terça-feira, 20 de setembro de 2005


Jorge de Sena

"O problema não é salvar Portugal, mas salvar-nos de Portugal" [Jorge de Sena]

Sábado passado, enquanto os devotos da política acompanhavam a malga económica do Expresso da meia-noite, na RTP2 havia serviço bem público. Por uma vez, fomos agraciados por um programa sobre Jorge de Sena. O eterno esquecido. Graças, pois.

"Nascido em Portugal, de pais portugueses,
e pai de brasileiros no Brasil,
serei talvez norte-americano quando lá estiver.
Coleccionei nacionalidades como camisas se despem,
se usam e se deitam fora, com todo o respeito
necessário à roupa que se veste e que prestou serviço.
Eu sou eu mesmo a minha pátria. A pátria
de que escrevo é a língua em que por acaso de gerações
nasci. E a do que faço e de que vivo é esta
raiva que tenho de pouca humanidade neste mundo
quando não acredito em outro, e só outro quereria que
este mesmo fosse. Mas, se um dia me esquercer de tudo,
espero envelhecer
tomando café em Creta
com o Minotauro,
sob o olhar de deuses sem vergonha.
"

[Jorge de Sena, in O Tempo e o Modo, nº59, Abril de 1968]

" ... Tudo isto o não digo para defender-me, ou para acusar, ou pelo gosto desagradável de lembrar águas passadas e sujas. Apenas o digo porque os meus leitores de hoje não serão os de ontem e não sabem, pois, a história externa da poesia que se lhes depara agora. Um dever de lealdade me obriga a informá-los dessa história externa. Eu sei que me acusarão, como sempre, de excessivo pessoalismo, de verrina, de ser inferior a mim próprio ao deter-me em ninharias que o tempo inteiramente dissolve. Mas é, quanto a mim, uma absoluta hipocrisia ou um desamor pela humanidade alguém fingir ou sentir uma superior distância entre a sua pessoa e tais insignificâncias. De insignificâncias é feita a nossa vida, por excepcional ou extravagante que seja, e de tudo isso se adquire aquela sageza dolorosa e fruste que é, afinal, alguma grandeza que a poesia tenha"

[Jorge de Sena, in prefácio Poesia I (aliás, Jorge de Sena e a Cultura Verdadeira, por João Rui de Sousa, in O Tempo e o Modo, ibidem]