segunda-feira, 8 de setembro de 2003

À VOLTA DOS BLOGS


- AVISO: Ivan, regressado de Copacabana com luminosidade, faz saber que retomou à vida. Assegura que tem intenção de recrear o espírito com assuntos comezinhos como as invectivas da política caseira, o debate sobre o eixo do mal, a existência de um governo e (pasme-se) tricotará uma dissertação sobre a sua extraordinária vida XXI. Cansado de olhar para o seu umbigo, esmagado pelo peso da cultura de Nelson Rodrigues, avisa que vai tentar ser solidário, estimulando o umbigo alheio. Dá consultas.

- Por seu turno, o Abrupto paira entre os acepipes ornamentais de uma saborosa Ribeirada e o novíssimo debate sobre o trotskysmo. Este último, com o dorso alapado na IV Internacional (ainda existe?) tarda em sair da sua horta celestial. Espera-se uma corrida de "pablistas", "lambertistas", "mandelistas" e afins em prosa vernacular. Ó tempora, ó mores.

- Secret: assegura-se que o Blog de Esquerda será doravante escrito a uma só mão. Afinal "o silêncio só é louvável numa língua de vaca fumada e numa rapariga já sem esperanças de casar". Daniel, siempre!

- Admoestação: consta que foi severamente advertido, por mau uso de bushismo e porte blairiano, o conhecido MacGuffin. Assim aconteceu no redil do Fialho d’Évora, entre uma garrafa de Tapada de Coelheiros e uma perdiz, quando se invocou Berlin. Chegado o mestre, numa mão o Karl Marx, His Life and Environment (edição de 1939), na outra um raro vinil de Stravinsky, logo abriu o debate advertindo que "things and actions are what they are, and their consequences will be what they will be: why then should we seek to be deceived?", o que provocou arrepios entre os comensais. Depois de porfiada oratória em torno do pecado da carne, onde castigámos uma sopa de pés de porco à moda de Pavia, foi-nos dito: "A raposa sabe muitas coisas, e o ouriço apenas uma importante". Estremecemos. Como as noites são belas e a paixão imensa.

- Protestação: causou impacto no Sindicato dos Homens a Dias, a confissão de total desconhecimento por ag de um escritor como Luís Sepúlveda. A heresia, comentada na Mercearia Liberal, foi colmatada pela confissão que José Afonso teria sido um "bobo ideológico". A insolência serviçal verificada, apesar de mostrar que os funcionários aprendem vocabulário contemporâneo, revela porém que o obsequioso ag não tem em devida conta que Zeca Afonso (para os amigos), como antigo estudante de Coimbra, obrava sem sujar a capa. Tal capacidade operatória não é crível ser entendida por criados de servir zelosos. Recomenda-se-lhe a obra: "Tratado de botar águas fora sem molhar quem passa", obra útil a funcionários desatentos. Vende-se por pouco mais de nada.

ELIEZER KAMENEZKY [n. 7 de Setembro 1888 - 1957]



Eliezer Kamenezky, judeu russo, exilado em Lisboa, onde se estabeleceu como alfarrabista na Rua D. Pedro V, foi poeta e também pessoa que frequentava os meios literários e artísticos da cidade. José Malhoa fez-lhe o retrato, que vem na edição de Alma Errante. Fernando Pessoa foi seu amigo e prefaciou aquele seu livro, de 1932, com um dos textos mais importantes sobre a Maçonaria, os Judeus e os RosaCruzes. António Lopes Ribeiro fê-lo actor de cinema no filme a Revolução de Maio, onde figurava um bolchevista russo" [in, A procura da Verdade Oculta /Textos Filosóficos e Esotéricos, prefácio e notas de António Quadros]

Era, portanto, amigo de Fernando Pessoa que lhe prefaciou o livro "Alma Errante" (1932), sendo que tal texto introdutório ao livro de Eliezer Kamenezky é demasiado importante para passar despercebido. De facto, parece ser o primeiro texto em torno da problemática maçónica que FP publicamente escreveu. Yvette Centeno diz-nos ("Fernando Pessoa/O Amor/A Morte/A Iniciação") que faria parte de um projectado livro intitulado Átrio. As considerações de Pessoa em torno das origens da maçonaria são aí debatidas, expressando o poeta uma não correspondência evidente entre o judaísmo e o maçonismo. Curiosamente, um amigo seu e colaborador da Orpheu – Mário Saa – num livro "amaldiçoado" ("A Invasão dos Judeus", 1924) considera a origem judaico de FP via Sancho Pessoa, natural de Montemor-o-Velho. Ora, as linhas finais do prefacio ao livro de Eliezer (1932, note-se), são de alguma perplexidade, pois FP diz que, "nenhum judeu seria capaz de escrever este prefácio", o que levanta a questão de saber, afinal, passados oito anos do texto de Saa, que pretendia FP afirmar nessa sua demonstração de não ligação entre a maçonaria, os rosacruzes e a “conspiração judaica”? Ou houve alguma cumplicidade entre os dois?


