segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006


Que Viva Agostinho da Silva

"Talvez não seja muito ousado pensar que se tem de restabelecer Portugal porque talvez alguns defeitos que lhe achamos venham mesmo de origem. Para tal o veremos não como é hoje, mas como se apresentava antes de ser ..."

[Agostinho da Silva, in Carta Vária]

"O Quinto Império é um desejo muito profundo de cada pessoa em relação ao futuro. Eu tenho o meu Quinto Império, o Saddam Hussein terá o seu e com certeza o George Bush terá o dele. O segredo é que não podemos impor aos outros o nosso Quinto Império. Temos de o fazer com as pessoas que temos e não com aquelas que gostaríamos de ter.

Em Camões o Quinto Império ligava-se com o episódio da 'ilha dos amores'. Vasco da Gama, depois de cumprir o seu objectivo, voltava para o reino quando uma deusa lhe pôs uma ilha em frente. Os seus homens desceram e a primeira coisa de que tiveram de se ver livres foi da sua existência física, da sua parte animal. Só assim entraram na Ilha dos Amores. E quem era essa deusa? Era a Criatividade. Camões ensinou-nos que devemos perseguir os nossos objectivos e uma vez cumpridos podemos entrar na 'ilha dos amores' se soubermos dominar a nossa parte animal. A Ilha dos Amores é o Quinto Império" [Agostinho da Silva]