sexta-feira, 14 de julho de 2006


Primeiro Manifesto Dada [lido por Hugo Ball, em Zurique, 14 Julho 1916]

"Dada é uma nova tendência da arte (...)

Uma palavra internacional. Apenas uma palavra e uma palavra como movimento. É simplesmente bestial. Ao fazer dela uma tendência da arte, é claro que vamos arranjar complicações (...)

Leio versos que não pretendem menos que isto: dispensar a linguagem (...) Quero a minha própria asneira, e vogais e consoantes também que lhe correspondam. Se uma vibração mede sete centímetros, quero palavras que meçam precisamente sete centímetros. As palavras do senhor Silva só medem dois centímetros e meio (...)

Não devemos deixar surgir muitas palavras. Um verso é a oportunidade de dispensarmos palavras e linguagem. Essa maldita linguagem à qual se cola a porcaria como à mão do traficante que as moedas gastaram. A palavra, quero-a quando acaba e quando começa..."

[Primeiro Manifesto Dada]

Locais: Manifesto of Dada in Zürich / A Brief Chronology of Dada (as drawn from various sources) / Dadaism by Tristan Tzara / Dada [Centre Pompidou] / Dadaísmo / Dada and Surrealism:Texts and Extracts / Jacques Vache, Cartas de Guerra / Surrealismo: Revolta e Conquista / Surrealismo, A voz e a mão do bizarro

quinta-feira, 13 de julho de 2006


Roger Keith 'Syd' Barrett [1946 - 2006]

Oh where are you now
pussy willow that smiled on this leaf?
When I was alone you promised the stone from your heart
my head kissed the ground
I was half the way down, treading the sand
please, please, lift a hand
I'm only a person whose armbands beat
on his hands, hang tall
won't you miss me?
Wouldn't you miss me at all?

The poppy birds way
swing twigs coffee brands around
brandish her wand with a feathery tongue
my head kissed the ground
I was half the way down, treading the sand
please, please, please lift the hand
I'm only a person with Eskimo chain
I tattooed my brain all the way...
Won't you miss me?
Wouldn't you miss me at all?

Syd Barrett - Wouldn't You Miss Me (Dark Globe)Castpost

Video: Wouldn't You Miss Me?

Boletim Bibliográfico 31 de Luís P. Burnay

Acaba de sair o Boletim Bibliográfico 31, mês de Julho, do Livreiro-Antiquário Luís P. Burnay (Calçada do Combro, 43-47, Lisboa). Apresenta livros de história, literatura, arte e monografias.

Algumas referências: Caminhos de ferro portugueses: esboço da sua história, de Frederico de Quadros Abragão, 1956 / Álbum de costumes portuguezes, David Corazzi, 1888 / Anti-Maçonica [Antídoto salutifero contra o Despertador Constitucional ?, 1827; Exorcismos contra os incursos Maçónicos ..., 1827; O Vôvô Maçon ..., 1827; Exposição franca sobre a Maçonaria, 1828] / Antologia da Poesia Portuguesa erótica e satírica, sel. Notas de Natália Correia, ed. Afrodite / A Inquisição e os Professores do Colégio das Artes, por Mário Brandão, 1948 / Perfil do Marquês de Pombal, de C. C. Branco, 1900 (2ª ed.) / Roteiro de Lisboa a Goa, por D. João de castro, 1882 / O Charivari, Porto, Ano I (1886) a Ano X (1895), 14 vols / Sete Septetos seguidos de um comentário disponível, de Ruy Cinatti, 1967 / Cartografia e cartógrafos portugueses dos séculos XV e XVI, por Armando Cortesão, 1935, II vols / Ditames e Ditérios, de Alfredo da Cunha, 1929-31, III vols / O Diário de Noticias e a sua fundação e os seus fundadores, de Alfredo da Cunha, 1914 / História de Portugal Restaurado, pelo Conde da Ericeira, 1945-46, IV vols / Serra-Mãi, poemas de Sebastião da Gama, 1945 / Monografia do Parque da Pena, de Mário de Azevedo gomes, 1960 / Sucessos de Portugal: memorias históricas politicas e civis ... desde 1742 até ao anno de 1804, por José Pedro Ferraz Gramoza, 1882 / Apresentação do Rosto, de Herberto Helder, Ulisseia, 1968 / In Memoriam de Camilo, 1925 / Inventário da Colecção de Registos de Santos, org. Ernesto Soares, 1955 / Macarronea Latino-Portuguza (poesia satírica e jocosa), Porto, 1791 / O Marquez de Pombal: obra comemorativa do Centenário, 1885, II vols / Movimentos de Cavallaria com addicçam para Dragoens e Infantaria ?, de José de Almeida e Moura, 1741 / Mito-Alegoria-Simbolo: monologo autodidacta na oficina de pintura, por Almada Negreiros, 1948 / Passatempo (revista quinzenal editada pelos Armazéns Grandella, editor Joaquim Monteiro Catharino), Ano I (nº1, 1900) a Ano II (nº48, 1902) / Portugal: diccionario histórico, chorografico, heráldico, biographico, ..., por Esteves Pereira & Guilherme Rodrigues, 1904-1915, VII vols / Peregrinação seguida das suas cartas (versão integral em port. moderno de Adolfo Casais Monteiro), de Fernão Mendes Pinto, 1952-53, II vols / Ourivesaria Poruguesa, de Reinaldo dos Santos, 1959-60, II vols / Introducção à Archeologia da Península Ibérica, por Augusto Filippe Simões, 1878 / Ásia Portuguesa, de Manuel de Faria e Sousa, 1945-47, VI vols / História do Futuro, do Padre António Vieira, 1855

terça-feira, 11 de julho de 2006


Catálogo de Junho da In-Libris

Acaba de sair o Catálogo do mês de Julho da In-Libris (Porto). A consultar

O desportivamente correcto ou coisas do Carvalho

"Ele era daqueles que querem sempre fazer mais e melhor, mesmo quando não lho pedem. Essa qualidade, num criado, é abominável" [G-C Lichtenberg]

Estamos maravilhados. Pelo que nos avisam, a missão d'hoje - provida em embrulho muito civilizador, respeitável e sempre obediente - é reconhecer o princípio e o ensinamento da "coisa" dita correcta. A autorização para o uso do testemunho da infâmia já foi. E belos tempos foram. Hoje floresce entre nós a temporada das pombas mansas. Temos de ter majestade nos conceitos, dúvida na disputa, cerimónia nas palavras. O assunto do contraditório é sempre esculpido entre um breve insinuar do politicamente correcto, o piscar d'olhos e a eterna pancadinha nas costas. Todos bem-educados.

Na verdade, que vemos nós? Que contra a perversão da labita sempre odiosa da canalha, se exige a fineza do subtilmente correcto. Exemplos!? Tem um homem, num achaque de lhaneza, necessidade de enviar à merda um árbitro, a mulher, um jornalista, o patrão ou um primeiro-ministro, mas, hélas, deve sucumbir ao politicamente correcto e fazer fé na oratória do dr. César das Neves ou citar, se for caso disso, Paula Bobone. Mais: quando o cidadão, por exemplo, é aliviado na carteira, delicadamente, pelo notável Ministro das Finanças, deve sorrir de encantamento pátrio. É o que diz a boa língua do jornal Expresso & outros papéis de referência. Na sua casa, rezam as crónicas, o gentio luso tem o venerável compromisso de não importunar os meninos e meninas, para não ser tratado por libertino e evitar reparos de maior. De facto, os psicólogos e os sociólogos estão, como se sabe, em todo o lado. Todo o cuidado é pouco. Leia-se os relatores. E no restaurante? Aí, deve o sujeito ser fiel ao cardápio, encomendar polidamente, não escancarar a boca de protestos e jamais, mas jamais, deverá ser herege em casa alheia. A civilização, ilustremente correcta, exige-o.