Obras a consultar:

Alma Errante (prefácio de Fernando Pessoa) - Eliezer Kamenezky, Lisboa, Emp. Anuário Comercial, 1932
Fernando Pessoa/ O Amor/ A Morte/ A Iniciação Yvette Centeno, Regra do Jogo, 1985
Fernando Pessoa e a Filosofia Hermética Yvette Centeno, Presença, 1985
A Procura da Verdade Oculta /Textos Filosóficos e Esotéricos – Pref. António Quadros, E.A., 1986
O Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa Jorge de Matos, Hugin, 1997

domingo, 7 de setembro de 2003

CAMILO PESSANHA (1867-1926)


n. 7 de Setembro de 1867

De forte influência simbolista, prenuncia o modernismo da Orfeu, sendo de referência obrigatória do poeta Fernando Pessoa. Este considerava-o como mestre, porque:

" ... descobriu-nos a verdade de que para ser poeta não é mister trazer coração nas mãos, senão que basta trazer nelas a sombra dele" [F.P., in Páginas de Literatura e Estética]

Talvez o simbolista de maior pureza, oriundo da nobre ascendência [vidé António Quadros - O Primeiro Modernismo Português, EA, 1989] dos Pessanhas, a ferida da sua bastardia, seguramente, marcou-o para sempre. "Depois da sua frustrada tentativa de casamento com Ana de Castro Osório, seguiria as pisadas do pai e avô; ele próprio, na solidão do que chamou a montureira, material e moral, de Macau, foi ali resvalando para o vício do ópio e para a vida em comum (...) com uma governanta-amante chinesa (...) depois com a filha daquela, N'gan-Yeng, a Águia de Prata, enfim, com uma terceira concubina, ainda chinesa Same-Khun" [idem]

Quando a vejo, de tarde, na alameda
Arrastando, com ar de antiga fada,
Pela rama da murta despontada,
A saia transparente de alva seda,
E medito no gozo que promete
A sua boca fresca, pequenina,
E o seio mergulhado em renda fina,
Sob a curva ligeira do corpete ...


Depois da paixão desabrida por Ana de Castro Osório, que lhe recusa o cortejar e o casamento, Camilo Pessanha sai do país, foge para Macau onde permanece desde então (1894) até á morte (1926).

Obras: Participa com poemas no jornal Novo Tempo, na revista Ave Azul; Clepsidra, Edições Lusitânia, 1920; China, Estudos e Traduções, 1944

sábado, 6 de setembro de 2003

SUAVES

- O Jornal da TVI da noite do dia 5 de Setembro foi uma náusea, um vómito completo. Não bastava todas as noites (e em todos os canais) estar presente protagonistas do processo Casa Pia, como agora a senhora Manuela Moura Guedes faz acusações gravíssimas a indivíduos que estão sob suspeita de crime hediondo. Apenas me espanta que a dita senhora não seja processada por quem de direito ou recambiada para a cela da PJ para averiguações, dado o seu conhecimento profundo e seguro de quem é quem em todo este processo. Mas suspeito que essa preciosidade do sigilo das fontes impeça tal acto pedagógico. E, doravante, sem que se questione a função do jornalista e da informação face ao media, é possível aparecer mais Manuelas acusando quem quer que seja. Eis a TV transformada, definitivamente, no Canal do Crime ou do Insólito.

- [Via Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo]

Diálogo entre Casanova e Goudar

- E gostamos de nós mesmos?
- Certamente.
- E se não gostarmos?
- Se não gostarmos de nós mesmos, monsieur, então estaremos perdidos, pois um homem que não gosta de si mesmo está repleto de dúvidas. Nós sobrevivemos e existimos porque somos verossímeis. Quando a equilibrista duvida ela cai. Quando o espadachim duvida ele morre. Devemos temer mais a duvida do que um estilete.

- [Via Alexandre Soares Filho]

"Toda explicitação do implícito é uma grosseria. A dança é uma explicitação da música. Toda dança é uma grosseria. A dança está para a música como o arroto para a comida."

"Há um culto a Woody Allen, em que ligamos o abajur num fim de tarde chuvosa, ouvimos What is This Thing Called Love, rezamos a Santo Loquasto, e imaginamos que beijamos Mariel Hemingway aos 17 anos"

ATENTADO POÉTICO

[Via Collectanea] – "Libere um LIVRO! Na manhã de 11 Setembro 2003 não se esqueça de sair munido de um livro que seja importante para você. Um livro que tenha mudado sua maneira de ver o mundo. Escreva uma dedicatória... e o libere!
Libere-o na via publica, sobre um banco, no metro, no ônibus, em um café ... a mercê de um leitor desconhecido. E você? Adotará um livro que esteja em seu caminho? O dia 11 Setembro não será mais um aniversário fúnebre pois iremos transformar essa data. Juntos, transformaremos esta data em um ato de criatividade e generosidade. A mobilização será geral em Bruxelas, Paris, Florença e São Francisco. Vamos fazer isso também em nossas cidades aqui no Brasil. Nessas cidades, um grupo de escritores, de toda confissão literária, liberará seus livros, em lugar público.
Engaje-se nessa ideia também!
E faça circular essa informação"

Na TSF pode ler-se (e ouvir): "Um grupo internacional de poetas, editores e artistas propõe-se executar um atentado poético cuja arma é a literatura. O objectivo é assinalar o segundo aniversário do 11 de Setembro. Uma das iniciativas para marcar o 11 de Setembro organizado por um grupo internacional de poetas é espalhar milhares de livros por zonas públicas, livros marcantes que contribuíram para mudar formas de pensar, que honrem a liberdade do homem e celebrem a memória das vítimas de todos os atentados.

