quinta-feira, 29 de março de 2007


Mariano Gago - o mudo

O governador do Ensino Superior, Mariano Gago, apresenta-se ao público como um ministro, envergonhadamente, mudo. Até agora, várias semanas passadas, nenhuma alma indígena sabe o que Mariano Gago abriga na sua sábia cabeça sobre o descrédito e a imoralidade que reina na Universidade Independente. Espera-se pelas 18.30 da tarde - hora a seguir ao chá - para se saber do ofício do Ministro do Ensino Superior e, talvez, acompanhar a descompostura do outrora vigário do IST, Zé Mariano. Veremos se a rebaldaria, o grosseirismo e a promiscuidade na gestão privada da UI, perfumada com a mais desorientada das pedagogias, é severamente punida.

Em toda esta questão, em todo este montão de lixo que se tornou a "guerra" na UI, nunca se intrometeu o senhor Ministro da tutela. Mudo e quedo, Mariano Gago deixou seguir a repugnante "estória", não se sabendo se o fez por simples ingenuidade ou por excesso de pura estratégia política. Por causa disso mesmo, a devassa caiu sobre todas as instituições de ensino privado. Nenhuma está, doravante, fora de torpíssimos olhares. E, nem todas o mereciam. Até porque a função do ministro não é de dar açoites nas nádegas aos prevaricadores da lei ou a delinquentes feridos, mas no invés, acompanhar a gestão financeira, curricular e pedagógica dos estabelecimentos de ensino privados (e públicos), a todo o momento.

A demissão dos diferentes ministérios da tutela, a promiscuidade entre a classe politico-partidária e o corpo docente, é caso para investigação judicial. E para que o "tribunal público do riso" não dite a sua sentença. Que o ministro afaste, de vez, esse anátema, é o que se espera. Aguardemos.