
Que Viva Agostinho da Silva
"Talvez não seja muito ousado pensar que se tem de restabelecer Portugal porque talvez alguns defeitos que lhe achamos venham mesmo de origem. Para tal o veremos não como é hoje, mas como se apresentava antes de ser ..."
[Agostinho da Silva, in Carta Vária]
"O Quinto Império é um desejo muito profundo de cada pessoa em relação ao futuro. Eu tenho o meu Quinto Império, o Saddam Hussein terá o seu e com certeza o George Bush terá o dele. O segredo é que não podemos impor aos outros o nosso Quinto Império. Temos de o fazer com as pessoas que temos e não com aquelas que gostaríamos de ter.
Em Camões o Quinto Império ligava-se com o episódio da 'ilha dos amores'. Vasco da Gama, depois de cumprir o seu objectivo, voltava para o reino quando uma deusa lhe pôs uma ilha em frente. Os seus homens desceram e a primeira coisa de que tiveram de se ver livres foi da sua existência física, da sua parte animal. Só assim entraram na Ilha dos Amores. E quem era essa deusa? Era a Criatividade. Camões ensinou-nos que devemos perseguir os nossos objectivos e uma vez cumpridos podemos entrar na 'ilha dos amores' se soubermos dominar a nossa parte animal. A Ilha dos Amores é o Quinto Império" [Agostinho da Silva]