Viajante em Coimbra e Arredores, por Augusto Mendes Simões de Castro, 1897 / O Movimento Monarchico, por Álvaro Pinheiro Chagas, 1913, II vols / O Surrealismo na Poesia Portuguesa, organ. de Natália Correia, 1973 / Da Pulhice do Homo Sapiens (Da Monarquia de vigaristas, pela Republica de Bandidos à Ditadura de papa), de Humberto Delgado, 1933 / Historia da Franco-Maçonaria em Portugal (1733-1912), por Manuel Borges Grainha, 1976 / Guia e Manual do Jardineiro ou Arte de Cultivar os Jardins, com uma estampa explicativa seguido da linguagem das flores ..., [anónimo], 1862 / As Sociedades Secretas, de Serge Hutin, 1959 / A Ilharca Incógnita ou memorias do Cavalheiro de Gastrines ..., 1802, VI vols / Jurisconsultos Portugueses do Século XIX, sob direcção de José Pinto Loureiro, 1947 / Os Cátaros: origens, desenvolvimento, perseguição, extinção, por Jesus Mestre Godés, 2001 / Obras de Francisco Sá de Miranda: ed. fac-similada de 1595, com estudo de Vítor Aguiar e Silva, 1994 / Governantes de Portugal desde 1820 até ao Dr. Salazar, por António Manuel Pereira, 1959 / Amieira do Antigo Priorado do Crato (subsídios para uma monografia), por F. V. Rasquilho e Tude M. Sousa, 1936 / A Barba em Portugal: estudo de etnografia comparativa, de J. Leite de Vasconcelos, 1925 (raro) / Corografia portugueza e descripcam topográfica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das Cidades, Villas & Lugares ..., de António Carvalho da Costa, 1868, III vols / Definições e Estatutos dos Cavalleiros, e Freires da ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Historia da Origem e Principio della, Of. De Miguel Manescal da Costa, 1746 (raro) / Galeria das ordens Religiosas e Militares, desde a mais remota antiguidade até nossos dias, Porto, 1843, II vols (raro) / Regra da Cavalaria e Ordem Militar se S. Bento d'Aviz, Lisboa, Impressa por Jorge Rodrigues, 1631 / O Vidro em Portugal, de Vasco Valente, Porto, 1950
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