Essa qualidade natural do sujeito moderno (dirá o paciente liberal em trânsito na blogosfera) é estupenda, distinta e de referência. Evidentemente para todos os não-vulgares. Mas mesmo entre os outros, os ordinários indígenas, o consenso começa a ser ecuménico. Ser correcto politicamente, literariamente, sexualmente ou desportivamente, eis a superstição recente. Estamos em pleno vitalismo neo-burguês. É o aperfeiçoamento da modernidade, o bordão da globalização, a vibração liberal, dizem.

Ora tal manual de civilidade arribou em força este Verão, via Mundial de Futebol. As croniquetas últimas foram fatais. Não há mais pachorra. Vem o caso, que uns, vítimas de dor futeboleira ou por convicção de sentinela avançada da "coisa" dita correcta, promoveram, em altos brados, essa nobre arte do desportivamente correcto num palavrório que culminou, imponente, em editorial à Manuel Carvalho. No jornal Público, tendência JMF. Com efeito, o vaidoso Carvalho, não tendo o Rui Rio à perna todos os dias, investiu sobre a generalidade dos indígenas, em particular os do futebol. Depois de aturado estudo televisivo, o escosido Carvalho sustenta que somos todos manhosos, viciosos, palavrosos (coisa perigosa!), dissimulados. No futebol e em tudo. A dor oftálmica é do Carvalho. Portanto, nada de espantos: os outros lá fora (ingleses ou franceses) são o exemplo a seguir, a raça ungida e fidalga. Por cá, só na aparência se sabe o que é o futebol. Sigamos, pois, o Carvalho. Avanti!

Leituras & anotações

(15 Julho) International Day of Protest: Shut Guantanamo Now! / Bush Is Pressed on Reporting Domestic Surveillance [The W. Post] / Como vender o liquidar una biblioteca particular recibida en herencia / George Bush singing 'Sunday Bloody Sunday' [video] / Globalisation and its contents [The Little Magazine] / Google acabará con las bibliotecas [El Confidencial] / Hate Groups Are Infiltrating the Military, Group Asserts [N.Y.T.] / The Genius of George Bush [video] / The Six Sins of the Wikipedia [Sam Vaknin] / Velvets top album poll

Imposible negociar las pasiones - entrevista com George Steiner

Dice usted en En el castillo de Barbazul, de manera bastante abismada, que la cultura no vuelve al hombre más humano. Habla incluso de una cierta derrota de la cultura. Existiría una proximidad inquietante entre la cultura y el horror.

Le responderé en dos partes. Primero existe lo que yo llamo la 'paradoja de Cordelia'. Regreso por la tarde a mi casa después de haber leído con mis alumnos El Rey Lear, con la cabeza ocupada aún por las palabras de Lear que sostiene en sus brazos a Cordelia muerta: 'Never, never, never...', pero no oigo los gritos de la calle. La ficción es más poderosa que los lamentos de aquellos que sufren a nuestro alrededor. No por omisión deliberada, sino por un mecanismo psíquico que hace que el gran arte se apodere de la conciencia a tal grado que nos hacemos insensibles a los gritos de los hombres de carne y hueso. ¡Es una paradoja horripilante! Mi segunda respuesta concierne a la fractura entre la forma inhumana que tiene un hombre de llevar sus actividades políticas o públicas y su capacidad para crear belleza. Nietzsche responde que la belleza está más allá del bien y del mal. Yo puedo entenderlo por lo que respecta a la música, pero no con la literatura. No acepto la idea de que el hombre pueda dividirse en pequeños compartimientos estancos. Para mí, es el mismo hombre el que por la tarde interpreta a Bach y el que por la mañana tortura en un campo. Sin duda resulta inexplicable, pero lo que es seguro, en cambio, es que las humanidades no resistieron a la barbarie. ¡La música no dijo no! Poco antes de suicidarse, Walter Benjamin escribió: 'La base de todas las obras maestras es la barbarie' [ler toda a entrevista, aqui]

in Confabulario - suplemento de cultura de El Universal. México, 1 de julio de 2006 [aliás, in Magazine Littéraire, trad. de Alberto Román]

sexta-feira, 7 de julho de 2006


Alguma Poesia e outras considerações desagradáveis

"... Há, nitidamente, na mais jovem poesia portuguesa, um retrocesso. Tenho observado, com mágoa, a infinita suficiência destes livros. Quer formal, quer intimamente, estamos na época da 'Maria-vai-com-as-outras'. E tudo serve: as descobertas ou hábitos formais dos outros, o grande destino do homem (que merecia mais meditação e mesmo declamação), até a própria habilidade rítmica. Tudo serve, desde que seja possível o individuo convencer-se, e aos seus pares, de que é poeta (...)

Nunca se publicaram tantas críticas, e nunca, suponho eu, se leram tantos metros de prosa, impressionista, didáctica ou erudita, falando de tudo, menos da essência da obra criticada.

De modo que, em resumo: por um lado, a critica oral ou escrita faz o elogio dos epígonos e da mediocridade; e, por outro lado, lamenta amargamente a mediocridade reinante. Isto é um beco sem saída, para quem está nele ..."

[Jorge de Sena, Mundo Literário, nº2, 18 de Maio de 1946]

In Memoriam José Vieira Marques [1934-2006]

"Partiu como chegou ao mundo do cinema silencioso, afável, disponível para dar a conhecer cinema de todos os continentes e linguagens estéticas. José Vieira Marques, antigo director do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, morreu aos 72 anos, em Setúbal. Ontem, foi a enterrar no cemitério de Algeruz, na cidade onde vivia com a irmã.

Um homem de inspiração humanística, com uma visão plural da vida e da sociedade. Foi padre, mas o cinema foi sempre encarado como uma forma de promoção cultural e de conhecimento das pessoas", destacou António Roma Torres, médico psiquiatra e crítico de cinema durante vários anos no JN ..."

[Manuel Vitorino, JN]

quinta-feira, 6 de julho de 2006


It is I, João Carlos Espada!

"Sperai! Caí no areal e na hora adversa" [F. Pessoa]

Pobre de nós! Julgámos que o desabafo do trovador liberal João Carlos Espada, no penúltimo Expresso, era um rabisco a descoberto. Dizia o professor, da jangada do seu Mar Aberto, que a dita "coluna" se despedia do Actual. Não concluímos a leitura ilustrada da coisa, porque aturdidos pelo cantar do Espada, abrimos insidiosamente uma Quinta do Crasto, por sinal bem honesta, e assim ficámos em amena conjectura sobre tal vaticínio do inefável professor.

Mal de nós! Fomos, por demais, imprudentes. Acontece que entre o regalo de antever o Espada no conforto do lar, afinal coisa de Lord, ou magicarmos o inferno do professor alapando-se no Hotel Palácio do Estoril (ouviram a música!?) com todos aqueles senhores do King's College, de Harvard, ou mesmo vindos da Wyzsza Szkola Biznesu, para não falar já da senhora Filomena Mónica ou do poetrasto Graça Moura, não concluímos a croniqueta do Actual. Ora sucedeu que a zelosa Balbina, fiel empregada da casa, desempestou o escritório e arrumou o papel do dr. Balsemão para um qualquer canto esconso e inatingível. Nada de temer.

Portanto meus amigos, imaginem a alucinação havida, quando esta semana, debaixo do trecho espirituoso do jovem Coutinho no 1º caderno da folheca balsâmica citada, surge o olho maroto do imortal professor João Calos Espada, fitando-nos. Que susto!

