terça-feira, 29 de junho de 2004


Antoine de Saint Exupéry (1900-1944)

n. em Lyon a 29 de Junho de 1900

"... Só se pode exigir a uma pessoa o que essa pessoa pode dar - disse o rei -. A autoridade baseia-se, antes do mais, no bom senso. Se um rei ordenar ao seu povo que se deite ao mar, ele revolta-se. Eu, tenho o direito de exigir obediência porque as minhas ordens são sensatas.
- E então o meu pôr do Sol? - lembrou o principezinho que, uma vez que a tivesse feito, nunca desistia de uma pergunta.
- Calma, que o hás-de ter. Eu assim o exijo. Mas a minha ciência de governação recomenda-me que espere pelas condições mais favoráveis.
- E quando é isso? - tentou o principezinho informar-se.
- Ora bem ... Ora bem ... - respondeu o rei, pondo-se a consultar um grande calendário - Ora bem ... deve ser lá para ...lá para ... lá para as sete e quarenta! E vais ver que sou cegamente obedecido ..."

[A. de Saint-Exupéry, in O Principezinho]