O poeta Pedro Tamen, em declarações à TSF, disse aguardar com expectativa este «atentado» : «Espalhar livros é sempre uma coisa boa, seja lá como for ou com que intenções, só merece aplausos, mas o que mais me impressiona é o lado provocatório do acto, de provocar o cinzentismo da vida quotidiana com algo de inesperado que ainda por cima se faz com um objecto que cada vez menos é procurado», afirmou, Tamen.

O poeta Albano Martins acolhe com surpresa esta iniciativa: «A poesia em principio não é um atentado, não se apresenta como uma agressão, pelo contrário á algo que suaviza, por isso a ideia merece alguma reflexão», disse. No entanto, Albano Martins considera importante honrar a liberdade, «a poesia é sempre um acto de liberdade, nesse aspecto é uma ideia bonita», acrescentou.

Um atentado poético a acontecer de Bruxelas a Florença, de Paris a São Francisco às 13:46, dia 11 de Setembro, na hora do embate do primeiro avião contra uma das torres do World Trade Center, em 2001."

sexta-feira, 5 de setembro de 2003

FIDELIDADE


Fidelidade

Creio no homem. Já vi
Dorsos despedaçados a chicote,
Almas cegas avançando aos saltos
(espanhas a cavalo
de fome e sofrimento). E acreditei.
.............

[Blas de Otero]

DUELOS IMPREVISTOS


Recordo-me sempre daquele dito de Pessoa, "basta a quem baste o que lhe basta /o bastante de lhe bastar", quando apanho o João César das Neves em alegre e desembaraçado debate. Hoje, por mero escapismo, apanhei-o num duelo (Sic noticias) frente ao perigoso gauchiste Louçã. Apesar do belíssimo gesticular do nosso professor, até agora não entendo como é que tão luminoso intelecto atingiu tão esforçada cadeira (económica, diga-se). Bem sei que o seu Manual de Introdução a Economia se lê obrigatoriamente em todas as cátedras, vende-se como pãezinhos quentes, pelo que deve ser de muito estimação. Mas sei, do mesmo modo, que há que fazer restrições a idiots savants, principalmente quando se preocupam (mesmo em ciência económica) somente com o seu próprio interesse sem que alguma vez questionem também o prazer que se tem com a felicidade dos outros (Smith, sempre). Ora, é o caso de JCN. Supondo, na sua inocência, que está frente a uma plateia de leitores do CM, da Maria ou do Record, teima em dar explicações populistas em torno do deficit e do PEC, sem qualquer capacidade de análise e de predição. Enquanto o seu colega de debate (Louçã) remetia para a análise económica (boa ou má, é indiferente), imediatamente o divino professor calçava as chinelas para discursatas no mercado do povo. O alegre autor de "O Estranho Caso do Livro de Economia", fechou-se economicamente por dentro e esqueceu-se da chave.

Sobre o assunto da comunicação económica (afinal, uma metacognição) e da necessidade das "mentiras ou falsidades" sustentadas por governos (como JCN defende a bem da Nação) em períodos (não)eleitorais, ver:

Algumas observações sobre a metodologia em economia (Sousa Andrade) – GEMF

As teorias de Ciclos Políticos e o Caso Português (Rodrigo A. Martins) – GEMF

[NOTA] Espera-se, e nada nos move do contrário, que dia 11 de Setembro, o programa Duelos Imprevistos seja excelente. Dois óptimos comunicadores: Mário Soares e José Pacheco Pereira. A seguir.

quinta-feira, 4 de setembro de 2003

ITE, MISSA EST



A Reynaldo de Rafael.

Yo adoro á una sonámbula con alma de Eloísa,
Virgen como la nieve y honda como la mar;
Su espíritu es la hostia de mi amorosa misa
Y alzo al són de una dulce lira crepuscular.

Ojos de evocadora, gesto de profetisa,
En ella hay la sagrada frecuencia del altar;
Su risa es la sonrisa suave de Monna Lisa,
Sus labios son los únicos labios para besar.

Y he de besarla un día con rojo beso ardiente;
Apoyada en mi brazo como convaleciente
Me mirará asombrada con íntimo pavor;

La enamorada esfinge quedará estupefacta,
Apagaré la llama de la vestal intacta
Y la faunesa antigua me rugirá de amor!