Disse-nos: It is I, João Carlos Espada!. E era, de facto, o exterminador do intelecto indígena. Fugimos dali, inopinadamente ... até hoje. Mas estamos vivos para contar. Deo gratias!

segunda-feira, 3 de julho de 2006


Gil J. Wolman [1929 - m. 3 Julho 1995]

"A herança literária e artística da humanidade deve ser usada para objectivos propagandísticos de guerrilha. É, evidentemente, necessário ir além do mero escândalo. Já que a oposição à noção burguesa de arte e génio artístico se tornou há muito um sapato velho, o bigode que Duchamp pintou na Mona Lisa não é mais interessante do que a própria Mona Lisa sem bigode. Nós precisamos empurrar este processo ao ponto de negar a negação ..." [Debord & Wolman]

"Gil J. Wolman a créé une série de gestes de négation de l'art, portant sa destruction jusqu'à ses ultimes conséquences. Paradoxalement, les processus d'extinction, mettant en crise la notion même d'?uvre, font de lui l'un des créateurs les plus extrêmes du Lettrisme et de l'Internationale Lettriste qu'il fonde avec Guy Debord. Son ?uvre 'désoeuvrée' est le chaînon qui mène directement à l'Internationale Situationniste. C'est au c?ur de cet 'anti-art', de cette 'décréation', que se situe son rapport au Surréalisme. Du mouvement d'André Breton, il va reprendre en les inversant, ou les détournant, la plupart des signes. S'il détourne pour lui rendre son sens premier explosif, s'il coupe, assemble hors de leur contexte, des fragments de mots, de phrases du 'Traité du style' d'Aragon, c'est extrait d'une édition pirate de 1979, circulant avec au verso une 'épitaphe' iconoclaste de Louis Scutenaire 'Ici gît Aragon Louis'. On n'est pas sûr que ce soit lui; quand il reprend un portrait de Benjamin Peret, ou de Breton, Eluard et René Char, c'est pour en faire une 'Inhumation', un effacement par la couleur blanche ..." [ler mais aqui]

Locais: Gil Joseph Wolman / Gil J. Wolman / Lettrism / Internationale lettriste / Um Guia Prático para o Desvio [Debord & Wolman] / Intervention de Gil J Wolman, délégué de l'Internationale lettriste, au Congrès d'Alba, en septembre 1956 / Uivos para Sade (manuscrito do filme)

3 - Aniversários atrasados - 3

São eloquentes, polidos e deliciosamente encantadores. Não se trocam contra reclamações. Exercitados de virtudes, têm todas as licenças necessárias. Escrevem por palavras, lidam com o mundo, saltam todos os muros. Fizeram 3 - Anos - 3 de esperançosa paixão. Têm uma alma feliz. São livres. O Adufe, o Avatares do Desejo e Dias com Árvores estão de parabéns.

Saúde e fraternidade. Cheers!

10 Stupids Boys, One Tiny Hooligan

"Que bela noite ordinária eu passei!" [Alexandre O'Neill]

Não há nada de mais viscoso que o bramido imbecil do jornalismo tablóide inglês. Pior que a azáfama desses mal-castrados ingleses, sempre em festins conspiratórios & devassas que agoniam, só os escritos hilariantes de Sir João Carlos Espada no "Mar Aberto". God save the Queeen!

A campanha difamatória, alarve, mesmo xenófoba, com que a imprensa de Inglaterra envenenou o jogo de Gelsenkirchen, a que se seguiu, depois da derrota inglesa, ignóbeis comentários e pedantes ameaças, contra tudo e todos, revela a escumalha do pior jornalismo. God bless us!

Que os jogadores ingleses, todos bem tratados de libras & de mulherio aos pés, sejam assim difamados publicamente por analfabetos compulsivos, revelam como desprezíveis são. E não mereciam. Porque jogaram bem e com acerto táctico. Mas cada qual tem o que merece. E bem.

UM GRUPO ... UMA EQUIPA


"Temos que baste: a pátria à janela
e a vontade na cama
" [Eduardo Pitta]

Temos excelentes indígenas. Francamente vigorosos, quase perfeitos No trabalho, a obrar o ensino, na literatura, a fazer estádios, na organização da coisa pública, a construir presidentes, na oração económica, a montar projectos, na confissão de existir, a submeter cenários financeiros, no vigor da critica, a desconstruir o Estado. Somos inteiramente infalíveis. Na verdade somos todos úteis rapazes & muito melhores raparigas. Exemplos?

Temos o lavado Sócrates, a postulada Agustina, o prodígio Belmiro, a TV Cabo, o pastor José M. Fernandes, a família Palla & Costa, o compadre Marcelo, a sacristia do Espada, o spin Carlos Castro, a cabeça de Rui Rio, o laço primoroso de Nicolau Santos, a sandice de Vasco Rato, o professor Cavaco, a implacável Helena Matos, o Sporting, a Universidade de Coimbra, o mercado literário do E.P.C., a frontaria económica de Sérgio Figueiredo, o iconoclasta Rui Ramos, a diva Rebelo Pinto, o mundo parlamentar, a obra do Alberto João, o Nobel Sousa Tavares, a revista Atlântico, o autorizado liberal João Miranda, a luminária Inês Pedrosa e o senhor Pinto da Costa. Possuímos quase toda a inteligência e glória. Os nossos eruditos indígenas são magníficos. Iluminam. Somos quase bons.

Mas nada se compara com o futebol. No futebol, para espanto dos ignorantes & para alegria da canalha, é que somos, realmente e definitivamente, excelentes. O futebol, assim castigado pelo grupo de Portugal, arrebata a perfeição em cada um. Bastaria o esforço e dedicação contagiante dos nossos jogadores, contra a velha Albion, para mudar o país. Mais provavelmente, restaria unicamente o profissionalismo e seriedade de Ricardo para sermos um país normal, com uma elite inteligente, prática e estudiosa. Não será difícil, sabe-se agora, imaginar que, se porventura os nossos governantes fossem estrangeirados, a nossa viagem seria uma outra. E o país não falaria sozinho. Dúvidas?

sexta-feira, 30 de junho de 2006


Frédéric Bastiat [n. 30 Junho 1801-1850]

"O Estado é a grande ficção pela qual todos tentam viver às custas dos outros" [Bastiat]

"Bastiat fut profondément catholique et profondément liberal" [Silvio Berlusconi]

"Os economistas têm uma maneira singular de proceder. Para eles existem apenas duas espécies de instituições, as artificiais e as naturais. As instituições feudais são instituições artificiais; as da burguesia são instituições naturais. Nisto assemelham-se aos teólogos, que também distinguem duas espécies de religiões: qualquer religião que não seja a sua é uma invenção dos homens, enquanto que a sua própria religião é uma emanação de Deus. Deste modo, houve história, mas já não há" (Karl Marx, Misere de la Philosophie. Réponse à la Philosophie de la Misere de M. Proudhon, 1837, p. 113)...

O mais divertido é Bastiat, que imagina que os gregos e os romanos viviam apenas da rapina. Mas para se viver da rapina durante vários séculos, é necessário que tenha existido sempre qualquer coisa para roubar ou que o objecto das rapinas continuas se reproduza constantemente. É de crer, pois, que os gregos e os romanos tivessem também o seu processo de produção, e portanto uma economia que constituía tanto a base material da sua sociedade, quanto a economia burguesa constitui a base da sociedade actual. Ou pensará Bastiat que um modo-de-produção assente no trabalho dos escravos é um sistema de roubo? Coloca-se então num terreno perigoso. Quando um gigante do pensamento como Aristóteles pode enganar-se na sua apreciação do trabalho escravo, por que é que um economista anão como Bastiat haveria de acertar na sua apreciação do trabalho assalariado?" [Karl Marx, O Capital]

Locais: Frédéric Bastiat (1801-1850) / Between the French and Marginalist Revolutions / The Law

Inês Pedrosa: a menina que rouba gargalhadas

Inês Pedrosa, derradeiro génio do Alegrismo indígena e escriba da "Crónica Feminina", foi atormentada por um jornal com uma exuberante questão escolástica: "Os professores são culpados do insucesso escolar?". Atrevida e ingrata interrogação do jornalista, mas que não intimidou a redactora deliciada de "nas tuas mãos".

