quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005


Foi Vc pediu um comentador!?

Os relatores lusos estão em acção. A lamuriosa, porque para eles surpreendente, alteração do mapa sociológico do país foi-lhes fatal. Sequestrados nas suas prosápias de criaturas sempre prontas ao lambisco do poder, estão por ora confusos. Não entendendo que o mundo, sempre tão estouvadamente relatado aos indígenas mudou, cismam nos seus simplórios comentários pitorescos sobre a economia, a sociedade e o mundo. Tão redutores são nas suas brincadeiras de críticos que se desconhece se o fazem enquanto simples espectadores da coisa pública, workando a soldo do patrão ou se, no invés, estamos presentes futuros candidatos políticos. Tal é a distanciação ideológico ou política revelada. A tragédia de tão bizarra falta de ética, sensibilidade e respeito para com o gentio que os ouve e lê, é sublime.

A laboriosa catalogação das mazelas do reino conduz, por sistema, à necessidade de doutrinar a plebe no sentido da anunciação neo-liberal, nova terra prometida. Mas, helás! ninguém cede a essa descida aos infernos. A incredibilidade dos colunistas e analistas por tão estranho mistério guia-os para uma oratória a raiar o absurdo.

Assim, o camarada Espada em textos escritos para crianças no Expresso, cogita na baixa de impostos para "fazer recuar o Estado", lança-nos com a governação de Reagan, geme à conta da globalização e do comércio livre. Tão simples não há, diz. E, presume-se, lamenta que não o convoquem para servir de companhia, na TV e rádios, a um tal Sérgio Figueiredo, um Martim Avillez folião, ao inefável Bettencourt Resende, ao intelectual Luís Delgado. O camarada Espada gostava de brilhar como outros: entreter-se a identificar trotskistas atrás do sofá político; encontrar o senhor Keynes ao mesmo tempo que a Odete e o Sérgio Figueiredo, nalgum lado e à disposição; explicar Popper a crianças, operários e camponeses ou instruir de economia e política o Vasco Graça Moura; pendurar o dr. Mário Soares num folheto liberal, com virilidade; ser feliz como os outros.
Foi Vc que pediu um João Carlos Espada?