quinta-feira, 30 de setembro de 2004


Brincadeiras pouco "docentes"

"A evidência necessita de invólucro para não morrer na estrada" [M. C. V.]

Como de costume, proclama-se o divertido sentimento que tudo está bem quando acaba bem. A lista de colocação de docentes é, de hoje em diante, de grande modéstia para qualquer talento imprudentemente instruído em algoritmos educacionais, afinal um simples e trivial jogo de 30 minutos para o verdadeiro indígena com cadastro computacional. A declaração na TV, do erudito operário da programação que pensou, organizou e concretizou a listagem do nosso desassossego, provocou uma suave emoção nas famílias lusas, conquistou o caricato analfabetismo da maioria governamental e, melhor ainda, fez empapar de suor as almas penadas dos sindicalistas.

A bem dizer, todos eles suspiravam pelo começo das aulas. As famílias pelo cansaço de aturar os filhos e educa-los com a branda ternura com que a escola-armazém o faz. A maioria, apinhada de grandes educadores, afugentou o mau-olhado e a chacota do dr. Justino, ao mesmo tempo que retirou o doce à oposição. Os sindicatos de professores, obstinados em defesa de um engasgado concurso sem qualquer credibilidade, ficaram momentaneamente info-míopes e aderiram, porque a luta segue sempre dentro de momentos, à bondade decorativa da listagem. Os professores, pela natureza das coisas, pouco se importaram se estavam sequestrados numa qualquer ilegalidade, desde que o trabalho apareça, que a vida está difícil.

Porém, a divertida ideia que pode ter valimento a lista de colocação de docentes é de uma audácia nunca vista. E, deste modo, a desabrida prosápia desse genial programador da "teoria do jogo da cadeira" torna-se, no imediato, numa infausta trapalhada, que fará da empreitada ministerial motivo não só de chacota mas também de graves penalizações administrativas e monetárias. Quer isto dizer, que partindo-se da lógica economicista de não abrir lugares no quadro de escolas, para que exista poupança, todo este processo de colocação de professores - que deve ser sempre pensado em termos técnico-pedagógicos - redundou desgraçadamente num desperdício de dinheiro público, para além de um tormento para alunos, famílias, professores e educadores. Como é habitual.