segunda-feira, 30 de junho de 2008


57 – folha independente de cultura - on line na Hemeroteca Nacional

57 - Publicação de "Actualidades, Filosofia, Arte e Ciência, Literatura". Cascais; Ano I, nº 1 (Maio de 1957) ao Ano V, nº 11 (Junho de 1962). Editor: Afonso Botelho; Direcção: António Quadros [a partir do nº5, António Quadros e Fernando Morgado]; Alguns colaboradores: Afonso Cautela, Agostinho da Silva, Agustina Bessa Luís, Alfredo Margarido, Álvaro Ribeiro, Ana Hatherly, António Areal, António Quadros, António Telmo, Azinhal Abelho, Bernardo Santareno, Fernando Pessoa, Jorge Preto, José Marinho, Natércia Freire, Orlando Vitorino, Sant'Anna Dionísio.

"... Impunha-se (...) um programa, que libertasse a cultura portuguesa do ‘imobilismo paralisante’ de ‘escolas e políticas que nos são estranhas’ e de ‘fins egoístas’. Este programa, de acordo com o ‘Manifesto de 57’, publicado no primeiro número do jornal, logo a abrir, passava pelo recurso a ‘estudos antropológicos e cosmológicos que garantam as teses propostas’, ou melhor, pela adopção de ‘formas antropo-cosmológicas em que o Espírito ou a Razão se particularizam, isto é, as pátrias’ (...)

‘Não é possível servir Portugal sem conhecer Portugal. Não é possível servir o homem português sem conhecer o homem português’. (...)

A história de Portugal não era feita de uma ‘cadeia de eventos fortuitos dominados pelo acaso, provocado pela luta das classes ou dependentes das flutuações do comércio e da indústria’. Pelo contrário, obedecia em ‘finalismo, a um destino e uma missão’, por outras palavras, a uma 'necessidade', como o tinham afirmado os nossos primeiros poetas épicos, Camões, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa. Esta ‘necessidade’, que resistira ‘as pressões do grandes povos’, exigia, para o grupo do 57, numa crítica à influência das correntes estrangeiras mas também ao poder político, que a nação recuperasse a sua “autonomia filosófica, artística e cultural”, que valorizasse as causas espirituais, ‘que são de expressão concreta e portanto nacionais’, em detrimento das materiais. Desta forma, evitava-se que a autonomia política, a independência, fosse um ‘capricho de governantes que ambicionam o poder temporal ou teimosia de passadistas, anacronicamente presos a hábitos mentais e a lembranças, atavismos, nostalgias’ (…)

Esse caminho era, para o 57, o existencialismo e a filosofia portuguesa ..."

[Álvaro Costa de Matos, in O Jornal 57: História e Memória - sublinhados nossos]

Consultar todos os 11 números do jornal, aqui.

quarta-feira, 25 de junho de 2008


Exames ou o choro desvalido dos comentadores

No começo da regência do eng. Sócrates, logo na primeira reunião do directório ministerial da educação, Maria de Lurdes Rodrigues mostrou ao que vinha: tomar medidas economicistas para a tutela de acordo com o plano socrático de "mercearia" financeira para o controlo do défice, limitação do poder educacional dos docentes via novo Estatuto da Carreira Docente e restituir a "dignidade" estatística do sucesso escolar dos nossos educandos – para Europa ver – estimulando a quase "passagem administrativa" dos alunos. Tudo isso estava ligado e tinha de ser feito em conjunto. Durante a insigne reunião e nos tempos seguintes, não teve pejo em insultar e caluniar os docentes, as famílias, a comunidade educativa e alguns investigadores em história da educação. Tudo a bem da escola, dizia.

Poucos entenderam aonde tudo isso levava. A não ser os docentes, como excelentes profissionais que são, e alguns poucos investigadores (o poder atemoriza, sempre, tais vates) do ensino e educação em Portugal, poucos mais se podem orgulhar de ter levantado a voz contra o desastre que se avizinhava. Pelo contrário, muitos desses carpinteiros da educação, sempre em tom desconchavado, não só não entenderam criticar as medidas preconizadas como apoiaram a putativa luminosidade disso tudo. O "cantar de amigo" funciona sempre muito bem entre nós.