A inspiração da versada Inês, envolta em educação literária e deslumbrante na sua pública anemia política, deu-lhe para dizer: "Sim. Se metade dos alunos chumbam não é porque são mais burros que os outros. A culpa é dos professores e de quem os educou. A ministra está a ser corajosa". A arborização deste argumento pedrosiano abate qualquer um. Assim transida de pedagogês escorreito, a tesourada que a formidável Inês deu, honrou-a para todo o sempre.

Pode, de algum modo, estar Inês num noante laudatório à mulher-ministra, ou mesmo em exercícios de venadoria rosa, mas lembramo-nos sempre do que judiciosamente afirmou, alhures: "há sempre gente pronta a aplaudir os que fritam os outros, para não se queimar".

Ora não consta que Pedrosa mexa em questões de exorcismo pedagógico, à cause da angústia literária. E sabe-se, também, que a única banalidade de base sobre o ensino que tricotou recentemente foi preconizar que "uma criança de 3 anos" deva ler Manuel António Pina ou Sophia (prudentemente não refere as histórias para crianças dos autores, para não arreliar os papás). Ora, como a ministra da educação expurgou do exame de eduquês ao 9º ano o vate Camões e o ourives Gil Vicente, à revelia dos programas & à sorrelfa da contemplação de Inês Pedrosa, estamos decididamente confundidos. Será que é desta que a serviçal do eduquês ministerial escrevinha um folheto sobre as "Instruções aos amantes" da educação? Agradecia-se dedicatória. Obrigado!

Aniversários - Blogs

3 blogs que são palácios, blogosfera acima, excelentes para pousios desregrados, escrita seleccionada, másculos de palavras e límpidos d'espírito. Recebem todos os dias, com honra e vícios estimulantes. Dão festas admiráveis, letras íntimas, postas insinuantes. Têm colaboradores encartados. Dão-se alvíssaras!

Parabéns Aba de Heisenberg, Memória Virtual, Respirar o Mesmo Ar. Saúde e Fraternidade.

terça-feira, 27 de junho de 2006


Catálogo 13 da Livraria D. Pedro V

Saiu o Catálogo do mês de Junho da Livraria D. Pedro V (R. D. Pedro V, nº 16, Lisboa), a preços convidativos.

Algumas referências: Mistérios da Praia da Rocha, de Marcos Algarve, 1926 / Fado. Origens líricas e motivação poética, por Mascarenhas Barreto, Áster, s.d. / O Português Cristóvão Colombo agente secreto do Rei Dom João II, de Mascarenhas Barreto, 1988 / Na Senda da poesia, de Ruy Belo, 1969 / A Selva, de Ferreira da Castro [il. de Portinari], 1955 / A Cruz de Vila Viçosa, por Rodrigo Vicente D'Almeida, 1963 / Saudades de Mim, de António Ferro, 1957 / A Caravela Portuguesa e a prioridade Técnica das Navegações Henriquinas, de Quirino da Fonseca, 1978, II vols / O Saloio, por João Paulo (Mário) Freire, Porto, 1948 / Revolucionários e Querubins, por José Martins Garcia, Ed. Afrodite, s.d. / O Districto de Aveiro, por Marques Gomes, 1877 / Dezanove Recantos. Epopeia Sumária, de Luiza Neto Jorge, 1967 / Páginas Desconhecidas, de J. P. Oliveira Martins, Seara Nova, 1948 / In Memoriam de J. P. Oliveira Martins, 1902 / In Memoriam de Ferreira da Castro, Cascais, 1976 / Saudade para Dona Genciana, de José Rodrigues Miguèis, 1956 / Bibliografia das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, de Gerald Moser & Manuel Ferreira, 1983 / O Culto da Arte em Portugal, de Ramalho Ortigão, 1896 / Textos Sadinos, por Luiz Pacheco, 1991 / As Amantes de Dom João V, por Alberto Pimentel, 1892 / A Ditadura do Proletariado, por Carlos Rates, Ed. Batalha, 1920 / Na Linha de Fogo. Crónicas Subversivas, de Manuel Ribeiro, 1920 / Rui Knopfli Memória Consentida 20 Anos de Poesia, INCM, 1982 / Nuno Gonçalves, por Reynaldo dos Santos, 1955 / Memorias das Antiguidades de Mértola, por Sebastião P. Martins Veiga, 1983 / Sermões, pelo Padre António Vieira, Obras Completas, 1959, IV vols (XV tomos)

segunda-feira, 26 de junho de 2006


Valente equipa!

"Na Holanda o Demónio era negativo (...)

Na Holanda é assim. O Demónio está no meio das vacas - não escreve poemas. Não pode exercer os seus dons. Pensa, perde o nome
" [H.H.]

Eis uma equipa valente & d'alma repleta de ambições. Eis uma selecção ardente de sabedoria, de instinto altivo. Que a todos contagia. O manto de futebol que a selecção de futebol de Portugal fez desfiar na Batalha de Nuremberg, contra uns holandeses medrosos, grosseiros e pouco talentosos, recompensa qualquer mortal. Dos que gostam de futebol, evidentemente.

Aos que vaticinavam mil desgraças e celebravam maldições a jogadores e à equipa técnica, de novo o céu lhes caiu sobre as cabeças. Aos tumultos de Pinto da Costa, Manuel Serrão ou, mesmo, de Rui Santos, o grupo de Portugal deu um testemunho de valentia, uma bofetada de paixão, uma lembrança cruel. E que merece ser louvado. Aos que desprezam o futebol, com a perversidade do politicamente correcto enquanto expurgam as paixões da vida tão putativamente vivida, que não desistam: um dia sereis, fatalmente, felizes.

quinta-feira, 22 de junho de 2006


Hoje estivemos assim ...

"Estamos gastos sim estamos
gastos
O dia já foi pisado como devia
e de longe nosso coração
piscou na lanterna sanguínea dos automóveis
Agora os corredores nos desaguam
neste grande estuário
em que os sapatos esperam
para humildemente conduzir-nos a nossas casas ..."

[Francisco Alvim, Drummondiana: A Roupa do Rei]

Dos Blogs ... para fugir à moléstia

- III Aniversário: farol da escrita pura ou lugar dos afectos, o Opiniondesmaker fez 3 (três) anos venturosos. A sua escrita não carece de descanso. É um pergaminho de sentimentos incessantes onde se respira eternos e frondosos prazeres. Sigamos então os passos do Desfazedor de Rebanhos. Parabéns!

- "... A escrita alquímica não é uma encantação, é uma incantação, no impulso que leva os alquimistas a descrever, repetir, citar, enumerar , recordar e recordar num labor incessante que o MUTUS LIBER com as suas gravuras apresenta , sem contudo desvendar o segredo que todos ambicionam descobrir. Não há segredo, há trabalho ..." [Y. K. Centeno]

Não há felicidade maior que o luzimento de acompanhar a escrita de Y. K. Centeno. Maior arquitectura que sonhar os raios "desta vida ainda inteiros na boca" [As palavras que pena]. O espírito da revelação em 2 Blogs, assim tão perto de nós, é magnificente. Mil graças ... as nossas!

