quarta-feira, 29 de setembro de 2004
Miguel Cervantes [n. 29 Setembro 15470-1616]
"Se bons açoutes me davam, muito bem montado eu ia: se bom governo eu apanho, mui bons açoutes me custa. Isto não o entendes tu por ora, Teresa minha, mas outra vez to explicarei. Hás-de saber, que determinei que andes de coche, que é o que serve, porque tudo o mais é andar de gatas. És mulher de um governador: vê lá se há alguém que te chegue aos calcanhares (...) D. Quixote, meu amo, segundo ouvi dizer nesta terra, é um louco assisado e um mentecapto gracioso, e eu não lhe fico atrás (...) Daqui a poucos dias partirei para o governo, para onde vou com grandíssimo desejo de juntar dinheiro, porque me disseram que todos os governadores novos levam essa mesma vontade: eu lhe tomarei o pulso, e te avisarei se hás-de vir estar comigo ou não (...) A duquesa, minha senhora, beija-te mil vezes as mãos: tu retroca-lhe com duas mil, que não há cousa que saia mais barata, segundo diz meu amo, do que os bons comedimentos (...)"
[Carta de Sancho Pança a Teresa Pança, sua Mulher, in D. Quixote de La Mancha, Livraria Lello, Porto, 1933]
[A Sé da Guarda]
"... A catedral da Guarda é um verdadeiro tratado esotérico. A nível da planta baixa «jaz» o corpo do Homem Cósmico. Esta simbologia nada tem a ver, segundo alguns autores, com a forma da cruz do templo (nave central e nave cruzeira). Para eles a planta cruciforme diz respeito à relação entre o Homem e o Cosmos (Homem de braços abertos, em posição jacente) e não é característica do Cristianismo. (...) Por exemplo, citando Durand Mende, cada elemento da estrutura de uma catedral possui as qualidades comparáveis às do corpo humano: o transepto ao coração, que bate no centro do edifício; a fachada nascente, a da porta principal, aos pés do Homem Cósmico; a abside, à cabeça. Os pés localizam-se à entrada, evocando a marcha dos peregrinos.
Nos primeiros tempos da Inquisição em Portugal, depois de meados do séc.XVI, a luminosidade do interior da Sé da Guarda foi reduzida por terem colocado no fundo do ousio um Grandioso Retábulo [Nota: de autoria de João de Ruão]. Por esta razão reduziu-se a luz que reflectia na nave central a harmonia cósmica. A Catedral tornou-se sombria (...) A grandeza e a imponência do Retábulo atrai as atenções para quem entra na Sé. Naquele período de intolerância religiosa e perseguição aos Judeus, o testemunho iconográfico das cenas da morte de Jesus ajudou a justificar de maneira equivoca o trabalho dos inquisidores e assanhou os ódios contra os Hebreus, «matadores de Cristo». É curioso notar que a inauguração do Retábulo da Catedral da Guarda coincide com o inicio das perseguições em série e em grupo, junto dos cristãos-novos da Cidade, o que por certo não pode ser dissociado das denúncias ..." [Adriano Vasco Rodrigues, in Guarda Pré-História, História e Arte (Monografia), 2000]
terça-feira, 28 de setembro de 2004
André Breton [1896 - m. a 28 Setembro 1966]
"... O Espírito do homem que sonha satisfaz-se inteiramente com o que lhe acontece. Deixa de poder colocar-se a angustiante questão da possibilidade. Mata, voa mais célere, ama quanto queiras. E se morres, não é na certeza de acordares entre os mortos? Deixa-te conduzir, os acontecimentos não admitem que os adies. Não tens nome. A facilidade de tudo é inapreciável (...)
O homem põe e dispõe. Só a ele cabe pertencer-se todo inteiro, isto é, manter em estado de anarquia o âmbito cada vez mais temível dos seus desejos. A poesia ensina-lho: traz com ela a compensação perfeita das misérias que sofremos ..."