Com apoio do bloco central dos interesses – veja-se como engorda a privada à custa da destruição do ensino público, note-se quem são estão esses senhores e os amigos que os sustentam –, mais a tumultuosa horda liberal que declamou na ocasião sonetos lurdianos e outras frases de efeito mercantil e de uma mão-cheia de ressabiados da vida e da coisa pública que escrevinham nos jornais ou abancam no ISCTE (caso do anarquista reformado João Freire que veio à praça pública fazer o mise-en-scéne sociológico que nos habituou e outros que tricotam em blogues), a opinião pública e publicada embriagou-se de eduquês. As famílias, com o pai dos pais em notas de aplauso, adocicadas e sensibilizadas pelo espírito da dissertação de todos eles, aplaudiram.

E pouco importava se a subtil estratégia que Maria de Lurdes prosseguia e a gravidade que adquiria a hecatombe colocasse em causa a linha educacional pública do partido socialista. O desaforo volante do trio do ministério da educação foi tal, que alguns dos seus antigos gestores foram ignominiosamente insultados e arrastados para a lama pública, apodados, também, como culpados da péssima (de facto!) prestação do ensino e educação em Portugal.

A estratégia seguida foi (é) de uma ingenuidade pasmosa. Primeiro avança-se com medidas avulsas, desgarradas (sem visão global) e a existir convulsões há que passar imediatamente para outra medida e assim sucessivamente. Criar factos políticos quando o alarido é exibido na comunicação social é, convenhamos, uma bravata pouco pedagógica mas, desde o que o prof. Marcelo entronizou tais episódios, poucos a não utilizam.

Assim, ao longo da lista de mazelas, chegamos agora ao debate curioso dos exames, da sua manifesta pouco qualidade e exigência, das suas consequências presentes e futuras. O tom, o azedume e a reprimenda da resposta de Lurdes Rodrigues aos castos comentadores e outrora adeptos do lindismo educacional da ministra, não se fizeram esperar. Habituem-se! Até porque, a partir de hoje (quarta-feira) e com a reunião do ministério com os conselhos executivos das escolas, novo facto político será declarado: a figura do director escolar. Suspeita-se que não há tempo mais para debates sobre os exames, que serão esquecidos, como tudo o resto anteriormente. A espuma, o choro e o letrismo dos ex-amigos da senhora ministra, obscenamente, mudará. O país e a educação não. A destruição é já total! E para ficar!

quarta-feira, 18 de junho de 2008


Cruzeiro Seixas

"São complicadas as minhas relações com o que faço, são mesmo desesperadoras. Inexplicáveis, talvez. É quase com ódio que me sento diante do papel, que pego na caneta ou nos pincéis, que preparo as tintas. É com ódio que, no fim, verifico o que ficou. Porém, algumas vezes, uma certa simpatia se estabelece entre mim e o meu trabalho, para algum tempo depois verificar que essa obra é de facto inferior. É todo um ciclo de amor que se desfaz dolorosamente ..."

"... Os automóveis passando as mãos nas tuas pernas
perto a abóbada há milhões de séculos escondida
o poeta pendurado com um alfinete
na fachada da casa
nós lado a lado deitados
procurando-nos ...
"

"Acredito que haja uma terra distante onde resida a esperança de nós todos e para ela experimento todos os símbolos, secretamente, como o ladrão experimenta mil chaves para abrir um cofre vazio"

[in Cruzeiro Seixas, por Mário Cesariny, Editora Lux, Lisboa, 1967]

Desenho original de Cruzeiro Seixas, via In-Libris, com a devida vénia.

In-Libris – Catálogo

A In-Libris (Porto) apresenta um curioso Catálogo de livros e outras peças bem invulgares, entre os quais se regista: livro de Fialho de Almeida, várias monografias [Santa Eulália de Oliveira do Douro, Avintes, Sandim, S. Félix da Marinha, S. Salvador de Perosinho, S. Pedro de Pedroso, Santa Maria do Olival, Vilar de Andorinho, S. Salvador de Valadares, Santo Tirso, os Pescadores da Murtosa de Joaquim Leitão], diversos livros de arqueologia, livros de Pedro Alvim, o raro Compendio de Botânica (1788) de Avelar Brotero, o estimado Da Vida e da Morte dos Bichos (Henrique Galvão & outros), uma edição dos Tempos de Coimbra de António Cabral, o esgotado livro e raro já das edições Ribeiro de Mello "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", 2 obras estimadas de Natália Correia, a edição rara da "Fysiognomia, e varios segredos da natureza" de Jerónimo Cortez (1706), a edição fac-similada do "Tratado Practico de Fotografia" de Davanne, uma imperdivel câmara de espionagem disfarçada em relógio de bolso da "Expo Pocketwatch Camera" de Nova Iorque, a procurada peça de Ana Hatherly "A Reinvenção da Leitura" e, ainda, "63 Tisanas", a História da Cidade do Porto (III vols), uma gravura de Hogan, uma "Câmara fotográfica de Baquelite fabricada pela Kodak entre 1939 e 1954", o raro livro de João Ferreira Lapa "Artes Chimicas Agrícolas e Florestais ou Tecnologia Rural" (1871, III vols), a estimada e rara "Flora Cochinchinensis" de João Loureiro (1790, II vols), a revista Presença (fac-similada), um valioso manuscrito de José Régio destinado à revista Presença e nunca publicado, um desenho original de Cruzeiro Seixas, e muito mais.