- A esta hora, na Casa Fernando Pessoa, o intelecto de Alexandre Soares Filho asfixiou Lisboa. Certamente! A coisa prometia animação e todos os cavalheiros de peito liberal foram depositar saudades. Esperemos pelos testemunhos de reconhecimento, por amor dos aplausos. Somos ... todos ledores & ouvintes.

Anotações

Barbara Epstein, Editor and Literary Arbiter, Dies at 77 [N.Y.T.] / Ladrões levam toda coleção de gravuras de Debret no Rio / The Unequal Exchange of Time and Space: Toward a Non-Normative Ecological Theory of Exploitation [Alf Hornborg] / Copacabana e a cultura urbana carioca

terça-feira, 20 de junho de 2006


Arrumações - Vynil, CDs e Cassetes Piratas

"Sou uma pessoa de gostos simples, contento-me com o melhor" [O. Wilde]

Formosa new wave ou diamante de virtude. Até a noite é mais bela, assim despojada de pecados. Afinal os corpos são "vastos como a aurora /... / com as mãos estendidas a tactear o cenário" [Queneau]. A lista de mazelas do Bande à Part dos Nouvelle Vague é isso mesmo. Um hino ao coração. Ao nosso ... evidentemente. Ilimitadamente.

Nouvelle Vague - Heart of GlassCastpost

"Once I had a love and it was a gas
Soon turned out had a heart of glass
Seemed like the real thing, only to find
Much to mistrust, love's gone behind

Once I had a love and it was divine
Soon found out I was losing my mind
It seemed like the real thing but I was so blind
Much to mistrust, love's gone behind ...
" [ver letra aqui]

Kurt Schwitters [n. 20 Junho 1887-1948]

"My name is Kurt Schwitters ... I am a painter and I nail my pictures together...I should like to join the Club Dada"

"Eu amo a limpeza higiénica! Tinta a óleo tem cheiro de banha rançosa. Tinta têmpera fede como ovo podre. Carvão e grafite são os dejectos mais lambuzentos que há, vê-se já pela própria cor. Eu amo a limpeza e a pintura higiénica. E dei-lhe o nome de pintura 'MERZ'. A pintura 'MERZ' utiliza os materiais mais delicados, como puríssimo grude de farinha de centeio, pedaços de objectos e nacos de papel esterilizados, madeira bem lavada e ferragens e afins sem adição de álcool. A pintura 'MERZ' é completamente livre de bacilos. O único bacilo realmente transmissível pela pintura 'MERZ' é o bacilo da raiva. O contágio ocorreu, sem que eu pudesse impedir, através da mordida de críticos raivosos. No momento, o bacilo é retransmitido a todos os críticos que se mordem com a pintura 'MERZ'. MERZ não morde, mas os críticos, sim. Os críticos mordem, e mordem-se de raiva, como buldogues ..." [aqui]

"Ó tu, bem-amada dos meus vinte e sete sentidos, amo-te!
Tu teu tu a ti eu a ti tu a mim - Nós?
Isto (diga-se de passagem) não é daqui.
Quem és tu, inumerável fêmea? Tu és - és tu? -
Há quem diga que deves ser - deixa-os dizer, os que não sabem
como o campanário está de pé.
...
Ana Flor! Ana, A-na, dedilho o teu nome.
O teu nome pinga como carne tenra sangrando.
Sabes tu, Ana, tu sabes que és bela?
Podes ser lida de trás para diante, e tu, a mais senhora
de todas, tu és a mesma da frente para trás: a-n-a ...
"

[Kurt Schwitters, A Ana Flor, trad. Jorge de Sena]

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quinta-feira, 15 de junho de 2006


Ensino: a destruição final (conclusão)

Interessa não esquecer, para que a arrogância de uns e a vã glória de outros não sejam recompensados, um ponto crucial em toda esta questão da análise da nova proposta de alteração do ECD, a saber: o lugar que toma a autoridade da competência do docente (e da sua legitimação), baseada em conhecimentos técnicos ou "poder do especialista" - aquilo que uns denominam por poder cognoscitivo [Simões, 1980] - e o modo como este poder, lido através da nova proposta em marcha pela ministra, é diluído, pela partilha na estrutura escolar e pela avaliação da prática profissional dos professores, através do chamado poder normativo, autoritativo e remunerativo, topos da legitimação de todo o poder. E antever de que modo isso tudo se conjuga para que se possa alguma vez pronunciar, com a maior das bondades, que se está presente uma mudança educacional visando uma Escola de qualidade, de rigor e moderna.

Estamos a falar, evidentemente, das bases do poder do professor, aqui tomadas de diferentes formas (do pessoal ao cognoscitivo, do normativo ao autoritativo) e que Formosinho Simões em tempos interpretou. Diga-se que existe uma vasta bibliografia sobre a matéria e que parece esquecida pela turbulência das decisões governativas. Faz tempo que o famoso "Relatório Braga da Cruz" (Análise Social, 1988, vol. XXIV), poderoso e exaustivo levantamento da situação do professor em Portugal, mandado fazer por Roberto Carneiro, assegurava que "os professores são agentes privilegiados da reforma que, por isso mesmo, deve começar por eles e deve ser levada a cabo com eles". De lá para cá instalou-se o vazio no comprometimento, motivação e colaboração dos professores na reforma educativa. O ministério da educação adoptou o autismo como prática existencial e qualquer regulamentação exarada nunca teve em conta o debate e a participação dos docentes em sede de escolas. Percebe-se, assim, a necessidade que têm a ministra Maria de Lurdes Rodrigues de insultar professores, sindicatos e de estes últimos zurzirem na ministra. Não podem existir uns sem os outros, porque são a face da mesma moeda. Por isso, a diversão comunicativa da senhora ministra é não só lamentável, como desnecessária.

Dissemos que se deveria questionar o modo como as "bases do poder do professor" são entendidas na nova proposta. Acontece que o discurso da Ministra, inebriado no estudo da organização escolar a partir da sociologia das organizações e das profissões, tem em conta somente a racionalidade e eficácia (esse conceito extraordinário) da organização escolar, desconhecendo que o que toma teoricamente é uma parte do saber das organizações e não a própria ciência em si. Não admira que nessa tentativa (organizacional) de determinar o tipo de cooperação entre os intervenientes escolares, em que forçosamente estará presente a autonomia de decisões e onde deve ser assumido divergências de interesses, esteja sempre ausente a análise das estruturas e das relações de poder. E quando é assim, subsiste a tentação de começar do zero, fazendo-se "tábua rasa" dos conhecimentos e competências, laboriosamente adquiridos pelos profissionais [José Matias Alves, 2006]. E que é bem evidente na proposta.

Assim, quer seja pelo fim da carreira única (sem fundamentação teórica pertinente que se notasse) e a instituição de diferenciações profissionais, sem um mecanismo credível de avaliação do mérito (até porque a este está reservado um sistema de cotas de matriz economicista); quer pela assumpção de uma avaliação anual do desempenho, baseado na mais burocrática das modalidades e na mais doce confusão dos interesses; quer pelo aumento da componente lectiva (coisa inacreditável em educação) e da não-lectiva, transformando o docente num proletário do eduquês, pelo que deixará de estudar e investigar conteúdos científicos (coisa maldita em eduquês) ou pedagógicos; quer pela desvalorização remunerativa agora proposta (tudo é considerado horas não-lectivas e, como tal, não pagas) que imobilizará definitivamente os docentes nas funções a desempenhar; quer pela introdução na avaliação do desempenho dos docentes da figura dos pais, tornando-a de ordem meramente normativa (aqui entendida na avaliação da função de socialização. Coisa que "guru" da politica educativa José Manuel Fernandes, por ignorância, desconhece) e não de teor cognoscitivo; por tudo isso em conjunto estão definitivamente alteradas as bases do poder do professor, desvalorizando-se a profissão pela natureza omnipotente do poder normativo, autoritativo e remunerativo sobre critérios de natureza científica e técnica. Se pensarmos, como nos diz J. F. Simões, que "a profissão docente é das raras que tem por objectivo transmitir a própria base do seu poder", isto é conhecimentos que outro não tem, então é evidente que o ensino bateu no fundo. E a inquietação, por parte de gente séria, ganha todo o sentido. Sem surpresas!