[Rubén Dario]

ARRUMOS & PAPÉIS

Tomamos o pouso nas arrumações. Decidimos levar à prática o que Eluard nos disse: sem ordem nem desordem. E assim será. Estamos cada dia mais caprichosos. Pegou-se em papelada, docemente depositada em caixotes (... não os que o Cesariny falava, entenda-se), e com um brilho nos olhos tomou-se as notas devidas, com arte. Entretanto abalroámos uma Cartuxa de 90, ali mesmo à mão. Tarde de glória. Soubemos logo que o bridge nocturno era nosso. Errámos ... mas foi por mau uso do carteio e excessiva verbosidade. Temos noutes!

Uma folheca manuscrita, que alguém com amor desvelado copiou (?) do original (supondo-se que seja verídico), parte de um curioso Acórdão, foi entretanto descoberta. Porque a folha começa a ficar pouco limpa, bastante cansada pelo manuseio e com picos de humidade preocupante, háverá que salvá-la.

[Acordam da relação do Porto de 11 de Novembro de 1793 sobre a contenta do cano das Freiras d'Amarante com os Frades da mesma Vila]

"Acordam em Relação, vistos estes autos, etc.
As autoras, D. Abadessa, Discretas e mais religiosas do Real Convento de Santa Clara de Amarante, mostram ter um cano seu próprio por onde despejam as suas imundices e enxurradas, o qual atravessa de meio a meio a Fazenda dos Frades dominicos da mesma vila.
Provam elas autoras a posse em que estão de o limpar quando precisam. Os réus prior e mais religiosos do Convento de S. Gonçalo, assim o confessam e se defendem dizendo: que lhes parece muito mal que lhes bulam e mecham na sua Fazenda sem ser à sus disposição; que conhecendo a sus necessidade da limpeza do cano das Madres tinham feito unir o seu cano ao delas para mais facilmente se providenciarem as cousas, por cujo modo vinham a receber proveito.
Portanto e mais dos autos; vendo-se claramente que aquela posse só podia nascer do abuso; vendo-se mais a boa vontade com que os réus se prestam e obrigam a limpar o cano das Madres autoras e que outrossim da união resulta conhecido beneficio, conclue-se visivelmente que tais duvidas e questões da parte das autoras só podem nascer de capricho sublime e temperamento ardente que precisa mitigar-se para bem d'ambas as partes.
Pelo que mandam que o cano das Freiras autoras seja sempre conservado corrente e desembaraçado, unido ou não unido ao cano dos réus, segundo o gosto destes e inteiramente à sua disposição, sem que as Freiras, autoras, possam intrometer-se no dia e hora nem nos modos ou maneiras da limpeza, a qual desde já fica entregue à vontade dos réus, que a hão-de fazer com prudência e bem por terem bons instrumentos seus próprios o que é bem conhecido das autoras que o não negam nem contestam.
E quando aconteça, o que não é presumível, que os réus, de propósito ou por omissão, deixem entupir o cano das autoras, em tal caso lhes deixam o direito salvo contra os réus, podendo desde logo governar na limpeza do dito seu cano, mesmo por meios indirectos e usando de suspiros, ainda usando do cano dos réus, precedendo primeiro a uma visturia feita pelo Juiz de Fora com assistência de peritos louvados sobre o cano das autoras ...
" [não se entende a parte final]

quarta-feira, 3 de setembro de 2003

ANTÓNIO SÉRGIO (1883-1969)

n. 3 de Setembro de 1883

Nasce em Damão (Índia), pertenceu à Renascença Portuguesa (de Teixeira de Pascoaes), colaborou na Revista Águia (fundada por Jaime Cortesão, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra, Álvaro Pinto e posterior colaboração de Fernando Pessoa, Mário Sá Carneiro) que abandonou em 1913 e na Seara Nova (1923), revista doutrinaria e de critica.

Foi pensador, ensaísta e polemista notável. São conhecidas as suas controvérsias em torno do saudosismo e sebastianismo, bem como um conjunto de reflexões sobre temas económicos, históricos, políticos e culturais. Adepto do cooperativismo, de uma educação para um cidadania consciente (como se diria hoje), publicou uma extensa obra em livros, revistas e jornais, sendo de salientar:

- Considerações Histórico-filosoficas (1916); Ensaios (1920); O Desejado (1924); Antero de Quental e António Vieira (1948), Cartas ao Terceiro Homem (1953-57); Um Problema Anteriano, ...