A consultar on line.

Questions For Gore Vidal

And what about Mr. McCain?

- Disaster. Who started this rumor that he was a war hero? Where does that come from, aside from himself? About his suffering in the prison war camp?

Everyone knows he was a prisoner of war in North Vietnam.

- That’s what he tells us.

[Gore Vidal, entrevista via The New York Times Magazine]

terça-feira, 17 de junho de 2008


Bilderberger 2008 ou récita conspirativa

Dizem por que o "Clube de Bilderberg" ou "Senhores do Mundo" [títulos caprichados do livro de Daniel Estulin] ainda respiram. Ao que consta a reunião deste ano foi em Chantilly (curioso nome!), Virginia, em terras do sr. Bush. Grupo económico ou corporação de interesses, é o "Bilderberg Group" alvo de várias teorias da conspiração. Esse "fórum de elites", presuntivamente a nata da estratégia politico-económica ocidental (a Trilateral – dizem – seria mais globalizante, mas do mesmo rito ou ceia cardinalícia), suscita sempre exageros e intrigas de espírito, de permeio com achaques histriónicos de alguns capelões por esta blogosfera fora.

Seja como for, desde que espreitaram por – decerto pouco aborrecido – o invulgar Santana Lopes (2004), o sr. Sócrates (2004) e o mordomo do dr. Balsemão, o para-economista Nicolau Santos (1999), que já passámos a acreditar em tudo. Como diria o divino Marquês: "Tu não conhecerás nunca nada se não conheceste tudo". É o nosso caso! Mais para mais quando este ano, em Chantilly e para a posteridade, fizeram o devido investimento a dupla maravilha: o Rui Rio e o António Costa. Sorriram!?

Locais: BILDERBERG 2008 ATTENDEE LIST / Bilderberg 2008 – Eyes Wide Open (video no Youtube – há vários videos) / Bilderberg 2008 Postscript / Bilderberg 2008: Chantilly, Virginia near Washington DC, June 5th-8th / Bilderberg Group Organization / Bilderberg Org / Bilderberg o plano oculto de dominação mundial / Hillary & Obama In Secret Bilderberg Rendezvous / Le Group Bilderberg / Todos os portugueses de Bilderberg / The Bilderberg Group and the project of European unification / The world in the palm of their hands: Bilderberg 2005, Part II / Transnational Corporate Ties: A Synopsis of Theories and Empirical Findings

sábado, 14 de junho de 2008


Leilão - parte da Biblioteca Dr. Guilherme Goldegel de Oliveira Santos

"Parafraseando Roberto Browning: O que é difícil não é escrever um livro; é saber ler um livro.

Por um livro único, o bibliómano 'rejeitaria a coroa das Índias, o Papado, todos os museus da Itália e da Holanda, se os houvesse de trocar por esse único exemplar'
[Machado de Assis]


DUAS PALAVRAS

Estou muito velho e já não tenho espaço para os livros.
Resolvi, por isso desfazer-me de parte da minha biblioteca.

