segunda-feira, 14 de junho de 2004


Eleições Europeias: como quem não quer a coisa

A política de farmácia do Governo português foi a votos e levou, no douto dizer do prof. Marcelo uma "banhada". Era certo que a mediocridade só podia produzir tais mazelas. Mas não é menos verdade que convém perguntar, citando Musil, "qual a culpa de sermos consultados?". É que parece que os eleitores que não frequentam a praia ao Domingo, nem são festivaleiros laboriosos - aqueles que foram votar, entenda-se - são um bando de transviados chatos, uma chusma de excomungados cidadãos que não entendem o esforço pátrio da governação Barrosista.
Aliás, a chacota opinativa foi tal, que o comentador dos crentes e comissário político Vasco Graça Moura, apareceu, estrovinhado e de "olho pisco", a versejar teorias sobre a qualidade da abstenção, tendo mesmo resolvido o magno problema dos 40% de 40% de votos. A intensidade dramática da noite estava ao rubro na TVI. Noutra capela mediática, Dias Loureiro e o conhecido visionário Pires de Lima gatafunhavam rajadas de reprimendas aos cidadãos. Ainda não tinha intervindo o dr. Barroso e o comparsa Paulo Portas, para a expiação devida. Mas depressa se soube que o rumo político de irá manter, apesar das ilações que o impagável primeiro-ministro diz ter compreendido, o que sugere que os eleitores para estes senhores são miseravelmente umas azémolas. O tirocínio da maioria é absolutamente comovente.

Postas as coisas, diremos: que o PS foi um grande e merecido vencedor, e que tão bonito seria ver Sousa Franco receber os aplausos e honras com que seria presenteado, ele que foi vilmente maltratado ao longo de dois anos com ataques ignominiosos e arrogantes; que a expressiva votação do BE e a eleição (que nos dá grande satisfação) de Miguel Portas prova o brilho e a maturidade dos eleitores; e que o PCP mantém uma sólida base de apoio, uma combatividade e projecto que não desaparece de um dia para o outro; por último, sobre a ND, teria sido curioso ouvir o que diria Manuel Monteiro se ainda estivesse no PP como militante, e, doutro modo, constatar como difícil pode ser construir um novo espaço político sem um conjunto de quadros solidamente estruturados e com provas dadas no terreno.