[A. Breton, in Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial, P&R, 1977]
[O Terreiro do Paço]
"O Livro de Toth, mais conhecido como Tarot é, como se sabe, constituído por 78 lâminas, originalmente de ouro fino, pertencendo 22 lâminas aos Arcanos Maiores, os esótericos, e as restantes 56 aos chamados Arcanos Menores ou exotéricos (...)
Se observarmos, sob o ponto de vista esotérico, o Terreiro do Paço logo verificamos que a expressão preponderante é a sua vasta, a sua profusa arcaria. Existe uma intencionalidade na disposição muito particular desses elementos que ultrapassa, sem dúvida, a simples função estrutural da sua arquitectura. Os edifícios laterais contêm 28 arcos, cada um, cuja soma é de 56, o que corresponde ao número de lâminas dos Arcanos Menores.
Na fachada principal, entre as ruas do Ouro e da Prata, contamos, por outro lado, 22 arcos, 11 em cada direcção, a partir da Rua Augusta. Ora, 22 arcos correspondem exactamente ao número de lâminas dos Arcanos Maiores, os arcanos iniciáticos.
Se aplicarmos a cada arco o arcano que lhe corresponde, possuímos a chave interpretativa de um ciclo completo de manifestação: relativamente aos 56 arcos, a manifestação profana, quanto aos 22 arcos frontais, entre as ruas do Ouro e da Prata, a realização oculta." [O. N. Gonçalves, in Quinto Império nº3, Abril de 1991]
segunda-feira, 27 de setembro de 2004
Heberto Padilla [1932 - m. a 25 Setembro 2000]
"Madre, todo ha cambiado.
Hasta el otoño es un soplo ruinoso
que abate el bosquecillo.
Ya nada nos protege contra el agua
y la noche.
Todo ha cambiado ya.
La quemadura del aire entra
en mis ojos y en los tuyos,
y aquel niño que oías
correr desde la oscura sala,
ya no ríe ..." [H. P., in Exílios]
Alguns Locais: Heberto Padilla / Heberto Padilla (Biografia) / ¿Quién es Heberto Padilla? / Heberto Padilla: delito de poeta / El escritor ante una batalla ideológica / Imágen de Julio Cortázar (por H. Padilla) / Fuera del juego (poesia) / Antologia Poesia
A Posteriori
- é possível que as declarações de David Justino nos jornais e TV's pudessem ser diferentes. Mas a originalidade da cacofonia ministrada, perfeitamente anti-pedagógica diga-se, é que a leveza das acusações do ex-Ministro da Educação Barrosista não tem qualquer sentido técnico, político ou educativo. David Justino é protagonista de si próprio. Transviado do seu métier, com uma total ausência de formação para o cargo, tomba no Mi(ni)stério da Educação sem poder escolher a equipa de trabalho, cerceado que estava numa autonomia por contrato Barrosista-Portista, sem projecto global, sem princípios orientadores, sem estratégia de mudança. O que resta depois das suas esquivas afirmações é a visão de um homem sem aprumo, angustiado e torturado. Pode ter toda a razão do mundo, mas falta-lhe a inspiração para o desvendar.
- a piramidal vitória de José Sócrates na sua eleição para secretário-geral do PS é a sepultura de todos nós. Não porque exista qualquer insensata tramóia conspirativa antidemocrática, mas porque representa, como noutros partidos, a mais perversa vitória do aparelho e dos interesses instalados. Quem, por qualquer motivo, soubesse das peripécias havidas, nas pressões desatinadas feitas, do alarido absolutamente disparatado construído sobre a cabeça dos eleitores socialistas, coraria fascinado. Será assim em todos os partidos, mas podia ser diferente. E não está em causa a figura de Sócrates, agora ocupado a manejar a agulha de candidato a primeiro-ministro com Lopes em fundo, mas sim a ideia que os desmandos e as vaidades de alguns são o ridículo para todos nós, simples mortais indiferentes ao construído democrático.