Muitos lotes são não só interessantes como invulgares. Chamo a atenção, entre outros, para o Cancioneiro da Ajuda, para as Ordenações e vários volumes que respeitam ao antigo direito, para Kant, para Sade, para a edição de 1808 da sentença da revisão do processo dos Távoras e uma cópia manuscrita, provavelmente de fins do século XVIII, para uma colecção de periódicos do tempo da Maria da Fonte e onde figura o primeiro artigo de Camilo Castelo Branco, para um atado com folhetos de literatura de cordel, para Eça de Queirós, para o Orfeu e alguns modernistas; e, em especial, para uma Cervantina fora do comum e que conta espécimes preciosos e raríssimos - por exemplo, uma edição do D. Quixote publicada em Lisboa em 1605 e saída da oficina de Pedro Crasbeeck e que é, talvez, exemplar único, como provei numa comunicação que proferi em 1999 na Associação dos Arqueólogos Portugueses e que tem separata e entra também neste leilão (lote nº 259).

Quando vi levarem os livros, acudiu-me ao espírito o episódio d'A Morgadinha dos Canaviais em que o herbanário assiste com o coração apertado ao corte das suas árvores.

É com uma saudade imensa que me despeço de amigos de todas as minhas horas, mas espero que quem adquirir as obras - sejam ou não as mais cotadas comercialmente - as estimem tanto como eu as estimei.

Lisboa, Fevereiro de 2008

Guilherme Goldegel de Oliveira Santos" [aqui, sublinhados nossos]

O leilão de parte da Biblioteca do ilustre escritor e bibliófilo, sob a responsabilidade da Leiloeira Renascimento, decorre nos próximos dias 16 e 17 de Junho - na Rua Agostinho Lourenço (ao Areeiro) 20 C, Lisboa - pelas 21.30 horas.

O Catálogo do leilão, que esteve a cargo de José F. Vicente, pode ser consultado on line.

A não perder.

sexta-feira, 13 de junho de 2008


Porreiro, pá!

Os irlandeses disseram não ao Tratado de Lisboa. Infelizmente! Mas mesmo se a comédia do processo de ratificação do Tratado de Lisboa, totalmente forjado dentro das boticas partidárias e via as alcovas parlamentares, tinha os seus dias contados, não era de esperar tamanha magnitude da vitória do Não nesta estranha Irlanda. Sabe-se – agora – pela demagogia e trapaça usada pelos partidários do Não, que a presumida iluminação intelectual dos irlandeses não é bem diferente da nossa. Que lá como cá, a opinião pública não é documentada nem se esclarece, não tem voz e portanto não existe. E que a transparência e a democracia, assuntos sempre na boca dos políticos mas que curiosamente não praticam, é hoje (como sempre assim foi e será) condição necessária e urgente para um projecto comum de construção da Europa. Mais até que qualquer Tratado de Lisboa, com ou sem a bênção desse inefável par Barroso-Sócrates. Ou dos seus amigos europeus.

Com o Não ao Tratado de Lisboa, perderam a arrogância aqueles que tem sempre razão e nunca se enganam. Perderam aqueles que usam e abusam da manipulação e de promessas aos cidadãos, alarvemente. Perderam todos os que julgam a Europa uma quintarola sua e que os eleitores se compram ou se deixam comprar como qualquer artigo de uso e deito fora. Perdeu o fala-barato sr. Barroso, que não entende – mas devia – o significado de democracia participativa. Perdeu o sr. Sócrates, mas também o inqualificável Gordon Brown. E vai perder o sr. Brian Cowen, se tentar mentir aos seus concidadãos, avançando com novo referendo, como o inenarrável Barroso pretende. Não aprenderam a lição. Até quando?

O governo da Crise

O demónio da Crise que as empresas de camionagem celebrizaram toda a semana, ao que parece inexplicável para as mentes colegiais do grupo Socrático, lançou aprimoradas opiniões, quase sempre de palmatória em punho. Da mão esquerda castrada (o silêncio foi d’oiro) à sempre tradicional devassa da mão direita, todos e cada um trilharam caminhos e pronunciamentos severos, observações espirituosas e "cantilenas" intelectuais curiosas.

A direita etnográfica desenterrou l’esprit du vieux maître Salazar e entre fantasias jurídicas e colecções de impropérios musculados (o invocado cassetete do dr. Rui Pereira foi proverbial) exigiu a lei e a ordem perante as actividades contra a segurança do Estado. Desde o putativo lockout (?) chorado pela direita da esquerda (onde pontifica angustiosamente o dr. Vital Moreira) e deliberado pela centelha intelectual da gente da superstição liberal (em que o irreconhecível Gabriel Silva foi seu lídimo representante) até ao pressuposto de uma arbitrária greve (?), a coisa a diligenciar seria sempre o recurso à "democrática" bastonada. Simples, pesada e sem rastos.

