terça-feira, 20 de setembro de 2005


Curiosa Democracia

A Alemanha foi a votos. Por um fenómeno delicado de explicar, os indígenas alemães debateram economia, mais ou menos Estado, segurança social, mais ou menos Europa, reflectiram em torno dos impostos domésticos, da globalização, esgrimiram argumentos simpáticos, ouviram propostas arrojadas, inspiraram-se no passado-presente, entusiasmaram-se, indignaram-se até. O resultado foi o que se sabe.

Porém, no seu exercício de civilidade, desencantaram alguns dos melhores espíritos jornaleiros, aqueles que frequentam, com espírito liberal, as "boticas" da democracia, os "iluminados" da narrativa democrática. Aqueles que têm sempre razão e nunca se enganam cansaram-se de vez. O brado desses paternais ayatholas da democracia e do bem-estar económico e social soou alto entre a "nebulosa" eleitoral. É uma dor de alma ver o fastio de tais criaturas. Os gorjeios que a natureza deu a tais exemplares cidadãos, que dançam nos jornais e TV's ao som grave do imperium neocon, não fizeram sorrir os indígenas locais. Cabisbaixos, reivindicam de momento fecundas alianças eleitorais, enquanto suspiram por uma qualquer forma de afastar o povo ingrato, a plebe, a escória social, do impiedoso voto popular. Fossem eles os únicos a estenderem a caneta atrás do biombo democrático que a perfeição era absoluta. Há que, educadamente, correr com a escumalha eleitoral. A bem da Nação. E do Império.

Entre os indefectíveis neoconservadores da nossa paróquia, marca presença constante e inspirada, o inefável José Manuel Fernandes mais a sua equipa amestrada (um beijo ... Teresa de Sousa). A consternação à situação alemã (ou será ideologia alemã?) produziu uma análise prodigiosa em editorial tormentoso de JMF. Que nos diz? Pois, que a actual situação é culpa das massas. Não querem o neoliberalismo, confessa JMF, antevendo-se uma lágrima a desfalecer sobre as teclas do PC. Mais: que o Partido Liberal existe, mas que os malandros do Partido de Esquerda roubam, não já criancinha como no tempo da doença infantil do sr. Director, mas sim votos. Eis, portanto, o impulso reformador do sábio JMF, agora ofertando o seu génio aos rudes alemães, miseravelmente abafado pelo gentio votante. E a tudo isso lhe dá o nome de análise política. Curioso.