sábado, 8 de novembro de 2003

A ALMA DAS COISAS




"Os antigos falavam da alma das coisas. A alma das formas e a alma dos materiais. A alma de cada objecto singularmente considerado e alma advinda da conjunção com os demais. O facto de uma coisa estar incorporada num conjunto dar-lhe-ia uma índole específica, correspondente às relações com as restantes partes do todo. Este forneceria um suplemento à alma individual ou retirar-lhe-ia algo que lhe pertencia, prejudicando-o. A partícula da alma universal correspondente a cada coisa era, assim, aquela com que ela nasceu e a que lhe foi emprestada pelas outras, pelas vicissitudes percorridas.
Esta crença, transmitida pelos filósofos estóicos aos juristas do II Século, há-de parecer, aos olhos de hoje, aos nossos olhos, carregados de positivismo, docemente irreal, de um idealismo ingénuo. E todavia (...)
Se as coisas têm alma, os modos de transmissão delas têm estilo (...). Por vezes obedecem a delongas, configurando-se muito lentamente, com uma serenidade que lembra a estética clássica. Não há a sensação de movimento. Predomina o hieratismo. Outras vezes, as negociações processam-se cerimoniosamente, contumeliosamente, com mesuras de um protocolo rígido, de forma que lembra a moda rococó. Frequentemente, joga-se nelas o ímpeto do barroco: forma, emergia, acção. E não falta o espectáculo romântico, a emoção e o sentimento, o lance rápido, voluntarioso, uma certa teatralidade que mais não constitui senão a exteriorização em atitudes de um sentimento interior de respeito pelos objectos, por excelência tão caro à época romântica. É o caso dos leilões (...)"

[Prof. Ruy de Albuquerque, in A alma das coisas - ou a dupla apologia à maneira de prefácio, Catálogo de uma Rara e Importante Colecção Particular, Silva's, 1988]