sábado, 25 de setembro de 2004
William Faulkner [n. 25 Setembro 1897-1962]
[O Som e a Fúria] - "... O romance faz-nos mergulhar, logo de começo, no inferno interior de Benjy, o idiota, o que justifica a reminiscência shakespeariana, que dá o título ao livro: (a vida) «é uma história contada por um idiota, cheio de som e fúria e sem qualquer sentido»
(...) Publicado pela primeira vez em 1929 [The Sound and The Fury], a sua composição recolhe o fruto de uma larga experiência literária, cujos precedentes são simultâneamente europeus e norte-americanos. Destes retoma a tradição impressionista de Henry James e o tipo de narrativa à Hawthorne, que se concentra na análise do dessoramento de uma antiga família; daqueles assimila em particular o magistério de James Joyce ..." [Luís de Sousa Rebelo, in prefácio a O Som e a Fúria, Portugália, trad. de Mário Henrique Leiria e H. Santos Carvalho]
[Credo]
"Creio na Arte, símbolo de apóstolos e mártires, toda poderosa, criadora de todas as belezas e no Livro, a sua expressão máxima, o qual é concebido pela graça do génio, nasceu do Sonho, padecendo o mortal sob paixão criadora, crucificando-se o artista para erguer o seu monumento, tentando pintar os Infernos e os Céus, e um dia surgiu divino, guardando a chama do Sol, e ficou colocado à mão direita de Deus, cinzelador da Terra, do Infinito e do Mar, de onde iluminará os vivos e os mortos. Creio na natureza, musa inspiradora e reveladora dos génios, na ressurreição da beleza, na Obra Eterna. Amem"
[N. A. Archer de Lima, in Livro de Horas para a Culto do Alfarrábio, Lisboa, Tip. do Comércio, 1928]
Boletim Bibliográfico 21 de Luís P. Burnay
Luís Burnay, Livreiro-antiquário com morada na Calçada do Combro, 43-47, Lisboa, lançou o seu 21 Boletim, com um conjunto de 545 livros esgotados e raros, a preços razoavéis.
Algumas referências: Agostinheida, poema heróico-cómico, [de Nuno Álvares Pereira Pato Moniz], 1817 / Quarenta Anos de Vida Literária e Política, por António José de Almeida, 1933-34, IV vols / A Mornaça: a revolta nos Açores e Madeira em 1931, de Ferro Alves, 1935 / Santos Portugueses, por João Ameal, 1957 / Descripção e Historia do Concelho de Moimenta da Beira, pelo Abade d'Arcozellos, 1926 (raro) / As Sciencias Malditas. Esboço de Filosofia hermética, de João Antunes, 1924 / O Archeologo Português, revista importante e valiosa dirigida por Leite Vasconcelos / D. Maria I, de Caetano Beirão, 1934 / O Antisemitismo, por Adolfo Benarús, 1937 / O Povo Português nos seus costumes, crenças e tradições, de Teófilo Braga, 1995, II vols / O Senhor D. Pedro II Imperador do Brasil: Biographia por Joaquim Pinto de Campos, 1871 (raro) / Amor e Melancolia, ou a Novíssima heloisa, de A. Feliciano de Castilho, Coimbra, 1828 / Lisboa Antiga: O Bairro Alto, 1902-1904, V vols / Guia Histórico do Viajante em Coimbra e Arredores, por Augusto Mendes Simões de Castro, 1897 / O Movimento Monarchico, por Álvaro Pinheiro Chagas, 1913, II vols / O Surrealismo na Poesia Portuguesa, organ. de Natália Correia, 1973 / Da Pulhice do Homo Sapiens (Da Monarquia de vigaristas, pela Republica de Bandidos à Ditadura de papa), de Humberto Delgado, 1933 / Historia da Franco-Maçonaria em Portugal (1733-1912), por Manuel Borges Grainha, 1976 / Guia e Manual do Jardineiro ou Arte de Cultivar os Jardins, com uma estampa explicativa seguido da linguagem das flores ..., [anónimo], 1862 / As Sociedades Secretas, de Serge Hutin, 1959 / A Ilharca Incógnita ou memorias do Cavalheiro de Gastrines ..., 1802, VI