QUESTÕES SOBRE NOTAS A UM COMENTÁRIO

JPP em resposta ao que é lhe é sugerido a partir do Terras do Nunca, revela-nos o que pensa sobre um conjunto de questões pertinentes, algumas das quais já explicitadas noutros locais, concluindo em breve nota existir uma equivalência entre "posições neo - nazis às de partidos parlamentares como o BE". O que consistirá essa equivalência não nos foi avançado, quer pelo TN quer por JPP. Portanto, somos tentados (dado a falta de conceptualização) a pensar que se trata de certezas adquiridas, verdades de propaganda sem qualquer nihil obstat. Ora, nada mais complicado que esse receituário político, assim tomado. Não sendo nosso mister a análise dessa overdose de referencial ideológico-politico, gostaríamos de participar no thread com duas sugestões e comentários:

- ao considerar que pós colapso dos sistemas socialistas de leste se mantêm os mesmos conceitos matriciais rígidos esquerda-direita, relativamente a um centro ele mesmo suposto fixo, não se poderá compreender as profundas mudanças operadas, a questão do poder global/local, a alteridade do jogo politico, e, como tal, cai-se numa escolástica tradicionalista em que não se quer ver o mundo tal como ele é. Onde se situa a 3ª via de Blair ou Clinton? E Guterres, ou Cavaco, onde se colocam? E que dizer dos conservadores alemães e dos que se dizem portugueses? Onde mora a social-democracia portuguesa? Os socialistas? Os liberais? E a esquerda estatista? Ou a esquerda revolucionária?

- o fenómeno da globalização económica ou do espaço globalizado (que só consta como reflexão na cartilha da direita portuguesa a não ser como não-evento) transporta-nos ao sujeito global e assim redefine-se o campus discursivo da esquerda e da direita. Dum lado os "tradicionalistas", do outro os "modernizadores". Questões como a distribuição de recursos, ecologia, o papel dos mecanismos de mercado e do Estado, o ordenamento mundial e o Estado-Nação, a dimensão do espaço privado e público, o papel da comunicação e das novas tecnologias de informação, são linguagens presentes em todo o espectro politico. Como e de que modo se traduzem em politicas? Ora, julgamos que não é possível fazer essa reflexão sempre à maneira antiga, mesmo que o "espectro do marxismo" ande por aí. Para alguns, à maneira tradicional, ainda bem incómodo.

terça-feira, 2 de setembro de 2003

AMICUS FICARIA

Blog Figueirense - Eis mais um blog directamente da Figueira da Foz, o Amicus Ficaria. Com algum tempo no activo, esse mar de gente figueirense, diz-nos que é "o primeiro Blog Figueirense criado para discutir sobre o concelho da Figueira da Foz, o Distrito, a Regiao e Portugal". Coisa extraordinária, assim de repente. Mas, tasse bem. Boa malhação é o que se espera. Cá estaremos para contar.

INCOMODIDADE



"Inferno ...
Inferno é isto tudo!
- com um acto de variedades
e intervalos
para fumar nos corredores"

[Inferno - Joaquim Namorado, in "Incomodidade", Coimbra, 1945]

- o processo Casa Pia é incómodo, altamente perturbador, mas revela ao mesmo tempo uma característica do português, o de ter uma "imaginação excessiva" (F.P.). Entusiasmados pela miséria alheia, nada umbiguistas, os portugueses logo tomam activamente parte, a favor ou contra, qualquer que seja a questão, o fenómeno, o jogo da vida. Desde que seja de outros, entenda-se. Gastam-se em incontáveis debates ou fóruns (na TSF ou n'O Expresso é vê-los debitar em alegre delirium imaginativo), sempre opinando, num princípio de razão politica que o ridículo legitima. Afastados do espectáculo da governação, os portugueses vivem nessa estranha incapacidade de reflectir, sendo que "nunca somos por demais cuidadosos na escolha dos nossos inimigos" (Oscar Wilde). Qualquer assunto é palco de formação de grupos antagónicos, que se degladiam com gosto, perante o caucionamento de outros grupos bem mais pressionantes, dos jornalistas às ordens e sindicatos profissionais. Somos todos comentadores. O nosso eterno sonho é sermos conhecidos como um Marcelo, em cada bairro, rua, café. Somos eternamente provincianos. Aquilo que é o normal registo processual torna-se, no imediato, num jogo perverso entre o íntegro juiz e os pérfidos advogados, ou no invés para outros, numa ardilosa manobra justiceira da acusação contra o respeitoso e sacrossanto direito da defesa. Sempre de um lado ou de outro, sempre de um lado contra o outro. Eis o novo diktat democrático.

- a reentre política é incomoda para os artistas do politikus. A monotonia das vacances, tão lastimosamente interrompida, coloca a questão da performance ao conjunto de funcionários, literatos, analistas, bloguistas, num extraordinário projecto global em curso, a nova terapia liberal posta em formato de guia para o povo. "Os espectadores não encontram o que desejam; eles desejam o que encontram" (Debord). Afinal, "nada de nosso temos senão o tempo, de que gozam justamente aqueles que não têm paradeiro".

