terça-feira, 16 de setembro de 2003

ANTÓNIO RIBEIRO DOS SANTOS



Salve, ó meus Livros, Livros escolhidos
Por vossos próprios meritos sublimes,
Minha saude e vida, meus prazeres;
Mimos dos olhos meus, altas delicias
De meu esp'rito, que vos ama terno:
Que seria de mim, se o iniquo fado
Me forçasse a viver de vós ausente
.............................
Rogo ao Ceo quem depois que vos eu deixe,
Finando estes meus dias já cansados,
Passeis a doutas mãos, que vos estimem
Como eu cá sempre vos prezei amigo;
Que ainda hum dia o novo dono vosso,
Quando vos registar, possa lembrar-se
Do antigo dono, que tivestes; possa
Meigo dizer-vos: vós, Ó Livros, fostes
Do Duriense Elpino Lusitano:
Elpino vos amou mui ternamente,
E eu vos amarei por vós, por elle.


[Elpino Duriense (aliás António Ribeiro dos Santos), in Poesias de Elpino Duriense]

António Ribeiro dos Santos (1745-1818] foi literato, bibliófilo, bibliógrafo, biblioteconomista. Foi nomeado, por Decreto de 4 de Março de 1796, por D. Maria I "Bibliothecario-Maior da Real Bibliotheca Pública da Corte" (mais tarde Biblioteca Nacional), que tinha sido criada por Alvará a 29 de Fevereiro desse ano. Foi Ribeiro Santos que organizou e catalogou a própria Biblioteca, a quem mais tarde foram legados todos os seus escritos, onde constavam muitas preciosidades e vários inéditos.

«Era a bibliotheca o intimo retiro d'este hermitão do Parnaso, fugida para longe das casas posto que tão quietas, e frescamente assentada em meio de muitas sombas, verduras e aromas de seu jardim, hortas e pomares. Grandíssima copia de livros, longamente procurados e custosamente juntos, e entre os quaes se estremavam no numero e riqueza os Gregos, os Romanos e os antigos Portuguezes, ali estavam juntos, entre o susurro estudioso das ramas e os cantares descuidosos dos passaros.» [António Feliciano de Castilho, A Primavera, Lisboa, 1837]

Algumas obras: "Memórias da Literatura Sagrada dos Judeos Portuguezes no século XV/ … / XVII" ; "Ensayo de huma Bibliotheca Lusitana Anti-Rabbinica, ou Memorial dos Escritores Portuguezes que escreverão de Controvérsia Anti-Judaica"; "Sobre as origens da Typografia Portugueza no Século XV"; "Memoria para a Historia da Typographia Portugueza do Século XVI" ; todos eles incluídos na "Colecção das Memorias da Litteratura Portugueza publicadas pela Academia Real das Sciencias de Lisboa, Lisboa, 1792-1814" – "Poesias de Almeno publicadas po Elpino Duriense", 1805-1815, II tom.

Fonte: Boletim da Sociedade de Bibliophilos "Barbosa Machado", vo. II, Impr.Libanio da Silva, 1913