sexta-feira, 2 de julho de 2004

Livros & Arrumações

- Curioso opúsculo "A Questão Litteraria a propósito do jazigo de José Estêvão. Cartas dos Senhores A. F. de Castilho e J. A. De Freitas Oliveira", 1866.

"... a litteratura aqui em Lisboa, creia-o v. exª, não existe. As boas lettras, as lettras gordas, a sciencia, a plástica e a esthetica aninharam-se nas margens do Mondego, e nas do Douro; e as academias d'onde há de sair a verdadeira luz chamam-se o Lopes, o Carollo, e a taverna allemã da Joanna Pedra. O Grande Oriente esse é no Moré e na Águia d'Oiro.
A moral e a philosophia também passaram por grandes transformações. Hoje ser philosopho é não lavar a cara, nem as mãos, senão no dia do aniversario de Schiller. Quanto mais horror à agua, mais philosophia ..."

- Do Boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris, Janeiro nº10, 1959, registe-se para além do ex-libris de Adelino da Palma Carlos ("homem nu em atitude de esculpir a palavra Quero ... um ramo de carvalho com bolotas - símbolo da Força - saindo das volutas dum listel"), do Dr. Alfredo Manuel Pimenta (dizeres "Fortiter in re, suaviter in modo"), Dr. João de Meira, Don César Martinell Brunet, António Sardinha (conclusão de "Dois Ex-Libris de António Sardinha. Os Sardinhas de Elvas"), há um texto de Álvaro Ribeiro (Ignorância Positiva e Viação Simbólica), um trabalho sobre o poeta Francisco Bugalho por Luiz Moitinho de Almeida e, principalmente, um texto sobre Fernando Pessoa (Fernando Pessoa Tradutor e Astrólogo)