sexta-feira, 25 de março de 2011

IN MEMORIAM DE TARCÍSIO TRINDADE 1931-2011


"Acorda-me de manhã
Ao nascer do sol
Canta uma cantiga
Em cada estação
" [Tarcísio Trindade]

O livreiro (e bibliófilo) Tarcisio Trindade (ou Tarcísio Vazão de Campos e Trindade - ver AQUI) partiu de entre nós, decerto para conversar com "os sinos e os anjos meninos", no passado dia 15 de Março. Apaixonado pelos livros que "descobria" e atravessavam séculos, autorizado e competente livreiro-alfarrabista, conversador cativante e animador de tertúlias bibliófilas na sua casa de livros antigos da Rua do Alecrim, Tarcísio Trindade sempre mereceu as maiores estimas quer do aprendiz a dar os primeiros passos na bibliofilia quer dos nossos mais ilustres (ou encartados) bibliófilos.

O respeito pelo livro antigo e moderno, a generosidade (que era verdadeira), a "modéstia" e o aprumo invulgar no trato e afeição que só uma inteligência superior possui, a "convivialidade e empatia com os seus clientes" são, por demais, conhecidas e aceites. Tarcísio Trindade foi um dos mais reputados, completos e respeitosos alfarrabistas da nossa praça. Mas também, como cidadão íntegro e fraterno, como poeta (que muito prometia), como curioso antiquário ou como político em defesa do município onde nasceu e que tanto amava, Tarcísio Trindade será sempre evocado. Era - como disse António Ventura - "um Príncipe do Mundo dos Livros". Um Amigo! E amigos assim nunca serão esquecidos.

À sua família, e em especial ao Bernardo, o nosso sentido pesar.

SOBRE TARCÍSIO TRINDADE: ler o Catálogo-Homenagem AQUI ONLINE [clicar na foto do Catálogo], com os seguintes títulos/autores:

"O Menino e as Quatro Estações" [Bernardo Trindade] / "Tarcísio Trindade Perfil Cultural e Cívico" [António Valdemar] / "Tarcísio Trindade ou a Cultura e a Modéstia de Mãos Dadas" [Artur Anselmo] / "O Meu Querido Amigo Tarcísio" [Luís Bigotte Chorão] / "Damião Peres e o Padre Casimiro ou a Evocação Amiga de um Príncipe do Mundo dos Livros" [António Ventura] / "O Meu Amigo Tarcísio Trindade" [António Pedro Vicente].

Foto retirada do jornal Região de Cister, com a devida vénia.