quinta-feira, 7 de abril de 2005


Pastores Lusos

"Do pastor depende a boa administração do rebanho" [in Livraria do Lavrador]

Os avisos & reflexões, queixas & castigos, dos pastores da opinião pública são de um fascínio tremendo. O incauto indígena lê a pragmática desses defensores do povo, aprumados por detrás do varandim dos jornais, e teme pelos seus progenitores. Salpicados em desbragadas retóricas & empolgantes sentenças, o leitor aflito vacila entre o silêncio inclemente e a afeição ardente pelo depravado jornaleiro. Os folhetos dos escribas que pastoreiam a choupana lusa, em alegres rabiscos, retardam "o cio" político ao mesmo tempo que dão "rações suplementares" a outros lacrimantes e suspirosos cavalheiros.

Os opinadores dos jornais têm bom treino, são genuínos "cães de parar". Estão neste mister, entre outros, o alienado João Carlos Espada, o bestial Luís Delgado, o incurável José Manuel Fernandes, o copista Sérgio Figueiredo ou o habilidoso Sarsfield Cabral. As vassouradas distribuídas ao rebanho são quase sempre resplandecentes.

Esta semana a última página d'O Expresso-Actual ressuscitou o melhor de J. Carlos Espada. Engolfado sobre as dernières nouvelles dos ex-companheiros da UDP, o professor Espada aconselha as direitas portuguesas, avisa-nos dos malefícios da "introspecção acerca das definições" (ultríssimo pecado conceptual), confessa o que soletrou em Karl Popper há meia dúzia de anos e traz o recado do magno problema português - está Espada, por esta altura, em colossal agitação ante o declínio europeu, sumariando sinais para aulas de apoio pedagógico acrescido. Ora o que o professor revela animadamente é a existência de um maravilhoso "paradoxo", dito europeu, que em cordial gratidão quer partilhar. Pois que se trata? Nada menos que a infame estatização e consequente desmoralização "espiritual". Com lágrimas vertidas na face, o professor Espada, bem adestrado em "discutir soluções", atira-nos com um tal George Weigel para lavar as mãos neo-liberais, ou quiçá para nos fazer a biografia espiritual, enquanto exaura um último pensamento: o necessário e proveitoso estudo da realidade americana. Eis, pois, o elixir e novo bálsamo para a alma lusa. O nosso devir. Que cem Espadas floresçam. Temos dito.