O governo, porém, não lhes fez a vontade. À revelia, já se vê, da vontade e animo forte do dr. Pacheco Pereira, que em esforço de cidadania exigia umas fortes bengaladas nesses instigadores da desordem pública, ademais seus correligionários de partido. Por seu lado, a sra. Ferreira Leite, sem perceber o que estava a acontecer - decerto porque estava em estudos para o formoso défice - desapareceu da ribalta. E ao que se presume, para voltar num dia qualquer de nevoeiro, falando baixinho aos ouvidos selados dos seus companheiros. A coisa promete! Por outro lado, o cada vez mais presidente Américo Tomás, que num rasgo de modéstia assina com raça, Cavaco Silva, não se quer meter em novos fadários. Basta-lhe para a sua vidinha, umas passeatas, uma mão cheia de emigrantes, um rancho folclórico, algumas condecorações e outros tantos almoços. A vida está difícil para todos!

E que dizemos nós, perguntais vocemessês, de cassetete em punho? Pois ... não temos nada a declarar! Estamos muito para além desta indigestão da crise do petróleo, quer das causas quer dos remédios avulsos recomendados. E mesmo se o debate sobre a alta dos preços das commodities, a crise financeira ou as pressões inflacionárias, os efeitos da taxa de juro ou a presumida credibilização os sábios do BCE (ou FED) seja, por si só estimulante, acaba sempre por ser demasiado masturbatório. Preferimos não perder a floresta (como heterodoxos que somos) e por isso não confundimos a dose com o remédio em si. Isto é (por exemplo): não confundimos a causa da inflação com os seus sintomas. E que tem resultado entre nós – via BCE – à utilização da taxa de juro como vulgar e único instrumento anti-inflacionário. Até mesmo porque causas da inflação existem muitas, tais como as crises e, especialmente, as crises das crises. E, bem melhor que a curiosa masturbação a que temos direito, aí estão as taxas de crescimento, a alta de desemprego e perda do poder de compra para evidenciar a pouca inocência em tudo isso. Nada a declarar, portanto!

Enfim ... dizemos apenas que as esperanças ou as suas sucessivas trocas, definitivamente morreram e a utopia, coisa imaginosa d’antanho, é cada vez mais um simples "género literário". Ou como diria o Vasco Pulido Valente: "a vida é como um funil que se vai estreitando de possibilidades". Nada a declarar!

terça-feira, 3 de junho de 2008


LXXXVII Catálogo de Livros Raros e Esgotados

Acaba de sair o "87º Catálogo de Livros Raros e Esgotados Apresentados para Venda pela Livraria Manuel Ferreira" [Rua dr. Alves da Veiga, 89, Porto]. Como sempre, o Catálogo que acompanha o comércio do livro de Manuel Ferreira – um dos mais ilustres alfarrabistas deste Portugal – é um precioso guia bibliográfico para os amadores de livros. Esta colecção contém apreciados Álvaras, raros trabalhos de Arquitectura, livros de Arte, uma Brasiliana, peças de Caça, uma Camiliana e uma outra Camoneana, outras de interesse Conimbricense [ex: A Gíria dos Estudantes de Coimbra, 1947], livros de Direito, temas estimados sobre os Descobrimentos, de Filologia, de Genealogia, obras de História [Invasões Francesas, Miguelismo, Monarquia, Setembrismo, ...], curiosos Livros de Cordel, importantes Monografias e Manuscritos, obras de interesse Queirosiano, Surrealismo [via ed. Fund. Cupertino Miranda], Teatro, uma Ultramarina (ou Colonial).

