terça-feira, 18 de janeiro de 2005


Momento absolutamente desportivo

"Who has good luck is good, Who has bad luck is bad" [Brecht]

Apartados do mundo - oh eterno bridge p'la noute dentro - não acompanhámos o mistério do gozo e vil penar dos aspirantes ao título de campeon nacional de futebol. Mas generosidade amiga, em terras do Mondego, com o senhor Reytor lá no cimo venerando, contou-nos a dedicaçon que os emissários do Norte transportaram no jogo com os estudantes da Briosa. Espíritos devassos confessam o desgosto de não se tirar proveito da alegre passeata dos azuis e brancos e, evidentemente, de não lhes ter ensinado a tabuada. Ah meus caros amigos, como soys caprichosos!

Em banhos na Madeira, Peseiro & seus formosos muchachos, tiveram o mayor dos recolhimentos. As fadigas de Sá Pinto, a decoração defensiva de Polga e a energia de Paíto são salutares temperos na fecunda equipa d'Alvalade. Os assuntos futebolísticos dos verdes são cada vez mais lavrados em inocentes jogatinas em versão solteiros contra casados. Só a é que os salva. E o Dias da Cunha. Não vale a pena ruborizarem-se. Convertei-vos!

Ah! e que dizer da eloquência do futebol avermelhado? Daquele momento heróico, cheio de Mantorras, temperado por Simãozinho, que a eternidade gravou? Vós, educados nos sãos princípios do futebol, submissos ao belo e severos às lides da bola respigai soidades. Prestai homenagem. E vós ímpios, nada de prantos! Aproxima-se a inevitável hora. Fazei vénia. Disse.