segunda-feira, 5 de setembro de 2005


"DoYou Know What It Mean To Miss New Orleans?"

"... quando num qualquer campo anónimo um homem ergueu a cabeça para gritar: «Oh,´tou cheio de´ta miséia. Oh, sim cum´ê´tou cheio de´ta miséia», podemos estar certos de que era americano" [LeRoi Jones, in Le Peuple du Blues]

Do sentimento desfalecido, humilhado pela escravatura de séculos e abençoada pela cristandade insana, desses homens e mulheres outrora enviados por navios negreiros para a costa Americana, resultou uma alma em sacrifício espiritual, de grandeza moral abnegada mesmo no infortúnio da sua condição humana. Nunca se perdeu a honra, mesmo muito depois quando a dor, a pobreza e a miséria persistem. Ao abatimento dos homens e da lei, lutaram. Nunca se resignaram. Ao abandono da governação, impuseram (impõem) sede de justiça. E uma generosidade luminosa pela música. Um tesouro imenso, misterioso e eterno.

Para que a saudade não nos abandone, para que o sítio e o olhar estejam no seu exacto lugar, em tributo e memória a todos os cidadãos de New Orleans, que o mundo não pode deixar esquecer ... ali, do lado esquerdo da tábua, a música & a voz virtuosa de Louis Armstrong, em DoYou Know What It Mean To Miss New Orleans?