Algumas referências: Arregenos que fez Gregorio Affonso, Criado do Bispo de Évora ..., Lisboa, 1649 [rara literatura de cordel] / obras importantes de Luís de Albuquerque / Almanach de la Chasse Illustre pour 1900-1902, Paris, VI vols / diferentes Alvarás [um curioso destinado a "levantar da grande decadência a que tem chegado as Pescarias", 1787] e Cartas de Leis [ex: Censura Literária, 1787] / obras de Fernando Amado [de cariz monárquico] / Autobiografia. Notas e alguns contos e alegações proferidas no Tribunal Plenário do Porto ..., por Alexandre Babo [refª. ao MUD Juvenil], Porto, 1957 / Fotografia Original e Recortes de Jornais do Marquês de Sá da Bandeira [noticias da morte do Marquês "ocorrida em 6 de Janeiro de 1876", com diferentes colaborações], coleccionadas por Manuel Pinheiro d’Oliveira Chaves / Exame da Constituição de D. Pedro e dos Direitos de D. Miguel, por José Pedro Cardoso Beja, 1829 / o "monumental" Dictionary of Artists, de Benezit, Paris, 2006 / várias obras de Raul Brandão / ... de Maria Amália Vaz de Carvalho / ... de Camilo Castelo Branco / um conjunto valioso de documentos [Decretos] sobre as Invasões Francesas / Douro. Convento de Serém ["valioso tombo de inúmeros doc. Para a história do Convento dos Capuchos de Santo António de Serem", datados de 1725, 1803], II vols / Póvoa do Varzim. Livro Costumeiro da Misericórdia da ..., 1758 / Estatutos da Sê Metropolitana da Cidade de Évora pertencentes ao Bacharel ..., 1773 [peça caligrafada da impressão de 1635] / Estrada Larga [nºs especiais do supl. d'O Comercio do Porto], III vols / [Judaica. Dicionário de Sobrenomes Sefardis], Rio de Janeiro, 2003 / Índice Geral de O Tripeiro, por Carmo Ferreira, 2007 / Guia do Viajante em Portugal e suas Colónias em Africa, Lisboa, 1907 / A Igreja e o Estado, por Joaquim Saldanha Marinho [de interesse maçónico], Rio e Janeiro, 1874-75 / História da Maçonaria em Portugal, de Oliveira Marques, III vols [e únicos publ.] / Portugal um Salto no Escuro [refª 25 de Abril], de Sebastião Nery, Rio de Janeiro, 1975 / Seara Nova, revista, Lisboa, 1921-1999, 1604+64 numrs.

Jaime Silva em trabalho ... de mato!

O martírio de Jaime Silva (como se sabe) audaz técnico made in UE e a fazer estágio na paróquia, parece não ter fim. Andava o precário ministro da agricultura em Vale do Covo, em galas e demais louçanias com os confrades caçadores, apanhando lixos terrenos & outros estragos inumanos, quando perante um raro & alegre grupo de pescadores (ancorados, pelo que se percebe, nos pinhais do reyno) teve que fugir por entre mimosas moitas.

Sabe-se, pela prosápia Jaime Silvista, que a natureza e o campo lhe não são estranhos. O ministro põe sempre a mão sobre a terra quando fala nos agricultores ou lavradores. O que, como é sabido, indispõe quase sempre esse amador da horta celestial, de nome Paulo Portas. Adiante! O que é mais curioso, nesta sementeira à Jaime Silva, é o que ele diz sobre a excursão dos pescadores: "... Esses senhores não pediram para fazer uma manifestação nem para os receber". Certeiro o dito e que ganha auditório.

Fica-se portanto a saber que na sua fantasia de ministro, quando o sr. Jaime Silva andar a pavonear-se eleitoralmente nas ruelas da paróquia, com ou sem caçadores de votos, importunando os indígenas e dificultando a vidinha nativa, estes têm não só o direito mas a obrigação de lhe responder do mesmo modo. Lá diz o povo: "quem muito abarca, pouco aperta".

Biblioteca Gaston Gradis

Hoje, em Paris-França, decorre um leilão de uma curiosa Biblioteca – de Gaston Gradis [1889-1968], homem de negócios, industrial, viticultor -, de farta opulência, ilustrações encantadoras, encadernações sumptuosas e outros "pecados" mil, pelo que se pode observar aqui. Peças magníficas de colecção.

Ah! Paris! Paris! ... "divers douceurs diverses couleurs / tu ne m’es jamais étranger mon couer" [Eluard ... evidentemente]

segunda-feira, 2 de junho de 2008


Catálogo Promocional da Livraria Moreira da Costa

Saiu um Catálogo promocional da Livraria Moreira da Costa (Rua de Avis, 30, Porto), com evidentes peças estimadas, esgotadas e raras.

