sexta-feira, 12 de maio de 2006


tomou o seu ... Carrilho hoje!?

"Podem encontrar-se coisas obscenas em todos os livros, exceptuando no anuário dos telefones" [G. B. Shaw]

Ao que parece a Blogosfera indígena contraiu a doença "Carrilho". É só acompanhar o grupo florido & zeloso dos comentaristas habituais e observar os reparos íntimos que discorrem sobre o affair Carrilho - putativo prof. de filosofia, deputado, ex-ministro da Cultura e ex-candidato à CML. Todos tomaram, em doses ponderosas, um delicioso Carrilho, para mais tarde recordar. Bravo!

Pelo testemunho dos nossos intelectivos bloguistas, presume-se que o livro (Signo da Verdade) do dr. Carrilho vendeu como pãezinhos quentes: compraram e leram (à maneira de Marcelo e sem embargo de vista) à grande e ... à Lisboa! A bicha de compra estava, pois, proibitiva. Há público para tudo nessa paróquia educada, onde todos são letrados, artistas, negociantes de selos (para as fiancés, evidentemente), filósofos (daqueles em que o corpo caminha sempre à sua frente) ou meros comediantes. Curiosamente nessas ocasiões, salta sempre o Freud (que habita em cada um) e um Carmona-Presidente, com galões de marechal e tudo. O indígena da blogosfera impressiona sempre.

Pouco importa que o dr. Carrilho seja, ele-mesmo, um jornalista, pois só (como diz Millor Fernandes) se reconhece um quando ele "está falando mal do jornalismo". E o bloguista instruído não pode tudo topar. Tem de dobrar os cotovelos em torno do teclado, esquecer o requinte de malvadez que lhe quebranta a alma pastoral e lavrar qualquer coisita, desde que diga mal da personagem da semana. E hoje o figurão é o dr. Carrilho. Ricardo Costa, o anão político com mais contactos por m2 na lusa-esfera, já tinha soletrado a infamante opinião sobre o dr. Carrilho: "Nem para delegado de turma era alguma vez eleito!". A blogosfera, assim vigorada, seguiu o anão. Implacável!

Uma dúvida extraordinária subsiste: o que significam as palavras proferidas por Emídio Rangel!? A que propósito! E com que fundamento? Dão-se alvíssaras a quem o explicar! O programa segue dentro de momentos. Se deixarem!