terça-feira, 29 de junho de 2004


Santana Lopes, Figueira da Foz et pour cause ...

António não pretende instruir algum leitor ou fazer prova afadigada da borrasca Santanista na Figueira da Foz. Não é daqueles que saem disparando setas, pedantemente, espingardando lérias para zumbir sobre quem quer que seja. António não é daqueles que ruminam qualquer rancor obscuro ou pensamento pecaminoso. Tão só manifesta a autoridade de quem acompanhou, de perto, a oratória e o desempenho cívico de Santana Lopes na cidade da Figueira. Nada de espantos, portanto.

" ... Segui de perto a gestão autárquica de Santana Lopes na Figueira da Foz, conheço a lógica dos seus devaneios pueris, o seu carácter inconstante, a necessidade telúrica e febril de ser amado e ovacionado, o sentido messiânico de que se julga imbuído.

Santana tem uma relação doentia - psicótica - com a política, quase diria esquizofrénica.
Esta abordagem ologopática do poder coloca de lado a racionalidade e faz emergir o seu lado emotivo. Em Santana, toda a abordagem do poder é apaixonada, efémera e superficial. Esvai-se numa chama de muito calor e escassa duração. Santana usa o poder como D. Juan usava a alcova: numa busca insciente de si próprio, como alguém que deseja ver-se num espelho de múltiplos reflexos e nunca se vê. Esta paixão - narcísica e egocêntrica - exclui o outro, quando o outro se afirma enquanto tal. Por isto, Santana não suporta a discórdia, o são exercício da liberdade de pensar e contraditar, o que o faz rodear-se de yes men, auxiliares serviciais do seu insaciável ego. Estes, embora possam ter mérito ou competência para o exercício de funções políticas, cedo se tornam clones patéticos da sua vaidade.

Esta forma de exercitar a capacidade de mando é perigosa, porque não conhece limites de ordem alguma - veja-se a forma como se endividou a autarquia figueirense, os projectos megalómanos, as ânsias apopléticas de engrandecimento, debitadas todas na propaganda e na manipulação dos diferentes agentes sociais. É perigosa ainda, porque a insaciabilidade do monstro assim criado - leia-se do poder - torna-se invasiva e avassaladora nas suas pretensões. Esmaga quem tiver que esmagar." [António, in Serra-a-Velha]