terça-feira, 22 de março de 2005


Goethe [m. 22 Março de 1832]

"O Simbolismo transforma os fenómenos visíveis em uma ideia, e a ideia em imagem, mas de tal forma que a ideia continua a agir na imagem, e permanece, contudo, inacessível; e mesmo se for expressa em todas as línguas, ela permanece inexprimível. Já a Alegoria, transforma os fenómenos visíveis em conceito, o conceito em imagem, mas de tal maneira, que esse conceito continua sempre limitado pela imagem, capaz de ser inteiramente apreendido e possuído por ela, e inteiramente exprimido por essa imagem." [Goethe]

"Tudo os Deuses dão, os infinitos,
A quem amam, por inteiro:
Todos os prazeres, infinitos,
Todos pesares, infinitos, por inteiro
" [in Poemas, trad. Paulo Quintela]

"... Ainda não caminhavam há muito, quando o cortejo se encontrou diante duma grande porta de bronze, cujos batentes estavam fechados com uma fechadura de oiro. O velho chamou logo pelos fogos fátuos que não se fizeram rogados, mas bem pelo contrário acorreram pressurosos e se puseram imediatamente a consumir a fechadura e o ferrolho com a ponta das sua chamas agudíssimas. O bronze ressoou com estrondo, quando os portões se abriram instantaneamente e no santuário as dignas imagens dos reis apareceram, iluminadas pelas luzes que entravam.
Cada um se inclinou diante dos soberanos venerandos, sobretudo os fogos fátuos não se pouparam a emaranhadas curvaturas.
Depois de uma pausa, perguntou o rei de ouro:
«Donde vindes?»
«Do mundo», respondeu o velho.
«Para onde ides?», perguntou o rei de prata.
«Para o mundo», disse o velho
«Que pretendeis fazer aqui?», perguntou o rei de bronze.
«Acompanhar-vos», disse o velho ..."

[Goethe, in O Conto da Serpente Verde, 1932]