vols / Jurisconsultos Portugueses do Século XIX, sob direcção de José Pinto Loureiro, 1947 / Os Cátaros: origens, desenvolvimento, perseguição, extinção, por Jesus Mestre Godés, 2001 / Obras de Francisco Sá de Miranda: ed. fac-similada de 1595, com estudo de Vítor Aguiar e Silva, 1994 / Governantes de Portugal desde 1820 até ao Dr. Salazar, por António Manuel Pereira, 1959 / Amieira do Antigo Priorado do Crato (subsídios para uma monografia), por F. V. Rasquilho e Tude M. Sousa, 1936 / A Barba em Portugal: estudo de etnografia comparativa, de J. Leite de Vasconcelos, 1925 (raro) / Corografia portugueza e descripcam topográfica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das Cidades, Villas & Lugares ..., de António Carvalho da Costa, 1868, III vols / Definições e Estatutos dos Cavalleiros, e Freires da ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Historia da Origem e Principio della, Of. De Miguel Manescal da Costa, 1746 (raro) / Galeria das ordens Religiosas e Militares, desde a mais remota antiguidade até nossos dias, Porto, 1843, II vols (raro) / Regra da Cavalaria e Ordem Militar se S. Bento d'Aviz, Lisboa, Impressa por Jorge Rodrigues, 1631 / O Vidro em Portugal, de Vasco Valente, Porto, 1950
sexta-feira, 24 de setembro de 2004
Faites à La Main
- os funcionários públicos do M.E. se fossem coloridos pelo mão do inefável dr. Medina Carreira não depenicavam listas de colocação de docentes, muito menos escarafunchavam numa semana o que só se pode fazer em vários meses (salvo milagres autorizados pela tutela e na sua primeira versão por inteligentes sindicalistas). Nem procuravam disfarçar o desconcerto da sra. Ministra de Educação ou as oração do incontinente Santana. Muito menos alinhavam nas divertidas afirmações dos Sindicatos de Professores, sob o aconchego sorrateiro do dr. Paulo Sucena ou do subtil piscar de olhos do dr. João Dias da Silva. Evidentemente que, para o tão habilidoso como ressaibiado dr. Carreira, há muito que uma qualquer bula teria atirado os dissolutos e gastadores funcionários públicos para o seguro redil do desemprego. A bem da Nação, em amparo da absorvente faina de um qualquer conselho de administração da CGD ou em defesa da enérgica administração da EDP. O dr. Carreira jaz posto como um pároco denunciador da plebe, ao mesmo tempo que debaixo da capa lhe caem mapas e mapas de números baptizados, emolumentos depravados, papéis espirituosos. O tabelião dr. Medina Carreira tem um sonho: ver o professor Silva Lopes e a doutora Teodora Cardoso de lápis na mão a fazer listas de colocações de docentes, em vez de se incomodarem a reflectir sobre economia, finanças ou orçamento. Por moralidade e a bem da Nação.
- o furor erudito do vendedor de sistemas Dias da Cunha é arrebatador. O presidente do SCP topa os folguedos do futebol em rápida vistoria, mas quando pretende agarra-los a bicharada desaparece misteriosamente. A-peseiro disso lança raios e coriscos implacáveis, barafusta no oráculo de Alvalade, faz hermenêuticas muito condimentadas nas TV's. O alarido deve frutificar. Até porque, empoleirado nas Torres das Antas, Jorge Nuno Pinto da Costa reflectindo sobre a transcendência do Uno juntamente com o filósofo Víctor Fernández, vai estabelecendo os competentes regulamentos. E Bruno Prata, o cómico de serviço aos jornais, arquitecta prosa suculenta sobre a equipa azul e branca para os cabisbaixos associados. O sistema seguirá dentro de momentos, nem que seja faites à la main. Dias da Cunha antecipadamente agradece.
