segunda-feira, 12 de julho de 2004


Santana: o primeiro coelho da cartola

"Quem espera por sapatos de defunto morre descalço" [J. César Monteiro]

Há no discurso de Santana Lopes, ao fim de contas, um aliciamento que faz vibrar a alma de uma qualquer mulher-a-dias ou de cavalheiros aborrecidos pelo tédio dos botequins. O rebanho chocalhante, assim respigado do anonimato, crepita de paixão ao ritmo de cada frase do Lopes, silva em alarido durante qualquer exposição do sagaz Santana, harpeja conspicuamente em defesa do admirável Pedro. O que se ouviu, neste dia, pelas rádios e TV's é esclarecedor. Eis, de facto, PSL no seu melhor.

A choramingada lamúria que hoje ressurgiu, com o enlevo emotivo do grandioso lançamento do cenário PSL na SIC e contra a "inaudita" trovoada de argumentos do enxame oposicionista, como se esperava conseguiu os seus intentos. Os indígenas, nos quais devotamente nos filiamos, num tropel de desatino delicioso, prestaram-se a analisar, debater e improvisar o primeiro coelho que o Pedro Santana Lopes tirou da cartola, a saber: a deslocalização ministerial.

Foi isto, de facto, que o fulgurante Lopes, depois de muito matutar, deixou cair para entreter os analistas e embalar a opinião pública. No tempo que dura o queimar de um fósforo, o novo primeiro-ministro conseguiu por toda a gente a discutir a "obrinha" populista saída da sua imaginativa actividade intelectual, deixando cair o pouco sério (já se vê) esclarecimento sobre o programa económico e social da nova governação.

Muitos mais coelhos serão rigorosa e oportunamente lançados à multidão. O espectáculo aí está. Pobres daqueles que pensavam em grandes magias e erudições políticas. Basta um coelho de cada vez, para não desenganar a grandeza do génio. Podem crer.