sábado, 27 de novembro de 2004


In Memoriam de Fernando Valle [1900-2004]

Fernando Vale era "um homem bom, a todos os títulos, excepcional. Primeiro, é um homem de bem, impoluto, de uma seriedade exemplar. Depois, é um homem bom, de boa e recta consciência, de um só rosto e uma só fé, amigo do seu amigo, de incomparável generosidade"

[Mário Soares, in Fernando Valle, Um Aristocrata da Esquerda, de Fernando Madaíl, 2004]

Dissemos nós: Fernando Valle nasceu na Cerdeira, Arganil, em 30 de Julho de 1900. Estudou inicialmente em Coja, tendo ido para Coimbra continuar os estudos liceais, completando posteriormente o curso de medicina. Foi exercer a profissão em Arganil, onde fez um trabalho meritório em prol do Hospital e das sociedades culturais e recreativas locais. Manifestando um interesse particular por questões sociais e políticas, este médico e maçon (o mais velho do mundo, possivelmente) é demitido de cargos públicos por apoiar a candidatura de Norton de Matos, apadrinha a candidatura de Humberto Delgado, é preso em 1962 (partilhou a cela com José Mário Branco), preside à reunião inicial da fundação do Partido Socialista, na Alemanha, tendo pertencido à Comissão Administrativa de Arganil a seguir ao 25 de Abril e, pelo I Governo Constitucional, exerceu o cargo de Governador Civil de Coimbra.
Uma vida inteira dedicada a lutar "pela libertação do homem ... um regime de direito em que seja possível, de facto, a paz, a liberdade e a justiça social".

"Eis senão quando vem Fernando Vale
Com o seu cabelo banco e seu sorriso
Traz consigo uma velha trilogia
Liberdade (diz ele) E há nos seus olhos
Uma bandeira a conduzir o povo
Igualdade (diz ele) E chegam guerrilheiros
Com as suas armas e sua festa
..........
Fraternidade (diz) E aí estamos nós
De novo de mão na mão
Prontos para o combate
E para o não ...
"

[Manuel Alegre, in Fernando Valle, Um Aristocrata da Esquerda, de Fernando Madaíl, 2004]