quarta-feira, 22 de setembro de 2004
Herança Barrosista
A arte de administrar da governação de Durão Barroso é o maior atestado da tragédia que tombou sobre as nossas cabeças. A coreografia política obscena manifestada, a arquitectura reformista afiançada até à exaustão - suprema vaidade revelada em mimosas prédicas à nação -, a laboriosa presunção de brilho, talento, sacrifício e confiança no desempenho e competência governamental resultam num mar imenso de aguçados escolhos, numa grosseira e indecoroso aventura sem glória, num espectáculo espantoso de desencantos e amarguras. Todo esse descomunal e misterioso trabalho governativo não foi mais que um monumento à inépcia e incompetência, um embuste desvendado, uma calúnia à inteligência e ao bom-senso. O rendez-vous com os indígenas não passou de uma rosariada pouco empolgante e de muito artifício.
O que se sabe, hoje, por desgraça nossa, está à vista de todos. A chinfrineira do governo do presidente-preocupado-Sampaio diz-nos isso mesmo. Senão, como interpretar a inquietação pelo estado das finanças, do deficit e pelo novíssimo orçamento, do inefável Bagão Félix, aquele a quem não deixaram vestir opa para mal dos nossos pecados? Como varrer a ideia, nas nossas malabrutas cabeças, da negociata dos Hospitais-Empresas, oferecida com emoção reformadora pelo boticário ministro da Saúde? Como entender os mystérios da educação desse impagável duo David Justino & Abílio Morgado? E as pieguices dos chief executive officer estaduais? Ou o desempenho dos figurantes chairman's para todo o serviço da governação empresarial? Que dizer da extenuante lide da gestão da coisa pública, dos vários boys que as sinecuras amamentam? E dos conselhos foliões desse cabriolet Luís Delgado? E a estridente gritaria à plebe do arq. Saraiva, entretido que está no tiroteio da contra-informação? Estaremos todos nós a malucar? Poderá ser?
[A leviandade política, com que a Sra Ministra da Educação alimentou o processo de colocação de professores, mesmo que a boa fé exista, é inaceitável. Não querendo enxergar, desde o início, as desmandas informáticas (porque as outras só terá consciência daqui a uns tempos) herdadas anteriormente, aferrolhando-se ao compadrio e à balbúrdia laranja, não fez mais que dar uma triste imagem de perdedora. Desde a primeira hora que a Ministra devia ter suspendido o concurso de docentes, tendo mesmo sido avisada para tal facto, e só mordeu o freio da derrota política por sua inteira vontade. À banalidade do seu desempenho televisivo acresce a impotência de se sujeitar à gritaria dos sindicatos e a ouvir o ar grave de catedrática educativa Fátima Bonifácio (para quando uma avaliação pedagógica a estes senhores?). Pior descrédito é impossível.]
Leilão de Livros no Palácio do Correio Velho
[Dias 28, 29 e 30 Setembro]
Arte e Arquitectura / Biografias / Botânica / Brasiliana / Camoniana / Coleccionismo / Direito / Equitação / Gastronomia e Enologia / Heráldica e Geneologia / Literatura / Manuscritos / Numismática / Queirosiana / Revistas / Arquivo de Alfred Tait (Barão de Soutelinho)
Livros & Arrumações
- Da Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, Ano 76, vol. LXXII, nº 443, de Jul/Set. 1977 um curioso trabalho denominado, "A Criação Nacional de Cavalos Árabes e a Homologação do seu «Stud Book»", pelo médico-veterinário José Monteiro. Refere "os seis ramos originais em que é clássico dividir a raça árabe", parte para o estudo da "genealogia do garanhão Aksoum que figura na maioria dos pedigrees dos árabes nacionais da actualidade", citando as fontes. Aponta o facto que a "óptima qualidade dos árabes nacionais resultaria da junção das boas fontes originais que foi possível reunir na Coudelaria Nacional Portuguesa, de um meio próprio para a raça e de uma apertada selecção morfofuncional feita através de severas provas". Por último refere, ainda, que o cavalo árabe "tem sido prejudicado na sua evolução e melhoramento por estar rodeado de lendas mais ou menos fundamentadas, de ideias preconcebidas e de concepções ultrapassadas".
