sexta-feira, 2 de julho de 2004


Fernando Valle - Um Aristocrata da Esquerda

Dia 6 de Julho em Lisboa e dia 9 de Julho em Coimbra, lançamento do livro "Fernando Valle - Um Aristocrata da Esquerda", da autoria de Fernando Madail (jornalista do DN) e prefácio de Mário Soares.

- Lisboa (18.30 horas) no Auditório da Fundação Mário Soares, com a presença de Mário Soares, Almeida Santos, Manuel Alegre e Fernando Valle

- Coimbra (18.30 horas) no Anfiteatro 2 da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estarão presentes, António Arnaut, Fausto Correia e o biografado Fernando Valle.

Fernando Valle nasceu na Cerdeira, Arganil, em 30 de Julho de 1900. Estudou inicialmente em Coja, tendo ido para Coimbra continuar os estudos liceais, completando posteriormente o curso de medicina. Foi exercer a profissão em Arganil, onde fez um trabalho meritório em prol do Hospital e das sociedades culturais e recreativas locais. Manifestando um interesse particular por questões sociais e políticas, este médico e maçon (o mais velho do mundo, possivelmente) é demitido de cargos públicos por apoiar a candidatura de Norton de Matos, apadrinha a candidatura de Humberto Delgado, é preso em 1962 (partilhou a cela com José Mário Branco), preside à reunião inicial da fundação do Partido Socialista, na Alemanha, tendo pertencido à Comissão Administrativa de Arganil a seguir ao 25 de Abril e, pelo I Governo Constitucional, exerceu o cargo de Governador Civil de Coimbra. Uma vida inteira dedicada a lutar "pela libertação do homem ... um regime de direito em que seja possível, de facto, a paz, a liberdade e a justiça social". Uma vida exemplar, diremos nós.