Para um Manual da Reentre, sem fadiga:

Tomai o primeiro Luís Delgado da manhã e na falta dele o Ribeiro Ferreira; tomai dois dos vossos espinhosos inimigos e espetai-os dizendo: Nil est dictu facilius; dai, sem seguida, duas voltas em redor, tendo água benta na mão esquerda e um livro de poemas de Graça Moura na direita; feito isto, pôr-se a Norte do Mondego, diga três Ferreira Leite e três Guilherme Silva, faça de novo o sinal ao Marcelo, e diga: Philosophum non facit barba; ao pronunciar estas palavras verá aparecer três vezes o Roseta: colocai-o sobre pedra benzida lado a lado com o Justino; notai bem que é necessário trazer os amigos e um saco de trevos; quando tiver a cair a noite, chamai o César das Neves, o Bagão e o Theias: colocai-vos em círculo com uma vara de cipreste; virai em seguida a face para o Portas, ajoelhai-vos e dizei a oração segundo Sarmento: Barroso noster, qui es in Lajes, sanctificetur Bush nomen, fiat voluntas tua sicut in Belém et in S. Bento. Etc. Por fim, queimar um bom punhado de arrudão, e dizer, batendo três vezes com o pé no chão, chamando pelo nome do Mendes, Arnaut e Lopes: Vitiis nemo sine nascitur; depois faz a tua viagem

domingo, 31 de agosto de 2003

AUGUSTO FERREIRA GOMES (1892-1953)



n. 31 de Agosto de 1892

"Jornalista, poeta e ecritor. Grande amigo de Fernando Pessoa. Companheiro e confidente de muitas obras (...) Era de baixa estatura, franzino, bigode aparado, mente viva e humor mordaz (...)" [Encontro Magick Fernando Pessoa Aleister Crowley, Hugin, 2001]

"Na vida dinâmica dos cafés, na tumultuosa discussão de literatos e jornalistas, costumava Augusto Ferreira Gomes marcar o seu lugar, deixando sobre o mármore polido duma mesa ou sobre uma cadeira, um volume de Edgar Poe. Os colegas e os amigos, chegados nos curtos intervalos da sua ausência, já o sabiam por perto (…) Quem o não conhecesse, ao vê-lo tomar assento, ficaria logo convencido de que seria ele o possuidor, o apaixonado admirador do artista dos «Contos Extraordinários», de tal modo se depreende da sua fisionomia uma sugestiva atracção pelos ambientes trágicos e uma decidida vocação para interpretar as maravilhas do Belo, mesmo quando ele atingia as culminâncias do horrível" [Mário Filipe Ribeiro (?) in, prefácio à "Múmia Assassina?", 1923, citado da obra "O Encontro Magick ... "]

"Augusto Ferreira Gomes foi poeta do Primeiro Modernismo, colaborador de "Orpheu" e das revistas "Contemporânea" e "Athena". Grande amigo de Fernando Pessoa, a quem o livro é dedicado e que o prefacia, partilha com este poeta o gosto pelo ocultismo e pelas ciências esotéricas. Foi ele, aliás, o autor do horóscopo de Álvaro de Campos (...)" [AMP]

Bibliografia: "Rajada Doentia, 1915 / Procissional (poesia), 1921 / O Cosme, 1922 / Múmia Assassina?, 1923 / QUINTO IMPÉRIO, AMP, 1934 (c/ Prefácio de F. Pessoa) / NO CLARO - ESCURO DAS PROFECIAS: S. Malaquias, Nostradamus, Bandarra, o Apocalipse de S. João, ...... Dedicado pelo autor à memória do astrólogo Fernando Pessoa, Lisboa, Portugália, s/d (1943)

M.E.C., POPMUSIC E ESCRÍTICA POP



Com natural curiosidade segui com a atenção merecida, a conversa (via Homem a Dias) entre O Comprometido Espectador, Terras do Nunca e o próprio Homem a Dias, sobre música e em particular em torno da questão de dois livros escritos pelo M.E.C, até porque em post de 23 de Maio já os tinha citado, esperando agora que o próprio M.E.C possa esclarecer a questiúncula bibliófila. No entanto, aqui deixo umas referências, do que (julgo) sei:

- o livro Popmusic-Rock de Philipe Daufoy & Jean Pierre Sarton (Popmusic/Rock na versão original francesa, Éditions Champ Livre, Paris 1972) saiu no ano de 1974 pela Regra do Jogo, com tradução de Carlos Lemos. Posteriormente foi publicado (pelo menos) uma segunda edição que data de 1981 (a que tenho), onde surge um texto muito importante para os amantes a pop, pelo Miguel Esteves Cardoso, denominado "Ovo e o Novo /(Uma) discografia duma década / de rock: 1970-1980", considerado como posfácio á obra, citada.

Se o texto do M.E.C. (na 2ª edição) é importante, menor não deixa de ser o valioso ensaio dos autores franceses citados, tendo em conta os registos afectivos do período de 1974, aqui em Portugal. Daí entender-se o recurso à terminologia marxista na análise da pop music, que partindo da velha questão, bem smithiana diga-se, da distinção entre o trabalho produtivo e improdutivo, estabelece uma arqueologia da pop music rock através de questões como: a neutralização do seu poder de rebelião ou da sua poesis messiânica que revelaria, o seu posterior controlo na lógica da relação mercantil ou a perda da sua força de radicalidade/revolta, numa submissão simbólica a partir da produção de mercadoria por mercadoria, que tudo submete. Velhos tempos, diremos. [nota: o livro faz parte da bibliografia sobre musica, da cadeira de Linguagens da Comunicação, da Univ. Federal da Bahia]

Diga-se, ainda, que a segunda obra publicada pela mesma Regra do Jogo (editora do Porto) foi o excelente Free Jazz Black Power, de Philippe Carles/Jean Comolli, de 1986.