- No II Centenário da Imprensa Nacional [1768-1968], com notas coligidas por Ramiro Farinha, um opúsculo, "Imprensa Nacional de Lisboa. Sinopses da sua História", 1969. Algumas anotações: data de 24 de Dezembro de 1768 o alvará que criou a Impressa Régia, "que ficou subordinada à Junta do Comércio". Como director ficou Nicolau Pagliarini, sendo o mestre-escola e abridor de estampas o célebre Joaquim Carneiro da Silva (aprendeu desenho no Rio de Janeiro com João Gomes, frequentou a escola de Louis Sterni em Roma, seguiu para Florença e a convite do Marquês de Pombal veio para Lisboa) e o mestre-livreiro da Real Biblioteca era António José. A partir das Cortes Constituintes de 1820, passa a denominar-se por Imprensa Nacional. Em 1878 o administrador foi Venâncio Augusto Deslandes (que publica a importante obra, Documentos para a História da Tipografia Portuguesa do Século XVI e XVII, em 1822) e com a sua morte sucede Luís Derouet, sendo substituído em 1915 por Augusto Machado Santos e em 1917 por Almeida Garrett. Da bibliografia consultada registe-se: A Imprensa Nacional e as Humanidades Clássicas", por Rebelo Gonçalves; "A Imprensa Nacional - Subsídios para a Sua História", de José Vitorino Ribeiro; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Memória Histórica", por Norberto de Araújo e Artur Pereira Mendes; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Breve Notícia Histórica", por Henrique Ferreira da Costa.
- Da Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, Ano 76, vol. LXXII, nº 443, de Jul/Set. 1977 um curioso trabalho denominado, "A Criação Nacional de Cavalos Árabes e a Homologação do seu «Stud Book»", pelo médico-veterinário José Monteiro. Refere "os seis ramos originais em que é clássico dividir a raça árabe", parte para o estudo da "genealogia do garanhão Aksoum que figura na maioria dos pedigrees dos árabes nacionais da actualidade", citando as fontes. Aponta o facto que a "óptima qualidade dos árabes nacionais resultaria da junção das boas fontes originais que foi possível reunir na Coudelaria Nacional Portuguesa, de um meio próprio para a raça e de uma apertada selecção morfofuncional feita através de severas provas". Por último refere, ainda, que o cavalo árabe "tem sido prejudicado na sua evolução e melhoramento por estar rodeado de lendas mais ou menos fundamentadas, de ideias preconcebidas e de concepções ultrapassadas".
- No II Centenário da Imprensa Nacional [1768-1968], com notas coligidas por Ramiro Farinha, um opúsculo, "Imprensa Nacional de Lisboa. Sinopses da sua História", 1969. Algumas anotações: data de 24 de Dezembro de 1768 o alvará que criou a Impressa Régia, "que ficou subordinada à Junta do Comércio". Como director ficou Nicolau Pagliarini, sendo o mestre-escola e abridor de estampas o célebre Joaquim Carneiro da Silva (aprendeu desenho no Rio de Janeiro com João Gomes, frequentou a escola de Louis Sterni em Roma, seguiu para Florença e a convite do Marquês de Pombal veio para Lisboa) e o mestre-livreiro da Real Biblioteca era António José. A partir das Cortes Constituintes de 1820, passa a denominar-se por Imprensa Nacional. Em 1878 o administrador foi Venâncio Augusto Deslandes (que publica a importante obra, Documentos para a História da Tipografia Portuguesa do Século XVI e XVII, em 1822) e com a sua morte sucede Luís Derouet, sendo substituído em 1915 por Augusto Machado Santos e em 1917 por Almeida Garrett. Da bibliografia consultada registe-se: A Imprensa Nacional e as Humanidades Clássicas", por Rebelo Gonçalves; "A Imprensa Nacional - Subsídios para a Sua História", de José Vitorino Ribeiro; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Memória Histórica", por Norberto de Araújo e Artur Pereira Mendes; "A Imprensa Nacional de Lisboa - Breve Notícia Histórica", por Henrique Ferreira da Costa.
segunda-feira, 20 de setembro de 2004
Sérgio Milliet [n. 20 Setembro 1898-1966]
"Vícios de estufa
revanches de sonho
e um dia o milagre do mar."
