quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FERNANDO PESSOA – “HERE LIES THE OTHER PART”



"Atapetemos a vida / Contra nós e contra o mundo ..."

"Todos nós, que sonhamos e pensamos, somos ajudantes e guarda-livros num armazém de fazendas, ou de outra qualquer fazenda em uma Baixa qualquer. Escrituramos e perdemos; somamos e passamos; fechamos o balanço e o saldo invisível é sempre contra nós"

"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos"

"Há quanto tempo, Portugal, há quanto
Vivemos separados! Ah!, mas a alma,
Esta alma incerta, nunca forte ou calma,
Não se distrai de ti, nem bem nem tanto"

"O drama da civilização na Europa – o conflito entre a Inteligência e a Ordem, entre o Espírito e a Matéria, entre a Grécia e Roma"

"O que é misterioso é individual. Basta para o ser que não haja palavras para o dizer; é incomunicável, portanto. Gorgias já dizia: não se pode, por sua natureza, comunicar ..."

"Os esotéricos percebem a origem das coisas segundo a sua representabilidade do mistério para a alma humana. Os herméticos fora já de toda a compreensibilidade. Vêem não já os símbolos mas as coisas. Para os gnósticos ainda a verdade aparece no seu símbolo vivo, não morto (como para os exotéricos). Para os herméticos é a verdade pura que é revelada"

"Esta frase é para quem a entende: a sublimação é pelo mercúrio. Toda a iniciação está nisto
Vertical, vontade
Horizontal, inteligência
Círculo, emoção"

"Para todos, quantos queiram mais da vida que o que ela é em si mesma, a regra é aquela que, em um dos seus modos, os três graus maçónicos simbolizam. Entramos aprendizes pelo sofrimento, passamos companheiros pelo propósito, somos levantados Mestres pelo sacrifício. De outro modo se não chega, na arte como na vida, à Cadeira, que é o Trono, de Salomão"

"A forma régia ‘saber é poder’ não deve ser entendida relativa, senão absolutamente. Conhecer uma coisa, é, de facto, possuí-la”