segunda-feira, 29 de novembro de 2004


[Fuga & Queda]

Dito e feito. Quando a crise é anunciada progressivamente, com ou sem escândalo, por homens como Vítor Constâncio, Miguel Cadilhe, Belmiro de Azevedo, Cavaco Silva, Mário Soares, Ferraz da Costa, Freitas do Amaral, et al, é certo e sabido que os "ratos" começam a abandonar o navio. Quando, além de prenunciada, ela entra, furiosamente, por todas as portas, todos curvam os joelhos e se afastam da governação. Nunca há palmas para o martírio. Nunca há paixão na tormenta. Sobre os destroços do que vem por aí, nenhum quer estar.

Coube a Henrique Chaves a graça de dar início às hostilidades. Figura curiosa esta. Tanto alvoraça o Congresso em amparo do chefe, como de repente desaparece. O tom panfletário que aplica no seu pedido de demissão é de uma estranheza invulgar. E, depois das afirmações produzidas por João Sá contra Cadilhe, só mesmo esta caricata cena de auto-despedimento, com justa causa, para animar a semana.

A capacidade receptiva e a margem de manobra de Jorge Sampaio esgota-se. A nossa paciência, também. Depois dos dois últimos anos de desgovernação Guterrista, levámos com a cruz da incompetência Barrosista, para cairmos no ungido Santana, rei da trapalhada e populista-mor de serviço à Nação. Pior não era possível. Só o dr. Sampaio não entendeu que primeiro que "o regular funcionamento das instituições" estava o País. E não há nenhum país que resista a todos esses anos, sem perder a sensatez e a vergonha.

Como sair disto tudo? Tem Santana Lopes condições pessoais e políticas para estar à frente do governo? Pode o dr. Sampaio fazer agora, o que não quis fazer meses antes, isto é utilizar a "bomba atómica" da dissolução da Assembleia? Tem Sampaio garantias que a continuação do governo é possível e desejável? É praticável a dissolução da Assembleia numa altura em que o orçamento de estado está em marcha? Está o PPD de Santana Lopes interessado em eleições? Ainda tem apoiantes credíveis? Para onde cairá Morais Sarmento? Está Sócrates preparado para governar? Ou espera que Lopes & Portas se consumam ainda mais? Que fazer desta desordem? O País aguenta tanto?