sábado, 14 de junho de 2003

SOCIEDADE DO RAIO - 140 ANOS


A referência 'mítica', quer do imaginário do movimento académico, como o prof. António Nóvoa considera (A Sociedade do Raio na Coimbra Académica de 1861-1863), quer da literatura esóterica assente nas sociedads secretas e que a Sociedade do Raio protagonizou, fez 140 anos. Muito se disse sobre a filiação dos seus intervenientes e das medidas conspirativas dos seus membros.

Antero de Quental foi um dos seus mentores, juntamente com José Falcão, José da Cunha Sampaio e seu irmão Alberto, e muitos outros. Em 1863 a reestruturação pretendida por Antero não vingou. Alguns criaram novos 'modelos clandestinos' (Nóvoa, op. cit.) como José da Cunha Sampaio a partir da Loja Maçonica Reforma, e outros partiram para outras lutas.

Seja como for, e independente da bibliografia havida, ainda não está feito o estudo, quer da influência de Hegel, Marx, Proudhon ou Comte na Sociedade do Raio e na Academia Coimbrã; quer da solidarieade verificada para com o povo polaco e a atenção que, então, davam os estudantes à situação internacional; quer, por último, da importância (como muito bem refere Nóvoa) contributiva para 'uma experiência formadora de percursos individuais e de projectos colectivos' (op. cit.) que a agitação consumou.