quinta-feira, 8 de julho de 2004

Livros & Papeladas

- separata da Revista A Medicina Contemporânea, nº 5, 1950, com um belo texto de Egas Moniz, "Coimbra, Nobre Cidade", onde é referido: "... é facto averiguado que os estudantes do principio do século XVI eram denominados capigorros. A gente mal-humorada da cidade e arredores chamava-lhes capigorrões, talvez por menos simpatia devida à sua conduta nem sempre exemplar. A moda irrompeu no século XVII vestindo-os à fidalga: chapéu de feltro com plumas, gibão de veludo, colarinho gomado a Velásquez e a capa traçada, deixando aflorar, à esquerda, os copos da espada. Mas o estilo não se generalizou. Era caro para a bolsa de escolares ..."

- no Almanaque do Algarve de 1943, existe um prosa de Mestre Aquilino Ribeiro, "Olhão, Vila Cubista", referências a escritores algarvios (Julião Quintinha, Assis Esperança, Visconde da Lagoa, Roberto Nobre) e imagens dos célebres bancos artísticos de Olhão (Jardim João Serra) de autoria do pintor Jorge Colaço

- da Dhâranâ de Março/Abril de 1954, que foi Órgão Oficial da Sociedade Teosófica Brasileira, dirigida pelo Prof. Henrique José de Souza (H.J.S.), num texto sobre os "Valiosos documentos que atestam a Missão da Sociedade Teosófica Brasileira", escrito por Clóvis Bradaschia, é referido a "sibilina profecia da Serra de Cintra (Portugal)", cuja tradução é a seguinte:

«Patente me farei aos do Ocidente
Quando a porta se abrir lá no Oriente.
Será cousa pasmosa quando o Indo,
Quando o Ganges trocar, segundo vejo
Seus espirituais efeitos com o Tejo»

Como comentário, depois de declarar que H.J.S. ao realizar a sua "Misteriosa Viagem ao Norte da Índia", passou por Lisboa, depois foi a Goa, seguindo para a Índia, apresenta o seguinte comentário do próprio H.J.S.: «o Oriente faz entrega ao Ocidente - por ter concluído seu ciclo espiritual a favor da Evolução Humana, e a este (Ocidente) competir, agora, semelhante Incumbência, perante a Lei, perante a Divindade». E muito mais nos diz ... referindo-se, até, ao poeta e jornalista Augusto Ferreira Gomes, transcrevendo uns versos do seu livro "O Quinto Império".