De outro modo, seria interessante referenciar algumas revistas/jornais saídos sobre o fenómeno da pop rock. Um jornal essencial foi O Memória de Elefante, publicado antes do 25 de Abril, que é hoje raro e peça de colecção. Curiosamente, do ponto de vista ideológico o jornal estava perto do "jovem" JPP, desses tempos.

- o livro Escrítica Pop / ... / Um quarto da quarta década do Rock 1980-1982, saiu editado pela Editorial Querco, Junho de 1982, 365 p.

Trata-se, como nos é dito inicialmente, numa recolha de textos escritos em Portugal e Inglaterra e anteriormente publicados n'O Jornal, O Se7e, Música e Som, etc. É um fabuloso livro de memórias musicais, paixões e (des)amores com musica em fundo. Crítica pop importante e valiosa. De muita estimação.

sábado, 30 de agosto de 2003

MINIBIOGRAFIA


Não me quero com o tempo nem com a moda
Olho como um deus para tudo de alto
Mas zás! Do motor corpo o mau ressalto
Me faz a todo o passo errar a coda

Agora adoeço, envelheço, esqueço
O quanto a vida é gesto e amor é foda;
Diferente me concebo e só do avesso
O formato mulher se me acomoda.

E se a nave vier do fundo espaço
Cedo raptar-me, assassinar-me, cedo:
Logo me leve, subirei sem medo
À cena do mais árduo e do mais escasso.

Um poema deixo, ao retardador:
Meia palavra a bom entendedor

[Luiza Neto Jorge, Pravda, nº6, 1988]

À VOLTA DOS BLOGS, JORNAIS & OUTROS MAIS


- O texto (28/08) de Maria José Oliveira n'0 Público (Gazeta dos Blogues) é um exercício jornalístico curioso. A autora considera que há um debate político (e a modos que moderado ... tudo gente encantadora, é bom de ver) entre aqueles que apoda de "blogs politizados", todos bem intencionados a educar o mundo e que no seu mister esgrimem ideias para a crise, chaves e outras quinquilharias para acabar de vez com a crise da crise. Uma verdadeira e árdua "secção de pronto a pensar", digamos. Apesar de se saber que "tudo o que existe, não pode ser verdade", partimos, mesmo assim, em busca desse esperançoso corpus politikus que esses noviciados arautos proclamariam. Nada encontrámos que nos fizesse espanto, êxtase, gosto de olhar (em sentido freudiano), encantamentos redentores ou, mesmo lobrigámos, essa "crueldade lingual" que falava Pacheco. Apenas descobrimos uma "menopausa do espírito". O mito do debate/polémica nem "aparece nem desaparece: nunca acontece". Decididamente os Portas & Barrosos, os Guterres & Ferros, os Zé Fernandes ou os Graça Moura, não são de muita excitação, nem o novo melhoral contra o tédio da política caseira. Assim sendo - regressando ao texto - a prosa adocicada da jornalista leva, portanto, à consideração que o prazer displicente de outros "menos politizados", habitando na blogosfera lusitana, jaz estigmatizado à mesa do computador, pois muito mal armado está pelos Thomas Mann, Joyce, Dostoiewsky, Pessoa, Cesariny, Herberto, Gabriela Llansol, Derrida, Bourdieu, Espinoza, Giddens, Deleuze, O'Neill, Pacheco, que sei eu. Como as "massas" gostam de aparatchiks "politizados", temos de ter paciência, porque "nunca tivemos atados os tomates a nenhuma manjedoura" (Jorge de Sena). Vale!

- [sacado do Aviz]

"(...) Desconfio daqueles que vêm educar as massas e arrebanhar multidões (acho o proselitismo muito discutível). Desconfio ainda mais daqueles que se vêem investidos da missão de «acordar consciências» para pôr toda a gente a discutir e a «debater». Aqui deixamos o que queremos e só somos julgados por isso. Acho bem que existam blogs que citem, citem, citem, que exponham as suas paixões e que escondam os seus amores. Tudo se nota, quando é escrito. Escrever profundamente é mostrar os lugares da paixão (a paixão, a divergência, o ressentimento, o amor, a delicadeza, a tranquilidade), mas só quando se quer. Muitas vezes é só insónia. Só perguntas: e a noite, o que é? — por exemplo." (FJV)

- " (...) o factor mais importante para explicar muito do que se passa hoje no Iraque não é a "ocupação" americana do país, mas sim a verdadeira revolução social e política que esta provocou – o fim do poder hegemónico da minoria sunita face à maioria chiita". [in Abrupto, com o JPP em versão marxiana sobre "o poder". As saudades que eu já tinha!]

