sexta-feira, 30 de março de 2007


Leilão de Livros e Manuscritos - 3 e 4 de Abril de 2007

O Palácio do Correio Velho realiza nos próximos dias 3 e 4 de Abril - Calçada do Combro, 38 A, pelas 15 horas - um importante Leilão de Livros e Manuscritos. A não perder. Catálogo on line.

"... curioso lote de livros sobre arte, história, ensaios e literatura portuguesa e francesa, clássicos dos sécs. XVII ao XX e outros de grande interesse e temática vária. Para além disso, vão também à praça quatro valiosos acervos de documentação histórico - politica e literária dos sécs. XVIII ao XX, destacando-se os seguintes conjuntos:

- Espólio do General Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho Póvoas (1773-1852), constituído por milhares de documentos da maior importância para a história politico-militar de Portugal no século XIX, com relevo para a génese da legião portuguesa ao serviço de Napoleão, história das invasões francesas, operações e movimentação de tropas, e guerra civil portuguesa (...)

- Espólio de António Bernardo da Costa Cabral, 1º Conde e 1º Marquês de Tomar (1803-1899). Este acervo é riquíssimo nos aspectos políticos e militares, com centenas de cartas de personalidades importantes da época, mas também sobre Tomar, onde Costa Cabral adquiriu muitas propriedades na zona do Convento de Cristo, havendo algumas cartas ou documentos referentes aos freires e à Ordem, para além de outras respeitantes ao Museu(zinho) de História Natural, em Évora, ou à Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro (...)

- Espólio do Morgado da Quinta de Pancas, sita em Alenquer, formado por centenas de documentos dos finais do séculos XVIII ao XIX, respeitantes à administração dos bens do Morgadio, cartas de natureza pessoal e familiar (...)

- Cartas inéditas de Ramalho Ortigão (1836-1915) a Henrique Resende Dias de Oliveira, enviadas de Lisboa, Foz do Porto, Paris e Suiça, datadas de 1910 a 1915 e nas quais retrata com grande sagacidade a vida politica, social e cultural portuguesa da época conturbada vivida depois da implantação da República, em 1910 (...)”

nota: leia-se a curiosa Introdução de Isabel Maiorca sobre este conjunto de cartas de Ramalho Ortigão

[Isabel Maiorca, in A Memória das Coisas, Catálogo do Leilão, 19 de Março de 2007]