Ensino: a destruição final

Nos últimos dias, a actividade opinativa ou escavação predicatória sobre as medidas propostas pelo Ministério da Educação para alteração do ECD, arrastou uma turba de "inteligentes" da educação e do ensino para a praça pública, desde o mais dócil dos caceteiros jornalísticos ao mais obscuro do cidadão indígena. Pela verborreia a que se assistiu, todos pareciam ser professores: titulares, diga-se. Na hora, enquanto a ruína ainda só se pressentia, a senhora Ministra da Educação vai de desprofissionalizar, desqualificar e caluniar docentes, sem nenhum pudor intelectual ou tacto pedagógico. Arrebatada, presumivelmente por um qualquer génio da sociologia das profissões, a Ministra deu conferências em série, despachou decretos e outros receituários em massa, quase que sorriu aos devotos admiradores do seu eduquês, apareceu televisiva, encontrou-se com os pais, estava feliz. Não houve, por hora, festanças para os lados das ESE's e Politécnicos e só no Largo do Rato pertinentes analfabetos comiciaram socraticamente. O eduquês é polido, mas não valente.

Não iremos falar da Escola em geral, porque esta, piedosamente, se desvaneceu. Fernando Gil explicou isso bem (ver Enciclopédia Einaudi, vol. VII). Outros, para citar os mais próximos, como Lopes Carrilho, Stephen Stoer, Ferreira Patrício, António Magalhães, Bártolo Paiva Campos, João Formosinho Sanches Simões, António Nóvoa, Albano Estrela, João José Boavida ou Ana Paula Caetano, fazem-no ainda e muito bem. Por isso, não falaremos, especialmente, de objectivos educacionais ou da sua taxionomia, do currículo, da estruturação do ensino ou da aprendizagem, da didáctica, dos tipos e técnicas de avaliação escolar, do espaço físico-social e pedagógico, da comunicação educacional, do meio escolar e extra-escolar, da formação de professores, da disciplina/indisciplina, de sucesso/insucesso escolar. Matérias essas que os colunistas domésticos e os bons espíritos indígenas, aqueles que saem em defesa da obra da ministra, parece que dominam e pisam inteiramente. Estamos gastos por tanta erudição avulsa. E não é este o espaço ideal para isso e bem penoso o seria. Somos recatados.

Apenas se pretende ao analisar este espectáculo indecoroso da retórica ministerial & dos seus apaniguados, registar algumas contradições presentes na proposta de alteração do "Regime Legal da Carreira do Pessoal Docente". Dito de outro modo, consideramos não existir qualquer princípio de correspondência entre a nova proposta de regulação da profissão docente e a filosofia da educação ou politica educativa que é publicamente alardeada pela ministra.

Assim, dizemos que nem o novo ECD tem características meritocráticas, nem faz aumentar a eficácia, a competitividade e a rentabilidade das escolas e, por isso, não melhora o sistema educativo. Que na "histeria política" sobre a avaliação do desempenho nunca se assume o porquê de assim se proceder, não se expõe os objectivos pedagógicos a atingir, nem se questiona o seu putativo resultado final. Que no invés de conceder autonomia, responsabilidade e liberdade organizacional a docentes e outros intervenientes escolares e depois os avaliar, se tem a intenção de limitar direitos profissionais e coarctar os diferentes poderes pessoais e cognoscitivos dos professores. Que a visão romântica da organização escolar, criada por esta nova burocracia que tudo uniformiza e ritualiza, tem efeitos perversos na liderança e na necessária colaboração individual/de grupo nas tarefas de aprendizagem. E assim sendo, porque não desenvolve a "aprendizagem de grupo colaborativa" e skills individuais, não se torna a escola uma importante "unidade de mudança", que todos exigem. Que a visão (partilhada) da Escola, que é sempre de ordem individual, interactiva e contextual, fica completamente à mercê da tutela, não deixando margem de decisão aos vários clientes escolares e aos docentes, em particular, o que questiona imediatamente a natureza e os objectivos pedagógicos ou ideológicos que lhe estão associados. Que, por fim, o caos organizacional consequente que promove, irá resultar em conflitos de autoridade, existência de diversos poderes formais e informais em disputas insanas, exacerbação do mal-estar docente e fuga profissional dos melhores, forçando conflitos agitados entre alunos-pais-professores e, deste modo, conduz a uma degradação completa do ensino e educação. E que o Ministério teima em não querer ver, tal é a obsessão doentia.

[continuação]

quarta-feira, 14 de junho de 2006


O que faz falta ...

"Não ser de nenhuma seita e de nenhum partido, de nenhum club, de nenhum grémio, de nenhum botequim e de nenhum estanco, não ter escola, nem irmandade, nem roda, nem correligionários, nem companheiros, nem mestres, nem discípulos, nem aderentes, nem sequazes, nem amigos, é possuir a liberdade, é ter por amante a rude musa aux fortes mamelles et aux durs appas, cujo beijo clandestino e ardente põe no coração a marca dos fortes, mas requeima nos beiços o riso dos desgraçados"

[Ramalho Ortigão, As Farpas, VI]

O colunista doutrinal ou memória do crítico a fazer vénia à governação

"Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato.

Ao crítico deu ele, como ao gato, a graça ondulosa e o assopro, o ron-ron e a garra, a língua espinhosa e a calinerie. Fê-lo nervoso e ágil, reflectido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até à tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes, e terrível com agressores e adversário (...) Amigo de fazer jongleries com a primeira bola de papel que alguém lhe atire, ou seja um poema, ou seja um tratado, ou seja um código.

Paciente em aguardar, manso e apagado, com ar de mistério, horas e horas, a sortida dum rato pelos interstícios dum tapume, e pelando-se, uma vez caçada a presa, pró trazer da agonia dela uma distracção; ora enrolando-a como um cigarro, entre as patinhas de veludo; ora fingindo que lhe concede a liberdade, e atirando-a ao ar, recebendo-a entre dentes, roçando-se por ela, té a deixar num picado ou num frangalho ..." [Fialho de Almeida, Os Gatos]

Portugal dos Pequeninos - III Aniversário

"Há o país da espera e dos sinais, /.../ E a terra de tudo e muito mais ..." [Vitorino Nemésio]

Este espaço é um rincão especialíssimo. Solene na análise dos costumes indígenas, austero perante o atrevimento da política caseira & prudente nas instruções governamentais, o nosso Portugal dos Pequeninos dispersa, mesmo se a realidade dos vaticínios não seja a nossa, esculpidas prosas e rasgados devaneios, que lemos com merecida atenção. Fez 3 (três) anos respeitáveis.

E se não lhe perdoamos a conversão ardente ao Cavaquismo (que é cada vez mais um presidencialismo engomado e decadente) não deixa de ser por isso que quebramos o encanto. Porque "neste país do monólogo, / dos fala-só, muitos poucos / conversatam uns co'os outros". Evidentemente ... era O'Neill a passar por aqui.

