quarta-feira, 29 de setembro de 2004
[A Sé da Guarda]
"... A catedral da Guarda é um verdadeiro tratado esotérico. A nível da planta baixa «jaz» o corpo do Homem Cósmico. Esta simbologia nada tem a ver, segundo alguns autores, com a forma da cruz do templo (nave central e nave cruzeira). Para eles a planta cruciforme diz respeito à relação entre o Homem e o Cosmos (Homem de braços abertos, em posição jacente) e não é característica do Cristianismo. (...) Por exemplo, citando Durand Mende, cada elemento da estrutura de uma catedral possui as qualidades comparáveis às do corpo humano: o transepto ao coração, que bate no centro do edifício; a fachada nascente, a da porta principal, aos pés do Homem Cósmico; a abside, à cabeça. Os pés localizam-se à entrada, evocando a marcha dos peregrinos.
Nos primeiros tempos da Inquisição em Portugal, depois de meados do séc.XVI, a luminosidade do interior da Sé da Guarda foi reduzida por terem colocado no fundo do ousio um Grandioso Retábulo [Nota: de autoria de João de Ruão]. Por esta razão reduziu-se a luz que reflectia na nave central a harmonia cósmica. A Catedral tornou-se sombria (...) A grandeza e a imponência do Retábulo atrai as atenções para quem entra na Sé. Naquele período de intolerância religiosa e perseguição aos Judeus, o testemunho iconográfico das cenas da morte de Jesus ajudou a justificar de maneira equivoca o trabalho dos inquisidores e assanhou os ódios contra os Hebreus, «matadores de Cristo». É curioso notar que a inauguração do Retábulo da Catedral da Guarda coincide com o inicio das perseguições em série e em grupo, junto dos cristãos-novos da Cidade, o que por certo não pode ser dissociado das denúncias ..." [Adriano Vasco Rodrigues, in Guarda Pré-História, História e Arte (Monografia), 2000]