- "(...) Assim como grandes repórteres investigativos podem ser cronistas sofríveis, o facto de que tenho o poder de inaugurar minha página na Internet não deve me levar a concluir que tenha alguma coisa a dizer. Já vi ótimos comentaristas culturais que, deixados a sós com seu brinquedo, o blog, transformam-se em Narcisos pueris (...)". [via A Carta Roubada]

- um "blog optimista sobre o Benfica", eis o Nietzsche & Schopenhauer. Daqui, do castelo altaneiro nas margens do Mondego, mando um forte e caloroso abraço [via Aviz]

- para especialistas curiosos: "Schwarzenegger's Sex Talk", in The Smoking Gun

sexta-feira, 29 de agosto de 2003

28 DE AGOSTO

n. 1481 F. Sá de Miranda
n. 1749 Goethe

"Nem esqueçamos que à Maçonaria devemos, neste critério, a maior obra literária dos tempos modernos - o Fausto, do Ir. Goethe, que foi iniciado na Loja Amália de Weimar em 23 de Junho de 1780, passando a Companheiro em 23 de Junho de 1781 e feito Mestre em 2 de Março de 1782" [Agenda Centenário de Fernando Pessoa, Edições Manuel Lencastre, 1988]

Canção de Linceu

"Nado para ver,
Para olhar justado,
Consagrado à torre,
O mundo é um agrado,
Olho lá para o longe,
Vejo aqui pertinho:
A lua, as estrelas,
A mata, o corcinho.
E em todos vejo
O adorno sem fim,
E como me agradou,
Eu me agrado a mim.
Meus felizes olhos,
Tudo o que sentiste,
Fosse como fosse,
Em beleza o vistes!"

[J. W. Goethe,in POEMAS, versão portuguesa de Paulo Quintela, Coimbra, U.C., 1958]

quinta-feira, 28 de agosto de 2003

[HÁ NOITES ASSIM]


Neste dia de tédio, a noite poderia ser enternecedora. Lembrava-me de Plotino, sempre razoável, que dizia:"todos os seres estão juntos se bem que cada qual permaneça separado". Podia ser verdade. Aos 27 minutos, César caiu na maldição e eu, supinamente embriagado, lancei-me a ler catálogos, repleto de saudades de antanho. No Bessa continuava a festa e a paixão por coisas simples que a libido vence, porque o gosto de olhar não cansa. Por cá o Jack Daniels, da minha satisfação, estava uma miséria. Cá em casa nunca ninguém de embebeda, todos ao mesmo tempo. Que lindo conto.

" ... Para o português, o coração é a medida de todas as coisas. Não temos tragédia mas história trágico-marítima. Os Lusíadas são o grande poema do mar. Os marinhos são filhos de sereia. Onde há movimento mais imóvel que as ondas a rolar nas areias de Portugal? Só nos empenhamos por simpatia. E salvamo-nos sempre pela extraordinária capacidade de improvisação: quando se aproxima a catástrofe, abrem-se-nos os olhos da razão ardente, à qual nos vergamos, então desenvolvemos, somos capazes de energia tanta e eficaz - a famosa investida lusitana sob a qual soçobrava tudo - que no vulgo escreve-se isso mesmo assim: milagre" [Francisco Palma Dias, in Via Latina, 1991]

quarta-feira, 27 de agosto de 2003

FIGUEIRA DA FOZ



"(...) Quantos se lembrarão de que, na Figueira, no antigo hotel Reis, nessa época, ao fundo da Praça Velha, estiveram hospedados, ao mesmo tempo, Guerra Junqueiro, Gonçalves Crespo, Cândido Figueiredo, Manuel de Arriaga, Bettencourt Rodrigues. Já não era um mero hotel de praia: era uma sucursal da Academia, uma espécie de Academia a banhos.
Foi num dos alegres jantares dessa estirpe de Júpiter que ocorreu, segundo se conta, este pitoresco episódio: na altura da sobremesa, entraram na sala de jantar duas senhoras ainda novas, bonitas, uma portuguesa, outra brasileira, que estavam com as respectivas famílias no hotel. Ao vê-las entrar, Gonçalves Crespo, levantou-se imediatamente, ergueu o copo e exclamou:
- Brindo ao belo sexo dos dois hemisférios!
Mas logo Junqueiro [Guerra ...], reparando que sob a blusa de seda de uma das senhoras arfavam dois seios rechonchudos, levantou-se, de súbito, bradando, de copo em punho, com a galante irreverência dos seus vinte anos [estava-se, portanto, em 1870]:
- E eu brindo aos dois hemisférios do belo sexo!"

[Luiz de Oliveira Guimarães, in, I Centenário da Figueira da Foz, 1882-1982]

"... Ter nascido à beira-mar é como ter nascido debruçado sobre a vida.. Tudo é irrevogável nos decretos do tempo. Aquelas águas sobre cuja placidez o homem é tão impotente como sobre a placidez das estrelas, revestem-se de uma majestade divina. Não há searas no mar. Não há sobre as águas do mar vestígios do trabalho do homem. Quando um navio passa ao longe é como o passar medroso de uma mão pelo dorso nervoso de uma fera. O mar tem vida. O mar é impenetrável como tudo quanto é vivo ... "

[Gaspar Simões, idem, ibidem]