Pelos 3 (três) anos de domicilio inteligente, parabéns. Saúde e fraternidade.

terça-feira, 13 de junho de 2006

LIVROS PORTUGUESES SOBRE O CÃO DE PARAR



Ferreira, Dioguo [Diogo] Fernandez [Fernandes] - Arte de Caça da Altane[a]ria, dirigida a D. Francisco de Mello, ..., na Off. de Jorge Rodrigues, Lisboa, 1616 [reeds: Edição Mello d'Azevedo, 1899 em II vols; Edição Diana, 1959]

[Esta rara e estimada obra clássica "Arte da caça da altaneria composta por Dioguo Fernandez Ferreira ... Repartida em seis partes. Na primeira trata da criação dos Gauiães & sua caça. Na segunda dos Assores & sua caça. Na terceira dos Falcões & sua caça. Na quarta de suas doenças & mezinhas. Na quinta das Armadilhas. Na sexta da passagem & peregrinação das aues", é de autoria do outrora pajem de D. António Prior do Crato [Inocêncio], falcoeiro e moço da Câmara Filipe II, Diogo Fernandes Ferreira (n. 1546)]

Anachoreta, Henrique - Álbum Synoptico das Principais Variedades de Cães de Mostra, Lisboa, 1901 / Livro da Montaria, feito por D. João I, Rei de Portugal, publicado por ordem da Academia das Sciências de Lisboa, por Francisco Maria Esteves Pereira, Impr. Universidade, 1918 [aliás entre 1415 e 1433], LXV, 465 p. [segundo o ms manuscrito nº 4352 da Biblioteca Nacional de Lisboa] [nova edição por M. Lopes de Almeida, Lello & Irmão, Porto, 1981 e uma outra pela Mar de Letras Editora, Ericeira, 2003] / Pero, Menino - Livro de Falcoaria, introd. notas e glossário Rodrigues Lapa, Coimbra, Impr. da Universidade, 1931, LXVII, 91 p. [reed. Coimbra, Impr. Universidade, 1999]

[Pero Menino, falcoeiro de D. Fernando, elaborou o "Livro de Falcoaria", uma obra notável de cetraria, por encomenda do seu Rei, e que serviu de fonte a diversas obras posteriormente feitas, tais como o "Tratado de Falcoaria de D. João II de Castela" ou o "Libro de la Caza de las Aves" de Pêro Lopez de Ayala, que o traduziu quase literalmente. (refª á curiosa separata da Academia Portuguesa de Ex-Libris, intitulada "O Bispo de Lamego D. João da Costa e a sua copilação de Livros de Cetraria no manuscrito Sloane 821 do Museu Britânico", escrita por António Pedro de Sousa Leite, 1967). O manuscrito original de Pero Menino perdeu-se de todo e só se conhece algumas cópias, entre as quais a mandada fazer pelo Bispo D. João da Costa (está no Museu Britânico), a cópia descoberta pelo professor Rodrigues Lapa (ms. 518 da Colecção Pombalina) e uma outra (ms 2294 do Fundo geral da BN) publicada por Gabriel Pereira. Curiosamente na obra de Pero Menino é referido um livro anterior de altanaria, autoria de João Martins Perdigão, dito falcoeiro de D. Dinis, e que o nosso falcoeiro diz conhecer]

Carmona, Leopoldo Machado - Estudos sobre o Perdigueiro Português. Tese apresentada ao I Congresso Nacional de Caça e Tiro, Bol. Ass. Perd. Port. Nº 36, Lisboa, 1937, 7-31 p. / Sanches, J. Dias - O caçador e o cão de caça [raça de cães de caça; ensino do cão; higiene, teoria do caçador; lei e regulamento da caça], Livr. Popular de Francisco Franco, Lisboa, 1938, 119 p. / Barroso, Domingos - O Perdigueiro Português, Gazeta das Aldeias, Porto, Typ. Mendonça, 1948, 150 p. [reed. 1962, 1990] / Bravo, João Maria - O Ensino do Cão de Parar, Lisboa, Tip. Imp. Sociedade Astória, 1951, 127 p. / Andrade, Ruy de - A minha experiência no ensino do pointer, Lisboa, 1959, 81 p. / Barroso, Domingos - Perdigueiros e Lebres, Revista Diana, 1948, [reed. 1962] / Branco, Manuel Castelo - Criação de Cães, Editorial Notícias, Lisboa, 1969 / Barroso, Domingos - Colectânea de textos sobre o Podengo Português, C.P.P. (Clube do Podengo Português), ed. policopiada / Correia, Manuel J. - O Perdigueiro Português, Ed. Presença (Tempos Livres nº 113), 1981, 159 p. / Costa, Moisés do Nascimento - Ensino do Cão Perdigueiro, Porto Editora, Porto, 1984 / Rodrigues, Jorge - Perdigueiro Português. O Cão de Parar, Inapa, Lisboa, 1993, [10], 209, [4] p. / Barroso, Domingos - Ainda o Perdigueiro Português, Tipave, Aveiro, 1994 [coord. Domingos Barrroso], 66 p. / Barroso, Domingos - Conselhos velhos para caçadores novos, Edição S.P.S, s.d. / Piçarra, Jorge - Em honra do Cão de Parar. Técnicas de ensino e treino, Tema, Lisboa, 1998, 111 p. / Veiga, Vítor - Raça de Cães Podengo, Tip. Peres, Amadora, 2001, 276 p. / Piçarra, Jorge - Cão de Parar. Uma Paixão, Inapa, Lisboa, 2004

segunda-feira, 12 de junho de 2006


O Cão de Parar - anotações

Um núcleo de estudo organizado sobre o assunto, utilíssimo aos amantes do cão de parar, abarca obras importantes e curiosas de velhos livros, memórias esparsas em artigos de revistas e jornais, pois a matéria é de muito merecimento e apreço. Não espanta, portanto, que verdadeiras preciosidades e raridades a vários respeitos, desde livros de cetraria, altanaria ou montaria, que podem contribuir para compor o essencial das notas históricas e bibliográficas sobre o assunto, apareçam em lugar importante, lado a lado com valiosos artigos em revistas [que mais tarde falaremos].

Assim, além das já referidas edições, interessa referir os trabalhos de:

Alfonso XI [Libro de la Montaría], Chamerlat, Elzéar Blaze [Le chasseur au chien courant ..., 1838], Félix Rodríguez de la Fuente [El Arte de Cetrería], Fernando Tamariz de la Escalera [Tratado de la Caza del Vuelo, 1654], Frederic II de Hohenstauffen [De arte venandi cum avibus], G. Marolles [Chiens de Faucon], Gabriel Pereira [As Caçadas, Évora, 1892], H. Schlegel & A. H. Wulverhorst [Traité de Fauconnerie, 1844-1853], Henrique da Gama Barros [História da Administração Pública em Portugal nos Séculos XII a XV, 1922], Jean de Francieres [Livre de lart de faulconnerie, 1532], José Gutierrez de la Veja [La Ilustración venatória], Juan Vallés [Libro de acetrería y montería], Luis Barahona de Soto [Diálogos de Montaría], Mestre Giraldo [Tratado das Enfermidades das Aves de Caça], Moamin [Libro de los Animales que Cazan], Pero Menino [Livro de Falcoaria], Pero López de Ayala [Libro de la Caza de las Aves], do Rei Dancus [Tratado da cetraria], William Arkwright [The Pointer and His Predecessors], Xenofonte [livros de arte de caça ou cinegética], etc

entre outros mais publicados anónimos, que a colecção é imensa e apreciada.