Algumas referências: Anais das Bibliotecas e Arquivos de Portugal, II vols / Mea Villa de Gaya, de António Arroyo et al, 1909 / Cem cartas de Camilo, por L. Xavier Barbosa, s.d. / Bibliographie Instructive ou Traité de la Connoissance des Livres Rares et Singuliers, de Guillaume-François de Bure, 1764 / Camilo (Livro comemorativo do Centenário), 1925 / O Mosteiro de São Marcos, de J. M. Teixeira de Carvalho, 1922 / Obras diversas de Camilo Castelo Branco / Os Ratos da Inquisição, por António Serrão de Castro, 1883 / Civilização, Coimbra, 1869-70, XIV vols / Constituição Política da Monarchia Portugueza, 1822 / Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente, de Natália Correia, Afrodite, 1981 / Economia Politica Feita em 1795 por M.J.R. Negociante da Praça de Lisboa, dada à luz em 1821 por L.S., Lisboa / A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ao País, 1919 / Feira da Ladra (revista), dir. Cardoso Martha, 1929-30, IV vols / Magnum Lexicon Novissimum Latinum et Lusitanum ad..., por Manuel José Ferreira, s.d. / Conta-Corrente, de Vergílio Ferreira, V vols / Manual dos Consulados de Portugal, por Pedro Afonso de Figueiredo [Visconde de Wildik], 1907-10, II vols / A Restauração de Portugal, por Faustino da Fonseca, 1902-03, III vols / Notas a Lápis ..., por Sanches Frias, 1886 / Pátria, de Guerra Junqueiro, 1896 / Tecnologia Rural ..., de J. I. Ferreira Lapa, 1885 / Cale ou a Fundação da Cidade do Porto (poema), de João Peixoto de Miranda, 1850 / Primeira Conferência Económica do Império Colonial Português, Lisboa, 1936, II vols / Memorias do Bussaco e uma Viagem à Louzã, por Adrião Pereira Forjaz de Sampaio, Coimbra, 1850 (2ª ed.).

A consultar on line.

domingo, 1 de junho de 2008


Manuela Ferreira Leite

"Fui-me confessar e disse / Que não tinha amor nenhum
De penitência me deram / Que tivesse ao menos um ...
" [popular]

Manuel Ferreira Leite venceu as directas no PSD. Como ordinariamente se esperava e a infecta colegiada dos "ilustres" do partido pretendia. No final, a exaltação nas hostes do PSD parecia uma novena ao "glorioso" passado cavaquista, enquanto as diatribes nas hostes do PPD atestam que o serviço por ora feito é prenúncio de aparatoso divórcio. A coisa promete, faça o que fizer o eng. Sócrates, tenha ou não a senhora Ferreira Leite a credibilidade que tiver. O ofício fúnebre da senhora chegará em 2009. Tragicamente!

Manuela Ferreira Leite, nesta sua comédia doméstica, não foi mais que um Sócrates em "tailler" e sob medida. Não tendo uma única ideia sobre a crise económica em curso (que aliás não entende nem pode entender), esquivando-se a qualquer proposta de estratégia política (assunto que sempre lhe tolheu a mente), sem fazer circular qualquer ideologia (social-democrata ou liberal) que agregue espíritos e vontades, Ferreira Leite apresentou o pregão eleitoral que as corporações e os interesses instalados no seu partido esperavam: discurso claro para chegar às "migalhas" que o poder político (por ora socialista) generosamente distribui entre os seus. O "bloco central" (clientela PS+PSD) dos interesses corporativos foi bem ensaiado e está a chegar. Até mesmo o sábio Cavaco, em ânsia inédita, a isso se referiu em doce pastiche. Ao que parece a profecia de Sá Carneiro está prestes a cumprir-se: "uma maioria, um governo e um presidente".

Em tudo isto - fora as futilidades do jovem Ângelo Correia encarnado na figura de Passos Coelho (que fez a delícia aos ouvidos dos adeptos da superstição liberal: leia-se a prosa cariciosa de Lomba & Mexia, no DN de ontem), o esforço cénico desse original que é Santana Lopes ou os impropérios rústicos de Menezes a JPP – só ficou entre "boca e louca" uma curiosa afoiteza da senhora do défice: a sua putativa credibilidade e a ostentosa conversão à "questão social". A chacota política disso tudo virá de seguida.

É só esperar para ver o que Ferreira Leite dirá das avultadas medidas anti-sociais que o eng. Sócrates e os seus boys tomam na economia, na saúde, na educação, na justiça, para ver a hipocrisia disso tudo. Até se entender que, mais que fazer frente a uma situação económica e social caótica (que seria um exercício académico respeitável), se promove a guarda do "rebanho" para o futuro e pavoroso bloco central em 2009. Até lá, não há milagre que nos salve. Que vos salve!