quinta-feira, 11 de novembro de 2010
I REPÚBLICA – LEILÃO DE MANUSCRITOS, LIVROS, CARICATURA, FOTOGRAFIA E GRAVURA
LEILÃO: Manuscritos, Fotografia, Caricatura, Literatura, História, memorabilia, Gravura, Desenho, Pintura.
DIAS: 22, 23 e 24 de Novembro (21 horas)
LOCAL: Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11 – ao Rossio – Lisboa)
ORGANIZAÇÃO: Artes e Letras, Leilões
"... O presente leilão não podia ser mais oportuno. O seu catálogo apresenta um conjunto notável de materiais para quem queira estudar a Primeira República e a sua realização não podia vir em melhor hora ..." [António Ventura, in prefácio ao Catálogo]
“No âmbito da sua actividade de leiloeira a Livraria Artes e Letras em cooperação com a Livraria Olisipo, levam a efeito um importante leilão de livros, manuscritos, fotografia, desenho e gravura. Destacam-se, do conjunto de 1175 lotes, o importante núcleo de manuscritos e de entre eles os acervos de Bernardino Machado, Afonso Costa, e Ana de Castro Osório, bem como muitos outros documentos avulsos, correspondência, fotografias, autógrafos e outros documentos de grande significado político para a história da 1.ª República. Ainda no domínio dos originais manuscritos, destacamos um códice atribuído a João Baptista Lavanha 'Taboas do Lvgar do Sol' datado de 1598 documento iluminado da maior importância para a história da navegação e Descobrimentos.
Também os livros impressos estão representados em número e qualidade assinaláveis fazem parte do catálogo obras como a primeira edição de 'Espingarda Perfeita' (1718) e do monumental 'Vocabulario Portuguez Latino' (1721) em 10 volumes, de Raphael Bluteau. A modernidade está representada com peças chave da cultura portuguesa, a edição original de 'Mensagem' (1934) de Fernando Pessoa ou uma fotografia em grande formato (82x54 cm) de Natália Correia, são algumas. Aliás a fotografia está fortemente representada desde o seu início com alguns 'daguerrotipos' , passando por um interessante conjunto de fotografias de interesse etnográfico da Índia do séc. XIX e de Moçambique nos anos 30 do séc. XX, uma impressionante colecção de fotografias eróticas do inicio do séc. XX e muitas outras avulsas ou em álbum.
Também as artes gráficas estão presentes no leilão com, algumas caricaturas (Valença), aguarela (D. Amélia), desenhos, pintura e gravura.
As peças podem ser vistas na exposição a levar a cabo antes e durante os dias do Leilão nos dias 21, 22, 23 e 24 de Novembro das 15, às 20 horas no Palácio da Independência, Largo de S. Domingos, 11 (ao Rossio) …” [via Artes e Letras, Leiloeira]
Consultar Catálogo AQUI.
*publicado tb no Almanaque Republicano