O Cão de Parar

"A primeira arte do homem, escreveu Buffon, foi educar o cão e, pelo cão, é que ele chegou à conquista e posse do mundo" [Padre Domingos Barroso]

"... um cão perdigueiro de dous narizes, o melhor da matilha" [Camilo]

O debate sobre o cão de parar ainda não está, completamente, encerrado. Ao elogio do cão (de aves, de falcão, de busca, de mostra, de parar) o bom senso diz-nos que é provável que a paixão pelo cão de parar, e a estima pelo perdigueiro lusitano em particular, o seu "equilíbrio estético", alegria, humildade e obediência, ou mesmo o aperfeiçoamento morfológico que a raça impõe, essa estima provada que se têm por esse admirável "caminheiro" e "buscador" incansável nunca nos fará esquecer a controvérsia estimulante sobre a sua origem e o seu estudo.

Não é invulgar que a questão sobre a narrativa e origem do cão de parar (em particular o perdigueiro português) nos convide a traçar, olhos na terra & auxílio do céu, as antigas artes de cetraria, altanaria ou montaria. E se, a partir dos tratados que nos chegaram incólumes, posteriormente, se passe à converseta sobre as virtudes do "governo do príncipe" e à reflexão sobre o poder, do seu exercício & avisamentos, o que torna a prosa cada vez mais instruída e de pregação proveitosa, não sugere nada de estranho nem tão-pouco pode ser impensável. Afinal ... isto anda tudo ligado.

Do sabujo (de trela, de correr, de buscar) usado na montaria - esse cão ibérico, que os "franceses reconstruiriam" no "seu epagneul" e os ingleses formaram como "setter" ou "cocker-spaniel" [Correia, Gazeta Aldeias, 1921], apresentado no "Livro da Montaria de D. João I" e que Diogo Fernandes Ferreira também refere [Arte de Caça da Altaneria, 1616] - ao não menos antigo alão - entusiasmo maior do Mestre de Avis e que pode ser a "origem dos dogges da Alemanha" [Correia, 1921] - passando pelo podengo - admirável cão de mostra usado na caça de altanaria, como nos diz Diogo Fernandes Ferreira, muito referenciado nas Ordenações de D. Afonso III de 1621 e de agrado particular do Padre Domingos Barroso - até aos bracos peninsulares - usados em Portugal com o nome de perdigueiro, formidáveis descendentes do excelente "chien d'oysel" de que fala Gaston Phébus, aliás Conde de Foix [Le Livre de Chasse, ms. 616 da BNF, 1387-89] e que são ainda conhecidos por "Navarros", por braco espanhol em França, ou por "pachons", perdigueiro tão usados por caçadores lusos [refª Correia, 1921 e Henrique Anachoreta, 1903], ou mesmo por "pigarços" - existe toda uma literatura e bibliografia verdadeiramente notável, de interesse e respeito.

domingo, 11 de junho de 2006

GAZETA DAS ALDEIAS



Existiram alguns periódicos com o título de Gazeta das Aldeias. Pelo menos um datado de 1885 [Ano I, nº1, 5 de Julho de 1885, terminando a sua publicação ao nº 52 de 25 de Dezembro 1887], com o subtítulo de Política e Agrícola, e que foi fundado por José Teixeira Simões e teve a colaboração de Joaquim Machado e José Leite Guimarães.

Mas aquele que figura lá em cima, na foto, é um outro periódico, um "semanário de propaganda agrícola e vulgarização de conhecimentos úteis" [mais tarde passa a quinzenal], que surge [nº1] no domingo de 5 de Janeiro de 1896. Tem como proprietários o Padre João Pereira Vidal e Júlio Gama, e o seu redactor principal é o dr. António Magalhães [químico analista do Laboratório Químico-Agrícola do Porto]. A importância deste periódico é imensa, dado o grupo de colaboradores ilustres, com saberes muito diferentes e que ao longo de muitos anos e após várias reformulações, forneceram, com particular rigor, um conjunto apreciável de úteis conhecimentos, que vão da agricultura em geral, medicina prática, veterinária, etc, até estimados textos sobre pesca, caça e tiro.

Alguns excelentes e apreciados textos [que teremos ocasião de referir mais tarde], hoje bem invulgares, foram contributo de figuras notáveis, que aí os publicaram inicialmente, tais como: Armando Correia [cães portugueses], Carlos Manuel Baeta Neves [falcoaria, montaria, história da cinegética em Portugal], Padre Domingos Barroso [perdigueiro português], Henrique Anacoreta [cães portugueses], J. J. Gonçalves Coelho [caça, pesca], Júlio Gama [vitivinícola], Mello de Mattos [caça] e outros mais. Foram citadas, ainda, pela Gazeta das Aldeias, obras importantes, como a de um Diogo Fernandes Ferreira [caça de altanaria] ou a de Gaston Phoebus [Livre de la Chasse]. É, sem dúvida, um dos mais apreciados periódicos de "propaganda agrícola", contendo preciosas informações técnicas e bibliográficas, de evidente utilidade.

A Gazeta das Aldeias, como nos é referido no seu número inicial, apresentou como colaboradores "valorosos espíritos", entre eles: Adolpho Portela (adv.), Affonso Chaves (propr.), Agostinho de Campos (publicista), Alexandre de S. Figueiredo (agron. e dir. Escola de Agr. Prática de Faro), A. Moraes Carvalho (eng e deputado), Armando de Seabra (agron.), A. A. Telles de Menezes (agron e prof. da Escola de Viticultura Alexandre de Seabra), D. António X. Pereira Coutinho (lente do Inst. Agronomia de Lisboa), dr. Arthur Cardoso Pereira (médico-analista), Carlos de Oliveira Carvalho (regente agrícola), Conde de Samodães (propr.), Diogo de Macedo (propr. e deputado), dr. Ernst Richter (químico da Estação Químico-agricola de Tharand), F. Palma de Vilhena (dir. Estação Ampeto-Philoxerica do Norte), Georg Schweder (eng- industrial), Guilherme da Silveira (agron. Porto), Gonçalo Sampaio (botan.), Henrique Mendia (lente Inst. Agr. Vet. Lisboa), dr. Hugo Masthaum (químico), J. T. Menezes Pimentel (dir. estação Agric. de Mirandela), Padre Martins Coutinho (prop.), J. V. Paula Nogueira (médico veten. e lente), J. Gaudêncio Rodrigues Pacheco (eng. minas), dr. J. J. Gonçalves Coelho (adv.), dr. Júlio Augusto Henriques (dir. do Botânico de Coimbra), Manoel Amândio Gonçalves (dir. Botânico do Porto), Visconde de Vilarinho de S. Romão (eng. e propr.), etc.

quinta-feira, 8 de junho de 2006


Do Mundo

The urban imagery of George Orwell [Vittore Collina] / The Future of the American Workforce in the Global Creative Economy / Sur l'Affaire Handke, par Jean-Gérard Lapacherie / Ameriraq - The New Colonial Frontier [via Wood s lot] / Si el poder estadounidense cambia de manos en 2008, por Robert Kagan [ABC] / Los escritores y la guillotina de papel [ABC]

[ler o ...] Antimanifiesto de Banfield

[Ver, ouvir ... sentir] Le Sang d'un poète [50m 31 s] - filme de Jean Cocteau, 1930 [via Cinematógrafo]

Lembrar os valiosos (28) textos de Luis Carmelo, O 'tom' dos blogues, que é só a mais séria reflexão sobre os blogs & blogosfera lusa.

Felicitar a Maira Parula pelo lançamento do seu livro, "Não Feche Seus Olhos esta Noite" (logo ali na Livraria da Travessa do Ipanema ... oh! saudade, ah! inveja). E esteve linda a festa ... Beijo e felicidades.