[in Autobiografia inacabada]
Locais: Sérgio Milliet (1898 - 1966) / Poesia / As várias faces de Sérgio Milliet / O Movimento Modernista / Semana de Arte Moderna
Catálogo da Livraria Moreira da Costa
Acaba de sair o Catálogo nº 46 da Livraria Moreira da Costa, Rua de Avis, 30, Porto, com um conjunto interessante de livros sobre as antigas colónias e literatura em geral. Pode ser consultado on line.
Algumas referências: Solares Portugueses, por Carlos de Azevedo, 1971 / Com Vista às Eleições. Análise e comentário de alguns problemas de interesse nacional. 1965. Diário de Lisboa / Raças do Império, por A. A. Mendes Corrêa, 1943 / O Esoterismo de Fernando Pessoa, por Dalila Pereira da Costa, 1978 / Figuras e Factos Alto-Durienses. Frei João de Mansilha o a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, de Sousa e Costa, Porto, 1953 / Estudos Coloniais, de Teófilo Duarte, Lisboa, 1942 / Fel (poesia), por José Duro, 1916 (2ª ed.) / Estatutos da Universidade de Coimbra. Confirmados poe el Rey nosso Snor Dom Ioão o 4º em o anno de 1653. Impressos por mandado e orde de Manoel de Saldanha... Em Coimbra. Officina de Thome Carvalho Impressor da Universidade. Anno 1654 (raro) / As Dez Freguesias do Concelho de Tarouca (História e Toponímia), Braga, 1995 / Livro de Bom Humor para Alívio de Tristes, de Tomás da Fonseca, 1961 / Perfil de Camillo Castello Branco, pelo P.e Senna Freitas, 1888 / A Real Abadia de Alcobaça. Estudo Histórico-Arqueológico, de Artur Gusmão, 1948 / Elementos para o Estudo de Alguns Problemas de Vila Nova de Famalicão, de A. Pavão da Silva Leal, 1935 / O Livro Azul. Ou Correspondencia Relativa Aos Negocios De Portugal. Traduzido do Inglez. Lisboa. Typographia de Borges, 1847 (Segue-se: Debates no Parlamento Britannico Sobre os Negócios de Portugal. Lisboa. Typographia de Pedro Antonio Borges, 1847) (raro) / África Nossa. O que queremos e o que não queremos nas nossas terras de África, por Norton de Matos, 1953 / Monografia do Concelho de Olhão, de Athaide de Oliveira, 1986 (2ª ed.) / São Jerónimo e a Trovoada, de Teixeira de Pascoaes, Porto, 1936 / Catálogo dos documentos manuscriptos que pertenceram a José da Silva Passos e que foram offerecidos à Real Bibliotheca Publica Municipal do Porto por D. Anna Luiza Rodrigues de Freitas. Porto, 1909. (imp. fonte para o estudo da Patuleia) / Da Famosa Arte da Imprimissão. Da Imprensa em Portugal às Cruzadas D'Além Mar, por Américo Cortez Pinto, Lisboa, 1958 / Maíssa (Mãe Negra, poesia), de Anunciação Prudente, Lourenço Marques, 1965 / Faiança Portuguesa, Sec. XVIII-XIX, por Artur de Sandão, Porto, 1976-1985, II vols / O Móvel Pintado em Portugal, de Artur de Sandão, 1979 / Ensaio de Análise Económica do Café, de Alfredo de Sousa, Lisboa, 1963 / Religiões da Lusitânia, de J. Leite de Vasconcelos, 1981, III vols / A Diana de Jorge de Montemor, em português de Afonso Lopes Vieira, 1924
Subscrever:
Mensagens (Atom)